" Haja Decoro "
O Ministério da Defesa tem-se desdobrado nos últimos dias em
Comunicados e notícias sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo
Que nos merecem alguns comentários.
Finalmente, ao fim de alguns meses, a Senhora Secretária de Estado da Defesa apareceu a falar dos
Estaleiros Navais, afirmando que "a extinção da empresa vai avançar", mas
Não se refere em nada ao dossier do navio Atlântida, que enquanto líder do PSD dos Açores
Contribuiu para a sua não aceitação e concorreu para o desprestigio da reputação dos ENVC.
Ficamos também a saber que finalmente o Ministério da Defesa está a "trabalhar uma
Solução para os ENVC" em Bruxelas, depois de se saber que o governo, desde abril deste
Ano não mexeu uma palha para justificar os apoios financeiros de 180 milhões de euros.
Mas o mais surpreendente é a proposta que Portugal, através do Ministério da Defesa
Efetuou a Angola para a construção de navios de guerra.
Não sabemos qual os estaleiros em que estes navios irão ser construídos e que
Credibilidade internacional terá esta proposta, que tão afoitadamente divulgaram, se o governo e
A Empordef demonstraram uma incapacidade absoluta para honrarem o compromisso
Assumido com o governo da Venezuela, para a construção de dois navios asfalteiros.
Parece que o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa fez escola no Ministério da Defesa, pois quando
Não se tem nada para dizer, criam-se "manobras de diversão".
O Povo de Viana do Castelo não se deixa enganar e lamentamos profundamente que se
Procurem enganar os portugueses e desviar as atenções da " gestão danosa" que o
Ministério da Defesa tem efetuado duma empresa estratégica do nosso país e que
Emprega mais de 600 pessoas.
Viana do Castelo exige e tem direito a ter respostas sérias aos problemas dos ENVC.
Municipio de Viana do Castelo
XIX Edição dos Jogos Náuticos do Atlântico em Viana do castelo
Os Jogos Náuticos do Atlântico, criados na Bretanha em 1995, têm como objetivo reunir cada ano, durante uma semana de competições náuticas, delegações de jovens atletas de todas as regiões atlânticas da Europa dospaíses ou regiões envolvidas nos jogos.
Verdadeira montra da náutica do Espaço Atlântico, os "Jogos Náuticos" tem a ambição de ilustrar e promover esta competência náutica específica das nossas regiões atlânticas, com a ambição de fazer do Espaço Atlântico um pólo económico e humano no século XXI, promovendo novos intercâmbios entre nossos povos.
Mais de 400 atletas de 17 regiões do país e da Europa, participam na décima nona edição dos Jogos Náutico Atlânticos, com representações da Galiza, do País Basco, da Normandia, da Bretanha, aa Inglaterra, do País de Gales, da Irlanda, da Cornualha, de Castela e Leão, do Pays de la Loire, do Norte de Portugal, de Viana do Castelo entre outras.
De 15 a 19 de Julho, a cidade será palco dos Jogos Náuticos com competições de Vela, Surf, Canoagem, Remo, Surf Live Saving, Kitesurf, Stand Up Paddle, Natação com Barbatanas e Águas Abertas, sendo a segunda vez que este evento se realiza em Viana do Castelo.
As provas vão decorrer nas Praias da Arda, Cabedelo e Coral e no rio Lima.
A XIX edição dos Jogos Náuticos do Atlântico inicia-se na segunda-feira, dia 15 de Julho, às 18h00 com o desfile de todas as Delegações participantes, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e chegada na Praça da Liberdade.

Municipio de Viana do Castelo
Informação - Interrupção de trânsito - Avenida Capitão Gaspar de Castro
Devido às obras de requalificação da Avenida Capitão Gaspar de Castro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo informa que irá verificar-se uma interrupção à circulação de trânsito a partir do dia 13 de Julho até ao dia 20 de Julho (inclusive) no troço da Avenida Capitão Gaspar de Castro entre o edifício do Grémio e a Avenida 25 de Abril e o Viaduto de Santo António.
Municipio de Viana do Castelo
Centro Cultural de Viana do Castelo inaugurado no Domingo

Vai ser inaugurado no próximo domingo, dia 14 de Julho, às 12h00, o Centro Cultural de Viana Castelo, com a presença do Arqtº Souto Moura, autor do projecto.
A festa de inauguração do Centro Cultural começa no exterior deste equipamento, na Praça Marques Júnior, às 11 da manhã, animada por 32 Associações Culturais e Desportivas do concelho, que trarão mais de 700 elementos para proporcionar momentos de dança, poesia, teatro, cantares, música, bombos, folclore, zumba, judo, esgrima, karaté, entre outras actividades.
A partir das 12h00, realizar-se-á a vista ao Centro Cultural guiada pelo Arqtº Souto Moura, continuando a decorrer no espaço, que está aberto aos Vianenses, as várias actividades promovidas pelas Associações Culturais e Desportivas do concelho, constituindo a maior participação associativa num evento.
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra do Município de Viana do Castelo, está localizado num espaço privilegiado da frente ribeirinha e constitui a nova centralidade cultural do Alto Minho.
Com variadas valências, este equipamento da autoria do Arquitecto Souto Moura, vem viabilizar a disponibilidade, no Alto Minho, de uma nova infra-estrutura com características únicas e inovadoras, vocacionada para uma programação de âmbito supramunicipal nos domínios da cultura, do lazer, da animação turística, do desporto e da promoção económica.
Integrado no conjunto dos novos edifícios da Praça da Liberdade, que caracterizam Viana do Castelo coma a nova" meca da arquitectura", o Centro Cultural de Viana do Castelo assume - se como plataforma de mediação e de concertação intermunicipal, ao nível da programação cultural, artística, desportiva, de natureza recreativa e no campo do turismo e outros eventos económicos.
O valor desta obra, considerando os arranjos exteriores no valor de 1,1 milhões de euros e que contemplam novos acessos pedonais e rodoviários, uma zona relvada e arbórea, além do prolongamento, para a foz, das escadarias de acesso ao rio Lima e de um aparcamento específico para autocarros e ligeiros, orçou em 13,1 milhões de euros.
Este equipamento de características únicas na região, tem uma área de implantação e de construção de 4.425 m2, um volume de escavação de 19.000 m3, um volume de betão de 5.000 m3, utilizou 900 toneladas de aço para betão, tendo uma estrutura metálica de 1.200 toneladas.
Construído pela Martifer SA e Paínhas SA em consórcio, esta obra iniciada em 2008 e concluída em Julho de 2013 só foi possível com apoio de fundos comunitários, contando com o apoio e solidariedade dos dez Municípios do Alto Minho.
Municipio de Viana do Castelo
Município assina protocolo de colaboração com o Exercito para vigilância da Serra de Santa Luzia

Conforme protocolo de colaboração assinado hoje entre a Câmara Municipal e a Escola Prática dos Serviços, os militares do exército vigiam a Serra de Santa Luzia no âmbito do Plano Municipal de prevenção de incêndios florestais do concelho de Viana do Castelo.
Na ocasião, José Maria Costa realçou a colaboração mantida entre as duas instituições, que se tem mostrado muito eficaz na vigilância e prevenção dos fogos florestais durante o período crítico.
À semelhança de anos anteriores, os militares colaboram com a Câmara Municipal na vigilância e patrulhamento desta Serra e também no Monte Galeão, em Darque.
A operação teve início a 1 de Julho e prolonga-se até 30 de Setembro, coincidindo com o Período Crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, durante o qual devem ser asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais.
Verificando-se o índice de risco temporal de incêndio de níveis elevado e superior, todas as pessoas que circulem no interior das áreas florestais do concelho estão obrigadas a identificar-se perante as entidades com competência em matéria de fiscalização.
Estas e outras medidas incluem-se no planeamento municipal sobre prevenção de incêndios florestais, procurando-se assim diminuir o seu impacto no concelho, onde as áreas florestais abrangem cerca de 60% da sua área e são fundamentais em termos de conservação da natureza e em termos económicos e ambientais.
Municipio de Viana do Castelo
Câmara Municipal apoia reabilitação de património religioso
Na última reunião do Executivo Municipal, foram aprovados dois Protocolos de Colaboração com a Fábrica Igreja Paroquial de Santa Maria Maior e com a Fábrica da Igreja da Paroquial de Nossa Sra. de Monserrate respectivamente, com o objectivo de preservar e reabilitar importante património religioso da cidade de Viana do Castelo.
Sendo a Igreja do Convento de Santo António, património da paróquia de Santa Maria Maior, cuja construção remonta ao seculo XII, um exemplar único, com uma talha dourada de elevado valor e apresentando características arquitectónicas muito importantes, é urgente proceder a trabalhos de consolidação dada a existência de problemas estruturais a nível das paredes.
Assim, o Município de Viana do Castelo irá realizar as obras de recuperação e consolidação do telhado da Igreja do Convento de Santo António, tendo, para o efeito, apresentado uma candidatura, juntamente com a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria Maior, junto da CCDR-N.
Considerando o importante acervo patrimonial constituído pela Igreja e convento de S. Domingos, que urge manter e conservar nomeadamente a recuperação e limpeza dos claustros bem como o seu espólio, a Câmara Municipal irá proceder ao levantamento das necessidades técnicas de reabilitação e conservação do Convento de S. Domingos, com a realização do levantamento do edifício através de desenho e fotografias, da memória descritiva das intervenções a efectuar, com estimavas orçamentais, da definição das prioridades de intervenção.
Estes trabalhos têm como objectivo a preparação de um dossier técnico de conservação e restauro para fundamentar uma candidatura a fundos comunitários que permitirá a realização da intervenção.
Municipio de Viana do Castelo
Artista Vianense obtém Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração
O Prémio Nacional de Ilustração, atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, distingue anualmente um ilustrador pelo conjunto de ilustrações originais publicadas numa obra para crianças ou jovens editada no ano anterior e pode, ainda, distinguir mais dois ilustradores através da atribuição de duas menções especiais.
As menções especiais, no valor de 1.500€ cada, são expressamente destinadas a comparticipar duas deslocações à Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha.
Nesta 17ª.edição do Prémio Nacional de Ilustração foram analisadas 78 obras, publicadas em 2012 por 45 editoras, da autoria de 63 ilustradores e textos de 66 autores.
O artista vianense Tiago Manuel recebeu uma Menção Especial nesta 17.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração com a obra "Mário de Sá-Carneiro: antologia poética", publicada pela Faktoria K de Livros Kalandraka.
De acordo com o júri "a ilustração de Tiago Manuel partilha a poética de Mário de Sá-Carneiro, assumindo as dúvidas e anseios do poeta e desmultiplicando-se em alegorias sombrias onde o traço sólido contorna, como um grito, grades, caveiras e sombras até cair num universo de memórias sem fundo. Escadas, alçapões, portas, poços e corpos podem ser abertos, fechados, atravessados de ilusões." (in Ata PNI 17ª ed.).
Recorde-se que está patente na Biblioteca Municipal (desde 25 de Maio e até 28 de Setembro) uma exposição sobre a obra gráfica editada em livro e revistas intitulada "Tiago Manuel: Diários de Sombras" que contempla, entre outras, a obra agora premiada.
Tiago Manuel nasceu em 1955 em Viana do Castelo, tendo feito a sua formação artística com Aníbal Alcino e Júlio Resende.
Tem exposto em galerias portuguesas e estrangeiras, dedicando-se também à ilustração de livros e à banda desenhada, onde por vezes utiliza pseudónimos. Colabora em vários jornais e revistas, entre os quais JL, Público, Expresso, Colóquio Letras, Ler.
Recebeu vários prémios de desenho
Municipio de Viana do Castelo
Campanha de recolha de artigos de higiene e limpeza
Nos dias 6 e 7 de Julho decorreu mais uma campanha de recolha de artigos de higiene e limpeza, iniciativa organizada pela Rede Social de Viana do Castelo, presidida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Nesta campanha, que contou com a adesão de 11 grandes superfícies do concelho de Viana do Castelo, participaram cerca de 200 voluntários que se distribuíram pelas grandes superfícies e pelo armazém onde foram organizados os artigos recolhidos.
Os 11 chefes das equipas dos voluntários foram indicados pelas Comissões Sociais de Freguesia e Interfreguesias, tendo as carrinhas que recolhiam os artigos nos supermercados e os entregavam no armazém sido disponibilizadas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e conduzidas por vários funcionários municipais que se voluntariaram para o efeito.
Foram recolhidos mais de 9000 artigos, mantendo - se assim, o número de artigos que foram recolhidos em 2012.
Os artigos angariados vão ser esta quarta-feira entregues a 35 instituições espalhadas por todo o concelho - Juntas de freguesia, Centros paroquiais, Comissões Vicentinas, entre outras, que os farão chegar a famílias carenciadas, conforme as necessidades sentidas e detectadas no terreno.
Municipio de Viana do Castelo
Câmara Municipal e Serviços Municipalizados inauguram ampliação da rede água e de saneamento de Alvarães

O Presidente da Câmara e o Vereador e responsável pelos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, Vítor Lemos estiveram, na passada sexta-feira, na freguesia de Alvarães onde inauguraram a ampliação da rede de água e de saneamento desta freguesia.
Esta obra representa um grande investimento nas redes de água e de saneamento na freguesia de Alvarães com o objectivo de melhorar as condições e a qualidade de vida da população, bem como proteger o meio ambiente.
As novas infraestruturas contemplam 6 Km de rede de abastecimento de água, 7,5 Km de rede de águas residuais, 270 ramais de abastecimento de água e 220 ramais de águas residuais numa empreitada que implicou um investimento da Autarquia e dos SMSBVC de mais de 1.100 milhões de euros para permitir o acesso quer à água quer ao saneamento, bem como da melhoria generalizada da rede viária, com mais de 35 caminhos e ruas da freguesia intervencionadas.
Municipio de Viana do Castelo
X JOGOS DO EIXO ATLÂNTICO - Guimarães, 3 de julho de 2013
EQUIPA MASCULINA DE VIANA DO CASTELO
DOMINOU A PROVA DE NATAÇÃO

Os nadadores selecionados para representarem o Município de Viana do Castelo nos X Jogos do Eixo Atlântico, competição realizada na cidade de Guimarães no passado dia 3 de julho, estiveram imparáveis na disputa das 10 provas do programa.
A equipa masculina, constituída pelos atletas Alexandre Ribas, Nuno Graça, Tiago Alves (atletas da Escola Desportiva de Viana) e Tomás Vale (atleta do Viana Natação Clube) dominaram por completo a competição, tendo vencido 4 das cinco provas onde participaram.
Alexandre Ribas venceu a prova dos 100 Costas, Tiago Alves venceu os 100 Bruços, Tomás Vale venceu os 100 Mariposa, Nuno Graça ficou em 2º lugar nos 100 Livres e estes quatro atletas venceram, por larga margem, a estafeta de 4x100 Estilos.
A equipa feminina, constituída por Ana Pinto, Carolina Cameira, Luana Alves (atletas do Viana Natação Clube) e Juliana Freixo (atleta da Escola Desportiva de Viana), também estiveram em excelente plano tendo discutido o lugar mais alto do pódio da classificação absoluta até à última prova do programa. Acabaram a competição no terceiro lugar coletivo com a vitória individual de Luana Alves nos 100 Livres, os 2º lugares de Ana Pinto nos 100 Mariposa e de Juliana Freixo nos 100 Costas, o 4º lugar de Carolina Cameira nos 100 Bruços e o 3º lugar na estafeta de 4x100 Estilos.
Na competição estiveram presentes 124 nadadores em representação de 14 municípios da região norte de Portugal e também da região da Galiza, da vizinha Espanha.
A classificação final ficou assim definida:
Masculinos - 1º Viana do Castelo, 2º Famalicão, 3º Barcelos
Femininos - 1º Famalicão, 2º Corunha, 3º Viana do Castelo
Municipio de Viana do Castelo
|