www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

"O Lobo no Alto Minho" - Associação de Conservação do habitat do Lobo Ibérico realizou colóquio no CMIT de Arcos de Valdevez

Associação pretende realizar sessões de sensibilização em todos os concelhos onde a presença do lobo é significativa, com o objetivo de informar a população em geral sobre a situação do animal na região e esclarecer os vários aspetos relacionados com a política de conservação do lobo Ibérico em Portugal.

Em Portugal há cerca de 300 lobos distribuídos por 63 alcateias

O tiro furtivo e o tiro em batida continuam a ser as principais causas da morte da espécie.

Decorreu esta quarta-feira (29 de Maio) no Centro Municipal de Informação e Turismo de Arcos de Valdevez o colóquio "O Lobo no Alto Minho", organizado pela ACHLI - Associação de Conservação do habitat do Lobo Ibérico, com o apoio do município arcuense.

A região do Alto Minho representa uma das principais áreas de distribuição do lobo Ibérico em Portugal, e, porque a relação lobo/Homem é complexa e coloca vários desafios na gestão de conflitos e conciliação dos interesses das populações locais com a conservação desta espécie protegida, a ACHLI achou por bem realizar um colóquio para informar a população em geral sobre a situação do lobo na região e esclarecer os vários aspetos relacionados com a política de conservação do lobo Ibérico em Portugal.

A sessão de abertura desta sessão ficou a cargo do Dr. José Miguel Oliveira, membro da direção da ACHLI, que referiu a importância da realização destas sessões no âmbito do esclarecimento às populações afetadas pela coexistência com o Lobo, avançando também que é intenção da Associação realizar colóquios noutros concelhos onde a presença deste animal, em vias de extinção, é significativa; e de Hélder Barros, vice-presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, o qual referiu a importância de se preservar o lobo, mas também o facto de ser necessário dar a devida atenção aos prejuízos causados por ele, afirmando ser necessário promover debates e soluções para melhorar a relação entre o ser-humano e os animais selvagens, bem como arranjar formas de apaziguamento para os constantes prejuízos provocados por estes predadores de topo, nos rebanhos de gado, principal fonte de subsistência de muitas populações serranas.

Nesta sessão foram abordadas as razões do conflito Homem/Lobo, como por exemplo, os prejuízos provocados aos pastores, e a componente cultural que envolve o lobo, nomeadamente o património etnográfico; as representações da figura do lobo em monumentos, as estórias e as lendas; os ditos e adágios populares com a figura do animal; a utilização de partes do corpo do lobo na medicina tradicional, bem como os projetos que se encontram a ser desenvolvidos no âmbito da monitorização dos movimentos das alcateias e dos lobos, de toda a riqueza que envolve a espécie (o lobo é uma espécie-chave do nosso ecossistema; encontra-se no topo da cadeia alimentar; tem valor económico; contribui para a sustentabilidade da densidade biológica das diferentes espécies; tem valor cientifico, ética e riqueza cultural), os estudos que estão a ser realizados no terreno e a política de conservação do lobo em Portugal.

As comunicações estiveram a cargo de Francisco Álvares, CIBIO-Universidade do Porto, Helena Rio maior, CIBIO-Universidade do Porto; Gonçalo Brotas, ACHLI, e José Paulo Pires, ICNF, e a moderação a cargo de Jorge Miranda, ARDAL.

Municipio de Arcos de Valdevez


Conselho Municipal de Educação, reuniu na Escola Básica de Arcos de Valdevez

Decorreu no passado dia 27 de Maio, na Escola Básica de Arcos de Valdevez, a reunião do Conselho Municipal de Educação, que contou com a presença do Presidente da Câmara municipal, Francisco de Araújo, e representantes de diversos organismos e entidades locais.

Dos diversos pontos da ordem de trabalho, destacaram-se a apresentação e emissão de parecer sobre o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2013/2014, a apresentação e aprovação dos escalões para o pré-escolar, entre outros assuntos de interesse.

Relativamente ao plano de transportes escolares, foi referido que o mesmo contará com um total de 69 circuitos, dos quais 20 são circuitos de carreira pública e 49 são circuitos especiais, tendo um total de alunos a transportar de 1232.

À semelhança dos anos anteriores foram aprovados seis escalões para as crianças que frequentam a componente de apoio à família nos jardins-de-infância, sendo que a título de exemplo, uma criança que se situe no escalão mais baixo (1) e necessite de todos os serviços, irá pagar 7,92€, em contrapartida, uma criança situada no escalão mais elevado (6) e que necessite dos mesmos serviços pagará 63,14€.

Foram ainda abordadas questões relacionadas com a fusão da Escola de Távora e a sua integração no Agrupamento de Escolas de Valdevez, bem como, analisada a proposta do Ministério da Educação relativamente ao encerramento do Jardim-de-Infância de Paçô e a deslocação do Jardim-de-Infância de Soajo para a Escola Básica da mesma freguesia.

Francisco de Araújo fez saber que a Autarquia não comunga da mesma posição do Ministério, tendo já enviado àquele organismo o seu parecer.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Valdevez, partilham da mesma posição da Autarquia, pois apesar de concordarem com a deslocação dos alunos do pré-escolar de Soajo para a Escola Básica, entendem que seriam necessárias grandes obras de remodelação da escola.

Municipio de Arcos de Valdevez


Presidente da Câmara recebeu alunos Universitários da Roménia

Esta segunda-feira, 27 de Maio, o Presidente da Câmara Municipal, Francisco de Araújo, recebeu nos Paços do Concelho um grupo de 5 alunos Universitários oriundos da Roménia (Brasov) que vieram a Arcos de Valdevez, enquadrados num projeto de parceria entre a Epralima e a S_Concept Consulting e a ACIAB, consignado no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

O autarca deu as boas-vindas ao grupo, desejando-lhes uma ótima estadia, e fez uma breve apresentação do concelho, nomeadamente em relação a aspetos históricos, turísticos e culturais.

O principal objetivo desta parceria é fomentar uma amostra sobre as principais características que retratam o tecido socioeducativo e económico da região do Vale do Lima nas áreas de conhecimento dos participantes (ciências económicas e contabilidade).

Municipio de Arcos de Valdevez

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais