Decorreu esta tarde no Hotel Porta do Sol, em Caminha, a apresentação do livro "Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)", da autoria do professor e historiador Paulo Torres Bento, com concepção gráfica de Carlos da Torre, obra editada pelo jornal digital C@2000 e Edições Afrontamento.
Paulo Bento resumiu esta obra perante a assistência que acorreu ao seu lançamento, frisando que se cumpriram no passado dia 2, cem anos da inauguração da luz eléctrica na Vila de Caminha, mercê do "arrojo e iniciativa" dos sócios da Empresa Hidroeléctrica do Coura.
Aludiu à expansão desta empresa familiar no Alto Minho, levando a electricidade ("a luz do progresso") a outras freguesias do concelho de Caminha e a mais quatro municípios (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura) nos anos subsequentes.
Na próxima edição do C@2000 daremos mais pormenores de mais um contributo para a preservação e divulgação do património histórico-cultural da região alto-minhota.