ENCONTRO DE JANEIRAS ANIMOU ANTIGA ESTAÇÃO DA CP
Iniciativa, promovida pela Banda Musical de Monção com apoio da autarquia local, contou com treze coletividades do concelho no palco e várias centenas de pessoas na plateia
|

Autarquia monçanense, em parceria com a ADRIMINHO e restantes municípios do Vale do Minho, aposta forte na promoção daquele prato. Em fevereiro e março, 20 restaurantes do concelho confecionam o ciclóstomo e a autarquia proporciona animação complementar.
A Câmara Municipal de Monção, em parceria com os municípios de Melgaço, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira, Caminha e a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), engloba, à semelhança do ano passado, uma rede intermunicipal para a promoção da Lampreia do Rio Minho no território nacional e na vizinha Espanha.
Além da valorização daquele recurso endógeno, com a apresentação nos restaurantes de vários pratos confecionados com o famoso ciclóstomo durante os fins de semana de Fevereiro e Março, pretende-se a divulgação de um dos principais atrativos culinários da região, bem como a certificação daquele produto gastronómico e a criação da Confraria da Lampreia do Rio Minho. Ambos os processos estão bem encaminhados.
Denominada "Lampreia do Rio Minho - Um prato de excelência", a iniciativa, apresentada ontem no Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, compreende a realização de diversas atividades culturais, lúdicas e radicais que prometem transformar o território constituído pelos seis municípios num espaço apelativo para os residentes e convidativo para os visitantes.
Ao longo dos dois meses, a autarquia preparou um conjunto variado de iniciativas, cujo ponto alto será o XXXV Rali à Lampreia, na Praça Deu-la-Deu Martins, no dia 26 de Fevereiro (domingo). Nos restantes fins de semana, haverá exposições, conferências, teatro, provas de BTT e a iniciativa "Monção Noivos".
Na vertente do turismo ativo e de natureza, decorrerão, mediante inscrição, ações de iniciação ao mergulho em piscina e atividades na Ecopista do Rio Minho e Trilho da Carvalheira, em Abedim. Estão ainda disponíveis visitas ao Paço do Alvarinho, Palácio da Brejoeira, Centro Interpretativo do Castro de S. Caetano e Casa Museu de Monção/UM.

Corte da fita do parque infantil do jardim de infância de Cortes aconteceu esta manhã. Augusto Domingues reafirmou a aposta do executivo na educação, adiantando que, no orçamento deste ano, estão previstos dois milhões de euros para aquele sector.
O parque infantil do jardim de infância de Cortes já é uma realidade. A abertura teve lugar esta manhã com a presença do vereador do pelouro da educação, Augusto Domingues, o presidente da junta, Vítor Rodrigues, o gerente da loja "Continente" de Monção, Paulo Salvado, professores, auxiliares e muitos encarregados de educação.
As crianças, em fila e bem comportadas, agradeceram, alto e bom som, a oferta do novo motivo de brincadeira. Cortada a fita a três mãos, não perderam tempo e deram largeza à energia, experimentando, com vontade, os novos divertimentos.
Ao todo, são oito adaptados a crianças com idades entre 3 e 6 anos. O valor situou-se em 49 mil euros suportados pelo "Continente" após escolha do projeto apresentado pela Junta de Freguesia de Cortes no âmbito de uma ação de solidariedade com a designação "Tour de Sonhos".
Uma verba "praticamente inacessível" para os cofres da junta que, de acordo com Vítor Rodrigues, resultou numa "mais valia para o jardim de infância" e "um motivo extra de brincadeira, em total segurança, para as crianças que frequentam a estrutura". Como tal, agradeceu à superfície comercial o apoio na sua construção.
Para Augusto Domingues, o parque vem complementar o esforço de cariz educacional feito pela autarquia na freguesia, cujo jardim de infância foi construído de raiz com excelentes condições de funcionalidade e aprendizagem. De momento, é frequentado por 62 crianças de Cortes e freguesias vizinhas.
Satisfeito com o sorriso das crianças, o responsável da pasta da educação reafirmou a aposta do executivo monçanense naquela área, adiantando que, no orçamento deste ano, estão previstos dois milhões de euros para investir no sector. "Para nós, a educação será sempre uma prioridade" sintetizou.
Na ponta final, Augusto Domingues agradeceu o apoio que o "Continente" tem prestado à comunidade local e lembrou ao gerente da loja de Monção que agora falta passar do papel à prática a construção da rotunda no atual cruzamento que dá acesso à superfície comercial e à ponte internacional.
Paulo Salvado, o primeiro a falar, enalteceu a parceria entre a Câmara Municipal, a junta de freguesia e o "Continente" e sublinhou a relevância do projeto inaugurado. "Sentimo-nos muito felizes por saber que contribuímos para colmatar uma necessidade da freguesia" disse, realçando que "o Continente tem uma vertente económica mas também solidária"
Neste momento, o concelho de Monção dispõe de vários jardins de infância distribuídos pela sede do concelho e freguesias. Localizam-se em espaços de lazer, bairros sociais, estabelecimentos de ensino ou em novas urbanizações habitacionais.
Exposição de pintura, da autoria do artista galego Jesus Muñiz González, é inaugurada amanhã sábado, pelas 11h00, ficando patente ao público até 29 deste mês
A exposição de pintura "Colores de Vida", do artista galego Jesus Muñiz González, é inaugurada amanhã, sábado, pelas 11h00, na sala de Exposições da Casa do Curro, podendo ser visitada, até 29 deste mês, no seguinte horário: segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Domingos e feriados das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 18h00.
Nascido em 1943, na cidade galega de Lugo, Jesus Muñiz González sempre manifestou grande apetência pela pintura, contudo, a vida acabou por conduzi-lo para caminhos mais cómodos. Agora, aposentado e com os pincéis na mão, começa a libertar sentimentos.
Informação Município de Monção
|
 |
|
|