Jornal Digital Regional
Nº 573: 4/10 Fev 12
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

GAC Alto Minho divulga oportunidades de financiamento no âmbito do PROMAR

Realiza-se no próximo dia 8 de Fevereiro, pelas 14h45, na Villa Moraes, em Ponte de Lima, uma sessão de divulgação sobre "Oportunidades de financiamento de projetos complementares do Programa de Ação da EEC PROVERE - Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos - MINHO IN". O Grupo de Ação Costeira do Alto Minho (GAC Alto Minho) irá apresentar, pelas 17h00, as oportunidades de financiamento no âmbito do Eixo Prioritário IV - Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca do Programa Operacional da Pesca 2007-2013 (PROMAR).

Este eixo engloba um conjunto de medidas que visam o apoio à competitividade das empresas do setor e ao desenvolvimento das zonas costeiras, através de ações que impulsionem a criação de novas fontes de rendimento e promovam a inovação, a diversificação e a valorização de atividades e produtos não só relacionados com a pesca, mas também com o turismo, a proteção ambiental e o património histórico e natural, numa perspetiva de desenvolvimento integrado e sustentável.

Recorde-se que o GAC Alto Minho apresenta-se como organismo intermédio de gestão do PROMAR, cabendo-lhe a dinamização e monitorização de todos os processos de candidaturas ao Eixo 4 deste Programa, na zona de intervenção correspondente às 21 freguesias litorais e estuarinas dos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

Até ao momento o GAC conta com 11 projetos aprovados que ascendem a mais de 680 mil euros de investimento, sendo este montante comparticipado entre 60 a 75 por cento, sob a forma de subsídio a fundo perdido, pelo Fundo Europeu das Pescas e pelo Orçamento de Estado. O investimento previsto em projetos no Litoral Norte, até 2013, é na ordem dos 4,3 milhões de euros.

Refira-se ainda que dois dos projetos apoiados, o Km Zero e o CertPiscis, foram distinguidos recentemente, em Bruxelas, como exemplos de boas práticas.

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) assume a qualidade de parceiro gestor do GAC Alto Minho.

CIM Alto Minho

Condicionamento de tráfego sobre a Ponte da N. Sr.ª da Guia na N201, em Ponte de Lima

A Estradas de Portugal informa que de modo a permitir, em totais condições de segurança, a execução dos trabalhos de reabilitação e reforço estrutural da Ponte da N. Sr.ª da Guia, localizada ao quilómetro 34 da EN201 em Ponte de Lima, foi implementada a circulação alternada e limitação de velocidade sobre esta travessia.

O condicionamento ao trânsito sobre o tabuleiro, que decorre por fases, estará em vigor até à conclusão dos trabalhos que está prevista para o final do mês de agosto.

Os trabalhos e condicionamentos à circulação estão devidamente sinalizados no local. Agradecemos a compreensão dos utentes para os eventuais transtornos causados pelo decorrer desta obra.

Empreitada de Reabilitação e Reforço da Ponte da Nossa Senhora da Guia na EN201

A Empreitada em curso representa um investimento de superior a 1,2 milhões de euros e visa a reabilitação geral e reforço estrutural da Ponte de Nossa Senhora da Guia na EN201, em Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo.

No âmbito destes trabalhos serão realizadas, entre outras, as seguintes intervenções:
" Limpeza geral da ponte;
" Pintura dos elementos exteriores em betão;
" Substituição de aparelhos de apoio;
" Recuperação do guarda-corpos;
" Substituição das juntas de dilatação;
" Repavimentação e impermeabilização do tabuleiro;
" Reparação e/ou substituição do sistema de drenagem;
" Substituição integral dos maciços de iluminação;
" Reforço da laje superior do tabuleiro;
" Substituição dos aparelhos de apoio.

Estradas de Portugal

Certificação confirma excelência da oferta do Turismo de Habitação e do TER

A Certificação dos Solares de Portugal e das Casas no Campo com a NP4494:2010 - primeira Norma Portuguesa para o Turismo, foi aferida pelos hóspedes com grau de excelência.

No âmbito da monitorização de Qualidade, a TURIHAB - Associação do Turismo de Habitação e a CENTER - Central Nacional de Turismo no Espaço Rural, em 2011 implementaram a certificação através da avaliação dos serviços prestados e do grau de satisfação dos clientes e dos hospedes nas casas das redes Solares de Portugal (www.solaresdeportugal.pt) e Casas no Campo (www.casasnocampo.net).

Durante 2011 foram recebidos para análise, na TURIHAB e CENTER, 908 questionários de satisfação dos hóspedes, tendo-se verificado um aumento de respostas de 44% face ao anterior e um aumento do grau de satisfação do hospede aferindo a excelência da oferta dos Solares de Portugal e das Casas no Campo.

O questionário avalia o acolhimento / atendimento na casa, o quarto, o pequeno - almoço, a informação recebida, o serviço, o conforto e segurança, a casa e sua envolvente, a localização e a impressão geral durante a estadia.

Os resultados mostram que duma escala de 1 a 5, em que 5 é excelente, o valor médio atingido é 4,74, verificando-se uma subida face ao ano anterior (4,72). O acolhimento/atendimento das casas é o item mais valorizado atingindo a média de 4,86, muito próximo do grau máximo e subindo uma décima em relação ao ano anterior (4, 85), seguindo-se o serviço prestado na casa com uma média de 4,85 aumentando o grau de satisfação em 5 décimas face ao ano anterior. A impressão geral da estadia atingiu a média de 4,78, mantendo-se acima da média geral.

Concluindo-se que o grau de satisfação dos hóspedes que usufruem os Solares de Portugal e as Casas no Campo é muito elevado, resultado do esforço e do trabalho desenvolvido por todos os Associados na implementação da Certificação e do Sistema de Gestão de Qualidade e monitorização dos Solares de Portugal e das Casas no Campo.

Em Dezembro, todos os Associadas da TURIHAB receberam da APCER - Associação Portuguesa de Certificação, os Certificados de Qualidade, de acordo com a Norma Portuguesa - NP4494:2010- Norma Portuguesa para o Turismo de Habitação e Turismo no Espaço Rural.

A certificação contribuiu decisivamente para a valorização da oferta dos Solares de Portugal (e a consolidação da imagem de excelência junto hóspedes.

Este modelo de certificação, foi também implementado nas Casas no Campo criando a diferenciação destas duas marcas tão representativas do interior do País e do turismo português. As Casas no Campo, classificadas em Turismo no Espaço Rural (Agroturismo e Casas de Campo), dão enfoque ao turismo no campo, activo e de natureza, à privacidade e exclusividade. As Casas no Campo situadas de Norte a Sul do país, são refúgios de independência e conforto, enquadradas em perfeita harmonia com a natureza.

Esta Certificação é sem duvida um motor de desenvolvimento e um suporte eficaz de promoção do património edificado e dos recursos humanos e naturais de cada região, potenciando as suas valências, como a gastronomia, os Vinhos, as actividades desportivas e de lazer.

CENTER

Axis Golfe promove Torneio de Carnaval

Data: 11 de Fevereiro, sábado
Local: Axis Golfe, Ponte de Lima
Hora: 10h00

O Axis Golfe, em Ponte de Lima, promove no próximo sábado, dia 11 de Fevereiro, a partir das 10h00, o Torneio de Carnaval. A prova é aberta a todos os golfistas e será disputada na modalidade Stableford-Texas Scramble, nas categorias Net e Gross. As saídas são em shotgun e estão agendadas para as 10h00. A inscrição é de 35 euros para os sócios do campo de golfe de Ponte de Lima e contempla a participação no torneio, o bar de campo e almoço de confraternização. Para os não sócios, o valor é de 40 euros.

Axis Golfe