Jornal Digital Regional
Nº 573: 4/10 Fev 12
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Exposição "São Teotónio vai às Escolas"

Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença
"Esta exposição pretende dar a conhecer a mais ilustre figura valenciana, junto dos mais jovens, perpetuando a sua vida e obra"
A

exposição "São Teotónio vai às Escolas", percorrerá todas as escolas básicas valencianas, até 23 de Fevereiro, numa iniciativa da Câmara Municipal, no âmbito das comemorações dos 850 anos de São Teotónio.

Um conjunto de painéis retrata a vida e obra de São Teotónio, com especial enfoque para a infância em Valença, as suas passagens por Coimbra e Viseu, bem como as peregrinações à Terra Santa.

Esta exposição pretende dar a conhecer o mais ilustre dos valencianos - São Teotónio, primeiro santo português, nascido em Ganfei, em 1082. Fundador e primeiro Prior do Mosteiro, da Santa Cruz de Coimbra, amigo, conselheiro e confessor do rei D. Afonso Henriques que foi canonizado pelo Papa Alexandre III. Para a igreja cristã é o padroeiro dos cristãos escravizados, por ter lutado contra a escravidão, como atestam os seus feitos ao ter libertado e alimentado 1000 homens, mulheres e crianças moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques. São Teotónio é, ainda, o padroeiro das dioceses de Coimbra, Viseu e Viana do Castelo. O culto foi espalhado, pelo mundo, pelos agostinianos e celebra-se a 18 de Fevereiro.

Calendário da Exposição:
Escola Básica 1º Ciclo de Fontoura - 30 e 31.01
Escola Básica 1º Ciclo de S. Pedro da Torre - 01 e 02.02
Escola Básica 1º Ciclo de Gandra - 03.02
Centro Escolar de Cerdal - 06 e 07.02
Centro Escolar de Friestas - 08 e 09.02
Escola Básica 1º Ciclo de Arão - 10 a 13.02
Centro Escolar de Valença - 14 e 15.02
Junta de Freguesia de Ganfei - 16 a 23.02


Valença Recolhe Papel Para Troca Por Alimentos

A Câmara Municipal de Valença promove a campanha Papel por Alimentos que decorrerá em Fevereiro e Março no concelho em associação com o Banco Alimentar Contra a Fome . Uma campanha inédita de recolhe de papel para ser trocado por alimentos.

Em Valença os pontos de recolha estão instalados nos edifícios municipais, Juntas de Freguesia, Agrupamento Muralhas do Minho, Centro de Saúde, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Instituto da Segurança Social de Valença, Santa Casa da Misericórdia, Cruz Vermelha Portuguesa, Serviço de Finanças, Tribunal Judicial e Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial.

Papel de escritório, jornais, revistas, livros, cadernos e outro tipo de papel, com exceção do cartão, podem ser depositados nos vários pontos de recolha.

Cada tonelada de papel recolhido será convertido em 100€ de produtos alimentares a serem distribuídos por famílias carenciadas.

Esta campanha é desenvolvida em parceria com o Banco Alimentar de Viana do Castelo.


Valença Mostra os Lenços dos Namorados

Uma centena de lenços dos namorados e de noiva, de 25 artesãs e famílias valencianas, apresentam-se no Núcleo Museológico e na Loja de Turismo, numa exposição promovida pela Câmara Municipal de Valença, no âmbito da "Valença Fortaleza dos Namorados".

A joia da exposição é um lenço datado do século XVIII, identificado e estudado pelo anterior presidente da Região de Turismo, Francisco Sampaio, "uma preciosidade e um dos exemplares mais antigos conhecidos". A mostra conta, ainda, com lenço, datado de 1830, executado por Rosalina das Dores Pinto, dentro do género dos lenços de "menina rica". Outro exemplar que merece especial referência é um lenço de noiva, bordado a branco, datado de 1897 e executado por Ana de Azevedo Araújo e Gama, da Casa da Lameira. A exposição completa-se com uma grande diversidade de lenços de outras épocas até à atualidade.

A singularidade dos lenços dos namorados de Valença está bem presente nesta exposição com muitos exemplares dos tradicionais lenços bordados a vermelho sobre linho.

Os Lenços dos Namorados fazem parte do imaginário popular valenciano, dos álbuns de recordações dos nossos avós e marca dos trajes tradicionais dos nossos agrupamentos folclóricos. Na etnografia valenciana o lenço está representado, sobretudo, no traje de Taião, um traje domingueiro.

1 a 29 de Fevereiro
Exposição "Os Lenços dos Namorados"
Núcleo Museológico de Valença
Loja de Turismo de Valença
Entrada Gratuita

Informação Município de Valença