Jornal Digital Regional
Nº 573: 4/10 Fev 12
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Projectos do Centro de Mar em exposição até final de Fevereiro

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo tem patente, até final do mês de Fevereiro, os projectos do Centro de Mar de Viana, nomeadamente os equipamentos de remo, vela, canoagem e o Centro de Alto Rendimento de Surf. A mostra surge na sequência da assinatura dos contratos de financiamento que decorreu na semana passada e tem como objectivo dar a conhecer este amplo projecto.

Os contratos de financiamento para a criação dos postos náuticos de canoagem, remo e vela estão inseridos no projecto "Centro de Mar" e enquadram-se numa estratégia que aposta no desenvolvimento do turismo náutico em Viana do Castelo, inserida no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar e representam um investimento de seis milhões de Euros, apoiado pelo programa operacional em 4,2 milhões.

O co-financiamento permitirá, assim, a construção de dois novos equipamentos para os centros de vela e de canoagem, assim como a recuperação e ampliação das instalações da antiga "Fábrica das Boinas" para o centro de remo. Fica, igualmente, garantido o apoio para a aquisição de equipamentos necessários para o seu funcionamento.

Os três postos náuticos, que deverão entrar em funcionamento no segundo trimestre de 2013, destinam-se não só a atletas federados de clubes de Viana do Castelo, mas também terão capacidade para receber praticantes destes desportos numa vertente competitiva e turística.

Centro de Remo de Viana do Castelo

Este projecto visa a recuperação e ampliação das instalações da antiga "Fábrica das Boinas", de forma a responder às necessidades dos clubes. Servirá de imediato 70 atletas e terá capacidade para acolher praticantes de remo profissionais ou na vertente de turismo e lazer. Prevê-se que entre em funcionamento em Fevereiro de 2013.

Centro de Vela de Viana do Castelo

Este projecto inclui a construção de um novo edifício com dois pisos na frente ribeirinha que acolherá mais de 80 atletas federados do Clube de Vela de Viana do Castelo, assim como praticantes de vela numa vertente recreativa. Prevê-se que entre em funcionamento em Abril de 2013.

Centro de Canoagem de Viana do Castelo

Este projecto consiste na construção de um novo equipamento em Darque, na margem sul do rio Lima, que servirá 40 atletas federados e 600 praticantes na vertente de recreação. Prevê-se que entre em funcionamento em maio de 2013.


Viana do Castelo na Xantar

Viana do Castelo volta a marcar presença, entre hoje e domingo, no Xantar - Salão Galego de Gastronomia e Turismo de Ourense. Degustações, provas de vinhos, show cookings e actuações de grupos de Viana do Castelo fazem parte do programa da feira, na qual o município participa desde 2005 a convite da organização com um stand de divulgação turística.

Assim, Viana do Castelo apresenta-se no Recinto Ferial Expourense, na Galiza com um stand de divulgação turística do Município e um vasto programa que integra provas de vinhos em cada um dos dias, um show cooking de algas do restaurante O Augusto - Paradise, de Castelo do Neiva, e provas de vinho comentadas.

No domingo, 5 de Fevereiro, é o Dia de Viana do Castelo, com uma actuação da orquestra da Associação Musical de Vila Nova de Anha, seguida de visita à feira das individualidades, com prova de vinhos e degustação gastronómica do show cooking do Sr. Bife no stand de Viana do Castelo, um almoço, uma prova de vinhos comentada e um show cooking de Bacalhau pelo Restaurante O Pescador.

Recorde-se que a presença de Viana do Castelo na sua 13ª edição de Xantar tem como objectivo promover o turismo cultural, o turismo monumental e religioso, o turismo activo e desportivo, o ambiente rural e a qualidade do ambiente natural (a montanha, o rio e o mar), com especial destaque para a gastronomia e vinhos. A convite da Câmara Municipal estarão presentes alguns empresários e profissionais da restauração e hotelaria do concelho, que irão divulgar e promover os seus produtos e serviços, bem como realizar reuniões de trabalho com profissionais do sector turístico.


Presidente da Câmara visita cidade da Matola, Moçambique

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, desloca-se à Cidade da Matola, em Moçambique, para uma visita e para participar nas actividades do 40.º aniversário da cidade e para levar a cabo encontro com a comunidade local, no âmbito do acordo de cooperação assinado entre os dois municípios em 2006.

O vasto programa de comemoração integra inaugurações, sessões solenes e várias iniciativas culturais, sociais e desportivas, pelo que a intenção do Presidente da Câmara, que estará em Matola a partir de amanhã e até 05 de Fevereiro, é participar no fortalecimentos dos laços que estiveram na base do acordo assinado em 2006 para fomentar um "relacionamento de amizade e cooperação entre os municípios".

Matola é uma cidade capital da província de Maputo com uma área de 373 quilómetros quadrados. A sua população é, de acordo com o censo de 2007, de 672 508 habitantes, representando um aumento de 58,3% em relação ao censo de 1997. Devido ao seu dinamismo económico e demográfico, a Matola foi elevada à categoria em 2 de Outubro de 2007, estatuto que partilha com a Beira e Nampula.

Viana do Castelo está também geminada e tem relações internacionais com Cabedelo (Paraíba, Brasil), Igarassu (Pernambuco, Brasil), Hendaye e Pessac (França), Porto Seguro (Brasil), Itajai (Brasil), Lugo (Espanha), Lencaster (Reino Unido), Ziguinchor (Senegal), Cacheu (Guiné-Bissau), Aveiro, Matola (Moçambique), Alagoas (Brasil), Viana do Maranhão (Brasil) e com a Associação de Municípios da Ilha de Santo Antão (Cabo Verde).


Câmara Municipal transfere 1.1 milhões de euros
para as freguesias

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, e os representantes das quarenta freguesias do concelho assinaram ontem os quarenta protocolos de colaboração com o objectivo de financiar melhoramentos da iniciativa das freguesias. Ao todo, são mais de 1,1 milhões de euros que serão transferidos para a realização de obras de qualificação de espaços públicos e infra-estruturas.

Os protocolos assinados ontem têm por objectivo promover a gestão e conservação dos espaços públicos da freguesia, beneficiar infra-estruturas e equipamentos na área do centro cívico das freguesias e conservar a sinalização das freguesias. Em contrapartida, a Câmara Municipal transfere os valores, que ascendem aos 1.1 milhões de euros.

Na sua intervenção, José Maria Costa lembrou o esforço financeiro da autarquia que, desta forma, favorece a coesão entre as quarenta freguesias no concelho, lembrando que, mesmo com as dificuldades existentes e os constrangimentos orçamentais, é fundamental apoiar as freguesias, entidades mais próximas das populações.

Informação Município de Viana do Castelo

Agenda Cultural de Fevereiro 2011

De 3/02 a 4/03 - Exposição Prémio de Fotojornalismo 2011 Estação Imagem Mora

A realizar no r/chão dos Antigos Paços do Concelho, esta Exposição integra os trabalhos premiados na segunda edição do concurso do único prémio dedicado exclusivamente ao Fotojornalismo, em Portugal.

São admitidos a concurso os fotojornalistas de nacionalidade portuguesa - incluindo os residentes no estrangeiro, fotojornalistas estrangeiros residentes em Portugal, os fotojornalistas dos PALOP e os fotojornalistas estrangeiros residentes nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Para além do prémio principal - o Estação Imagem Mora, existem seis categorias - Notícias, Vida Quotidiana, Ambiente, Desporto, Arte e Espectáculos, e Série Retratos.
Org.: Câmara Municipal Viana do Castelo

____________

Dia 5/02 - Concerto para a Família pela Orquestra de Cordas EPMVC

Dia 5 de Fevereiro, pelas 11h00, o Teatro Municipal Sá de Miranda, vai abrir as suas portas para que crianças e jovens acompanhados pela família assistam ao primeiro concerto, de um Ciclo de Concertos para a Família, que a Fundação Átrio da Música - EPMVC e a Academia de Música de Viana do Castelo vão promover em 2012. Este concerto, apresentado pela Orquestra de Cordas EPMVC, sob direcção da Maestrina Ariana Dantas, tem como solista, na primeira obra, Francisco Ramos Martins (piano), jovem músico que iniciou os seus estudos musicais na AMVC e onde frequenta, em regime articulado com a Escola Secundária de Santa Maria Maior, o curso secundário de piano, contando a segunda parte com a participação dos instrumentistas, professores na EPMVC, Paulo Areias (oboé), João Ramos (clarinete), Lurdes Silva (fagote) e Bruno Rafael (trompa).

____________

Dia 21/02 - Corso Carnavalesco

A Câmara Municipal de Viana do Castelo incentiva e coordena a actividade de escolas, clubes, associações e grupos culturais para a realização do tradicional corso, para reposição e revitalização das tradições carnavalescas locais, sem renegar as marcas da actual vivência foliona das populações do concelho.

Desfilando pelas principais ruas da cidade, o Corso Carnavalesco conta com a participação de vários milhares de figurantes.

O Início do desfile, que percorrerá as principais ruas da cidade, está previsto para as 15h00, realizando-se no final do Corso o Baile de Foliões na Praça da Liberdade.

Consultar programa específico.
Organização: Câmara Municipal de Viana do Castelo

____________

Dias 23, 24, 28 e 29/02 - "A Girafa que comia estrelas"

O espectáculo, que será apresentado no Teatro Municipal Sá de Miranda, é baseado na obra do José Eduardo Agualusa e é apresentado pelo Grupo de Teatro MAO & Varazim Teatro, com encenação de Alexandre Vorontsov.

"A Girafa que Comia Estrelas" realça os temas apresentados na história do mesmo nome, levando à reflexão sobre questões ambientais e demonstrando a interdependência de todo um eco-sistema. Também se revela um texto iniciático por tratar temas como a morte, a perda e a ausência. Um espectáculo de temas pertinentes de hoje, destinado a cativar, formar e sensibilizar o público infantil, cidadãos do mundo e público de teatro de amanhã.

Espectáculo para escolas, com sessões às 10h30 e 14h30.

Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.