Presidente da Câmara com comunidade emigrante de Toronto, no Canadá

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, juntamente com a Junta de Freguesia de Castelo de Neiva e o grupo de amigos de Castelo de Neiva residentes em Toronto, participou num conjunto de iniciativas naquela cidade canadiana para promover Viana do Castelo.
A viagem começou com um evento de angariação de fundos para apoiar financeiramente a instalação de um monumento e arranjo urbanístico da autoria do escultor Salvador Vieira em homenagem às gentes desta freguesia piscatória.
Na visita, o Presidente da Câmara aproveitou ainda para estabelecer contactos com o ministro da região de Ontário, responsável pela Cidadania e da Emigração e também com a vereadora Ana Bailão, da Câmara de Toronto, onde foram abordados assuntos do interesse da comunidade portuguesa residente em Ontário e foram avaliadas possibilidades de cooperação nos domínios culturais e empresariais.
O Presidente da Câmara manteve ainda reuniões com mais de vinte empresários da região, onde foram apresentadas oportunidades de investimento em Viana do Castelo bem como as grandes apostas da cidade, nomeadamente no domínio dos produtos locais, no turismo, e na economia do mar.
José Maria Costa ainda esteve em reunião com as associações culturais portuguesas de Toronto, aproveitando para conhecer melhor o inestimável trabalho destas associações na promoção da língua e da cultura portuguesas. Nesta reunião, surgiram ainda algumas ideias de cooperação entre o Município vianense e as associações culturais portuguesas na divulgação e promoção do folclore e dos trajes de Viana do Castelo, bem como da participação destes agrupamentos em futuras iniciativas no concelho de Viana do Castelo.
O autarca visitou ainda o Museu dos Pioneiros, tendo sido acompanhado pelo seu responsável, José Mário dos Santos, co-fundador da Galeria dos Pioneiros Portugueses e autor de várias publicações e um grande investigador das histórias de emigração de portugueses no Canadá.
José Maria Costa manteve ainda contactos com os meios de comunicação social de Toronto, onde aproveitou para divulgar Viana do Castelo.
Informação Município de Viana do Castelo
|
A comemoração da Páscoa em Viana do Castelo, iniciada no passado dia 25 de Março, com o cortejo da "Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, na cidade Humana", prolonga-se até ao dia 9 de Abril, com o habitual programa religioso, destacando-se a Procissão do Senhor dos Passos no dia 1, a representação da "Última Ceia" no dia 4, a visita às Capelas e Igrejas no dia 5, a Via-Sacra na cidade no dia 6, a "Mesa dos 3 Abades" - Encontro das Cruzes, nas Neves, no dia 9. Para além do programa religioso, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito do programa "Páscoa Doce", promove o Fim-de-semana Gastronómico, até ao dia 1, a Festa do Doce e do Vinho, até ao dia 9, Literatura a Copo no dia 3 e o concerto da Banda de Gaiteiros da Fundação Maestro José Pedro, no dia 7. Consultar programa específico.
De 3/04 a 15/07 - Livre Circulação "Obras da Colecção da Fundação de Serralves"
Livre Circulação é uma exposição que reúne obras de artistas fundamentais das últimas quatro décadas existentes na Colecção da Fundação de Serralves, redefinindo e cruzando os limites da experiência da arte e dos lugares onde ela é apresentada. O confronto individual nessa superação dos limites não diminui a acessibilidade a esse confronto que a exposição propiciará e que o seu título traduz. O conceito de circulação, com a sua inerente mobilidade de pontos de vista e de referências por parte do espectador, é explorado a partir de obras que utilizarão sobretudo a escultura, a pintura, o desenho e o vídeo como suporte. A inauguração decorrerá no dia 3 de Abril, pelas 18h00, com início na Santa Casa da Misericórdia. Outros locais que receberão esta Exposição serão: Museu de Artes Decorativas, Biblioteca Municipal, Casa dos Nichos e Igreja das Almas.
De 13/04 a 5/05 - "As Criadas"
O Centro Dramático de Viana do Castelo estreia a 13 de Abril, no Teatro Municipal Sá de Miranda, "As Criadas" de Jean Genet, que estará em cena até ao dia 5 de Maio, de Terça a Sábado, às 21h30. Com encenação de João Grosso, conta na interpretação com Ana Perfeito; Elisabete Pinto e Ricardo Simões.
"As Criadas", Solange e Clara, divertem-se a imitar e criticar a Senhora. As personagens vão fazendo teatro dentro do teatro, trocando de falas várias vezes, encenando e ensaiando a morte da Senhora, numa espantosa e inovadora configuração da agonia de uma classe social. Ao representarem a Senhora, as criadas experimentam a anulação da condição servil. Provocam diversas situações de sentido trágico e cómico, como se estivessem dentro de uma prisão, a prisão própria das criadas, a da submissão e do medo.
De 16 a 21/04 - 3ª Edição dos "Contornos da Palavra"
De 16 a 21 de Abril decorre em Viana do Castelo, a 3ª Edição dos Contornos da Palavra cujo programa, este ano, tem como tema central as "Expressões da Literatura". Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo que visa marcar um universo de reflexão em torno da palavra centrada em grandes temáticas da literatura, estimulando a literatura e a escrita a partir da partilha de uma reflexão construtiva e da necessidade de mais e melhores leitores. Contempla a dinamização de sessões nas escolas do concelho com a presença de diversos escritores, bem como Workshops sobre "As Artes visuais na Literatura" e "Escrita Criativa". Realizam-se ainda 2 painéis, às 21h30, na Biblioteca Municipal, no dia 17 "As Artes na Literatura" e no dia 20 "A literatura nas Artes". No dia 21 realiza-se o Encontro de Bibliotecas Escolares. Consultar programa específico.
|
 |
|
|