|
FESTA DE SANTO ANTÓNIO DE VAL DE POLDROS

Lugar da freguesia de Riba de Mouro, situado a mais de mil metros de altitude, enche-se de gente, vinda de todos os lados, para assistir às diversas atividades de uma festividade de montanha com grande tradição na região minhota.
A Festa de Santo Antonio de Val de Poldros, na freguesia de Riba de Mouro, uma das mais genuínas do concelho marcada por sentidos momentos religiosos e verdadeiras expressões de ruralidade, realiza-se este fim de semana, 14 e 15 de junho.
Mais uma vez, o extenso e sereno planalto verdejante localizado a mais de mil metros de altitude vai encher-se de gente, vinda de todos os lados, para assistir às diversas atividades de uma festividade de montanha com grande tradição na região minhota.
Além da componente religiosa, sempre muito participada, os pontos altos do programa sustentam-se nas corridas de cavalos e no encontro de tocadores de concertina com a presença de cantadores de língua afiada a prometer gargalhadas e boa disposição.
Santo António de Val de Poldros é um espaço de montanha conhecido pelas suas brandas onde sobressaem pequenas construções feitas em granito e cobertas com o mesmo material. São as cardenhas, os últimos vestígios de um tempo em que os pastores ali pernoitavam, longe dos lares, fazendo companhia aos seus animais.
O acesso entre o centro da freguesia de Riba de Mouro e Santo António de Vale de Poldros está em boas condições de circulação, permitindo aliar a segurança da condução à beleza paisagística pontuada por apraziveis pontos de água e pequenos núcleos habitacionais.
Municipio de Monção
CAMBESES ANIMA-SE COM SANTOS POPULARES E ENCONTRO DE CONCERTINAS
Acontecimentos, promotores e defensores da identidade rural das comunidades locais, decorrem este fim de semana, 14 e 15 de junho, prometendo juntar muita gente em momentos de alegre e saudável convivência.
Este fim de semana, dias 14 e 15 de junho, o Terreiro dos Milagres, em Cambeses, anima-se com a celebração dos santos populares e encontro de concertinas, prometendo juntar muita gente da região que não perde estes momentos animados com forte identidade de ruralidade.
No domingo, 15 de junho, pelas 15h00, decorre o XIII Encontro de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio. Pelo palco, vão passar muitos adeptos da concertina e alguns cantadores ao desafio. O público, habitualmente presente em grande número, corresponderá com palmas e outros incentivos.
No mesmo local, realiza-se, na noite anterior, uma festa em celebração dos Santos Populares com momentos musicais, marchas populares, animação de rua, sardinhada, e caldo verde. Atividades que levam à freguesia muitos foliões para um início de noite animado.
Ambas as iniciativas são promovidas pela Associação Filarmónica Milagrense com o apoio da Câmara Municipal de Monção. Além de constituírem momentos de confraternização, espelham o dinamismo associativo e a defesa dos valores ancestrais do mundo rural.
Municipio de Monção
III SEMANA CULTURAL EM MOREIRA

13, 14 e 15 de junho. Programa proporciona diversas atividades culturais, recreativas e desportivas. No último dia, domingo, 15 de junho, realiza-se a 2ª Feira dos Sabores Tradicionais, no Terreiro de Santa Luzia.
Com organização do Centro Desportivo, Recreativo e Cultural de Moreira, realiza-se, este fim de semana, a III Semana Cultural de Moreira. O programa compreende muitas e variadas atividades, destacando-se, entre estas, a 2ª Feira dos Sabores Tradicionais e Artesanato, no Terreiro de Santa Luzia.
No primeiro dia, após a cerimónia de abertura na sede da CDRC de Moreira, agendada para as 19h30, o salão paroquial é palco de uma noite de teatro com o Grupo de Teatro Infanto-Juvenil do CDRC de Moreira, o Grupo de Teatro da Associação de Jovens "Fonte D`Ouro", de Fontoura. Segue-se a atuação do Grupo de Música Tradicional da CDRC de Moreira.
No sábado, o programa reserva noite musical com a secção juvenil da Banda Musical de Monção e o Grupo Coral Infanto-Juvenil de Santa Luzia de Moreira.
O espetáculo decorre no salão paroquial. No domingo, o ponto alto será a 2ª Feira dos Sabores Tradicionais, no Terreiro de Santa Luzia, com abertura às 11h00.
Pelas 14h30, tem lugar a entrada do Grupo de Bombos "Amigos de S. Pedro", de Mazedo, seguindo-se, meia hora depois, atuação dos seguintes grupos musicais: Grupo de Gaitas e Cantares da Portela; Grupo de Cavaquinhos "Flores da Terra"; e Grupo Musical Popular "Os Teimosos".
Municipio de Monção
"MESA" NO CINE TEATRO JOÃO VERDE

Englobado na digressão nacional "Pés que sonham ser cabeças", grupo atua este sábado, 14 de junho, pelas 22h00. Entrada a 6,00 € cada.
Englobado na digressão nacional "Pés que sonham ser cabeças", o Cine Teatro João Verde recebe este sábado, 14 de junho, sábado, pelas 22h00, um concerto do grupo "Mesa". A entrada, com o valor de 6,00 €, pode ser adquirida na Casa do Curro ou, no local, uma hora antes do início do espetáculo.
Os "Mesa" formaram-se em 2001 pela mão de João Pedro Coimbra que convida Marta Ren, Pedro Moura e Adriano Sérgio para sua formação. Em 2003, com Mónica Ferraz, é editado o seu primeiro álbum, de título homónimo, tendo os singles "Esquecimento", "Mimica Sísmica" e "Luz Vaga" recebido um forte apoio das rádios nacionais.
O disco de estreia é eleito, por diversos órgãos de comunicação social, como um dos melhores de 2003. Vencem um globo de ouro na categoria "Melhor Grupo do Ano" e são nomeados para os MTV Europe Music Awards, na categoria de "Best Portuguese Act". Emmanuel Legrand, editor da revista americana Billboard, inclui o álbum de estreia do grupo na lista dos 10 melhores discos de 2004.
Em 2005, lançam o segundo longa duração. "Vitamina" explora novas sonoridades através da junção da eletrónica à pop e ao rock, passando pelo jazz, com destaque para as faixas "Arrefece", "Vicio de Ti, e "Deixa cair o inverno". Em 2006, atuam em diferentes localidades do país e participam no Rock in Rio Lisboa.
Em 2011, surge "Automático, com o single "Cedo o meu Lugar" a tornar-se uma faixa de grande sucesso, liderando as tabelas dos temas mais rodados nas rádios portuguesas e chegando às 100 mil visualizações no Youtube em menos de um mês.
Chegados a 2012, já com Rita Reis como vocalista, os "Mesa" gravam "Ele domina", sucessor à altura do incontornável "Cedo o meu lugar". O ano passado, editam o seu novo registo ""Pés que sonham ser cabeças", partindo para a estrada em digressão nacional. Este sábado, 14 de junho, passam por Monção para um concerto memorável.
Municipio de Monção
MATADOURO REGIONAL DE MONÇÃO: CONTRATO COM PRIVADO REFORÇA COMPETITIVIDADE DA UNIDADE DE ABATE

Parceria empresarial representa um sinal de confiança na economia local e garante continuidade ao processo de consolidação orçamental em curso apesar das fortes contrariedades decorrentes da atual conjuntura económica.
A Câmara Municipal de Monção assinou, com um empresário do setor agroalimentar, um contrato de prestação de serviços profissionais para o abate mensal de quatro mil cabeças de gado (ovino e caprino), no Matadouro Regional de Monção. O anúncio foi feito hoje pelo autarca local, Augusto Domingues, na reunião ordinária do executivo municipal.
O presente contrato, com prazo indefenido, vem dar um "fôlego encorajador" à estrutura, garantindo, com maior firmeza, continuidade ao processo de consolidação orçamental em curso apesar das fortes contrariedades decorrentes da atual conjuntura económica.
Além de representar um sinal de confiança na economia local, a concretização desta parceria empresarial constitui um desfecho positivo no trabalho de aproximação desempenhado pela autarquia junto de produtores, comerciantes e empresários deste setor.
"Os tempos são dificeis mas nunca desistimos de procurar os melhores caminhos para uma gestão equilibrada do matadouro" referiu Augusto Domingues, para quem "a persistência e a competência resultaram agora na efetivação de uma solução positiva".
O Matadouro Regional de Monção foi inaugurado no dia 24 de novembro de 2001 pelo Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, Luís Manuel Capoulas dos Santos, após um processo de reformulação estrutural e reconversão tecnológica avaliada em 1.2 milhões de euros. Neste momento, a estrutura conta com 12 funcionários.
Municipio de Monção
AGENDA MUNICIPAL | PROGRAMAÇÃO MAIO
AGENDA CULTURAL DE MAIO
Dias 10 e 11
NOSSA SENHORA DA ROSA
Centro Histórico
A festividade, organizada por uma comissão de jovens com o apoio da paróquia local, inicia-se na noite de sábado, dia 10, a partir das 21h30, com celebração de missa, procissão solene e embelezamento das ruas do centro histórico. No domingo, dia 11, após visionamento das ruas pelos munícipes e visitantes, realiza-se, pelas 16h30, missa solene em honra de Nossa Senhora da Rosa, seguindo-se a bênção, distribuição de rosas e procissão pelas principais artérias da vila.
Dia 18, 15h00
BARRELA
Lugar dos Milagres, Cambeses
Iniciativa, que decorre no Largo da Fonte da Terra Nova, a dois passos do terreiro dos Milagres, tem como finalidade recriar um dos episódios mais emblemáticos da vida em comunidade há várias décadas: a lavagem de roupa no lavadouro público. Mulheres e jovens, vestidos como mandava a tradição, encenam aquele momento de outros tempos, trazendo à memória dos presentes a chamada "barrela".
Dia 24
TORNEIO INTERNACIONAL DE KARATÉ
KARATÉ SOLIDÁRIO
Pavilhão Desportivo
Jornada de promoção da modalidade com a participação de karatecas de diferentes clubes de Portugal e Espanha nas diferentes faixas etárias. Iniciativa aberta ao público. A entrada no recinto está sujeita à entrega de um bem alimentar não perecível à organização. O desporto de mãos dadas com a solidariedade.
Dias 24 e 25
4ª FEIRA DO VINHO TINTO
Casa do Povo de Tangil
Numa das freguesias de montanha do concelho, celebra-se o vinho tinto e os petiscos regionais. A par de espaços promotores dos produtos locais, decorados com exemplares únicos de gastronomia, surgem atividades várias de entretimento e animação. Previstas provas de vinho, iniciativas desportivas e música filarmónica protagonizada pela Banda Musical da Casa do Povo de Tangil e pelos jovens da escola de música daquela coletividade.
Dia 30, 18h00
INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA RIBEIRINHA
NÚCLEO DA ASPEA DE MONÇÃO
Parque da Lodeira
Recuperado pela Câmara Municipal de Monção, antigo posto alfandegário abre-se à educação ambiental e valorização do património natural. Fruto de um protocolo de colaboração com a ASPEA, o imóvel será dinamizado pelo núcleo local daquela associação ambientalista através da realização de atividades diversas focalizadas na preservação e promoção ambiental, na cooperação transfronteiriça e no desenvolvimento de uma cidadania ativa.
Dias 31/05 e 01/06
XXIV FEIRA AGRICOLA DO VALE DO MOURO
Segude
Espaços de artesanato, doçaria tradicional, produtos regionais e tasquinhas com ementas típicas e vinhos, tintos e brancos, da nossa região. Exposição de maquinaria e alfaias agrícolas. Além da atuação de ranchos folclóricos e espetáculos musicais noturnos, certame aposta na valorização do sector com a realização de feira do gado com prémios para os melhores exemplares e corridas de cavalos a galope e passo travado.
EXPOSIÇÃO
De 17/05 a 27/09
INTIMA CONFISSÃO
RICARDO DE CAMPOS
Palácio da Brejoeira
Todos os dias, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Os majestosos interiores do Palácio da Brejoeira recebem, pela primeira vez, uma exposição de arte contemporânea. "Íntima Confissão", do artista plástico Ricardo de Campos, reúne um conjunto de mais de 50 pinturas numa abordagem criativa que abrange todos os espaços interiores deste imóvel histórico com elevado valor patrimonial.
Municipio de Monção
|