Foi com casa cheia que Flamiano Martins, candidato à presidência da Câmara Municipal de Caminha pelo PSD, se apresentou aos seus apoiantes na tarde de Sábado em Venade (lugar já habitual para o início das pré-campanhas deste partido) e divulgou os cabeças de lista às assembleias de freguesia e os nomes que incluirão o lote de candidatos à câmara e assembleia municipal.
No decorrer do acto público, Flamiano Martins afirmou que "estou profundamente convicto de que vou ser presidente da Câmara Municipal de Caminha", agradeceu o apoio que lhe tem sido dado e enfocou dois dos projectos em que se mostra empenhado em concretizar no caso de ser eleito: a navegabilidade do rio Minho e a sua candidatura a património mundial.
Sublinhou que terá "a porta sempre aberta a todos", garantiu que os eleitos formarão uma equipa que "trará mais futuro para o concelho de Caminha" e avisou que "não esperem de mim promessas e mais promessas", mas, tão somente, "muito empenho, muito trabalho, honestidade" e fazer tudo para que o concelho de Caminha "seja uma referência a nível regional e nacional" e "onde todos possam viver" e em que "as famílias devem cá ficar, unidas".
"Continuarei a ser o mesmo homem de sempre", garantiu o candidato, porque "é assim que sou e assim permanecerei", atendendo a que "não estou interessado numa carreira política", frisou.
"Sou directo e não gosto de rodeios", salientou ainda Flamiano Martins, cuja vida foi espelhada num vídeo apresentado nessa tarde, e em que as seus familiares não foram esquecidos, nomeadamente a mulher e filhos que subiram ao palco, bem como os que o iniciaram na vida política, como o já falecido ("e muito aguerrido") padre Arlindo, pároco de Riba d'Âncora, José Guia Viana, Jorge Silva e Abílio Silva.
"Vai ser uma grande vitória para a Câmara, Assembleia Municipal e juntas de freguesia", profetizou o actual vice-presidente da Câmara de Caminha, antes de divulgar que o PSD apoiará as listas independentes ("devido às vicissitudes da lei", precisou) às assembleias de freguesia de Seixas (encabeçada por Fernando Catarina, actual delegado deste orgão autárquico, eleito pelo PSD), Lanhelas (lista liderada por Matilde Lages), Riba d'Âncora (Paulo Alvarenga) e Gondar/Orbacém (José Cunha, actual presidente de Junta eleito pelo PS), neste caso, devido às "vicissitudes da lei" que agregou as duas freguesias.
Agradeceu a quem incorpora as listas deste partido, recordou alguns episódios das suas primeiras lides políticas em Riba d'Âncora, sua terra natal, e manifestou o seu contentamento por Júlia Paula (actual Presidente do Executivo) ter aceitado o convite que lhe endereçou para ser cabeça de lista à Assembleia Municipal (será igualmente directora de campanha de Flamiano Martins, enquanto que o actual chefe de Gabinete de Júlia Paula, João Alberto da Silva, será o mandatário das listas) bem como agradeceu a Francisco Sampaio (actual presidente da Assembleia Municipal) a sua anuência para presidir à sua comissão de honra.
"Vamos dar um bigode no dia 29 de Setembro"
Júlia Paula seria um das oradoras do comício, dizendo na altura que apoiava uma pessoa "competente, leal e genuína" e estar "aqui de coração a apoiar Flamiano Martins".
A autarca exclamou que "sou profundamente feliz" com o trabalho desenvolvido nestes doze anos e realçou alguns pormenores do relacionamento com alguns dos eleitos locais ao longo desse tempo.
Coube-lhe mandar algumas farpas aos seus adversários, dizendo que "do outro lado está a incógnita" e perguntou "onde esteve o PS ao longo destes 12 anos".
No seu tom habitual, arrebatado, assegurou que "vamos dar um bigode no dia 29 de Setembro!".
E por que a distribuição de miniaturas de bigodes aos assistentes (Flamiano Martins usa bigode) parece vir a ser o símbolo principal da campanha do PSD, Júlia Paula atirou aos presentes se esta "é ou não a campanha do bigode, porra!"
Contrastando com a nortada apontada por Miguel Alves, candidato socialista, Júlia Paula usou "a onda que começa hoje aqui".
"Ninguém ousará dar um passo atrás"
Esta sessão foi aberta por Manuel Marques, presidente da comissão política concelhia do Partido Social Democrata, enaltecendo a "grande família com património material e imaterial" deste partido, em que "todos nós trabalhamos neste palco para o tornar melhor" e "todos somos responsáveis pelo progresso neste concelho em que dá gosto viver".
"Ninguém ousará dar um passo atrás", tendo a vista a "grande vitória do dia 29 de Setembro", concluiu o actual presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.
"A escolha acertada"
"Flamiano Martins é, sem dúvida, a escolha acertada e estarei aqui no dia da vitória", assegurou Eduardo Teixeira, presidente Distrital do PSD, definindo-o como um "resistente", antes de recordar o seu assado autárquico.
Este dirigente distrital devolveu a salva de palmas que lhe endereçaram quando subiu ao palco para discursar, "ao povo de Caminha", evidenciando seguidamente um "grande apreço por esta magnífica terra que é Caminha", a qual (a sua gestão) tinha merecido um elogio recente da parte do antigo ministro Morais Sarmento.
Eduardo Teixeira saudou a presença do antigo presidente de Câmara de Caminha, Valdemar Patrício na sala (embora não o tivéssemos visto, mas apenas os seus familiares) e elogiou Júlia Paula "como grande autarca que és", assim como Francisco Sampaio, porque "precisamos muito dele no futuro".
O actual presidente da Assembleia Municipal de Caminha, Francisco Sampaio, usou igualmente da palavra, referindo o tema que sempre lhe é querido: o turismo e os encantos do concelho de Caminha.
Nomes
Da lista apresentada para a Câmara, além de Flamiano Martins, incluem-na Mário Patrício, Liliana Silva, Pedro Fernandes e Paulo Pereira entre outros nomes anunciados pelos speakers da noite.
Para Assembleia Municipal, constam os seguintes nomes:
Rui Taxa, Severino Sousa, Irene Pacheco, Narciso Correia, Filipa Gonçalves, José Luís Lima, Alberto Magalhães, Clemente Pires, Liliana Gonçalves, Carlos Mouteira, Vanda Pego, Luciano Santos, Clemente Pires, Rosa Maria Máximo Santos, Plácido Martins Coelho, Luís Filipe Guerra, Maria de Deus Silva, Tomás Henriques Fernandes Antunes, António Pinto, Maria dos Prazeres Franco, José Freitas Santos, Adelino Manos, Arminda Pontes, Pedro Feital, Júlio Barbosa Ferreira, Maria Isilda Viana, Delfim Moreira, José Valdemar Vieira, Maria Amélia Freitas, Amadeu Brito, Alberto Ladislau Pereira, Fátima Pires Silva, António Diamantino Gomes, Catarina Cardoso, Adriano Gomes, João Silva.
Candidatos à presidência das Juntas de Freguesia: