www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

CÚSTODIA PEREIRA EX ALUNA DA ETAP DO CURSO DE ARTES GRÁFICAS VOLTA À ESCOLA…

O "Regresso às raízes…", Custódia Pereira, uma Empresária de sucesso na área das Indústrias Criativas e Proprietária da Foto Mota-Fotografia Custódia Pereira, voltou à Escola…para promover um Workshop e assim testemunhar todo o seu percurso pela ETAP-Escola Profissional, assim como proporcionar aos nossos alunos uma visão do que pode ser o seu futuro…

Decorreu assim no passado dia 23 de Maio na ETAP Escola Profissional Viana do Castelo, um Workshop destinado ao curso de Técnico de Artes Gráficas, este Worshop abordou todas as fases da preparação de um Book Fotográfico, ou seja, desde o registo fotográfico, passando pela fase de tratamento de imagem e terminando com a realização do catálogo. Uma experiência verdadeiramente enriquecedora, sendo extremamente motivante para os alunos, atingindo os objetivos de aprofundar e questionar temáticas específicas da área de formação que frequentam.

Orientador Educativo
Valdemar Porto


Técnicos Gestão da ETAP
Escola Profissional (Viana do Castelo) visitam Alemanha e França

Em maio passado, a turma Técnico de Gestão 12º ano, da ETAP - Escola Profissional (Viana do Castelo), realizou uma visita de estudo pelas terras da Alemanha e França.

Esta visita foi possível graças ao enorme empenho, proatividade, criatividade, espírito de união e trabalho de equipa que esta turma demonstrou na conceção e realização de um conjunto de atividades com vista à concretização deste projeto.

Freiburg im Breisgau, a pacata e histórica cidade onde a turma se alojou, não só está carregada de cultura e história, como contém uma determinada magia épica que emana uma cultura de encontro entre o Homem e o Ambiente, a indústria e o comércio, a agricultura e o turismo, a política e a vida intelectual.

Cheia de juventude e dinamismo, a cidade é um prolongamento da própria natureza, um resultado da evolução harmoniosa entre a natureza e a vida urbana.

Mas o fascínio dos alunos, bem como a alegria e o entusiasmo com que viveram esta aventura, não se prendeu apenas com a beleza e o verde que parecia cobrir a cidade, mas também com aquilo a que chamamos globalização. Num único espaço, alemães, portugueses, italianos, franceses, … puderam trocar experiências, partilhar culturas, aprender outras línguas, descobrir diferentes modos de viver, … contribuindo para o desenvolvimento de um espírito de interação e de convivência com os outros.

A turma teve a oportunidade de conhecer a parte histórica e administrativa da cidade, ao sabor da descoberta da Rathaus (Câmara Municipal), a histórica Catedral da Arquidiocese de Freiburg, a produção vitivinícola da região, a sua associação comercial… tudo com o paladar de uma outra cultura de um outro povo, no embalo das lendas e tradições da cidade da Floresta Negra, ao sabor da história do pensamento iluminista.

Visitar o estádio do SC Freiburg que, na próxima época, marcará presença na Liga Europa. Fazer o percurso que os funcionários, jogadores, dirigentes fazem num clube de futebol profissional. Apreciar a forma como se gere um clube desta dimensão caracterizado por ter um estádio amigo do ambiente foi, sem dúvida, uma experiência única para quem está habituado a assistir ao fenómeno desportivo à distância da televisão, jornais, rádio ou sentado na bancada do estádio.

Já em França, testemunhou-se o sofrimento daqueles que viveram e morreram no campo de concentração de Natzwiller-Struthoff.

Cada passo dado dentro deste campo, onde milhares de pessoas sofreram numa agonia diária, aumentava a melancolia e o desejo de que tal guerra nunca tivesse acontecido e que não volte a acontecer.

Depois desta visita foi dado um passo em frente na História da Europa, a nossa turma visitou o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu, símbolos da liberdade, da paz, da solidariedade entre os povos europeus.

O projecto europeu , na sua fundação, pretendeu afastar as guerras da Europa e promover o desenvolvimento e a cooperação entre os povos. Esta visita marcou muito o grupo pois, num mesmo dia, teve duas visões distintas da Europa: a velha, de cheiro a morte e a medo; e a nova, renascida dos escombros, sedenta de paz e liberdade que ainda procura construir-se por entre as dificuldades económicas, financeiras e sociais que agitam o mundo globalizado.

Terminada a visita, regressamos cheios de alegria mas, ao mesmo tempo, com uma certa nostalgia por tudo ter terminado e sempre com o desejo ardente de um dia voltar.

Cláudia Lima
(Aluna do 12º ano de Técnico de Gestão)


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais