Jornal Digital Regional
Nº 551: 3/9 Set 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Quem salva o rio do Pego na Areosa?

A Associação de Protecção e Conservação do Ambiente - APCA, no âmbito da grave situação em que se encontra o rio do Pego na freguesia de Areosa do concelho de Viana do Castelo e dos muitos pedidos de intervenção de cidadãos que se encontram indignados com o estado e a mortandade que reina no mesmo, particularmente, no que se reporta a exemplares da comunidade piscícola e depois de gorados diversos alertas junto das entidades com competências e atribuições em razão do lugar e da matéria, não podia deixar de denunciar publicamente este crime ambiental, face à dimensão e repercussões no equilíbrio do mosaico de ecossistemas presentes neste espaço territorial.

Se o período estival leva á redução do caudal do rio do Pego é inadmissível que os usos / utilizações da água deste rio permaneçam exactamente como se o rio transportasse caudais de inverno ou mesmo de primavera. Na verdade os usos da água mantêm-se os mesmos, seja para abastecimento público seja para outros usos como por exemplo encher cisternas ou rega de campos agrícolas, sem que seja considerado o caudal do rio de verão e ignorando absolutamente o que a legislação vigente determina quanto à manutenção de um caudal mínimo (caudal ecológico) que garanta as condições de vida no rio do Pego.

É inadmissível que a água seja desviada para outras finalidades sem garantia do caudal ecológico, matando milhares de peixes e destruindo os habitats aquáticos e terrestres que integram o mosaico ecossistémico do rio do Pego e zonas ribeirinhas adjacentes com as inerentes consequências nos serviços de ecossistema da bacia hidrográfica da ribeira costeira do Pêgo. Num estado de direito democrático a lei tem que ser cumprida caso contrário estamos perante a falência dos princípios básicos da democracia e obviamente um atropelo aos valores fundamentais consagrados na Constituição da República Portuguesa face ao estabelecido no Art.º 66.º CRP. Estamos na verdade perante um crime ambiental face ao estabelecido no Código Penal, impondo-se uma actuação imediata dos organismos a quem compete evitar e sancionar este tipo de situações, assim como apurar responsabilidades de quem os vem praticando impunemente a alguns anos.

APCA

Terminou época de sonho para o basquetebol da Escola Desportiva de Viana e Regresso ao trabalho

Não será um caso inédito no basquetebol português, mas é sem dúvida uma hegemonia que não acontece todas as temporadas, principalmente se tivermos em conta que a modalidade é, segundo dados do IDP, a segunda mais praticada em Portugal. Na época 2010/2011, a Escola Desportiva de Viana venceu todas as provas distritais - masculinas e femininas - organizadas pela Associação de Basquetebol de Viana do Castelo. Foram ao todo seis competições conquistadas, a saber: Campeonato Distrital de Sub-14 Masculino, Campeonato Distrital de Sub-14 Feminino, Campeonato Distrital de Sub-16 Masculino, Campeonato Distrital de Sub-16 Feminino, Campeonato Distrital de Sub-18 Masculino e Campeonato Distrital de Sub-19 Feminino.

A escola de basquetebol edevista é uma das mais conceituadas no Norte de Portugal, principalmente devido ao trabalho que ao longo do tempo tem desenvolvido no universo do minibásquete. Todos os anos, os minis da EDV - atletas com idade inferior aos 12 anos - recebem inúmeros convites para participar em diversos torneios que são organizados um pouco por todo o país. Também no que diz respeito às selecções distritais, a Escola Desportiva de Viana é o clube que mais atletas cede às equipas da ABVC, algo que atesta bem a qualidade dos jovens vianenses.

Nova época: Horários e espaços de treino já foram divulgados.

Após uma época recheada de sucesso, a responsabilidade para a nova temporada é ainda maior. Nas provas nacionais, a EDV tem-se aproximado cada vez mais dos principais clubes portugueses, mas ainda não conseguiu conquistar qualquer competição nacional. Na última temporada, as iniciadas (sub-14) ficaram na elite das 12 melhores equipas portuguesas, e os cadetes (sub-16) conseguiram alcançar o 13º lugar no Campeonato Nacional, não tendo, contudo, evitado a "descida de divisão". Também nos escalões juniores, a prestação da equipa de Viana do Castelo foi extremamente positiva. Os sub-18 masculinos ficaram a uma vitória do jogo de acesso à Final-4 da Taça Nacional, desafio que as congéneres femininas até conseguiram alcançar, mas que acabaram por perder, ficando assim no 5º lugar da competição. Já no ano anterior os resultados haviam sido de excepção. Os sub-16 fizeram história aos alcançar a primeira fase final nacional, perdendo a Taça Nacional no derradeiro jogo, frente ao IEJOTA. Os sub-14 conquistaram o Torneio Interassociações e as cadetes femininas, na Taça Nacional, ficaram à frente de clubes como o GRI Brandoense, o Vitória de Guimarães e o FC Porto.

No sentido de manter a hegemonia distrital e de continuar a crescer no panorama nacional, a Escola Desportiva de Viana vai MANTER todos os escalões e espaços de treino da época passada. Os horários podem ser consultados permanentemente no blogue da EDV: www.escoladesportivadeviana.blogspot.com.

Regresso ao trabalho

A secção de basquetebol feminino da Escola Desportiva de Viana já regressou ao trabalho. As equipas de sub-14 (iniciadas), sub-16 (cadetes) e sub-19 (júniores) iniciaram no passado dia 24 a sua preparação para a nova temporada. Até ao inicio das aulas, as basquetebolistas da EDV irão ser submetidas a um regime especial de treino, uma espécie de estágio interno de pré-época, que para além da habitual preparação contará também com actividades lúdicas e sessões de esclarecimento. Os horários dos treinos são os seguintes:

ESCOLA DESPORTIVA DE VIANA - HORÁRIOS DA PRÉ-ÉPOCA

Pré-Época: Sub-14 Femininos
Primeira semana: Quarta (dia 24) e sexta (dia 26) das 16h às 18h.
Segunda semana: Segunda (dia 29) das 16h às 18h, quarta (dia 31) e sexta (dia 2) das 16h30 às 18h.
Terceira semana: (a designar)

Pré-época: Sub-16 e Sub-19 Femininos
Primeira semana: Quarta (dia 24), quinta (dia 25), sexta (dia 26) e sábado (dia 27) jogo treino das 10h às 12h.
Segunda semana: Segunda (dia 29) das 10h às 12h, terça (dia 30) e quinta (dia 1) das 10h às 12h e das 16h30 às 18h, sexta (dia 2) das 10h às 12h00 e sábado (dia 3) jogo treino das 11h às 12h30.
Terceira semana: (a designar)

Regresso dos rapazes também já está agendado.

A secção de basquetebol masculino já tem os seus primeiros treinos marcados. As equipas de cadetes e júniores, orientadas pelo Professor Nuno Brandão, irão regressar ao trabalho no próximo dia 31 de Agosto (quarta-feira), com a preparação a prosseguir na sexta-feira seguinte (dia 2 de Setembro). Ambos os treinos irão decorrer entre as 15h e as 16h30 no Pavilhão Mestre Luís Braga (antiga Ala Nova).

Pré-época: Sub-16 e Sub-18 Masculinos
Primeira semana: Quarta (dia 31) e sexta (dia 2) das 15h às 16h30.
Segunda semana: (a designar)

Escola Desportiva de Viana

CDV 2010/2011: MAIS DE 20.000 ESPECTADORES!...
(BALANÇO DA TEMPORADA)

Vai começar a nova temporada teatral 2011/2012, em que o CDV (Centro Dramático de Viana) se propõe estrear 5 ou 6 novas produções e apresentar em reposição 3, de que se dará conta mais adiante, à medida que a companhia profissional de Viana do Castelo, se aproxime de assinalar os seus 20 anos desde a fundação, em Dezembro próximo.

Para já, como balanço da temporada finda (2010/2011) valerá a pena registar apenas alguns números (facilmente controláveis e controlados na sua imensa maioria pelo serviço informático do Teatro Municipal Sá de Miranda, propriedade da Câmara Municipal e onde o CDV é a unidade residente). Assim, note-se que, reportando-se a um conselho de 90.000 habitantes (metade dos quais residentes nas zonas rurais), o CDV atingiu um total de 20.216 espectadores, o que mais significado tem quando se olha para o último quadriénio em que os números anteriores foram de 11.876 /2007/2008), 15.746 (2008/2009), e 16.200 (2009/2010). Ou seja, um aumento de mais de 70% relativamente há apenas 4 anos atrás e de perto de 25% da última temporada para esta!...

Mais significativos, porém, se tornam ainda os números da temporada cessante (2010/2011) ao acrescentar-se que este universo global de espectadores corresponde a uma média de 174 espectadores por sessão e que, considerando as diferentes lotações das diferentes 7 estreias e 4 reposições realizadas, tal número corresponde a uma taxa média de ocupação dos recintos usados na ordem na ordem dos 74%...

Mas tão ou mais importante que os números em si é verificar que o aumento não é só quantitativo, mas também de massa crítica, na medida em que a curva ascendente dos espectáculos mais "exigentes" e mais "elaborados" é superior à dos espectáculos, mais "acessíveis e musicais" (apesar de estes continuarem também em crescendo e serem, naturalmente, os que obtêm maior número de espectadores. Interessante é a verificação da passagem de uns públicos a outros, num processo de captação e fidelização de espectadores, onde se alarga essa mesma "massa crítica"... Ao contrário do que se vem passando com outros grupos e companhias de idênticas características, em declínio de números de espectadores, presenteadas pela DGArtes com o dobro e o triplo do apoio prestado ao CDV...

CDV

.