|
Corpo de Deus/Festa da Coca
Dia 2 de junho, domingo:
15h00 – Cortejo Etnográfico das Freguesias
Centro Histórico
17h00 – Eucaristia e Procissão Solene do Corpo de Deus
Centro Histórico
19h00 – Tradicional Combate entre S. Jorge e a Coca
Campo do Souto
REDE DE GÁS NATURAL EM MONÇÃO

Alargamento da rede de gás natural no país abrange 27 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Bragança e Vila Real. Investimento global, no valor de 85 milhões de euros, engloba o concelho de Monção.
O governo acaba de abrir concurso público para a atribuição de 26 licenças de distribuição local de gás natural em 27 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Bragança e Vila Real. Este investimento, no valor de 85 milhões de euros, engloba o concelho de Monção.
Publicado no Diário da República, o alargamento da rede de gás natural aos concelhos do interior permitirá uma cobertura entre 70 a 80 por cento dos municípios da região norte, garantindo o acesso a essa energia a perto de 280 mil consumidores.
Além de constituir uma fonte de energia mais limpa, este investimento em quatro distritos da região norte, lançado na Semana da Energia, tenderá a dinamizar as economias locais através da criação das respetivas infraestruturas e possibilitará algumas vantagens competitivas.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Monção, José Emílio Moreira, "os benefícios deste investimento vão sentir-se nos particulares mas também no sector empresarial que passa a contar com mais um instrumento de atratividade".
Em declarações à Agência Lusa, o Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, referiu que dentro de "dois anos, no máximo" os habitantes e empresários dos 27 concelhos abrangidos neste investimento já poderão beneficiar de gás natural.
Municipio de Monção
"ERA UMA VEZ….O RIO MINHO"

Entrega de prémios do concurso de escrita criativa, destinado a todos os patamares de ensino, decorre no dia 1 de junho, sábado, pelas 21h00, na Casa do Curro. Iniciativa, englobada no programa da Festa do Corpo de Deus, teve como finalidade mexer com a imaginação e criatividade dos alunos, incutindo-lhes o gosto pela escrita e leitura.
A Câmara Municipal de Monção, em parceria com as bibliotecas escolares e o patrocínio do Banco Popular, promoveu o concurso de escrita criativa "Era uma vez…o Rio Minho", destinando-se a todos os alunos do concelho desde o 3º até ao 12º ano. A entrega dos prémios decorre no dia 1 de junho, sábado, pelas 21h00, na Casa do Curro.
No primeiro escalão, 3º e 4º anos do 1º ciclo, os vencedores foram João Miguel Taveira Gomes, EB1 de Monção, (1º lugar), Diogo Oliveira Faria, EB1 de Mazedo, (2º lugar), e Gonçalo Manuel Gonçalves Afonso, EB1 de Mazedo, (3º lugar). O júri distinguiu ainda com menções honrosas Joana Pereira de Castro, EB1 de Monção, Vítor Branco Caldas, EB1 de Mazedo, e Maria Esteves Salgado, EB1 de Monção.
No segundo, 5º e 6º anos do 2º ciclo, foram distinguidos Joana Patrícia Rodrigues Gonçalves, EBI de Tangil, (1º lugar), Daniela Vieito Velho, EB 2.3 de Monção, (2º lugar), e Ubirajara Daniel Parente Cupeiro Frade, EB 2.3 de Monção, (3º lugar). Menções honrosas atribuídas a Henrique Cerqueira Cruz e Vânia Pombo Araújo, ambos da EB 2.3 de Monção.
No escalão seguinte, para alunos do 7º, 8º e 9º anos do 3º ciclo, o primeiro lugar foi atribuído a Nicolas Ferreira da Cunha, EBI de Tangil, o segundo a Mariana de Sousa Esteves, EBI de Tangil, e o terceiro a Mariana Dias Rodrigues, EBI de Tangil. Distinguidos ainda os alunos Diogo Fernandes Rodrigues, EBI de Tangil, e Paula Alexandra Santos, EB 2.3 de Monção.
Por fim, no quarto escalão, destinado a alunos dos 10º, 11º, 12º anos do ensino secundário e profissional, a primeira escolha recaiu em Cecília Costa Araújo, seguindo-se Jéssica Micaela Pereira Teixeira e Daniela Cunha Rodrigues. Os três alunos pertencem à Escola Profissional de Monção.
Municipio de Monção
NOVO MEMORIAL AOS COMBATENTES MONÇANENSES MORTOS NA GUERRA DO ULTRAMAR

Cerimónia, que decorreu no passado domingo, 26 de maio, na Praça Deu-la-Deu Martins, inseriu-se no programa comemorativo do 78º aniversário do Núcleo de Monção da Liga dos Combatentes.
O núcleo de Monção da Liga dos Combatentes celebrou, no passado domingo, 26 de maio, a passagem do 78º aniversário com um conjunto variado de iniciativas que decorreram no período da manhã e visaram assinalar com honra e dignidade aquela data comemorativa.
Do programa preparado pelo núcleo local, simples e carregado de simbolismo, destacou-se a colocação de um novo memorial em honra dos combatentes do concelho de Monção mortos na Guerra do Ultramar entre 1961 e 1975. Nele constam os nomes dos 13 monçanenses falecidos nos ramos do exército e força aérea.
O monumento, executado à base de granito e localizado na Praça Deu-la-Deu, é da autoria do artista monçanenses Ricardo de Campos, substituindo o anterior (em cobre) que havia sido inaugurado em 2008 e furtado em setembro do último ano.
O presidente da Câmara Municipal de Monção, José Emílio Moreira, sublinhou "o sentimento de gratidão" que o país deve a "todos os portugueses que lutaram e pereceram na Guerra do Ultramar", lembrando que "tiveram de deixar a família, a profissão ou os estudos para defender a pátria".
O autarca adiantou que esta homenagem procurou "cimentar valores que não podem desaparecer" e "perpetuar aquele período na memória das gerações mais novas". "Não devemos esquecer o que se passou e a melhor forma de fazê-lo é continuar a lembrá-lo" acentuou José Emílio Moreira,
A comemoração englobou ainda a entrega de Testemunhos de Apreço aos sócios com mais de 25 anos de filiação e Imposição de medalhas comemorativas das Forças Armadas Portuguesas, no auditório da Casa do Curro. Pelas 11h30, realizou-se uma missa solene na Igreja Matriz.
Municipio de Monção
|