|
DIA EUROPEU SEM CUECAS
1 DE JUNHO DE 2013 (sábado)
UMA INICIATIVA DO COMERCIO TRADICIONAL
EM VIANA DO CASTELO
A Casa Universal, pelo terceiro ano consecutivo vai mais uma vez comemorar o " DIA EUROPEU SEM CUECAS " .
No sábado dia 1 de Junho de 2013, poderá comprar umas CUECAS NOVAS e deverá usá-las só no dia 2 de Junho, mas não se deve esquecer que no dia 1 de Junho deve andar sem CUECAS, e terá um resto de ano com Muita Sorte e nisso teremos de acreditar todos com Muita Fé.
As nossas CUECAS para Homens e Senhoras, Rapazes e Raparigas, são a preços anti-crise impostos pela TROIKA.
Vem visitar este estabelecimento, situado na Zona Histórica da cidade de Viana do Castelo, na Rua Sacadura Cabral nº 13 a 19, perto da Praça de República e da Sé Catedral, numa mescla decorativa do rústico e artigos de vestuário modernos á disposição de todos os clientes de todas as idades. Uma casa com 77 anos de vida mas sempre actual.
São acções como esta ou semelhantes que levam o Comércio Tradicional a sobreviver, naturalmente que é difícil mas todos unidos iremos conseguir.
EDUARDO TEIXEIRA QUER PARQUE PARA AUTOCARAVANAS E PARQUE AQUÁTICO EM VIANA

O deputado e candidato à Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo PSD, Eduardo Teixeira, apresentou, durante esta semana um conjunto de propostas e desafios à administração da INATEL, tendo formalizado um memorando de intenções com o objetivo de "impulsionar o turismo social e sénior, a cultura e o desporto de qualidade no concelho", disse o social democrata.
A criação de um parque para autocaravanas, uma infra estrutura de apoio para os quantos que visitam não só o concelho de Viana como toda a região do Alto Minho, com internet acessível em toda a área do parque, bar, Wc para pessoas com deficiência de mobilidade, com condições de despejo das cassetes do Wc, entre muitas outras valências, bem como, a construção de um parque aquático no Espaço da Saudosa Piscina na INATEL e a recuperação do circuito de manutenção (atletismo) foram apenas alguns dos desafios lançados conscientemente por Eduardo Teixeira, com contrapartidas a proporcionar pela Camara Municipal e candidatura a fundos comunitários.
O autocaravanismo é um movimento de expressão europeia em crescente expansão, com uma indiscutível relevância económica, social e cultural para o desenvolvimento da região.
Os parques para autocaravanas são infra estruturas básicas de apoio ao turismo itinerante e de promoção do desenvolvimento regional sustentável. São também um instrumento de ordenamento urbano dos locais mais procurados pelos autocaravanistas.
"O Parque do INATEL no Cabedelo, vila de Darque, tem uma área privativa de grande dimensão de 28 hectares, parcialmente ocupada pelo Parque de Campismo, com acesso direto para a praia, perto do centro da cidade, e com excelentes condições naturais para a construção de um parque para autocaravanas e para um parque aquático", e que "o Município deve estimular e comparticipar a sua existência criando no futuro uma parceria, dado se tratar de uma infraestrutura pública", sublinhou.
Referiu ainda, que estas ideias são importantes para o turismo e população da nossa região, farão toda a diferença num concelho que terá no futuro de se afirmar num setor tão estratégico da economia, que sirva para a criação de novas (ou recuperação das existentes) valências e infraestruturas que criaram emprego e atraíram mais visitantes a Viana do Castelo.
II PASSEIO BTT E CAMINHADA PELA ÍRIS COM MAIS DE 200 PARTICIPANTES

No passado dia 26 de Maio, a freguesia de Outeiro acolheu, pelo segundo ano consecutivo, um passeio BTT e uma caminhada em favor da Íris Inclusiva.
A iniciativa, organizada por aquela Associação, pela VianaCycles e pelo Centro Desportivo e Cultural de Outeiro, contou ainda com o apoio de diversas entidades e juntou mais de 200 pessoas que desde as 8h30 começaram a concentrar-se junto ao Parque de Merendas de Vilares. A actividade prolongou-se com um animado almoço em que o garrano marcou a principal presença e terminou com uma enérgica aula de Zumba Fitness com o Prof. David Miranda.
Viana no coração do Portuguese Surf Film Festival

No Sábado, 25 de Maio, o Surf Clube de Viana (SCV) apresentou no CAR Surf um programa de actividades em colaboração com o Portuguese Surf Film Festival (PSFF). As duas entidades uniram esforços na apresentação de uma Mostra dos filmes vencedores da 1ª edição do festival, que ocorreu no Verão passado na Ericeira.
O PSFF caracteriza-se por ser um festival com preocupações ambientais e com uma forte componente de responsabilidade social. As acções paralelas à exibição de filmes de surf, reflectem o principio de educação e sensibilização ambiental, que também nesta Mostra de Viana não faltou.
Um dia cheio, que começou com uma aula de surf e bodyboard e continuou ainda durante a manhã com uma limpeza da Praia do Cabedelo, à qual se juntou um grupo de cerca de 30 jovens das Guias de Viana do Castelo. Esta acção não deixou de surpreender as jovens, com a quantidade de lixo que recolheram em menos de uma hora, apenas nas dunas da praia. Sacos de plástico, esferovite, papel, latas de comida, garrafas, entre outros, foram os suspeitos do costume.
Todo o lixo foi guardado para uma acção futura de reutilização destes resíduos para elaboração de peças artísticas. Seguiu-se um momento de reflexão, sob coordenação de Eduardo Martins e de José Maio Moreira. Foi realçada a importância de se manterem as praias limpas, sob perigo destes resíduos irem para o mar e entrarem na nossa cadeia alimentar.
A seguir ao almoço, o mesmo grupo de jovens focou-se em torno das imediações do CAR para uma acção de reflorestação e identificação das espécies vegetais, de modo a ser feita uma remoção das infestantes. Outra acção com sucesso e forte impacto nos participantes.
A 1ª sessão de cinema decorreu com entusiasmo daqueles que se deslocaram ao CAR para ver os filmes, nesta sessão principalmente uma camada mais jovem, dados os filmes em questão. O filme Doze, que havia ganho na categoria de "melhor filme português", foi recebido com bastante entusiasmo e resultou como ponto de partida para o debate que se seguiu, moderado por João Zamith, com a ilustre participação de Pedro Martins de Lima, presidente honorário do PSFF e pai do surf português, e que partilhou com os presentes como se apaixonou pelo surf em 1946.
Este debate contou também com a participação da directora do Festival, Susana Andrade, e de Filipa Fernandes, atleta do SCV e vencedora do Luso Galaico 2013. Já com a presença dos pais em sala, esta sessão termina com a atribuição de um sorteio de um fato de surf, oferecido pela BoardCulture Viana e que deixou a contemplada de sorriso na boca e com a promessa de se iniciar no surf.
Os visitantes da sessão da noite foram recebidos de tapete vermelho e com honras de verem os filmes vencedores nas categorias de "sustentabilidade", Last Paradise, e "melhor filme de surf", Finnsurf. Entre os dois filmes, o Surf Clube de Viana apresentou publicamente, em estreia absoluta, os vídeos que fizeram o resumo do evento Luso Galaico, decorrido na semana anterior. De acrescentar ainda a visita do Vice-Presidente da Câmara, Vítor Lemos, que entregou em mãos aos organizadores do PSFF algumas lembranças, nomeadamente um livro sobre as praias de Viana do Castelo e uma bandeira da cidade.
Foram ainda atribuídos prémios de participação, cortesia do Projecto Bacalhau, uma iniciativa de Cláudio Gil da Póvoa do Varzim, que recicla tecidos usados em sacos para pranchas de surf, com excelentes acabamentos e que são obras de arte autênticas e com uma identidade muito portuguesa.
A organização do festival manifestou o enorme agrado pela forma como foram recebidos pela cidade de Viana e pelo modo estruturado como o Surf Clube de Viana organizou as actividades do dia. O balanço final é extremamente positivo e a organização do PSFF revelou o desejo de voltarem.
Delegação Socialista visita Estaleiros Navais de Viana do Castelo
Uma delegação de deputados socialistas visita os Estaleiros Navais de Viana do Castelo no próximo dia 3 de junho para obter informações sobre o plano de reestruturação e o relançamento da atividade na sequência da interpelação que dirigiram à Comissão Europeia sobre a situação da empresa.
A delegação é composta pela líder dos socialistas portugueses no Parlamento Europeu, Edite Estrela, o deputado membro da comissão de Indústria do PE, Correia de Campos, e o deputado eleito por Viana do Castelo à Assembleia da República, Jorge Fão. A agenda da visita (v. anexo) inclui encontros com o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, com a administração da empresa e com a comissão de trabalhadores.
Os eurodeputados socialistas têm acompanhado com preocupação a situação da empresa. Ainda recentemente Edite Estrela, Vital Moreira, Capoulas Santos, Elisa Ferreira, Correia de Campos, Luís Paulo Alves e Ana Gomes interpelaram o executivo comunitário sobre a resposta que o Governo Português deu à Comissão Europeia no âmbito do processo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Numa pergunta escrita enviada ao executivo comunitário e de que esperam resposta, os deputados do PS referem que a Comissão Europeia, na sequência do processo de avaliação da conformidade das medidas com as regras da UE, solicitou ao Estado Português a apresentação de observações e a prestação de todas as informações relevantes. Os socialistas sublinham ainda que a Comissão Europeia enviou uma carta ao Estado, convidando-o a apresentar, no prazo de um mês, todas os esclarecimentos que contribuam para uma apreciação final da compatibilidade destes auxílios estatais com as regras comunitárias que permitem auxílios de emergência ou à reestruturação. Caso contrário, o auxílio concedido poderá ser considerado ilegal e a empresa obrigada a devolver 181 milhões de euros.
Os eurodeputados do PS pretendem saber se a Comissão já recebeu do Estado Português a justificação da natureza da intervenção pública nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, no âmbito dos auxílios de emergência e de reestruturação concedidos a empresas em dificuldade. Os socialistas no PE pedem ainda que a Comissão Europeia clarifique quais os desenvolvimentos previstos neste processo já que o governo de Passos Coelho, depois de pretender a privatização da empresa, propõe agora subconcessionar terrenos e infraestruturas, ameaçando a atividade da empresa e levando ao seu encerramento.
Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu

|