www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

1.º Passeio Equestre
ADASPACO - Dadores de Sangue de Paredes de Coura
19 de Maio de 2013

Programa
10:00 Concentração no parque da Capela de Nossa Senhora da Lapa, na freguesia de Resende. Pequeno-almoço.
13:30 Almoço na Casa do Dador, sede social da ADASPACO.

Inscrições:
Pequeno-almoço e almoço - 15 gotas
Almoço - 12,5 gotas

Inscrições até 17 de Maio


FESTA DA FAMÍLIA 2013

Dia 19 de Maio - 14.30 horas
Santuário de Nossa Senhora da Pena - Mozelos - Paredes de Coura

Oferta de porco no espeto
Bar da responsabilidade da Confraria
Animação com concertinas

Organização: ACRDM

Apoio: IPDJ

E.C.


Fim-de-Semana Gastronómico realiza-se nos próximos dias 10,11 e 12

TRIBUTO À TRUTA DO RIO COURA

A truta do rio Coura é o prato típico do "Fim-de-Semana Gastronómico", que a Câmara Municipal de Paredes de Coura, em parceria com a Entidade Regional de Turismo e Norte de Portugal, promovem nos próximos dias 10, 11 e 12 em 10 restaurantes locais. O certame será regado com animação a preceito: folclore, fado, rusgas de concertinas, encontro de bombos, convívio de pesca, percursos pedestres, a que se junta, este ano, a apresentação oficial da Fanfarra Sénior.

O dia de estreia (10) traz ao Largo Visconde de Mozelos, fronteiro ao edifício dos Paços do concelho, pelas 22 horas, um espetáculo popular de fado "Os Marialvas de Lisboa", no qual participarão vários artistas consagrados da noite lisboeta.

Bem cedo, como é tradição, entre as 08 horas e as 12 dos dias 11 e 12, decorrerá, nas margens do Rio Coura, na praia do Taboão, o Convívio Lúdico-Desportivo de Pesca, evento muito apreciado pelos amantes das lides piscatórias.

Paralelamente, o Largo Visconde de Mozelos apresenta, nos dias 11 e 12, a "Mostra de Sabores das Terras de Coura", com venda de produtos tradicionais. A broa caseira, os enchidos, as compotas, os biscoitos de milho e a doçaria tradicional piscarão o olho aos visitantes.

Durante a tarde do dia 11, há dois motivos de interesse: o "VI Encontro de Tocadores de Bombos", a partir das 14 horas, e a apresentação pública da "Fanfarra Sénior de Paredes de Coura", uma organização conjunta da Câmara Municipal e das Instituições de Solidariedade Social do concelho.

À noite, pelas 21 horas e 30, realiza-se o "I Encontro de Rusgas um Território com Alma", organizado pela Associação Cultural de Paredes de Coura.

No domingo (dia 12), os amantes das bicicletas e das caminhadas podem ocupar a manhã com um passeio pelas encantadoras paisagens courenses.

Durante a tarde, à semelhança das anteriores edições, o certame encerra com o "Encontro de Folclore". Participam, no evento, o Grupo Etnográfico de Paredes de Coura (anfitrião) e os Ranchos Folclóricos do Centro Cultural, Social e Recreativo Arelhense (Óbidos); da Casa do Povo de Arões (Fafe) e Grupo de Baile Cotogrande (Vigo).

Municipio de Paredes de Coura



Em Paredes de Coura, idosos dão música à população

MUNICÍPIO E IPSS´S LANÇAM FANFARRA SÉNIOR

Presença habitual nas festas e romarias, a Câmara Municipal de Paredes de Coura, em parceria com as instituições de solidariedade social do concelho, vai lançar, no próximo dia 11 de maio, pelas 15 horas, no Largo Visconde de Mozelos, a Fanfarra Sénior, inserida na programação do "Fim-de-Semana Gastronómico".

Trata-se de uma actividade de animação cultural, desenvolvido no âmbito da iniciativa "Movimento Alegre", que visa recriar a antiga e emblemática Fanfarra de Paredes de Coura, criada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, na década de 70 do séc. XX..

Esta iniciativa contou com o árduo trabalho de 85 idosos, 15 técnicos, das instituições de solidariedade social e do município, e alguns elementos da extinta fanfarra dos "Soldados da Paz". Ao longo de vários meses os movimentos e coreografias, as sonoridades e as indumentárias inspiraram o labor e o entusiasmo de todos os participantes.

A população da terceira-idade revisita, assim, as suas memórias, e apresenta-se perante o olhar do público com renovadas sonoridades, que, em tempos mais recuados, animaram sucessivas festividades courenses.

Simultaneamente, os elementos do grupo encontram razões afetivas para se relacionarem com a comunidade, um dos propósitos subjacentes à filosofia do "Movimento Alegre" que ao longo dos últimos anos tem animado os diversos grupos de idosos, numa iniciativa conjunta do Município de Paredes de Coura e IPSS's do concelho.

Municipio de Paredes de Coura

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais