
EXPOSIÇÃO
 O SABOR DO MEL |
|
SPORTING CLUB CAMINHENSE ASSINALOU 75 ANOS DE VIDA
RECEBEU ELOGIOS, PRENDAS E MUITO ÂNIMO PARA PROSSEGUIR
As Bodas de Diamante do Sporting Club Caminhense foram pretexto para a exaltação de um passado repleto de êxitos desportivos e de afirmação num porvir que se auspicia capaz de superar o muito quanto remadores, técnicos, directores e associados já conquistaram.
 |
Sem margem de dúvidas, o maior Clube de Remo do país, teve a comprová-lo, a presença do ministro da Juventude e Desporto e a entrega da Medalha de Mérito Desportivo concedida pelo governo (deveras aplaudida), no decorrer do almoço de confraternização que reuniu um conjunto de individualidades que no presente, ou ao longo da história do SCC, |
deram o seu contributo generoso a tão prestigiada agremiação desportiva.
As cerimónias tiveram lugar uma semana depois da data oficial da fundação do Clube, de modo a evitar que coincidissem com o final da campanha para as eleições autárquicas, revestindo-se de diversos actos.
O hastear da bandeira na sede social do Sporting Club Caminhense, perante a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Caminha, foi o primeiro deles, seguindo-se um Porto de Honra e a visita à Sala de Troféus, cada vez mais exígua perante o avolumar de títulos. Foi pretexto para que alguns antigos atletas e dirigentes revivessem algumas das façanhas desportivas mais intrincadas (e por tal motivo, mais apetecíveis), junto das taças para cuja conquista contribuíram.
MEDALHA E LIVRO
No auditório do Museu Municipal, teve lugar a apresentação da medalha comemorativa dos 75 anos (da autoria do artista lanhelense, Rui Fernandes) e um livro que reflecte alguns "aspectos da sua história" e "pessoas que dele fizeram e fazem parte", como se pode ler no preâmbulo. |
 |
 |
Sem se debruçar sobre o rigor cronológico (um trabalho a elaborar um dia) de uma colectividade que pretende "renovar o espírito bairrista"(...)"apanágio dos Caminhenses", como escreve na sua mensagem, José Pedro Fernandes, presidente da Direcção do Clube, esta obra reflecte alguns dos momentos mais salientes da sua vida social e desportiva, destacando os presidentes dos diferentes corpos gerentes, atletas campeões |
nacionais, títulos conquistados em cada embarcação e diversas fotografias, pecando neste particular, pela omissão do remo feminino, recordando-se que numa das salas da sede, existe uma com as cinco primeiras remadoras dos primórdios da modalidade em Caminha.
-E logo numa altura em que uma mulher vai presidir pela primeira vez a um município do Alto Minho. |
 |
Num hotel de Caminha, decorreram os actos oficiais a cargo de diversos oradores, todos tecendo encómios ao Sporting Club Caminhense.
 |
O destaque vai para a presença fugaz do ministro da Juventude e do Desporto, José Lelo e das prendas oferecidas pela Câmara Municipal de Caminha ao Clube (3 mil contos e um estandarte com as armas de Caminha e os símbolos da Caminhense), sem esquecer o seu patrocínio na edição do livro, cuja coordenação esteve a cargo do vereador Augusto Sá, à frente de uma equipa de quatro colaboradores. |
ELOGIO AOS CAROLAS
João Ferreira, presidente da Assembleia Geral, o primeiro orador, não se cansou de destacar que "todas as obras, quando bem pensadas, a tudo resistem", num referência a uma "história de dedicação e sacrifício, alegrias a bastantes tristezas, esperanças e desilusões, de muitos êxitos e poucos fracassos". |
 |
Seguidamente, aludiu aos dirigentes ("verdadeiros carolas") e atletas que "com todo o entusiasmo, foram escrevendo, página a página, o historial do Clube", a quem endereçou palavras de "gratidão", com o pensamento naqueles que "já partiram" e, igualmente, "verdadeiros pilares da história desta colectividade".
Num plano mais actual, João Ferreira salientou o apoio "nunca regateado pela população de Caminha", destacando, de igual forma, a abertura sempre demonstrada pelo actual presidente da câmara e vereador com o pelouro do desporto, contribuindo para que "ressurgissem os êxitos desportivos", pelo que apelidou de "justíssima homenagem" aquela que os dois autarcas seriam alvo no decorrer do almoço.
"PALAVRAS SÁBIAS"
Seguiu-se a intervenção do ministro José Lello, elogiando as palavras proferidas pelo presidente da assembleia geral, dirigidas a um desporto "que é rei em Caminha". |
 |
Como é apanágio nestas circunstâncias, o ministro não deixou de saudar quem ao longo de 75 anos consolidou e ampliou o sucesso desportivo do Sporting Club Caminhense, lembrando que o desporto "não e só futebol, nem o périplo Lisboa-Porto e arredores", sendo prova disso a modalidade que os caminhenses souberam acarinhar ao longo de décadas.
Antigos Presidentes Presentes nas Cerimónias
"Aqui, na periferia, cá ao norte, neste norte profundo, venho transmitir esta minha satisfação por me encontrar no seio de uma colectividade que privilegia esta modalidade", assim resumiu o ministro do Desporto o seu discurso elogioso para com uma prática desportiva que "projecta Caminha no todo nacional e internacional -até um campeão do mundo aqui tem", mercê da capacidade de "criar um nível de excelência de competitividade com tal projecção internacional".
"UM DESPORTO PARA O EXTERIOR"
 |
José Lello transmitiu aos remadores e remadoras do SCC a sua gratidão pela vontade demonstrada em arrostar com as dificuldades inerentes a um desporto de "exterior", numa época em que se pretende transmitir uma ideia de privilégio para com o designado desporto "indoor". |
Não esqueceu também a resistência que estes atletas têm de opor, de modo a evitar os apelos aos "comportamentos desviantes" existentes na actualidade, pelo que louvou o papel "integrador da juventude revelado pelo Sporting Club Caminhense" neste campo.
313 TÍTULOS NACIONAIS
Todos estes factores pesaram para que o governo viesse a conceder a Medalha de Mérito Desportivo ao Sporting Club Caminhense, entregue na ocasião pelo ministro ao presidente do Clube, acto deveras saudado pelos presentes. |
 |
Já sem a presença do governante, coube a vez a Valdemar Patrício enaltecer o historial do Clube, dando ênfase ao livro editado sob o patrocínio do próprio município, nele se relatando algumas das suas vivências mais significativas, pondo em realce o desapego e o voluntarismo incutido pelos seus responsáveis, base do apoio em que a vereação sempre se alicerçou ao tomar deliberações que tivessem ido ao encontro das solicitações apresentadas pelos dirigentes.
Tendo como base de orientação da sua intervenção, a publicação acabada de ser divulgada e os remadores que comungaram deste acto de homenagem aos 75 anos do SCC, Valdemar Patrício mostrou confiança quanto ao seu advir, dada a "qualidade humana e profissional de todos quantos constituem hoje o Clube".
"HOMENAGEM IMERECIDA"
Constando da programação das comemorações do septuagésimo quinto aniversário do Caminhense duas homenagens ao próprio presidente da edilidade e vereador do desporto, Valdemar Patrício considerou-as "imerecidas, pois nós não fizemos mais do que a nossa obrigação, para tal fomos eleitos e escolhidos para trabalhar pelo concelho de Caminha, pelas suas gentes e instituições".
O autarca exemplificou esse apoio, quando há algum tempo atrás, "alguma coisa falhava, e esse algo não eram propriamente os atletas, os dirigentes, mas sim as condições materiais e de competição exigíveis nos dias de hoje".
"ESFORÇO VALEU A PENA"
"Percebendo e aceitando o desafio, combatemo-lo e ganhámo-lo", referiu o presidente da edilidade, através dos recursos (escassos) da autarquia e do próprio governo, colocando ao dispor dos remadores o material/equipamento mais moderno, "mais desejado", voltando a guindar o SCC ao topo do remo português.
PRENDAS
 |
De modo a manter a coerência entre o que "digo e o que faço", acrescentou Patrício, fez entrega ao presidente do SCC de duas prendas, constituindo num cheque de 3 mil contos e num novo estandarte -incluindo o brasão do Município de Caminha- que o representará nas cerimónias oficiais. |
Seguiram-se uma série de ofertas por parte de diversas entidades convidadas, designadamente, a Associação de Remo de Viana do Castelo, Núcleo de Caminha do Sporting Club de Portugal, Junta de Freguesia de Caminha, Federação Basca e Real Clube Fluvial Portuense -o único clube nacional presente, expressando o quão honrado se sentia por comungar deste aniversário.
Fernando Estima, presidente da Federação Portuguesa de Remo, foi o último orador, expressando o "reconhecimento" ("visível nas emoções de muitos dos presentes") desta estrutura nacional da modalidade para com um clube que contribuiu com inúmeros atletas nas representações dos seleccionados portugueses, enaltecendo ainda a dedicação voluntária dos seus dirigentes, sem a qual pouco se conseguiria, em termos de prática e resultados desportivos.
Ex-Olímpicos presentes
MINISTRO DO DESPORTO NÃO QUER DELEGAÇÕES ALARGADAS AOS JOGOS OLÍMPICOS

Esgotado já um ano do ciclo olímpico que desembocará em Atenas 2004, as perspectivas não são animadoras para a maioria das modalidades ditas amadoras, com aspirações a garantirem presença nessa importante competição.
A Federação Portuguesa de Remo aguarda a celebração do respectivo protocolo com o ministério do Desporto definindo os apoios indispensáveis à consecução de tal objectivo.
Segundo José Lello, ministro da Juventude e do Desporto, presente na cerimónia das comemorações dos 75 anos do Sporting Club Caminhense, tudo corre com normalidade, tendo sido criada uma comissão de avaliação das possibilidades de obtenção de medalhas nesses Jogos, por parte de cada modalidade -o que aconteceu apenas há dois meses, segundo apurámos- e só nessa base é que se poderá partir para apoios estatais.
Rebatendo as queixas e protestos das diferentes federações, perante a indefinição dos contratos-programa que suportam as actividades regulares de cada uma, bem como os apoios à alta competição, José Lello centrou a sua argumentação neste último ponto, salientando a preocupação em orientar bem os dinheiros públicos, de modo a evitar "deslocações desnecessárias de delegações olímpicas", cujos resultados desportivos deixam muito a desejar.
Segundo este governante, apenas deverá contar com apoios quem tiver possibilidades de lutar por medalhas em Atenas.
Esta não é a visão da maioria das federações, crendo que a organização do Europeu de Futebol em Portugal, em 2004, condicionará todas as outras modalidades, derivado aos gastos com a construção de estádios.
|
Campeonato de Futsal Feminino Jogos anteriores
Resultados da 8ª Jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo de Futsal Feminino:
1 / 8 G.C.R. LAVRADORES DO PAÇO DO LIMA - C. P.FREIXO
3 / 2 ACADEMICO C. VIANA - C.S.P. MOREIRA
1 / 0 A.R.A RIBA ÂNCORA - A.C.D. CARVOEIRO
0 / 1 GRUPO D. CASTANHEIRA - J.F. DEÃO
Adiado 19/01/02 CLUBE F. NOGUEIRENSE - C.S.P. ALVARÃES
A classificação é a seguinte:
1º Casa Povo de Freixo com 22 pontos
2º Académico C. Viana com 21 pontos
3º A.R.A. Riba Âncora com 16 pontos
4º C.F. Nogueirense com 13 pontos menos 1 jogo
5º A.C.D. Carvoeiro com 12 pontos
6º J.F. Deão com 10 pontos
7º C.S.P. Moreira com 8 pontos
8º C.S.P. Alvarães com 6 pontos menos 1 jogo
9º Grupo D. Castanheira com 4 pontos
10º G.C.R. Lavradores do Paço do Lima com 0 pontos
Próximo Jogo
5-01-02 21H00 |
Casa do Povo do freixo |
ARA Riba d'Âncora |
|
Campeonato Distrital da 1ª Divisão Séniores
Jogo Anterior
| 30-12-01 |
CAMINHA 1 |
SOUTELENSE 2 |
Classificação: Caminha 9ºlugar com 16 pontos
Próximos Jogos
| 6-1-02 |
NOGUEIRENSE |
CAMINHA |
|
Campeonato Distrital de Iniciados
Jogos anteriores
| 30-12-01 |
VILA FRIA 1 |
CAMINHA 8 |
| 30-12-01 |
ANCORENSE 0 |
VALENCIANO 1 |
Classificação: Caminha 3º lugar com 18 pontos / Ancorense 9º lugar com 7 pontos
Próximos Jogos
|
Campeonato Distrital de Júniores
Jogos anteriores
| 29-12-01 |
CERVEIRA 0 |
ANCORENSE 0 |
| 29-12-01 |
CAMINHA 0 |
VIANENSE 6 |
Classificação: Ancorense 2º Lugar com 17 pontos,
Caminha 6º Lugar com 10 pontos
Próximos Jogos
| 15-12-01 |
ANCORENSE |
MONÇÃO |
|
|
Campeonato Distrital de Juvenis
Jogo anterior
| 30-12-01 |
MELGACENSE |
ÂNCORA PRAIA |
Classificação: Ancora Praia 1º lugar com 14 pontos
Próximo Jogo
| 13-1-02 |
ÂNCORA PRAIA |
OS TORREENSES |
|
Campeonato Distrital de Infantis
Jogo anterior
| 29-12-01 |
ÂNCORA PRAIA 4 |
TÁVORA 5 |
Classificação: Âncora Praia 6º Lugar com 12 pontos
Próximo Jogo
| 5-01-02 |
QUINTA DA OLIVEIRA |
ÂNCORA PRAIA |
|
|
. |
RESULTADOS DE HOQUEI PATINS |
|
|
CAMPEONATO REGIONAL DE INFANTIS
Jogo Anterior
| 8-12-01 |
VALENÇA 5 |
SEIXAS HC 1 |
| 9-12-01 |
EDV 3 |
SEIXAS HC 1 |
Próximos Jogos
| 6-01-02 |
SEIXAS HC |
FAMALICENSE |
|
|
CAMPEONATO REGIONAL DE INICIADOS
Jogo Anterior
| 8-12-01 |
VALENÇA 1 |
SEIXAS HC 1 |
| 9-12-01 |
EDV 3 |
SEIXAS HC 3 |
Próximos Jogos
| 6-01-02 |
SEIXAS HC |
FAMALICENSE |
|
|
TAÇA DO MINHO JUVENIS SERIE A
Jogos Anteriores
| 15-12-01 17H |
SEIXAS HC 5 |
FAFE 3 |
|
|
TAÇA DO MINHO JUNIORES SERIE A
Jogo Anterior
| 15-12-01 |
SEIXAS HC 5 |
BRAGA 6 |
Classsificação final 3º lugar
|
|
CAMPEONATO NACIONAL 3ª DIVISÃO
Jogo Anterior
| 15-12-01 |
SOBREIRA 4 |
SEIXAS HC 5 |
Ao fim da 1ª volta, seguem em 1º lugar, com 5 pontos de avanço sobre o Hóquei de Fão.
Próximos Jogos
| 22-12-01 |
SEIXAS HC |
TAIPENSE |
|
|
AMBIENTE
ANIMAÇÃO
CULTURA
DESPORTO
DISTRITO
EDUCAÇÃO
EMPRESAS
FREGUESIAS
GALIZA
JUSTIÇA
ÓBITOS
PESCAS
POLÍTICA
ROTEIRO
TRIBUNA
TURISMO
SAÚDE
SUCESSOS
| |