www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Gabinete de Informação ao Munícipe


FEIRÃO DE TRADIÇÕES, MÃOS D'ARTE E FEIRA DE ANTIGUIDADES E COLECIONISMO DE CAMINHA PREENCHEM O FIM DE SEMANA

Este fim de semana, Caminha vai acolher iniciativas de venda de produtos agrícolas locais, de artesanato e artes decorativas e de velharias, usados e antiguidades. No sábado, é dia de Feirão de Tradições, e no domingo de Mãos d'Arte - Feira de Artesanato e Artes Decorativas e de Feira de Antiguidades e Colecionismo de Caminha. Mãos d'Arte e Feira de Antiguidades e Colecionismo de Caminha.

Praça Conselheiro Silva Torre transforma-se em "mercado de produtos agrícolas"

Amanhã, sábado, a Praça Conselheiro Silva torres em Caminha acolhe o Feirão de Tradições - Os Sabores do Campo, das 9 horas às 13 horas. Esta mostra de produtos agrícolas destina-se à venda de produtos locais do concelho, que primam pela frescura e qualidade. O feirão visa revitalizar a agricultura, preservar as paisagens agrícolas, ajudar os pequenos agricultores a escoarem os produtos, bem como servir de estímulo aos mais jovens, de modo a apostarem na agricultura.

Parque 25 de Abril acolhe Mãos d'Arte e Feira de Antiguidades

No domingo o Parque 25 de Abril, também em Caminha, transforma-se em mercado de artesanato e velharias, com a realização do certame Mãos d'Arte - Feira de Artesanato e Artes Decorativas do Concelho de Caminha e Feira de Antiguidades e Colecionismo de Caminha.

O visitante, na Mãos d'Arte vai encontrar vários exemplos daquilo que se faz de melhor em termos de artesanato e artes decorativas, no concelho de Caminha. O objetivo é potenciar os valores culturais transmitidos através das artes e ofícios existentes no concelho de Caminha e que muito contribuem para a criação de uma identidade territorial. A Mãos d'Arte pretende ainda valorizar o artesanato e as artes decorativas, enquanto atrativo turístico-cultural, potenciando o desenvolvimento local.

Na Feira de Antiguidades e Colecionismo de Caminha podem ser encontrados os mais variados objetos de outros tempos. Para além de estarem à venda todo o tipo de velharias, os admiradores e colecionadores também podem efetuar troca de usados.

Gabinete de Informação ao Munícipe


O Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha acolhe um dos jogos da seleção nacional de seniores femininos de basquetebol da fase de qualificação para o EuroBasket 2015

PORTUGAL VS LETÓNIA JOGA-SE EM CAMINHA

Na próxima quarta-feira, dia 18, a seleção nacional de seniores femininos de basquetebol vai defrontar a Letónia, no Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha, às 21 horas. Depois de por cá terem passado as seleções portuguesas de futsal e de ginástica, o concelho de Caminha volta a ser escolhido, agora para a fase de qualificação de para o EuroBasket 2015. A entrada é gratuita.

De 16 a 20 de junho, Caminha será a anfitriã da seleção nacional de seniores femininos de basquetebol. A seleção da Letónia também ficará no concelho de 17 a 19 de junho. Para além do jogo oficial que se realiza no dia 18, às 21 horas, as duas seleções vão realizar vários treinos.

Assim, no dia 17, a seleção das quinas treina das 11h00 às 13h00 e das 18h00 às 19h30. A seleção da Letónia treina das 19h30 às 21h00. No dia 18, a Letónia treina das 10h00 às 11h00 e Portugal das 11h00 às 12h00.

O Pavilhão de Caminha volta a ser palco de competições internacionais. De facto, no dia 18, o jogo é importante para Portugal conseguir os objetivos propostos e participar no EuroBasket 2015.

Depois da Letónia, Portugal defronta a Itália (dia 22, em Ragusa) e a Estónia (dia 25, em Carcavelos).

Gabinete de Informação ao Munícipe


CÂMARA VAI OFERECER MANUAIS ESCOLARES AOS ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO DOS ESCALÕES A E B

No próximo ano letivo, a Câmara Municipal de Caminha vai apoiar as famílias mais carenciadas, oferecendo os manuais escolares aos alunos do concelho que frequentem o 1º Ciclo (1º ao 4º ano de escolaridade), cujo rendimento pertença aos escalões A e B.

Para o efeito, aquando da entrega da declaração da Segurança Social, deverão os interessados preencher um mini formulário existente no estabelecimento de ensino respetivo.

Os manuais escolares serão entregues nas escolas, no mês de setembro, em datas e horários a indicar oportunamente.

Gabinete de Informação ao Munícipe


Este sábado, o Valadares apresenta Ubicult- Visual Arts & Musical Performers

VALADARES, TEATRO MUNICIPAL COM CARTAZ DE GRANDE QUALIDADE

Até final de junho, o Valadares - Teatro Municipal de Caminha conta com um cartaz incontornável. Dos concertos ao teatro, dos grupos do concelho a artistas do panorama musical nacional, a oferta é diversificada. Pelo palco vão passar Ubicult, Grupo de Teatro de Lanhelas, Noiserv, Orfeão de Vila Praia de Âncora e o Grupo Musical "EnconTRADIÇÕES".

Este sábado, dia 14, às 22 horas, o Valadares apresenta Ubicult- Visual Arts & Musical Performers. Como se lê no facebook, em https://www.facebook.com/events/1414940568785894, os espetadores "poderão assistir a dois espectáculos únicos produzidos pela primeira vez em Caminha".

De facto, Vitor Joaquim e Laetitia Morais (visuais) vão apresentar aos caminhenses "Filament", uma performance audiovisual orientada para a interatividade que envolve a produção de som e imagem em tempo real, finalizando com Joseph Chain aka re:axis. Este espetáculo oferece em exclusivo uma junção entre as sonoridades do seu novo álbum - "Behind The Walls" e um desenho de luz especificamente criado para a ocasião por Andre Mint Pires.

A entrada tem o valor de 5 euros e os bilhetes podem ser adquiridos no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, na Câmara Municipal de Caminha e nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora.

No dia 20 de junho, o Grupo de Teatro de Lanhelas sobe ao palco do Valadares com a peça "Gente de Coragem", cujo texto, encenação e coreografia são da autoria de Fernando Borlido.

No dia 21, o serão no Valadares é preenchido com a atuação de Noiserv.

Noiserv surge pelas mãos de David Santos em 2005. Do seu currículo faz parte o seu disco de estreia "One Hundred miles from thoughtlessness" [2008], o EP "A day in the day of the days" [2010], mais de 4 centenas de concertos por Portugal e resto do Mundo e ainda uma série colaborações em Teatro e Cinema.

Os bilhetes custam 10 euros, e estão disponíveis nos locais já referidos.

Em Outubro de 2013, Noiserv editou o seu novo disco de nome "Almost Visible Orchestra". "Este é o disco em que noiserv deixa o preto e branco e nos apresenta o seu mundo a cores. Um disco mais denso e complexo que os anteriores mas nunca perdendo a identidade pela qual se deu a conhecer há quase dez anos", segundo pode ler-se no site do artista.

No dia 23, às 21h30, sobe ao palco o Orfeão de Vila Praia de Âncora cantando Habaneras. No dia 24, pelas 21h30, é a vez da atuação do grupo musical EnconTRADIÇÕES de Caminha. Ambos os espetáculos estão inseridos na II Semana Cultural da Universidade Sénior do Rotary Club de Caminha.

Gabinete de Informação ao Munícipe


Para Miguel Alves os municípios de Caminha e Pontault-Combaul têm a responsabilidade de dinamizar e consolidar a geminação

CAMINHA E PONTAULT-COMBAULT ASSINALARAM O 36º ANIVERSÁRIO DE GEMINAÇÃO

Caminha e Pontault-Combault acabam de comemorar o 36º aniversário da sua geminação. Miguel Alves representou o Município de Caminha, no passado fim de semana, na cerimónia do 36º aniversário da geminação e na 39ª edição da Festa Franco Portuguesa, que decorreram naquela cidade francesa. No dia 8 de junho, Caminha e Pontault-Combault assinalaram mais um aniversário da geminação cujo objetivo é o desenvolvimento das relações de âmbito cultural, turístico, social e económico.

Miguel Alves, no seu discurso, realçou a importância do momento: "há duas boas razões para poder estar em Pontault-Combault com a nossa comunidade e com as autoridades e os empresários locais. A primeira diz respeito ao coração: é dever de um autarca estar junto das pessoas da sua terra, mesmo aquelas que estão longe, por razões profissionais e pessoais, mas que sentem Portugal como ninguém. A segunda razão prende-se com a inteligência, com a capacidade que temos de ter de promover encontros e negócios entre empresários, ligações entre a cultura dos dois territórios e o aprofundamento de uma relação forte entre as comunidades escolares".

Sobre as comemorações dos aniversários da geminação e a festa Franco Portuguesa o autarca de Caminha referiu: "devem servir para manter bem acesa a chama da geminação o que significa potenciar, ainda mais, os aspetos sociais, económicos e culturais que constam dos protocolos assinados".

Recorda-se que Caminha e Pontault-Combault assinaram o Protocolo da Amizade em 1978, em França, sob a égide da "Federação Mundial das Cidades Geminadas - Cidades Unidas", que promove os laços de amizade entre os dois países, em especial entre as populações das duas vilas. Mais tarde, a 8 de junho de 2003, no 25º aniversário, foi assinado um verdadeiro protocolo de geminação entre as duas Câmaras Municipais. Um documento que veio renovar e reforçar a relação entre as duas localidades, no sentido de tornar mais dinâmicas as diversas ações conjuntas.

Miguel Alves aproveitou ainda para sublinhar o contributo da Associação Portuguesa Cultural e Social (APCS) de Ponatult-Combault no processo de diálogo entre a Câmara Municipal de Caminha e de Pontault-Combault e no apoio da associação à comunidade portuguesa.

Segunda avança a imprensa francesa, a Festa Franco Portuguesa organizada pela Associação Portuguesa Cultural e Social (APCS) de Pontault-Combault "é sem sombra de dúvidas a maior festa associativa portuguesa em França, e já vai na sua 39ª edição. A Associação Portuguesa Cultural e Social (APCS) de Pontault-Combault mais uma vez faz tudo para que a festa seja 'de arromba'".

Gabinete de Informação ao Munícipe


FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS EXECUTARAM TRABALHOS DE BENEFICIAÇÃO EM VÁRIAS RUAS E ESPAÇOS PÚBLICOS DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

Os funcionários do município executaram vários trabalhos de beneficiação nas ruas de Vales, António Ramos e 31 de Janeiro, bem como no Nó da Erva Verde, Portinho e linha de água da Retorta em Vila Praia de Âncora. As intervenções têm como objetivo proporcionar melhores condições aos munícipes que utilizam os referidos espaços.

Na Rua de Vales foi beneficiada a circulação automóvel. A Câmara Municipal em parceria com a Junta de Freguesia, através dos seus funcionários, procedeu ao alargamento da via, permitindo uma melhor circulação automóvel.

A Rua António Ramos foi alvo de alguns trabalhos com vista a melhorar a drenagem de águas residuais domésticas.

A intervenção na EN305 consistiu na execução de um troço de passeio, de modo a permitir um escoamento das águas pluviais.

No que respeita a infraestruturas, os funcionários camarários também procederam à reparação do aqueduto da linha de água da Retorta.

A Rua 31 de Janeiro foi também alvo de trabalhos. Aqui, foram realizadas intervenções de melhoramento de águas pluviais e os funcionários ainda executaram rampas de acesso no passeio, com vista a melhorar as condições de acessibilidade dos moradores.

Os trabalhadores municipais ainda realizaram vários trabalhos de embelezamento e melhoramento de vários locais públicos, tais como: lavagem do lajedo do Monumento de Homenagem aos Combatentes do Ultramar, pintura dos triângulos e rotunda do Nó da Erva Verde, pintura dos faróis do Portinho, entre outros.

Estas intervenções traduzem o esforço diário que o Município faz para manter os níveis de qualidade do espaço público que o concelho de Caminha merece.

Gabinete de Informação ao Munícipe


RUA DO CRUZEIRO EM VILE COM TRÂNSITO CONDICIONADO

A Câmara Municipal de Caminha vai proceder ao corte/desvio de trânsito na Rua do Cruzeiro, Serrape (1º e 2º troço), na freguesia de Vile, a partir de quarta-feira, dia 11. Este corte/desvio deve-se às obras de "Saneamento da Zona Sul de Vila Praia de Âncora, Vile e Riba de Âncora". Prevê-se que a normalidade da circulação seja reposta no dia 3 de julho.

O encerramento da via ao trânsito automóvel decorre da impossibilidade de executar os trabalhos e garantir, em simultâneo, a circulação automóvel com as condições mínimas de segurança exigíveis.

Pelos incómodos e transtornos causados, o Município de Caminha lamenta e solicita a melhor compreensão.

Gabinete de Informação ao Munícipe


Agenda Cultural Caminha - mês de junho

Gabinete de Informação ao Munícipe


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais