Jornal Digital Regional
Nº 573: 4/10 Fev 12
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Novo Estádio: Obra decorre a bom ritmo
Executivo barquense visitou empreitada

O Presidente da Câmara, Vassalo Abreu, deslocou-se, juntamente com o Vice-Presidente José Pontes, e o Vereador da Cultura e Turismo, Manuel Joaquim Pereira, na tarde da passada Sexta-feira (27 de Janeiro), ao novo estádio municipal, para verificar o andamento da execução da segunda fase da empreitada, designadamente, a construção de balneários e uma nova bancada, obra que contemplou, ainda, numa primeira fase, a colocação de relvado sintético e muros de vedação. A empreitada, que estará concluída já para a próxima época desportiva, vai permitir melhores condições para a prática de futebol, quer para os atletas quer para o público.

Recorde-se ainda, que no domínio desportivo, estão em execução mais dois Polidesportivos ao ar livre, na Vila e na Freguesia de Lavradas, assim como um novo Pavilhão Gimnodesportivo que irá complementar o Centro Escolar de Crasto.


Workshop de Música Popular superou expectativas

Um workshop de música popular que decorreu no passado Sábado (28 de Janeiro), no auditório Municipal, deu o mote para o arranque de "Som de Cá", iniciativa que visa a promoção de projetos musicais com raízes em Ponte da Barca, e que a autarquia barquense leva a cabo até Maio, prometendo, a cada 15 dias, a apresentação de um projeto ou proposta na área da música para o público barquense e visitantes.

Foi ao som do cavaquinho, da viola braguesa, das castanholas, da concertina, dos bombos, entre outros, que durante duas horas, músicos como Zézé Fernandes, Pedro Ribeiro, João Malheiro e Sérgio Fernandes explicaram os diferentes instrumentos musicais presentes na música popular portuguesa, e de forma lúdica e pedagógica, aguçaram a curiosidade dos participantes para a diversidade tímbrica dos mesmos. Depois de uma breve apresentação, os participantes foram divididos por salas, de acordo com as suas preferências em termos de aprendizagem, e puderam estar em contacto com os instrumentos, o que motivou a apresentação, no encerramento do workshop, da música "Ó Malhão Malhão", numa interessante e animada interação entre os músicos e os participantes.

Recorde-se que os próximos espetáculos são: Conta a Canção (11 de Fevereiro); Mi (25 de Fevereiro); Revert (10 de Março); Sinal (24 de Março); JN & kátia Silva (30 de Março); Quatro e um Quarto (14 de Abril); Workshop de Música Rock (21 de Abril); HourGlass com Teófilo, Kati e Áurea (28 de Abril); DC2 (9 de Maio). Os espetáculos decorrerão às 21h45 e o preço do bilhete, receita disponibilizada na totalidade aos artistas, é de 3€.


Município de Ponte da Barca acolheu sessão informativa sobre TDT - Televisão Digital Terrestre

O Município de Ponte da Barca acolheu ontem (01 de Fevereiro), no Auditório Municipal, uma sessão informativa sobre a TDT - Televisão Digital Terrestre, promovida pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - Deco (delegação regional de Viana do castelo) em colaboração com a Autoridade Nacional das Comunicações - ANACOM e a CIM Alto Minho - Comunidade Intermunicipal Minho-Lima.

Com esta campanha pretendeu-se informar a população sobre as alterações que neste momento estão a decorrer no âmbito da implementação da Televisão Digital Terrestre, mais concretamente o que é necessário fazer para não deixar de ver os quatro canais de televisão emitidos em sinal aberto aquando da transição da televisão analógica para a televisão digital, e o esclarecimento de dúvidas.

Recorde-se que o sinal analógico de televisão terrestre começou a ser desligado a nível nacional no dia 12 de Janeiro, e até ao dia 26 de Abril, Portugal já só terá emissões de televisão digital.

Informação Município de Ponte da Barca

"JUNTOS VAMOS HONRAR O PASSADO DE PONTE DA BARCA VENCENDO O FUTURO!" - TOMADA DE POSSE DA JUVENTUDE SOCIAL DEMOCRATA DE PONTE DA BARCA

Decorreu na passada Sexta-feira, na Sede do PSD Ponte da Barca, a cerimónia de tomada de posse da Mesa do Plenário e da Comissão Política Concelhia da JSD de Ponte da Barca para o mandato 2012-2014.

Tendo a Sede do PSD sido pequena para todos aqueles que quiseram participar na cerimónia de investidura dos novos dirigentes social democratas, Sandrina Antunes tomou posse como Presidente da Mesa do Plenário que, uma vez investida, deu posse a toda a Comissão Política Concelhia presidida por José Alfredo Oliveira.

O jovem autarca barquense afirmou que a juventude social democrata tem orgulho no passado e na história do concelho de Ponte da Barca e que por essa razão a actual gestão dos destinos do concelho não dignificam em nada essa enorme herança assim como não estão a ser delineados quaisquer projectos que perspectivem um futuro melhor para Ponte da Barca.

Numa sala onde estiverem presentes várias concelhias da JSD dos distrito de Viana do Castelo e da Comissão Política Regional da JSD, a JSD Ponte da Barca apresentou as linhas mestras da actuação política concelhia de onde se destacam a aposta na formação política, nomeadamente a criação de uma "Academia de Jovens Autarcas", da nova rede escolar que será implementada este ano com a eleição da nova direcção do Núcleo de Estudantes Sociais Democratas da Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes dando especial atenção aos problemas que afectam directamente os jovens estudantes barquenses, so sentido de lhes dar uma resposta mais rápida e mais eficaz.

Presidindo a uma equipa que congrega jovens de todas as freguesias do concelho, José Alfredo Oliveira considerou urgente uma nova forma de tratar as freguesias do concelho, pois estas tem sido altamente prejudicadas por uma gestão centralizadora na sede do concelho e que tem como resultado o abandono progressivo das freguesias barquenses por parte dos jovens. No sentido de ter uma relação mais próxima com as feguesias, a JSD Ponte da Barca irá criar em breve o "Conselho Autárquico da JSD" onde terão assento todas as freguesias do concelho através de jovens militantes e jovens independentes que tenham em comum o sentido de acreditar que apenas dando o devido valos às suas freguesias se consegue unir esforços para que Ponte da Barca volte a ser uma terra de oportunidades para os seus jovens.

Numa altura em que se preparam os desafios para as eleições autárquicas de 2013, o Presidente da JSD reafirmou a total lealdade da JSD para com os jovens de Ponte da Barca e que estes serão parte envolvida em todo o processo autárquico, um processo onde a JSD estará 100% ao lado do Partido Social Democrata na defesa de um projecto alternativo ao desgoverno socialista na gestão da Câmara Municipal e dos destinos do concelho que em resultado das políticas socialistas é lamentavelmente o concelho com menor poder de compra do distrito de Viana do Castelo!

Segundo o reeleito Presidente da maior organização política de juventude de Ponte da Barca, "os jovens barquenses merecem ter a oportunidade de poder optar por ficar na sua terra, de nela poder exercer a sua profissão e nela poderem viver, pois só com uma política virada comprometida com um futuro maior fará com que Ponte da Barca volte a oferecer condições e oportunidades aos seus jovens, os mesmos que acreditam em Ponte da Barca e por essa razão querem fazer a diferença no futuro da sua terra!".

Na tomada de posse JSD Ponte da Barca, foram várias as personalidades sociais democratas que usaram da palavra, em particular o Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD e Vereador da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, o Presidente da Comissão Política Distrital da JSD, o Presidente da Comissão Política Distrital do PSD, Eduardo Teixeira e o Vice-Presidente da Bancada Parlamentar do PSD na Assembleia da República, Professor Doutor Carlos Abreu Amorim, deputados eleitos por Viana do Castelo.


PONTE DA BARCA NA UNIVERSIDADE EUROPA DA JSD - 5.ª EDIÇÃO MARCADA PELO SUCESSO!

Teve lugar no passado fim-de-semana de 27, 28 e 29 de Janeiro, na Curia (Aveiro), a 5ª edição da Universidade Europa, promovida conjuntamente pela JSD, PSD e pelo PPE. Mais um grupo vasto de jovens teve a oportunidade de participar numa acção de formação política sobre assuntos europeus do mais alto nível e qualidade, entre os quais, a jovem barquense Joana Pereira.

O Director da Universidade Europa, Carlos Coelho, deu as boas vindas a todos os alunos, relembrando as regras e rigor do funcionamento desta Universidade. O Presidente da JSD, Duarte Marques, relembrou que "esta é a geração mais bem preparada para lutar por Portugal e pela Europa" e que temos todos uma grande responsabilidade na construção do futuro das novas gerações.

O primeiro Jantar Conferência da 5ª Universidade Europa contou com a presença do Eng. Carlos Moedas, Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro. O Director da Universidade Europa, o Eurodeputado Carlos Coelho, lançou a primeira pergunta: O Euro é assim tão importante para Portugal?

O Eng. Carlos Moedas terminou a sua intervenção reforçando o orgulho que sente pelo trabalho que Portugal está a desenvolver. Afirmou convictamente que "Estas reformas vão realmente mudar o futuro dos nossos filhos. Acredito na Europa, mas ainda acredito mais no caminho que Portugal está a percorrer.".

O segundo dia da 5ª Edição da Universidade Europa começou com a aula sobre "Porque é que a PAC é tão importante?" com a Eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves. O tema da Política Agrícola Comum despertou o interesse de todos os alunos. Foi apresentada a génese da PAC, que remonta à década de 50, e que tem sido alvo de constantes e sucessivas reformas até aos dias de hoje. E naturalmente "as reformas criam sempre um sentimento de instabilidade. Quando há muitas reformas em pouco tempo, há difícil as pessoas adaptarem-se à mudança."

O Almoço Debate da Universidade Europa foi com a presença da Eurodeputada Regina Bastos com o tema "Sair da Crise: Promover o Crescimento e o Emprego". A sua exposição começou com uma apresentação dos números estatísticos que retractam o ponto de situação de crescimento económico da Europa e de Portugal. Depois, apresentou a estratégia Europeia 2020 enfatizando os seus grandes objectivos: aumento das taxas de emprego, diminuição da taxa de abandono escolar, aumentar a participação no Ensino Superior e redução do nível de pobreza na Europa.

Regina Bastos afirmou que "a primeira prioridade que temos na Europa é o emprego" E como resposta a esta necessidade de apostar no emprego jovem, a Eurodeputada Regina Bastos apresentou depois os Programas de Apoio ao Emprego Jovem: European Youth Portal; Juventude em Movimento e EURES; e os Programas em Matéria de Educação e Formação: Leonardo Da Vinci; Erasmus; Erasmus Mundus e Juventude em Acção.

Da parte da tarde, antes da intervenção do Eurodeputado José Manuel Fernandes, que falou aos alunos da Universidade de Verão sobre "Quem paga a UE?", fazendo uma análise ao orçamento da União e as suas opções, o Eurodeputado e Reitor da Universidade Europa, Carlos Coelho, juntamente com o Eurodeputado Nuno Teixeira deram uma breve explicação sobre o funcionamento da UE, as competências dos diversos órgãos, o processo legislativo e as inovações que o Tratado de Lisboa trouxe.

O segundo Jantar-Debate da Universidade Europa foi com a presença da Eurodeputada Maria Graça Carvalho com o tema "Liderando no Ambiente". De Quioto a Cancún, a Eurodeputada falou como a UE tem pretendido ser líder nas preocupações ambientais.

O último dia da Universidade Europa começou com um debate entre os alunos-participantes sobre vários temas europeus, que teve os comentários do Eurodeputado Mário David.

No Encerramento da 5ª Universidade Europa marcou presença o líder da bancada do PSD no Parlamento Europeu, Paulo Rangel, que afirmou que "por mais que Portugal esteja a cumprir os programas de austeridade, só resolve os problemas se houver uma "solução sistémica para a Zona Euro".

Paulo Rangel reconheceu que há uma crise nas finanças nacionais, mas salientou que é também uma crise da própria moeda, pelo que "é preciso uma solução que jogue nos dois tabuleiros".

Na sua apreciação, Paulo Rangel observa que, com as dificuldades, vêm ao de cima "feridas antigas" e instala-se a desconfiança entre países europeus pelo que, se a União Europeia enfraquecer, os problemas entre países vizinhos e aspirações de independência tendem a ressurgir. O eurodeputado considera que, no espaço europeu, "para lá das questões económicas, há questões políticas sérias" que é preciso acautelar, defendendo por isso uma ideologia europeísta forte. "Precisamos caminhar para uma federação que trate os Estados em paridade porque o que temos hoje é uma constituição aristocráticas, de uns países com mais peso do que outros", concluiu.

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, endereçou uma mensagem-vídeo aos participantes na Universidade Europa, o que demonstra o reconhecimento deste evento, além fronteiras e onde Ponte da Barca voltou a destacar-se pela sua participação. Durão Barroso lançou uma mensagem de esperança na participação dos mais jovens no projecto europeu, tendo sido muito bem acolhida pelos participantes.

Já Duarte Marques, Presidente da JSD, no discurso de Encerramento da 5ª Universidade Europa onde a Comissão Política da JSD Ponte da Barca se fez representar na pessoa do seu Presidente, agradeceu, em primeiro lugar, o empenho contínuo dos Eurodeputados do PSD que têm permitido todo o tipo de formações políticas, através da sua colaboração permanente, que conduziu, já, à 5ª Universidade Europa.

O Presidente da JSD referiu ainda que "enquanto outros partidos se preocupam com publicidade, o PSD, a JSD e o grupo de Deputados no PPE têm apostado seriamente na formação política, de modo a desenvolver competências, no respeito pela responsabilidade da representação dos eleitores".

Duarte Marques agradeceu, de forma especial, a Carlos Coelho, Eurodeputado e Director de todas as edições da Universidade Europa, reconhecendo que "sem o seu contributo, a sua determinação e o carinho que tem dado a estas iniciativas de formação política, nada disto seria concretizaria".

Por fim, Duarte Marques concluiu referindo a curiosa coincidência de que esta edição da Universidade Europa antecedia a Cimeira Informal da UE, que decorre esta semana e que, pela primeira vez, estará em discussão medidas específicas no combate ao desemprego jovem.

JSD Ponte da Barca