www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Presidente da Câmara reuniu com Ministra do Fomento de Espanha

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Presidente do Eixo Atlântico, José Maria Costa, reuniu hoje com a Ministra do Fomento espanhola, Ana Pastor, a convite da Confederação de Empresários de Pontevedra. Na reunião, foram analisados vários temas de interesse para a euro-região, com destaque para as decisões da última Cimeira Ibérica.

O encontro serviu para abordar vários temas da cooperação entre Portugal e a Galiza, com especial incidência no acordo celebrado no âmbito da última Cimeira Ibérica entre os governos de Espanha e Portugal. A interoperabilidade do pagamento do sistema de portagens, a modernização da Linha do Minho entre Porto e Vigo até 2016 e outros acordos de âmbito económico.

De sublinhar que o Presidente da Câmara, José Maria Costa, tem desenvolvido intensos contatos com o governo português e espanhol para melhorar a mobilidade da euro-região e para direcionar e priorizar investimentos dos dois países para a euro-região Norte de Portugal Galiza.

Municipio de Viana do Castelo


Viana do Castelo no Forum do Mar

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, na qualidade de presidente do GAC Alto Minho, participou na sessão de apresentação pública da economia do Mar no Alto Minho no Fórum do Mar, que decorre na Exponor. Na sessão, o autarca falou das dinâmicas em cursos no âmbito do Centro de Mar.

Em Viana do Castelo, e em curso estão diversos equipamentos, nomeadamente o Centro de Remo, de Canoagem e Vela, que integram o projeto Centro de Mar, aprovado no âmbito dos Pólos de Competitividade e Tecnologia e "Outros Clusters" pelo COMPETE e integra-se no Eixo Prioritário II - Valorização Económica de Recursos Específicos do Programa Operacional da Região Norte.

O Centro de Remo visa a recuperação e ampliação das instalações da antiga "fábrica das boinas", que prevê, no imediato, um total de 75 utilizadores, sendo 70 atletas e 5 técnicos/monitores. A ampliação permite criar condições para guardar embarcações e para a instalação do tanque de aprendizagem e da sala de aquecimento-ergómetros e está praticamente pronta.

O Centro de Vela implica a construção de um novo edifício para 82 atletas federados (57 masculinos e 25 femininos), a que acrescem 27 praticantes da vela/recreação e 6 técnicos (4 masculinos e 2 femininos). Este novo equipamento permite, também, criar condições para a necessária guarda das embarcações e outras valências indispensáveis à modalidade.

O Centro de Canoagem vai responder às necessidades funcionais/programáticas de utilização do equipamento para com 40 atletas federados, a que acrescem 600 praticantes da canoagem/recreação, um grupo de Desporto Escolar e 8 técnicos. Este novo equipamento fica localizado em Darque, na área do Plano de Pormenor da Margem Sul do Rio Lima.

O "Centro de Mar" integra-se como projeto âncora no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar e assume-se como uma aposta, de entre o conjunto de operações que o constituem, no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma "cidade da náutica do atlântico".

O Centro de Mar constitui-se, assim, como um pólo agregador da náutica e do turismo náutico através da articulação em rede de um conjunto de atividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio; a expansão e qualificação de instalações náuticas em cooperação com os clubes desportivos; o turismo náutico e a valorização de um conjunto de elementos patrimoniais e ambientais, potenciadores da criação de novas atividades relacionadas com a valorização do "Mar" e de novas competências, nomeadamente na área dos serviços à náutica.

Municipio de Viana do Castelo


Executivo visitou investimento em Darque

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o vereador do Desporto, Vitor Lemos, estiveram na freguesia de Darque para visitar diversos investimentos em curso, nomeadamente o Centro de Canoagem e o Parque de Atividades Económicas (feira de Darque).

O Centro de Canoagem, que se encontra em obras, vai responder às necessidades funcionais e programáticas de utilização do equipamento para com 40 atletas federados, a que acrescem 600 praticantes da canoagem e recreação, um grupo de Desporto Escolar e oito técnicos. Este novo equipamento fica localizado na área do Plano de Pormenor da Margem Sul do Rio Lima e integra o projeto Centro de Mar, que se assume como uma aposta no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma "cidade da náutica do atlântico".

A visita integrou ainda uma passagem pelo Parque de Atividades Económicas de Darque, que está a nascer junto à EN13. O investimento, orçado em cerca de 700 mil euros, permite criar um espaço polivalente que irá albergar a feira, mas também eventos e atividades económicas diversas. O novo espaço poderá albergar feiras, eventos de promoção de produtos regionais, circos, feiras de automóveis, etc.

Ao todo são cerca de 10 mil metros quadrados num terreno já adquirido pela Câmara Municipal que incluem 107 lugares para feirantes mas também espaços de apoio como sanitários, espaço de acolhimento de eventos e estacionamento de apoio.

Municipio de Viana do Castelo


Câmara Municipal comemora Dia Mundial da Criança

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, à semelhança dos anos anteriores, vai assinalar o Dia Mundial da Criança na próxima segunda-feira, dia 03 de Junho, no jardim da marina. Trata-se de um conjunto diversificado de atividades lúdicas destinadas a todas as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.

As atividades, que decorrem entre as 09:00 e as 12:00, integram várias entidades como a ESPROMINHO, ETAP, Casinha do Teatro, Clubes Náuticos, Hospital da Prelada, PSP, Vianacycles, Libargel, entre outros, e ainda das operadoras dos transportes escolares do concelho (Auto Viação Minho, AVIC e OVNITUR).

Assim, e para além de insufláveis, animação com mascotes e ofertas, estará patente uma exposição de materiais e jogos de treino de surf, remo, natação e vela, e vão decorrer cursos de fotografia e artes gráficas, pinturas faciais, jogos tradicionais, dramatizações de contos, animação variada a cargo da Biblioteca Municipal, uma pista de prevenção rodoviária da PSP, corridas de bicicletas, jogos e pintura livres e ainda a exposição de trabalhos dos alunos que participaram nos projetos "Do Mar à Escola" e "o Mar perto de Ti".

Está também agendada uma prova de Orientação de Precisão organizada pelo DAHP - Desporto Adaptado do Hospital da Prelada, com o apoio técnico e logístico do GD4C - Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos.

Municipio de Viana do Castelo


Projeto Maratona Saudável para os "Mini-Maratonistas" com Manuela Machado

Câmara Municipal leva atletismo às escolas do ensino básico

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover o projeto Maratona Saudável para os Mini-Maratonistas junto dos cerca de 3150 alunos das escolas do ensino básico do concelho. Trata-se de uma iniciativa que conta com a participação de Manuela Machado, cujo contributo e feitos alcançados na modalidade servem de motivação para os mais novos.

O projeto, que avançou este ano letivo como projeto-piloto envolvendo mais de oitocentas crianças, será levado a cabo no próximo ano letivo e tem como princípio a construção, através das imagens que o aluno interioriza dos feitos da Manuela Machado, da motivação e interação dos alunos com a Manuela Machado e os seus resultados alcançados como atleta.

Assim, pretende-se mostrar às crianças do Ensino Básico a importância do atletismo com o recurso de diversas atividades, conhecidas e sugeridas pelos alunos e que envolvam a corrida. Todos participam e, no final, decorre um momento de conversa e reflexão sobre a aula com Manuela Machado, onde se faz compreender que foi praticado atletismo, uma vez que correr era um dos movimentos básicos.

Com esta primeira fase do processo ensino-aprendizagem da modalidade, utilizando as formas básicas de correr, saltar, lançar e arremessar e que estão presentes em quase todas as modalidades desportivas, inicia-se a construção conjunta das aulas.

O conjunto de atividades/projetos a desenvolver com as escolas, serão realizados, num primeiro momento em contexto escolar e, posteriormente, na própria pista Municipal de Atletismo Manuela Machado, onde os alunos terão a oportunidade de correr, saltar, lançar e arremessar num espaço cuja prática serve os atletas de Alta Competição, dando como exemplo Manuela Machado.

Com a iniciativa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende fomentar a importância da prática de desporto na saúde e na qualidade de vida da população e ciente que os estilos de vida saudáveis devem ser promovidos desde a infância. Este projeto tem como objetivo sensibilizar as crianças para a prática regular de desporto através do exemplo de sucesso da atleta vianense, uma das melhores atletas da maratona portuguesa, Manuela Machado.

Municipio de Viana do Castelo


Presidente da Câmara vê garantidos serviços dos correios nas freguesias do concelho

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, reuniu hoje com a administração dos CTT, numa audiência pedida pelo autarca na sequência de alertas de que estaria em causa o encerramento das estações situadas em Barroselas, Vila Nova de Anha, Lanheses e Darque. Na reunião, o autarca viu garantida a manutenção dos serviços prestados nos postos e vai agora reunir com os presidentes de junta para acertar a instalação dos mesmos.

No final da reunião, ficaram garantidos os serviços de correio em postos nas freguesias de Lanheses, Vila Nova de Anha e Darque, mantendo todas as funções, com exceção dos sistemas financeiros. Em Barroselas, o atual edifício vai manter os seus serviços normais.

O autarca mostra-se, por isso, satisfeito por estarem garantidos os serviços de proximidade à população, pelo que vai agora reunir com os presidentes de junta de Darque, Lanheses e Vila Nova de Anha para analisar a instalação e modo de funcionamento destes postos, estando garantido depois um contato da parte da Administração da empresa para acertar os detalhes da instalação dos serviços.

Municipio de Viana do Castelo


Neves Futebol Clube comemorou 75 anos de existência

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e os vereadores Vitor Lemos e Luís Nobre estiveram nas Neves para assinalar os 75 anos de existência do Neves Futebol Clube. Na sessão, José Maria Costa elogiou o trabalho desenvolvido pelo clube na formação e no desporto e lembrou os recentes investimentos nos equipamentos desportivos.

Numa sessão que contou com a presença do presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, da Comissão Administrativa do Neves, dos presidentes de junta de Vila de Punhe e Mujães, populares e atletas, foi descerrada uma placa comemorativa junto ao campo de futebol com um alto revelo do emblema do clube e efetuado o hasteamento das bandeiras.

A iniciativa integrou ainda uma sessão solene onde foi apresentado o livro "Neves Futebol Clube - 75 anos pelo Desporto e pela Cultura Memórias Breves" do padre Alípio Torres e apresentado por Rocha Neves. Na sua intervenção, José Maria Costa elogiou o trabalho desenvolvido por todos ao longo dos 75 anos em prol da coletividade e com as provas que têm propiciado a Viana do Castelo.

O autarca salientou ainda o incansável trabalho que os dirigentes associativos desenvolvem nas diferentes associações e clubes e que fazem um autêntico trabalho de serviço público em prol do desporto e da formação dos jovens. José Maria Costa lembrou ainda, a propósito, que, em 2013, o Neves Futebol Clube ficará dotado de melhores condições de infraestruturas, nomeadamente com piso sintético, o que corresponde a um antigo sonho dos seus dirigentes, técnicos e atletas.

Municipio de Viana do Castelo


Câmara Municipal aprova constituição de equipa de sapadores florestais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, um protocolo com a Associação Florestal do Lima (que abrange áreas do território das freguesias de Monserrate, Santa Maria Maior, Areosa, Carreço, Afife, Freixieiro de Soutelo, Outeiro, Perre, Santa Marta de Portuzelo, Meadela, Serreleis e Cardielos, do concelho de Viana do Castelo, e Âncora, do concelho de Caminha) para a constituição de uma equipa de sapadores florestais com o objetivo de promover a defesa da floresta contra incêndios.

Esta equipa vai exercer funções de prevenção de incêndios florestais, através de ações de silvicultura preventiva, vigilância das áreas, apoio ao combate de incêndios florestais e às subsequentes operações de rescaldo e sensibilização do público e tem vindo a ser assegurada pela AFL através de um protocolo de colaboração. Para garantir a continuidade da equipa de sapadores florestais, foram atribuídos 27.500 euros para a constituição da equipa.

A autarquia aprovou também um protocolo de Cooperação com as Juntas de freguesia que integram a Zona de Intervenção Florestal da Serra de Santa Luzia e a AFL para desenvolver uma parceria para a execução da candidatura aprovada no âmbito do PRODER, com o objetivo de promover a defesa da floresta contra incêndios e na qual se encontram previstas ações para a execução de Mosaicos de Parcelas de Gestão de Combustíveis.

Para tal, foi aprovada a atribuição à Associação Florestal do Lima o montante de dez mil euros em 2013, como parte da comparticipação privada para comparticipar a parte não financiada do projeto.

Municipio de Viana do Castelo


Câmara Municipal aprova novos apoios sociais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou ontem, em reunião de executivo, um conjunto de apoios sociais diversos no valor global de mais de 46 mil euros. Trata-se de apoios à recuperação de habitações no âmbito da Medida 4 do Programa de Apoio às Organizações de Solidariedade e um apoio pontual à junta de freguesia de Montaria e à delegação da Cruz Vermelha Portuguesa.

A Medida 4 do Programa de Apoio às Organizações de Solidariedade, que permitiu apoiar já a recuperação de 43 habitações e investir mais de duzentos mil euros no apoio à realização de obras desde 2009, permite ações pontuais de resposta social através da comparticipação financeira em obras de reparação ou beneficiação de habitações degradadas pertencentes a agregados familiares comprovadamente carenciados.

Os apoios ontem aprovados em reunião de Câmara destinam-se a beneficiação de habitações em Castelo de Neiva, Freixieiro de Soutelo, Vila de Punhe, Perre e Meadela e estão orçados em mais de 27 mil euros.

O executivo aprovou também apoios pontuais a duas entidades: à Junta de Freguesia da Montaria para adquirir uma carrinha de nove lugares usada para transportar um maior número de idosos para o Centro de Convívio que a Paróquia tem em funcionamento na antiga residência paroquia, no valor de quatro mil euros; e à Delegação de Viana do Castelo da Cruz Vermelha Portuguesa para aquisição de uma nova ambulância em virtude de ter ocorrido, recentemente, um acidente que inutilizou uma anterior viatura, no valor de 15 mil euros.

Municipio de Viana do Castelo


Agenda do Mar na programação do próximo QREN

A CCDR-N, em parceria com a CIM Alto Minho e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, promoveu um atelier sobre os recursos do mar e economia do mar, onde participaram entidades ligadas à investigação, empresas, associações de pescadores e municípios. Na sessão, ficou clara a intenção de incluir, no próximo período de programação do QREN, uma agenda do mar com diversas áreas a privilegiar.

O atelier visava o estabelecimento de relações de articulação entre engenharias aplicadas, recursos do mar e atividades económicas que os valorizem como a construção naval, a produção de energia e offshore, turismo náutico, biocombustíveis ou aquacultura.

Na sessão, conduzida pelo presidente da CCDR-N, Carlos Neves, foi efetuada uma reflexão sobre as áreas que devem integrar esta agenda do mar, nomeadamente no que toca ao setor da construção marítima, com a construção e reparação naval mas também a instalação de plataformas offshore e de energias renováveis.

Outra das áreas defendidas foi a dos recursos marinhos das pescas, mediante a utilização de recursos offshore e também a biotecnologia marinha. Defendido foi também o incentivo à investigação e plataformas de utilização de energias renováveis e aquacultura e, por último, o setor do conhecimento e da cultura do mar, onde foram realçados os desportos náuticos e a náutica de recreio, onde se integra o Centro de Mar de Viana do Castelo, bem como atividades educativas do mar e de valorização do património costeiro.

Na sessão, José Maria Costa, identificou como áreas prioritárias a valorização e apoio a atividades piscatórias, o reforço do Centro de Mar e desportos náuticos, bem como a construção naval, valorizando o conhecimento dos Estaleiros Navais para apoiar o setor da construção e reparação naval nas fileiras associadas às novas tecnologias e novas energias do mar.

Municipio de Viana do Castelo

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais