www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Amigos e camaradas

Quero antes de mais saudar todos os que aceitaram estar presentes neste convívio de apresentação de candidatos da CDU à Assembleia e Junta de Freguesia e a todos agradecer de forma muito especial o apoio que carinhosamente nos estão aqui a dar.

Saudar todos os nossos candidatos e agradecer-lhes não só a sua presença aqui, mas também o facto de terem aceitado integrar a lista da CDU dando assim uma prova de maturidade e apego à causa nobre da política do poder local, bairrismo e empenhamento pelas causas da nossa terra que é Vilar de Mouros.

Saudar também a presença do camarada João Correia funcionário na camara municipal de Viana do Castelo e da camarada Ilda de Figueiredo ex-deputada no Parlamento Europeu, , e actual candidata a presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, ambos membros do comité central do PCP que com a sua presença emprestam mais importância a este ato, encontrando-nos desta forma muito honrados, porque sentimos que é o PCP e a CDU, que aqui estão devidamente representados por estes ilustres camarada.

Amigos e camaradas, as últimas eleições para a Freguesia, realizadas em Outubro de 2009, interromperam um ciclo de gestão da CDU que se estendeu desde 1989 até 2009.

Foram, sem sombra para dúvidas, 20 anos de história da Freguesia que mais realizações se somaram, situação esta, que é unanimemente reconhecida (até mesmo por muitos dos que não comungam dos ideais defendidos pela CDU) dentro e fora da freguesia.

Em 2009, a CDU ficou arredada da gestão da Freguesia (apesar de só ter perdido por dois simples votos) devido a uma campanha demagógica e propagandística dos nossos opositores, assente na ideia de que tudo poderia ser um mar de rosas, no caso de os eleitores escolherem uma junta da mesma cor do executivo municipal. Não foi no entanto necessário muito tempo, para todos percebermos o logro em que os eleitores se deixaram embalar e ,hoje é bem claro que Vilar de Mouros ficou a perder, e muito, porque o actual executivo revelou-se um dos mais apagados inactivos e desinteressados da causa pública de que há memória.

É neste quadro, que os candidatos da lista da CDU se colocam de novo à disposição da população e da Freguesia, para a voltar a servir, com honestidade, o mesmo brio, a mesma garra, dinamismo, trabalho e competência, como no passado o fizeram.

Dispõe a lista da CDU de pessoas cuja competência e experiência é inquestionável, com provas dadas ao serviço da Freguesia e da população vilarmourense, e que todos bem conhecem.

Da auscultação e abordagem, que entretanto se tem verificado um pouco por toda a Freguesia, temos ouvido de muita gente, rasgados elogios pela obra anteriormente realizada por nós, na nossa terra.

Somos pois, a equipa mais credenciada e mais bem colocada para consagrarmos, como estamos a apresentar, a nossa candidatura à Assembleia e junta de Freguesia e recebermos, como esperamos, o apoio maioritário dos vilarmourenses para voltarmos a trabalhar pela nossa terra como bem gostamos e sabemos fazer.

Os vilarmourenses já nos conhecem muito bem, assim como ao nosso trabalho e empenhamento, pelo conhecimento e experiência que tem da nossa prestação anterior, pelo que, temos razões de sobra para confiar que voltarão a colocar nas nossas mãos a responsabilidade de voltarmos a gerir os destinos desta nossa linda terra e de a projectar de novo para fora dos nossos limites.

A seu tempo apresentaremos as propostas para a freguesia que terão como princípios básicos o da proximidade com os vilarmourenses começando pelo atendimento e a sua auscultação relativamente aos seus anseios e o de voltar a unir os vilarmourenses, por um objectivo comum que é a nossa Freguesia.

Prometemos uma junta activa e omnipresente com uma atenção permanente a questões como:

" a preservação do património e equipamentos diversos;

" atenção muito especial às questões de importância social, procurando mobilizar a própria população para a resolução dos mais variados problemas;

" Prestar todo o apoio e atenção aos idosos, proporcionando-lhes bem-estar e ocupação e lazer;

" uma atenção muito particular às questões ambientais nomeadamente, a poluição do Rio Coura, o embelezamento constante dos nossos largos logradouros e outros, através de uma política de arborização;

" limpezas e arranjos das acessibilidades;

" procurar tirar de novo mítico Festival das cinzas, como já o tínhamos feito em 1996, utilizando para isso toda a experiência, vivência e coparticipação em todos os posteriores;

" pressionar as instituições responsáveis em áreas como o saneamento básico, acessibilidades municipais etc.

" Estimados amigos vilarmourenses, daqui até ao próximo dia 29 de Setembro, vamos ser bombardeados com promessas que muito provavelmente já estarão a ser cozinhadas e que tem como objectivo apenas e só o de ganhar eleições como se verificou no passado recente.

" Aqui deixo um apelo para que ninguém se deixe enganar porque o único voto seguro é nesta lista da CDU que está composta por homens e mulheres que nunca prometeram nada que não cumprissem e tem provas dadas do seu apego á terra e às suas causas e aos anseios dos vilarmourenses.

" Com uma junta CDU de novo na nossa terra todos podem ficar certos e seguros de que tudo faremos para que Vilar de Mouros tenha de novo vida e progresso e um executivo ao serviço do povo e não para nos servirmos dele.

Termino com um apelo a todos os presentes:

Vilar de Mouros precisa de novo de uma junta CDU.

Que todos nós sejámos mensageiros desta ideia e que a levemos a todos os nossos familiares, vizinhos e amigos para que no dia 29 de Setembro a CDU obtenha uma grande votação e uma vitória, que está perfeitamente ao nosso alcance para que a população vilarmourense volte a ter uma junta que sinta que existe como sua, e ao seu serviço.


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais