|
MINI COPA IBÉRICA 2014

Foi apresentada a MINI COPA IBÉRICA 2014, torneio internacional de futebol infantil nos escalões de Petizes A e B, Traquinas A e B, Benjamins A e B, Infantis A e B, Iniciados A e B, Juvenis e Juniores masculinos. Para além destes escalões englobamos, igualmente, os sub-13, sub-15, sub-17, sub-19 e séniores femininos e também os séniores femininos em Futsal.
Esta segunda edição do MINI COPA IBÉRICA realiza-se na Região do Minho e na Província de Pontevedra, entre os dias 27, 28 e 29 de Junho e no qual contamos ter a participação de aproximadamente 140 equipas, resultando na interação desportiva de mais de 2500 atletas, 150 treinadores e 200 diretores de equipas nacionais e internacionais.
A nível nacional, contamos com a participação de várias equipas vindas dos distritos de Setúbal, Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo e Bragança.
Reconhecemos que estas regiões reúnem todas as condições para se realizar um evento desta dimensão, podendo, inclusive, ter a oportunidade de dar a conhecer as suas capacidades logísticas, promover as suas infraestruturas desportivas e a sua cultura gastronómica.
Pensamos, igualmente, que a região terá, também, algum retorno ao nível do comércio local, inclusive a nível de hotelaria, pois irão estar envolvidas milhares de pessoas, muitas delas de fora da região, contribuindo, desta forma, para um movimento singular, mas vantajoso para toda a região. Só a título de exemplo, temos parcerias estabelecidas com 20 hotéis e 40 restaurantes das zonas envolvidas.
A organização do MINI COPA IBÉRICA 2014 conta com a colaboração valiosa e fundamental dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço e Ponte da Barca, que tão bem acolheram esta iniciativa, predispondo-se, de imediato, a desenvolver uma parceria, que se tem mostrado eficaz e que irá ter, certamente, os seus frutos, contribuindo para o sucesso do evento.
Nesta edição fizemos questão, também, de envolver os próprios clubes dos municípios envolvidos, estabelecendo parcerias com os mesmos, de modo a agilizar todo um conjunto de processos logísticos e organizativos, que uma boa organização requer, mas também para os próprios clubes terem a oportunidade de dar a conhecer as suas potencialidades materiais e desportivas. Neste contexto temos como parceiros os seguintes clubes: Atlético dos Arcos, A.D. Paçô, A.D. Ancorense, Âncora Praia F.C., A.D. Tomiño (Espanha), Goian F.C. (Espanha) e Arbo F.C. (Espanha). Pretendemos, com esta envolvência, criar uma rede organizativa competente e eficaz, onde todos saem beneficiados, a vários níveis. O nosso objetivo é criar bases sustentáveis para que, no futuro, o Mini Copa Ibérica seja um evento de referência a nível nacional e internacional. A MINI COPA IBÉRICA 2014 será um torneio do talento e de aprendizagem, que servirá, também, para a valorização de cada atleta num mundo desportivo cada vez mais abrangente e observador e que poderá ter também consequências positivas para o reconhecimento de cada clube, como entidade competente na formação e na organização que lhe está associada.
Por último, não poderíamos terminar esta apresentação sem fazermos alguns agradecimentos. Agradecemos, aos municípios envolvidos, pela sua pronta disponibilidade no desenvolvimento deste projeto, agradecemos aos clubes que são nossos parceiros neste grande evento, agradecemos a todos os clubes que se vão juntar nesta grande festa do futebol, assim como, a toda a comunicação social, esperando que este evento possa ter projeção que merece. O nosso muito obrigado a todos!
Municipio de Arcos de Valdevez
REDE SOCIAL DE ARCOS DE VALDEVEZ REUNIU
Realizou-se no passado dia 6 Junho a reunião plenária do Conselho Local de Ação Social de Arcos de Valdevez, a qual foi presidida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, tendo contado com a presença do Diretor da Segurança Social, José Esteves e dos representantes das diversas entidades que compõem este plenário, que totalizam cerca de 38 elementos.
De entre os assuntos constantes da ordem trabalhos, constavam a monitorização do Plano de Atividades e a aprovação do Relatório Final do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS).
Relativamente à monitorização do Plano de Atividades, destacam-se as ações que estão a ser desenvolvidas no âmbito da deficiência, nomeadamente, o levantamento da população com deficiência e a elaboração de um Plano Municipal para a Deficiência.
Neste Plano está previsto desenvolver uma ação concertada que integre quatro áreas essenciais: Respostas Sociais; Educação e Ocupação dos Tempos Livres; Emprego e Formação Profissional; Acessibilidades e Mobilidade. Neste momento o grupo de trabalho responsável por esta área está a desenvolver esforços, para que o documento seja apresentado o mais breve possível, esperando que seja fruto de uma forte concertação entre os parceiros e possa refletir as reais necessidades deste grupo da população.
Foi também referido que a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, com o apoio da Autarquia e da Segurança Social está a desenvolver todos os esforços para em breve, colocar em funcionamento o Centro de Atividades Ocupacionais e o Lar Residencial, os quais virão a funcionar nas instalações do Centro Comunitário de S. José.
Uma outra área que mereceu também o enfoque deste Conselho Local de Ação Social, diz respeito à população idosa, para a qual também está a ser desenvolvido um Plano. O grupo de trabalho pretende elaborar um documento participado e concertado entre os diversos parceiros e que responda a quatro áreas essenciais: Respostas Sociais; Envelhecimento Ativo e Promoção da Saúde; Integração Social e Segurança; Acessibilidades/Mobilidade.
No seguimento da ordem de trabalhos foi também apresentado o relatório final do Contrato Local de Desenvolvimento Social. Este projeto teve início em 2011, foi executado pela Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e cobriu todo o território de Arcos de Valdevez, desenvolvendo inúmeras ações, enquadradas nos seguintes eixos de intervenção: Eixo I- Emprego, Formação e Qualificação; Eixo II - Intervenção Familiar e Parental; Eixo III- Capacitação da Comunidade e das Instituições; Eixo IV- Informação e Acessibilidades. Foi implementado de forma multissetorial e integrada, com base no trabalho em parceria, evidenciando-se a atividade desenvolvida ao nível da população mais carenciada, excluída ou em risco de exclusão. Os parceiros do CLAS considerando o trabalho desenvolvido e os resultados obtidos muito positivos e vantajosos para o concelho, emitiram parecer favorável e consideraram que o trabalho desenvolvido pelo CLDS deverá ser continuado através da renovação do contrato.
No final, o Diretor da Segurança Social elogiou o trabalho desenvolvido pela Rede Social de Arcos de Valdevez, referindo tratar-se de um exemplo do que é trabalhar em parceria, numa atitude de rentabilização dos recursos locais e, sobretudo, numa perspetiva personalista e não massificada das respostas sociais.
João Esteves, agradeceu as palavras do Diretor da Segurança Social, e felicitou todos os parceiros pelo trabalho desenvolvido, solicitando a continuidade do empenho de todos no aperfeiçoamento de uma ação integrada e participada, em prol do desenvolvimento social local.
Municipio de Arcos de Valdevez
Procedimento de Revisão do Plano de Urbanização da sede do Concelho

A Câmara Municipal tomou conhecimento, em reunião camarária, realizada no passado dia de 26 de Maio, dos trabalhos desenvolvidos, no âmbito do processo em curso para a Revisão do Plano de Urbanização (PU) da sede do concelho.
O facto de terem surgido novos desafios em termos de ordenamento territorial, e designadamente a necessidade de planear as novas áreas de expansão deste perímetro urbano no sentido da IC28 e na articulação funcional foram as razões que suportaram a decisão.
O executivo foi informado da tramitação do processo, tendo sido apresentadas as delimitações do novo perímetro e as opções estratégicas definidas para a Revisão do PU.
O PU deverá obedecer aos seguintes objetivos e enquadramento: promover o ordenamento urbanístico da sede do concelho; equacionar o novo atravessamento rodoviário; estabelecer a matriz de crescimento urbana na área que medeia entre a atual EN101 e o futuro corredor da variante prevista; desenvolver corredores verdes de fruição lúdica e de enquadramento paisagístico ao longo das margens do Rio Vez; a dinamização empresarial com a valorização e alargamento do Parque Empresarial de Paçô e a localização de espaços destinados a turismo e equipamentos comuns.
Municipio de Arcos de Valdevez
Conselho Municipal de Educação reuniu na Escola Básica de Arcos de Valdevez
Decorreu no passado dia 3 de Junho, na Escola Básica de Arcos de Valdevez, a reunião do Conselho Municipal de Educação, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, bem como de representantes de diversos organismos e entidades locais.
Dos diversos pontos da ordem de trabalhos, destacaram-se a apresentação e emissão de parecer favorável sobre o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2014/2015, a apresentação e aprovação dos escalões para o pré-escolar, entre outros assuntos de interesse.
Relativamente ao plano de transportes escolares, foi referido que o mesmo contará com um total de 57 circuitos, dos quais 21 são circuitos de carreira pública e 36 são circuitos especiais, prevendo-se o transporte de 1306 estudantes o que corresponde a mais de metade (54,4%) do total de alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas de Valdevez. Ainda segundo este documento os custos com transportes escolares, para o próximo ano letivo, devem rondar os 720.000 euros.
No que concerne aos escalões do pré-escolar, e tendo em conta a conjuntura económica e, consequentemente, as dificuldades das famílias, este Conselho Municipal decidiu manter os mesmos valores dos anos anteriores, distribuídos pelos mesmos seis escalões. A título de exemplo, uma criança que se situe no escalão mais baixo (1) e necessite de todos os serviços (refeições e prolongamento de horário) irá pagar 7,92€, em contrapartida, uma criança situada no escalão mais elevado (6) e que necessite dos mesmos serviços pagará 63,14€.
Foram ainda abordadas questões relacionadas com a avaliação da satisfação dos utilizadores dos serviços municipais de educação, nomeadamente, transportes escolares, refeições escolares e a componente de apoio à família. De acordo com os dados apresentados, e no caso dos transportes escolares, o índice de satisfação ronda os 74%. Relativamente às refeições escolares a percentagem de clientes satisfeitos situa-se nos 84%. Já no que diz respeito à componente de apoio família do pré-escolar, o índice de satisfação atinge os 92%.
João Esteves referiu que a satisfação dos utilizadores destes serviços é uma preocupação para o Município e, muito embora esteja agradado com os valores apresentados, pretende com os diversos parceiros continuar a desenvolver esforços para que o nível de satisfação dos clientes venha a melhorar. Neste seguimento, recomendou aos serviços para que, em articulação com o Agrupamento e Associação de Pais e outros parceiros, antes do início do próximo ano letivo, efetuem todas as diligências necessárias junto dos prestadores destes serviços, nomeadamente de transportes e refeições, no sentido de garantir que sejam criadas todas as condições para o bom funcionamento dos mesmos e para a garantia da satisfação dos seus utilizadores.
De entre muitos outros assuntos abordados, falou-se também dos auxílios económicos que o Município concede aos alunos do 1º ciclo de ensino básico para aquisição de manuais e materiais escolares, os quais, de acordo com a legislação em vigor, são atribuídos em função do escalão que o serviço da Segurança Social determina para cada agregado. Assim, um aluno do escalão A, que frequente o 1º ou o 2º ano de escolaridade, recebe um apoio no valor de 39,60€, já um aluno que frequente o 3º ou o 4º ano de escolaridade, e posicionado no mesmo escalão, recebe 45,80€. Os alunos com escalão B, recebem 50% destes valores. Os alunos dos restantes níveis de ensino têm também garantido este apoio, através do Ministério da Educação. A este propósito, garantiram os representantes do Agrupamento de Escolas de Valdevez que, ao nível da obtenção pelos alunos de manuais e material escolar não se colocam problemas. No entanto, e no sentido de dar apoio às famílias na redução dos custos de aquisição do referido material didático e incentivar a reutilização dos livros escolares, o concelho municipal de educação, recomendou que os serviços de educação e cultura do Município, o Agrupamento Escolar e a Associação de Pais dinamizem o banco de troca de livros.
Municipio de Arcos de Valdevez
Câmara Municipal celebrou protocolos com o ICNF - No Dia Mundial do Ambiente

A Câmara Municipal celebrou, no passado dia 5 de Junho, dia Mundial do Ambiente, dois protocolos de colaboração com o ICNF.
Um diz respeito à gestão de Equipamentos de Visitação da Porta do Mezio, através da cedência de edifícios por parte do ICNF, nomeadamente a Casa do Guarda, para que lá possa ser criado o Centro de Promoção e Valorização de Produtos Locais.
A Porta do Mezio constitui-se como um espaço de receção e recreio para o visitante, cria contextos pedagógicos vocacionados para a população escolar, enquadra o público nas temáticas relacionadas com o PNPG, através de meios de informação e interpretação do território e dinamiza iniciativas privadas, numa perspetiva de desenvolvimento local. Nesse sentido, a recuperação da Casa do Guarda para um Centro de Promoção de produtos locais reveste-se de total importância, pois contribui para a promoção e valorização dos produtos locais.
O outro protocolo refere-se à cedência de utilização e exploração do Parque de Campismo e Caravanismo da Travanca. O parque comporta uma lotação de 400 pessoas, um local para tendas e autocaravanas e um parque infantil, numa área total de 30.561,00 m2.
Com este parque de campismo e caravanismo, situado na Travanca nas imediações da Porta do Mezio, pretende-se dinamizar o Turismo, em especial o de natureza, complementar a oferta de alojamento e incrementar a visitação à Porta do Mezio e ao Parque Nacional Peneda do Gerês.
Para a autarquia estes dois protocolos celebrados no Salão Nobre do Paços do Concelho têm extrema importância porque permitem dotar o concelho de infraestruturas fulcrais no desenvolvimento do turismo, dinamizar as atividades económicas, criar emprego e contribuir para a valorização do PNPG, turismo de excelência ambiental reconhecido pela UNESCO, ao lhe atribuir o estatuto de Reserva da Biosfera.
Municipio de Arcos de Valdevez
Junho
MÚSICA
13 de Junho
sexta às 22h00
NORTON
Auditório da Casa das Artes
Pré-venda e reserva de bilhetes a partir de 9 de Junho, preço único €5,00.
É certo que já vão a caminho do quarto álbum de originais, mas a frescura com que se reinventam a cada disco que editam faz dos Norton um dos melhores exemplos de como a pop e música alternativa podem andar de mãos dadas e serem felizes. Entre as texturas doces, o cheirinho a sonhos, as cascatas sónicas e uma secção rítmica que puxa para a pista de dança sempre que pode, o quarteto de Castelo Branco soma já onze anos de carreira, três registos de originais, dois álbuns de remisturas, digressões por toda a Europa, edições no Japão e um documentário. Mas nestas coisas da música, a matemática nem sempre é o mais importante e, por isso, o impacto que mantêm ano após ano baseia-se largamente na relação que conseguiram conquistar com o público, sendo amplamente acarinhados de Norte a Sul do país. A 10 de Março lançaram um novo disco e estão prontos a convencer os mais cépticos de que um bom refrão é meio caminho andado para uma boa canção.
http://norton.bandcamp.com/
http://www.nortonmusic.net/
EXPOSIÇÕES
5 de Junho a 13 de Julho
Exposição de pintura "Fragmentos do Imaginário"
JORGE MARQUES
http://jorgemmarques.blogspot.pt/
Foyer do Auditório da Casa das Artes
Autodidata, Jorge Marques divide a sua atividade entre a música e a pintura, formas de expressão que o acompanham desde cedo, permitindo-lhe projetar-se em cenários onde o sonho e a fantasia se manifestam através de uma linguagem pictórica que se enquadra com a sua forma de estar na vida.
Paralelamente, tem uma carreira musical com mais de duas décadas e meia, como vocalista de uma das mais antigas e carismáticas bandas portuguesas de Heavy Metal, "Tarântula".
Atividades com escolas
6 de Junho
sexta a partir das 14h00
FESTA DE FINAL DE ANO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC)
Anfiteatro do Trasladário
Festa de final de ano letivo que reúne o global de alunos do concelho que integram as AEC, distribuídos pelos estabelecimentos de Sabadim, Soajo, Távora e Vila.
Serão apresentados momentos musicais e de animação.
Cinema/Mostra:
7 de Junho
sábado às 15h00
"MULAN"
Inserido na Mostra de Cinema "Ser Mulher…"
Auditório da Casa das Artes
A Delegação de Arcos de Valdevez da Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do projeto "Dar voz ao Silêncio II" e em parceria com a Casa das Artes concelhia, organiza a mostra de cinema "Ser Mulher…"
Outras atividades/audição:
8 de Junho
domingo às 16h00
BE FUNTASTIC!
Auditório da Casa das Artes
Espetáculo da escola de línguas "Fun Languages/ The Kid's Club" de Arcos de Valdevez Apresentação das várias turmas desta Escola arcuense.
14 e 28 de Junho
Horário: 16h00
Espaço Infantil da Biblioteca Municipal/Casa das Artes
CONTAS TU…OU CONTO EU?
Contos e atividades para crianças
Aos Sábados, uma história nova para contar e recontar, sempre com novas abordagens e personagens...
OUTRAS ATIVIDADES / AUDIÇÃO:
7 de Junho
sábado às 18h00
AUDIÇÃO DA ACADEMIA ARTELIMA
Auditório da Casa das Artes
Apresentação das várias classes e atividades desta Academia arcuense
Outras atividades/transmissão futebol:
CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL BRASIL 2014
Auditório da Casa das Artes
Transmissão, em ecrã gigante de alta definição, dos jogos da seleção portuguesa.
16 de Junho, 17h00 - ALEMANHA
22 de Junho, 23h00 - EUA
26 de Junho, 17h00 - GANA
Restantes transmissões dependentes das fases de apuramento da seleção nacional
CINEMA:
6, 7 e 8
sexta, sábado e domingo às 22h00
X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO
Género: Acção, aventura
Realização: Bryan Singer
Com: Anna Paquin, Ellen Page, Evan Peters, Halle Berry, Hugh JackmaJames McAvoy, Jennifer Lawrence, Michael Fassbender, Nicholas Hoult
14 e 15
sábado e domingo às 22h00
NO LIMITE DO AMANHÃ
Género: Acção, aventura, ficção
Realização: Doug Liman
Com: Tom Cruise, Emily Blunt, Charlotte Riley
|