Jornal Digital Regional
Nº 573: 4/10 Fev 12
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

ENCONTRO DE JANEIRAS
ANIMOU ANTIGA ESTAÇÃO DA CP

Iniciativa, promovida pela Banda Musical de Monção com apoio da autarquia local, contou com treze coletividades do concelho no palco e várias centenas de pessoas na plateia

PROMOÇÃO DA LAMPREIA DO RIO MINHO

Autarquia monçanense, em parceria com a ADRIMINHO e restantes municípios do Vale do Minho, aposta forte na promoção daquele prato. Em fevereiro e março, 20 restaurantes do concelho confecionam o ciclóstomo e a autarquia proporciona animação complementar.

A Câmara Municipal de Monção, em parceria com os municípios de Melgaço, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira, Caminha e a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), engloba, à semelhança do ano passado, uma rede intermunicipal para a promoção da Lampreia do Rio Minho no território nacional e na vizinha Espanha.

Além da valorização daquele recurso endógeno, com a apresentação nos restaurantes de vários pratos confecionados com o famoso ciclóstomo durante os fins de semana de Fevereiro e Março, pretende-se a divulgação de um dos principais atrativos culinários da região, bem como a certificação daquele produto gastronómico e a criação da Confraria da Lampreia do Rio Minho. Ambos os processos estão bem encaminhados.

Denominada "Lampreia do Rio Minho - Um prato de excelência", a iniciativa, apresentada ontem no Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, compreende a realização de diversas atividades culturais, lúdicas e radicais que prometem transformar o território constituído pelos seis municípios num espaço apelativo para os residentes e convidativo para os visitantes.

Ao longo dos dois meses, a autarquia preparou um conjunto variado de iniciativas, cujo ponto alto será o XXXV Rali à Lampreia, na Praça Deu-la-Deu Martins, no dia 26 de Fevereiro (domingo). Nos restantes fins de semana, haverá exposições, conferências, teatro, provas de BTT e a iniciativa "Monção Noivos".

Na vertente do turismo ativo e de natureza, decorrerão, mediante inscrição, ações de iniciação ao mergulho em piscina e atividades na Ecopista do Rio Minho e Trilho da Carvalheira, em Abedim. Estão ainda disponíveis visitas ao Paço do Alvarinho, Palácio da Brejoeira, Centro Interpretativo do Castro de S. Caetano e Casa Museu de Monção/UM.


"A EDUCAÇÃO SERÁ SEMPRE UMA PRIORIDADE"

Corte da fita do parque infantil do jardim de infância de Cortes aconteceu esta manhã. Augusto Domingues reafirmou a aposta do executivo na educação, adiantando que, no orçamento deste ano, estão previstos dois milhões de euros para aquele sector.

O parque infantil do jardim de infância de Cortes já é uma realidade. A abertura teve lugar esta manhã com a presença do vereador do pelouro da educação, Augusto Domingues, o presidente da junta, Vítor Rodrigues, o gerente da loja "Continente" de Monção, Paulo Salvado, professores, auxiliares e muitos encarregados de educação.

As crianças, em fila e bem comportadas, agradeceram, alto e bom som, a oferta do novo motivo de brincadeira. Cortada a fita a três mãos, não perderam tempo e deram largeza à energia, experimentando, com vontade, os novos divertimentos.

Ao todo, são oito adaptados a crianças com idades entre 3 e 6 anos. O valor situou-se em 49 mil euros suportados pelo "Continente" após escolha do projeto apresentado pela Junta de Freguesia de Cortes no âmbito de uma ação de solidariedade com a designação "Tour de Sonhos".

Uma verba "praticamente inacessível" para os cofres da junta que, de acordo com Vítor Rodrigues, resultou numa "mais valia para o jardim de infância" e "um motivo extra de brincadeira, em total segurança, para as crianças que frequentam a estrutura". Como tal, agradeceu à superfície comercial o apoio na sua construção.

Para Augusto Domingues, o parque vem complementar o esforço de cariz educacional feito pela autarquia na freguesia, cujo jardim de infância foi construído de raiz com excelentes condições de funcionalidade e aprendizagem. De momento, é frequentado por 62 crianças de Cortes e freguesias vizinhas.

Satisfeito com o sorriso das crianças, o responsável da pasta da educação reafirmou a aposta do executivo monçanense naquela área, adiantando que, no orçamento deste ano, estão previstos dois milhões de euros para investir no sector. "Para nós, a educação será sempre uma prioridade" sintetizou.

Na ponta final, Augusto Domingues agradeceu o apoio que o "Continente" tem prestado à comunidade local e lembrou ao gerente da loja de Monção que agora falta passar do papel à prática a construção da rotunda no atual cruzamento que dá acesso à superfície comercial e à ponte internacional.

Paulo Salvado, o primeiro a falar, enalteceu a parceria entre a Câmara Municipal, a junta de freguesia e o "Continente" e sublinhou a relevância do projeto inaugurado. "Sentimo-nos muito felizes por saber que contribuímos para colmatar uma necessidade da freguesia" disse, realçando que "o Continente tem uma vertente económica mas também solidária"

Neste momento, o concelho de Monção dispõe de vários jardins de infância distribuídos pela sede do concelho e freguesias. Localizam-se em espaços de lazer, bairros sociais, estabelecimentos de ensino ou em novas urbanizações habitacionais.


"COLORES DE VIDA" NA CASA DO CURRO

Exposição de pintura, da autoria do artista galego Jesus Muñiz González, é inaugurada amanhã sábado, pelas 11h00, ficando patente ao público até 29 deste mês

A exposição de pintura "Colores de Vida", do artista galego Jesus Muñiz González, é inaugurada amanhã, sábado, pelas 11h00, na sala de Exposições da Casa do Curro, podendo ser visitada, até 29 deste mês, no seguinte horário: segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.

Nascido em 1943, na cidade galega de Lugo, Jesus Muñiz González sempre manifestou grande apetência pela pintura, contudo, a vida acabou por conduzi-lo para caminhos mais cómodos. Agora, aposentado e com os pincéis na mão, começa a libertar sentimentos.

Informação Município de Monção