www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

FÓRUM DO RIO MINHO, DE 22 A 30 DE JUNHO, NO AQUAMUSEU DO RIO MINHO

O Aquamuseu do Rio Minho vai acolher, de 22 a 30 de junho, o Fórum do Rio Minho, um espaço para divulgação e discussão em torno de temas relacionados com o rio Minho. O evento inclui exposições, conferências e atividades pedagógicas.

As exposições previstas são "Biodiversidade ibérica", uma mostra de fotografia da autoria de Segundo Grijalvo Bañuelos, fotógrafo da Natureza. É uma exposição dedicada, pelo autor, à memória de Félix Rodríguez de la Fuente, naturalista espanhol. A segunda exposição tem por título "Memórias para o futuro". Trata-se de uma exposição de fotografia e texto sobre pescadores do algerife do concelho de Vila Nova de Cerveira.

Relativamente às atividades pedagógicas, elas dirigem-se ao público em geral, no sentido de dar a conhecer a investigação em curso no rio Minho sobre os temas selecionados: corvo-marinho e peixes migradores.

Haverá também quatro conferências, sob o tema genérico "Barcos, Barcas e Ambiente". Serão espaços para discussão sobre o uso da água para transporte e lazer - navegabilidade e ambiente, aspectos históricos relacionados com o uso de barcos e barcas no rio Minho, projetos de navegabilidade anteriores ao século XX, valorização das embarcações tradicionais num contexto de transporte e lazer.

Terão lugar no dia 29 de junho, a partir das 10h00. A primeira intitula-se "Navegar é preciso…Ambiente não é preciso" e estará a cargo do diretor do Aquamuseu, Carlos Antunes.

José Luís Sobrado, do Centro de Estudos Chamoso Lamas, falará a seguir sobre "Navegabilidade local no rio Minho - barcas e barcos". Francisco Fumega, da Escola Superior Gallaecia, abordará "projetos históricos de navegabilidade do rio Minho".

A quarta conferência será "Manifesto para a libertação da Via da Água: Plataforma para o estatuto jurídico das embarcações históricas e tradicionais", e estará a cargo de Ivone Magalhães, da Associação Barcos do Norte.

Municipio de Vila Nova de Cerveira


FÉRIAS DE VERÃO NA BIBLIOTECA E AQUAMUSEU DO RIO MINHO

A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira e o Aquamuseu do Rio Minho prepararam programas especiais para as férias de Verão dos mais novos. Em qualquer dos casos é necessário proceder à inscrição, sendo que na Biblioteca as atividades começam já no próximo dia 17, enquanto no Aquamuseu só terão início a 9 de julho.

De 17 a 21 de junho, a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira leva a efeito um programa especial para as férias de Verão. As atividades previstas incluem a Hora do Conto, oficinas de origami e expressão plástica.

O programa destina-se a crianças entre os cinco e os nove anos e vai decorrer entre as 14h30 e as 16h00. A participação é gratuita. Para mais informações e realização das inscrições deve ser contatada a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do telefone 251 708 024 ou do endereço biblioteca@cm-vncerveira.pt

Também o Aquamuseu do Rio Minho irá proporcionar, entre os dias 9 e 12 de julho, das 14h30 às 17h30, uma série de atividades pedagógicas para crianças dos 7 aos 13 anos. O desafio é "tornarem-se" cientistas, de maneira a descobrir alguns dos segredos da água e dos seus habitantes.

Durante esses dias as crianças irão montar um aquário, realizar análises físico-químicas da água, observar ao microscópio amostras de água e viajar pelo estuário do rio Minho de forma a observar a sua biodiversidade e identificar alguns dos seus problemas e ameaças.

Para mais informações e inscrições nestas atividades deverá ser contatado o Aquamuseu do Rio Minho, através do telefone 251708026 ou do endereço de e-mail: aquamuseu@cm-vncerveira.pt

Municipio de Vila Nova de Cerveira



Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais