RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Serviço, no centro urbano e nas 33 freguesias do concelho, é efetuado, desde 1 de junho, pela SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, SA. Empresa está presente em 47 concelhos do território nacional, abrangendo uma população próximo de 2,3 milhões de pessoas
O serviço de recolha e transporte dos resíduos sólidos urbanos produzidos no centro urbano e nas 33 freguesias do concelho começou, no início deste mês, a ser efetuado por uma nova empresa, prolongando-se pelos três próximos anos com possibilidade de mais dois em caso de acordo entre as duas partes.
O concurso público, ao qual concorreram seis empresas do sector, foi ganho pela SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, SA pelo valor global de 906.584,00 € acrescido do imposto à taxa legar de 6 por cento. Mensalmente, os encargos situam-se em 25 mil euros.
Este montante é bastante inferior ao preço base do concurso, 1.350.000,00 €, e ligeiramente inferior ao anterior com a RUMOFLEX - Engenharia e Ambiente, SA, datado de 1 de outubro de 2009. No contrato, a empresa, além da recolha dos resíduos, responsabiliza-se pela limpeza pública no centro urbano da vila e pela manutenção, lavagem e substituição dos contentores.
Em Monção, a recolha dos resíduos sólidos por empresas privadas iniciou-se há pouco mais de uma década, tendo, na altura, os funcionários da autarquia daquele sector sido integrados em departamentos afectos às obras e jardins. Neste caso, também alguns funcionários da antiga empresa, em processo de insolvência, foram convidados a trabalhar na actual.
Com mais de década e meia de experiência consolidada ao serviço do ambiente e das populações, a SUMA Serviços Urbanos e Meio Ambiente, SA intervêm na recolha de resíduos sólidos urbanos, limpeza urbana, gestão e tratamento de resíduos, análises laboratoriais, e educação ambiental.
Em relação à recolha e transporte dos resíduos sólidos urbanos, a empresa está presente em 47 concelhos do território nacional, abrangendo uma população próximo de 2,3 milhões de pessoas. Além de Monção, presta serviço nas localidades alto minhotas de Caminha, Valença e Vila Nova de Cerveira.
Municipio de Monção
SANTOS POPULARES E ENCONTRO DE CONCERTINAS EM CAMBESES E FESTIVAL DE FOLCLORE EM MOREIRA

Acontecimentos, promotores e defensores da identidade rural das comunidades locais, realiza-se este fim de semana e prometem juntar muita gente em momentos de alegre e saudável convivência.
Este fim de semana, dias 15 e 16 de junho, o concelho de Monção volta a animar-se com iniciativas tradicionais nas freguesias de Cambeses e Moreira, prometendo juntar muita gente da região que não perde estes momentos animados com forte identidade de ruralidade.
No domingo, 16 de junho, pelas 15h00, decorre o XII Encontro de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio. Pelo palco, instalado no Terreiro dos Milagres, em Cambeses, vão passar muitos adeptos da concertina e alguns cantadores ao desafio.
No mesmo local, realiza-se, na noite anterior, uma festa em celebração dos Santos Populares com momentos musicais, marchas populares, animação de rua, sardinhada, e caldo verde. Ambas as iniciativas são promovidas pela Associação Filarmónica Milagrense com o apoio da Câmara Municipal de Monção.
Ainda no Vale do Gadanha mas na freguesia de Moreira tem lugar, na tarde de domingo, o IX Festival Internacional Folclórico de Santa Maria de Moreira. O encontro, bastante participado pelas gentes da freguesia e localidades vizinhas, realiza-se no Terreiro de Santa Luzia.
Refira-se ainda que, neste fim de semana, está marcada a VII Festa do Minibasket. Com organização do Monção Basket Clube, a iniciativa desportiva, que decorre no pavilhão municipal, conta com a presença de 120 participantes (atletas, dirigentes, treinadores e árbitros) e muitos familiares dos jovens praticantes.
Municipio de Monção
VII FESTA DO MINIBASKET

Com organização do Monção Basket Clube, iniciativa decorre neste fim de semana, dias 14, 15 e 16 de junho, com a presença de 120 participantes (atletas, dirigentes, treinadores e árbitros) e muitos familiares dos jovens praticantes
O Monção Basket Clube volta a organizar um torneio a nível nacional e internacional para os jovens basquetebolistas. A VII Festa do MiniBasket marca presença neste fim de semana, dias 14, 15 e 16 de junho, no Pavilhão Desportivo de Monção.
Nesta edição, a organização espera 120 participantes (atletas, dirigentes, treinadores e árbitros) pertencentes a doze equipas de oito clubes: Alfenense, Basket Clube Limiense, Académico do Porto, Santa Marta de Portuzelo, Basket Clube de Caselas, Basket Clube de Valença, Escola Desportiva de Viana e Monção Basket Clube.
Como os jovens praticantes são acompanhados pelos familiares, aguarda-se muita gente de fora do concelho que tomará contacto com a realidade local e animará economicamente a vila. Nesta vertente, refira-se que a organização pensou num programa social com atividades lúdicas e visitas a locais de interesse turístico.
Como nos anos anteriores, a Coca Rabixa, já refeita da derrota perante S. Jorge no Corpo de Deus, vai estar presente na festa, mexendo com a curiosidade das crianças que aproveitam a presença daquela figura do imaginário local para registar em fotografia a passagem por Monção.
Municipio de Monção
"MOMENTOS RURAIS" NA CASA MUSEU DE MONÇÃO/UM

Exposição alusiva ao quotidiano das comunidades rurais, da autoria de Rui Pires, é inaugurada no dia 14 de junho, sexta-feira, pelas 18h00, permanecendo até 13 de julho. A partir das 21h30, decorre um colóquio intitulado "Tendências da Comunicação".
A Casa Museu de Monção/UM e o Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura da Universidade do Minho apresentam na próxima sexta-feira, 14 de junho, pelas 18h00, a exposição de fotografia "Momentos Rurais", da autoria de Rui Pires. A partir das 21h30, decorre um colóquio intitulado "Tendências da Comunicação".
A apresentação da exposição, que estará patente ao público nas instalações da Casa Museu de Monção/UM, será conduzida pelo professor Álvaro Domingues, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Trata-se de um conjunto de registos do mundo rural, onde se retrata, com grande expressividade e autenticidade, o quotidiano das comunidades locais no interior do nosso país.
O colóquio compreende as seguintes intervenções: "Arte Digital e Identidades", pela Professora Emília Araújo, "Arte Pública na Publicidade", pela professora Madalena Oliveira, e "A Responsabilidade Cultural do Jornalismo", pela professora Madalena Oliveira.
A mostra, patente na sala de exposições da Casa Museu de Monção/UM, pode ser vista até 13 de julho, no seguinte horário: de segunda a sábado das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.
Municipio de Monção
|
|
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|