www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Remo

Inaugurado bar ("Stroke") do ferry-boat

"Stroke" (remada em inglês) é o nome do renovado bar de apoio ao cais de atracação do ferry-boat inaugurado este Sábado em Caminha, cujo "senhorio" é o Sporting Club Caminhense, a quem a Câmara de Caminha concedeu o usufruto das rendas deste espaço junto ao rio Minho.

Além do nome condizer com o mundo do remo, o seu interior não destoa do ambiente desportivo em que se insere, levando a que o próprio clube tivesse cedido (provisoriamente) um Shell/4 com timoneiro em madeira antigo, com os respectivos remos, o qual se encontra suspenso do tecto do bar, constituindo um toque de bom gosto e apreço pela modalidade rainha do concelho de Caminha.

SCC colaborou

A propósito, Eduardo Gonçalves, presidente da direcção do SCC, manifestou o seu interesse em "colaborar com material" (barco e remos) no equipamento do bar, servindo assim para a "divulgação" de uma modalidade, formulando votos para que venha a ter "outras valências".

Eduardo Gonçalves manifestou ainda o seu contentamento por "contribuir para a revitalização" do bar e esplanada, cujo inquilino mereceu elogios pela proposta de arrendamento apresentada ao clube e a quem desejou sucesso no negócio.

Criar uma "maior dinâmica"

Neste contexto, Flamiano Martins, vereador com o pelouro do desporto, presente na abertura do bar - cujo horário de funcionamento aponta até às duas horas da madrugada -, prometeu uma "melhoria" para esta área, através do alargamento do espaço de estacionamento, incluindo o aproveitamento de parte do actual parque de viaturas do clube, de modo a reforçar o aparcamento na vila.

O edil salientou ser propósito do executivo criar uma maior "dinâmica" neste extremo da travessia do ferry-boat e, simultaneamente, apoiar o clube, daí resultando a aprovação de um protocolo que permite ao SCC usufruir das rendas do aluguer.

Flamiano Martins apreciou a decoração introduzida nesta unidade de restauração e desafiou o empresário a apostar em "petiscos do rio e do mar", dando como exemplos as solhas secas e outros peixes como a tainha e o mujo, tendo este aceitado a sugestão.

A propósito, anunciou que entre o final de Julho e princípios de Agosto, em Seixas, será organizada uma "festinha" envolvendo os pescadores, dedicada ao peixe branco fumado.

Restaurante da sede vai abrir

Na próxima semana, o Sporting Club Caminhense deverá ver resolvido um problema que tinha em mãos, relacionado com o restaurante-bar da sede encerrado há meses.


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais