Cerca de 250 pais e encarregados de educação receberam no passado dia 8 incentivos à natalidade distribuídos pela Câmara de Caminha, relativos a subsídios dos anos de 2010 até meados de 2013.


A entrega teve lugar no Jardim de Infância de Vila Praia de Âncora, sendo assinalado dessa forma a comemoração dos 89 anos da elevação a vila que ocorria nessa data, acto precedido na manhã desse dia do hastear da bandeira na Praça da República.
Estes estímulos à natalidade previam a entrega de 750€ a cada criança nascida nas freguesias do interior e 500€ às do litoral, perfazendo um total de 128 mil euros.
O escritor ancorense Carlos Vaz foi um dos contemplados com um cheque pelo nascimento de uma filha "e que é o livro da minha vida", precisou com orgulho, referindo ainda que "não escrevo só livros".
Considerou importante este tipo de prémios, como forma de "fixar as pessoas à terra", porque "a coisa não está fácil e acredito que há muitas pessoas que vêm aqui buscar um pouco de folga para fazer face aos gastos".
No seu caso, vai depositar o dinheiro numa conta bancária, pensando no "futuro" da criança.
Sendo Carlos Vaz um escritor (laureado) especializado na ficção, perguntamos-lhe se o acto que presenciou poderia servir de base para um novo romance. Rindo, negou que estes incentivos pudessem vir a tornar-se numa fonte de inspiração para o próximo trabalho.
Um casal residente em Riba d'Âncora veio com sua filha Mariana receber o cheque. O pai, Ricardo Lourenço, confessou-nos que, em princípio", tinham planeado depositar o dinheiro no banco, considerando "importantes" estes apoios.