Jornal Digital Regional
Nº 551: 3/9 Set 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Centro de Mar: aprovados projectos do Posto Náutico de Vela; Centro Náutico de Remo e Centro de Canoagem

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de câmara, os projectos e respectiva abertura do concurso público para três equipamentos desportivos náuticos no âmbito do projecto "Centro de Mar". Ao todo, vão ser investidos mais de cinco milhões de euros em equipamentos desportivos destinados à vela, remo e canoagem em Viana do Castelo.

Os projectos submetidos a reunião de executivo integram o projecto "Centro de Mar", aprovado no âmbito do Programa Operacional dos Factores de Competitividade - COMPETE do QREN e que integra o Cluster do Mar da região norte com investimentos globais a rondar os 25 milhões de euros, tendo como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região. O objectivo principal é constituir como uma verdadeira região atlântica de qualidade, e possibilitar a criação de uma marca distintiva ligada à costa atlântica.

Esta estrutura do Centro de Mar vai, por isso, apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de actividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais e implica a construção de meios físicos como o Posto Náutico de Vela, o Centro de Canoagem e o Centro Náutico de Remo.

O equipamento dedicado à Vela, com um orçamento base de 1.9 milhões de euros, vai nascer na área do Campo d'Agonia e integrará um hangar e um equipamento social dedicado à vela para pessoas com mobilidade reduzida. Do projecto consta ginásio, zona de apoio, salas de formação e ainda o arranjo de toda a envolvente.

No equipamento destinado à Canoagem, a situar na margem esquerda do rio Lima (Darque), estão previstos investimentos de 1.5 milhões de euros, com a construção de três pavilhões que proporcionarão melhores condições dos atletas e o alargamento da actividade para as escolas e turismo de lazer. Estas infra-estruturas ribeirinhas visam potenciar o uso desportivo do rio Lima, valorizando os clubes que vem, ao longo dos anos, divulgando as modalidades náuticas.

No Remo, onde serão investidos mais de 1.7 milhões de euros na requalificação e ampliação da antiga "Fábrica das Boinas" (Parque da Cidade), irá nascer o Centro Náutico de Remo para os dois clubes vianenses que irão poder ter outras condições, estando previstas instalações adequadas para os seus 75 atletas. O projecto de execução integra pavilhões para o equipamento de remo, áreas administrativas e balneários e ainda uma sala de exposição dos troféus dos clubes, com larga história.


Militares patrulham e vigiam Serra de Santa Luzia até 09 de Setembro

Militares da Escola Prática de Serviços da Póvoa de Varzim estão, até ao próximo dia 09 de Setembro, a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, em Viana do Castelo. O objectivo é prevenir incêndios num dos ex-libris do concelho, tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos.

O pedido, efectuado pela autarquia depois de terem sido verificadas cerca de 280 ignições no passado mês de Junho, implica a vigilância e condicionamento nas "entradas" da Serra com a identificação das pessoas que transitem nas áreas florestais das freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate, Areosa - S. Mamede, Carreço, Afife, Freixieiro de Soutelo, Outeiro, Perre e Meadela.

Esta vigilância pretende ser preventiva de incêndios nos quase trinta quilómetros quadrados de extensão da Serra de Santa Luzia e prolonga-se durante o mês crítico de Agosto, podendo vir a ser reforçada se necessário.


Câmara Municipal e União Desportiva de Lanheses assinaram contrato para relvado sintético

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a União Desportiva de Lanheses assinaram o contrato programa de desenvolvimento desportivo que vai permitir a construção do campo de relvado sintético da União Desportiva de Lanheses. Para tal, a autarquia vai investir cerca de trezentos mil euros para criar condições para a prática desportiva do campo de jogos daquele clube.

Aprovado em reunião de câmara, este contrato integra o desenvolvimento da rede de equipamentos desportivos com a consolidação de um programa de instalação de relvados sintéticos nos campos existentes no concelho. Em Lanheses, a intervenção implica um investimento de cerca de trezentos mil euros, a suportar pela autarquia.

Para tal, foi assinado em Lanheses, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara, do Vereador do Desporto, de representantes da Junta de Freguesia, do coordenador do agrupamento de escolas, do presidente da Assembleia de Freguesia, do pároco e de muitos populares, o contrato programa para a construção de um Campo de Jogos provido de relvado sintético da União Desportiva de Lanheses, em terrenos propriedade do Clube e destinado à prática desportiva indiferenciada quer do Clube quer da população em geral.

A gestão das instalações será feita pela União Desportiva de Lanheses, assumindo o clube o compromisso pela disponibilização das instalações para o desenvolvimento da actividade de aprendizagem pelas crianças que frequentam a Educação Pré-escolar, 1º Ciclo do Ensino Básico, no período das 09.00H às 12.00 horas de 2ª a 6ª feira e de dar aos associados e residentes prioridade no acesso às instalações durante o restante período de utilização.

Na cerimónia, o autarca lembrou a aposta que está a ser feita na promoção do desporto no concelho na qualificação da infra-estrutura de apoio à prática e formação desportiva, referindo que, em Lanheses e recentemente, o Pavilhão da Casa do Povo foi objectivo de uma grande intervenção de beneficiação para dar apoio ao desporto escolar.


Esclarecimento Público sobre a VianaPolis

Ao tomar conhecimento pela Comunicação Social de um Requerimento apresentado à Exma Senhora Ministra da Agricultura, do Mar e do Ambiente, pelos Senhores Deputados eleitos pelo PSD, pelo círculo de Viana do Castelo sobre a VianaPolis, em nome do Município não posso deixar de fazer o seguinte esclarecimento público:

A intervenção da VianaPolis em Viana do Castelo deu origem a um investimento na requalificação e valorização da cidade de cerca de 100 milhões de euros, que importa relembrar deste programa emblemático, como a demolição do Pavilhão da Portucel da frente ribeirinha, a demolição do antigo armazém frigorifico junto do Forte de Santiago da Barra, a valorização dos espaços públicos da envolvente do Edifício da Marina, a construção do anel viário envolvente ao centro histórico (ligação ao Campo d'Agonia), a beneficiação das instalações do actual Mercado Municipal, a construção dos edifícios habitacionais no terreno do antigo Mercado e espaços envolventes, a construção dos edifícios habitacionais junto da Rua João Alves Cerqueira e espaços públicos envolventes, o novo parque de estacionamento subterrâneo do Mercado, a pavimentação e infra-estruturas da Praça da Liberdade, a ponte móvel da Marina, o Centro de Interpretação Ambiental do Parque da Cidade, a valorização da frente ribeirinha e ciclovia, o parque de estacionamento do Campo d'Agonia e arranjo dos espaços envolventes da Capela da Sra. Agonia, o Parque Ecológico Urbano da Cidade, a recuperação e valorização das zonas degradadas do Parque da Cidade.

Todas estas intervenções realizadas entre Junho de 2001 e Dezembro de 2007 contribuiram decisivamente para uma nova imagem da cidade, o aumento da sua atractividade e a qualidade de vida urbana e ambiental das populações. Foi também graças a estas intervenções na valorização da frente ribeirinha que foi possível conjugar novos investimentos em equipamentos como os edifícios da Praça da Liberdade da autoria do Arqº Távora, a nova Biblioteca Municipal da autoria do Arqº Siza Vieira e o Centro Cultural de Viana do Castelo - Coliseu do Arqº Souto Moura.

Foi neste contexto que a intervenção do Programa Polis em Viana do Castelo foi concebida, incorporando e dando continuidade a um conjunto de acções de requalificação da cidade que constituía um desejo dos vianenses e vinha sendo prosseguido pela Câmara Municipal, como a valorização da proximidade da presença de três ecossistemas naturais (mar, rio e serra) e o seu cruzamento na cidade, aqui entendida como o ecossistema do homem, a qualificação do Centro Histórico, devolvendo-o aos peões e estudando alternativas para a circulação e estacionamento de veículos automóveis, a aposta na valorização de toda a Frente Ribeirinha, privilegiando o contacto com o rio e transformando-se num novo centro lúdico, cultural e administrativo da cidade.

De acordo com a Declaração Social Unânime de Junho de 2011, a duração da Sociedade foi prorrogada até 31 de Dezembro de 2012, para concretização do seu objecto social " o desenvolvimento da acção estruturante relativa à expropriação do Edifício Jardim, subsequente demolição e posterior construção do Novo Mercado Municipal e Espaços Públicos Envolventes".

Relativamente aos quatro processos que correm nos Tribunais Administrativos e Fiscais, onde está em causa a legalidade da DUP publicada, foi proferida em 2011 sentença favorável à VianaPolis em duas destas acções, em sede de 1ª Instância. aguardando-se decisão judicial das outras duas acções.

Refira-se a este propósito que as duas decisões das acções principais julgadas pelo Tribunal são favoráveis à VianaPolis e referem a legalidade das acções da referida Sociedade na aprovação do Plano de Pormenor do Centro Histórico, na Declaração de Utilidade Pública e na sua fundamentação e na urgência do processo expropriativo.

Contrariamente ao referido pelos Senhores Deputados do PSD, a Sociedade VianaPolis funciona com um regime muito reduzido de despesa, em que os Administradores não auferem nem nunca auferiram qualquer remuneração ou outra forma de retribuição, nomeadamente senhas de presença.

As despesas de funcionamento da VianaPolis resumem-se aos encargos com um funcionário administrativo, custos obrigatório com o TOC e com o ROC, para além dos custos decorrentes da actividade acima referida, nomeadamente processos judiciais e de expropriações litigiosas.

Com tantos assuntos importantes para o desenvolvimento do Alto Minho a serem objecto de preocupação da comunidade vianense e que deveriam ser tema de debate parlamentar e de questionamento ao governo, como a alteração do sistema de pagamentos das Scut's que está a afectar negativamente a vinda de galegos á região com consequências para o comércio e restauração, a modernização e electrificação urgente da via férrea entre Porto e Viana do Castelo, a construção do acesso rodoviário ao Porto de Mar de Viana do Castelo, a beneficiação das infra-estruturas do Comando da PSP e o novo quartel da GNR de Barroselas, a viabilização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, lamentamos que os eleitos pelo PSD apenas estejam preocupados em a denegrir a imagem de Viana do Castelo e a criticar o passado pondo em causa o desenvolvimento da cidade.

O Presidente da Câmara Municipal
José Maria Costa


XV Festival de Folclore Internacional do Alto Minho

29 de Agosto a 05 de Setembro

Chile, Letónia, Polónia, Escócia, Roménia e Ucrânia em Viana do Castelo

As Origens do Festival:

Nascido em 1997 pelas mãos da Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a delegação distrital do INATEL e a Comissão de Festas da Senhora d'Agonia, o Festival passa, em 2002, para a responsabilidade da VianaFestas - Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo, com os mesmos parceiros.

O Festival contou sempre com a colaboração indispensável de sete grupos folclóricos da AGFAM, que alojam os grupos convidados, durante uma semana, proporcionando-lhes, ainda, algumas refeições de convívio nas suas próprias freguesias. Os grupos portugueses, que continuam envolvidos, ou que já participaram nesta organização, são o Grupo Folclórico de Alvarães, o Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha, o Grupo Etnográfico de Areosa, o Grupo Folclórico "S. Paulo" de Barroselas, o Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, o Grupo Folclórico de Castelo de Neiva, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo de Neiva, o Grupo de Danças e Cantares de Perre, o Grupo das Cantadeiras do Vale do Neiva, o Grupo Folclórico de Viana do Castelo e o Grupo Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.

Caracterização do Festival

Sendo o património cultural popular vianense, pela sua variedade etno-folclórica, o que mais diferencia Viana do Castelo de outros municípios, e sendo Viana do Castelo entronizada capital do folclore português, não poderia deixar de estar integrada na elite dos Festivais de Folclore com a chancela CIOFF.

Depois de consolidada a organização do Festival, para além das Grandes Galas (que decorrem na secular Praça da República, aproveitando-se a monumentalidade e a centralidade que esta propicia), entendeu-se necessário enriquecer o programa, com a introdução de outras formas de ir ao encontro da comunidade, nomeadamente o convívio com utentes de Centros Sociais, Culturais, Paroquiais, Misericórdias, Postos de Assistência, Lares, Estabelecimentos Prisionais e Hospitais, com as Gala Sénior junta idosos institucionalizados e não institucionalizados, com oficinas de dança e, para encerrar a programação, organiza-se um convívio que reúne sempre mais de mil participantes, na Quinta de Santoinho, com jantar e arraial.

As Participações:

CHILE | Ballet Folklórico de Temuco
O Ballet Folklórico de Temuco é proveniente da cidade capital da região chilena de Araucania, situada a sul de Santiago do Chile. Desde a sua criação, em Dezembro de 1992, este grupo tem como objectivo a recolha de elementos identificadores da identidade nacional do Chile, projectando-os através das linguagens universais da música e da dança. Presente em Viana do Castelo na edição deste Festival de 2005, traz-nos um reportório à volta de peças ligadas ao Carnaval, Rapa-Nui e Festa da Tirana. Este grupo tem como anfitrião em Viana do Castelo o Grupo Folclórico e Cultural de Danças e Cantares de Carreço.

ESCÓCIA | North Berwick Pipe Band
A North Berwick Pipe Band fundada definitivamente em 1957, na região de North Berwick, do litoral sul da Escócia, tem as suas raízes em bandas de gaitas de foles que remontam à época de 1700. Com aparições esporádicas, nomeadamente em 1932 e 1957 para representar os escuteiros em Jamboree, as gaitas da região de Berwick apresentam-se com o seu inseparável kilt que fazem questão de usar mesmo em viagem. Este grupo tem como anfitrião em Viana do Castelo o Grupo Etnográfico de Areosa

LETÓNIA | Folk Dance Ensemble Vektors
Já conta com mais de 50 anos o Folk Dance Ensemble Vektors, nascido no seio da Universidade Técnica de Riga, na Letónia. A simplicidade, a energia, o orgulho e a disponibilidade são características componentes da dança do grupo Vektors, que nos traz danças da tradição recriadas por modernos coreógrafos. Este grupo tem como anfitrião em Viana do Castelo o Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Perre.

POLÓNIA | Ziemia ?ywiecka
Do sul da Polónia, junto à fronteira com a Eslováquia visita-nos o grupo Ziemia ?ywiecka, sediado na cidade de Zywiec, com 700 anos de idade, capital duma bela e pitoresca região montanhosa com o mesmo nome. Este grupo tem sido desde 1971, ano da sua criação, um fiel representante da cultura tradicional desta região polaca, com os seus variados trajes, danças e canções, mantendo, numa excelente visão contemporânea, os valores da região. Este grupo tem como anfitrião em Viana do Castelo o Grupo Folclórico de S. Paulo - Barroselas.

ROMÉNIA | Ceata Junii Sibiu
O grupo Ceata Junii Sibiu (Os Jovens de Sibiu), é um dos mais antigos grupos folclóricos da Roménia, fundado em 1944 e profissionalizado em 1991. Vindo da região central romena de Sibiu - nas fraldas dos Alpes da Transilvânia - este grupo apresenta danças, cantares, trajes e instrumentos baseados em costumes de vivências comunitárias ancestrais (nascimento, morte, casamento, colheitas, etc.), com repertórios de várias regiões do país. Este grupo tem como anfitrião em Viana do Castelo o Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães

UCRÂNIA | Yunist Podillya
Proveniente de Khmelnitsky, região do oeste da Ucrânia (Podillya), o Grupo Yunist Podillya é composto por elementos da Universidade da região. Traz-nos este grupo, com rigor e profissionalismo, a dança, o canto e o instrumental ucraniano, a envolver as suas acrobáticas danças cossacas, a par da transformação lírica e plástica das belas tradições da antiga Ucrânia.
Este grupo tem como anfitrião em Viana do Castelo o Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo de Neiva

PROGRAMA

Segunda-feira - 29 de Agosto
Recepção dos Grupos Folclóricos estrangeiros e convívio nos grupos de acolhimento.

Terça-feira - 30 de Agosto
Manhã - Visita e actuação em instituições de solidariedade social e empresas do distrito de Viana do Castelo, à frente referidas.
22,00 Horas - GALA DE ABERTURA, na Praça da República em Viana do Castelo, com:
" Participação dos Grupos Folclóricos dos países visitantes - Chile, Escócia, Letónia, Polónia, Roménia e Ucrânia.
" Participação especial do coro de câmara Vox Ensemble.

Quarta-feira - 31 de Agosto
Manhã - Visita e actuação em instituições de solidariedade social e empresas do distrito de Viana do Castelo, à frente referidas.
14,30 Horas - GALA SÉNIOR - Espectáculo dedicado ao público sénior, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no âmbito do Programa Cultura da Idade/Envelhecer com Qualidade, do Gabinete Cidade Saudável, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com: Chile, Escócia, Letónia e Ucrânia.
À noite, a partir das 22,00 horas - Participação dos Grupos Folclóricos num espectáculo no Concelho de Caminha (Vila Praia de Âncora) - Escócia, Letónia e Roménia.

Quinta-feira - 1 de Setembro
Manhã - Visita e actuação em instituições de solidariedade social e empresas do distrito de Viana do Castelo, à frente referidas.
22,00 Horas - "TEMPOS DA EUROPA" - Gala folclórica na Praça da República, em Viana do Castelo, com: Escócia, Letónia e Ucrânia
e ainda PORTUGAL com:
" Grupo Etnográfico da Areosa
" Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Perre
" Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo de Neiva
A partir das 21,30 horas - Participação dos Grupos Folclóricos num espectáculo em Paredes de Coura - Chile, Polónia e Roménia.

Sexta-feira - 2 de Setembro
13,00 Horas - Almoço com todos os grupos visitantes nas instalações da APPACDM, em Areosa, Viana do Castelo, seguido de um convívio com a realização de Jogos Tradicionais Portugueses.
22,00 Horas - "DOS ANDES À ESTEPE" - Gala folclórica na Praça da República, em Viana do Castelo, com: Letónia, Roménia, Chile e Polónia
e ainda PORTUGAL com:
" Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães
" Grupo Folclórico e Cultural de Danças e Cantares de Carreço
À noite, a partir das 21,30 horas - Participação dos Grupos Folclóricos num espectáculo em Verdoejo (Valença) - Escócia e Ucrânia.

Sábado - 3 de Setembro
11,00 Horas - Recepção dos grupos visitantes, na Praça da República, em Viana do Castelo, pela Banda de Gaiteiros da Fundação Maestro José Pedro.
11,30 Horas - "ENSINA-ME, EU DOU-TE A MÃO" - Oficinas de danças onde os grupos folclóricos que nos visitam estarão à disposição de todos para demonstrar e ensinar as suas danças nos seguintes locais da cidade de Viana do Castelo:
Largo de São Domingos - Polónia e Escócia; Largo da Matriz - Ucrânia; Praça da Liberdade - Chile e Letónia; Passeio das Mordomas da Romaria - Roménia
- Recepção e cumprimentos oficiais aos representantes dos grupos estrangeiros visitantes, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo.
12,30 Horas - Fotografia do Diálogo Intercultural, com os elementos de todos os grupos visitantes, junto do Monumento ao Vira.
13,00 Horas - Almoço e Convívio com todos os grupos visitantes, nas instalações da APPACDM, em Areosa, Viana do Castelo.
" 22,00 Horas - GALA DE DESPEDIDA na Praça da República em Viana do Castelo, com todos os grupos dos países participantes: Chile, Escócia, Letónia, Polónia, Roménia e Ucrânia.
e ainda PORTUGAL com:
" Grupo Folclórico de S. Paulo, Barroselas
" Grupo Folclórico de Viana do Castelo
24,00 Horas - Convívio com animação musical na Porta Mexia Galvão

Domingo - 4 de Setembro
13,00 Horas - Almoço proporcionado pelos grupos visitantes aos seus anfitriões nas comunidades de acolhimento.
19,00 Horas - Convívio na Quinta de Santoinho, em Darque, Viana do Castelo, com os elementos de todos os Grupos Folclóricos participantes no XV Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, famílias de acolhimento, amigos e aberto a toda a comunidade vianense.


Autoridade Florestal Nacional cria Zona de Intervenção Florestal da Serra de Santa Luzia

A Autoridade Florestal Nacional (AFN) acaba de aprovar a criação da Zona de Intervenção Florestal da Serra de Santa Luzia, numa iniciativa de produtores e proprietários florestais e abrangendo os concelhos de Viana do Castelo e Caminha.

A ZIF de da Serra de Santa Luzia tem uma área de 11366 hectares, englobando prédios rústicos das freguesias de Afife, Âncora, Areosa, Cardielos, Carreço, Freixieiro de Soutelo, Meadela, Monserrate, Outeiro, Perre, Santa Maria Maior, Santa Marta de Portuzelo e Serreleis, dos municípios de Viana do Castelo e Caminha. A gestão da ZIF da Serra de Santa Luzia vai ser assegurada pela Associação Florestal do Lima, entidade sem fins lucrativos de proprietários e produtores florestais locais.

Uma ZIF é uma área territorial contínua e delimitada, constituída maioritariamente por espaços florestais, submetida a um plano de gestão florestal e a um plano de defesa da floresta e gerida por uma única entidade. Tem como principais objectivos promover uma gestão florestal sustentável activa e permanente dos espaços florestais; coordenar, de forma planeada, a protecção dos espaços florestais e naturais; proteger eficazmente as áreas florestais e os espaços rurais associados; recuperação de espaços florestais afectados por incêndios; e reduzir as condições de ignição e de propagação de fogos.


Assinado protocolo para criar postos náuticos de Vela, Remo e Canoagem em Viana do Castelo

A Câmara Municipal assinou ontem com os clubes Náutico, A.R.C.O, Darque Kayak Clube e Clube de Vela de Viana do Castelo os protocolos de colaboração para a criação dos postos náuticos de Canoagem, Remo e Vela, no âmbito do projecto Centro de Mar. Na cerimónia, José Maria Costa salientou o trabalho desenvolvido pelos clubes e lembrou que estes investimentos de cerca de sete milhões de euros vão permitir o fomento da prática desportiva náutica em Viana do Castelo.

Os protocolos definem as condições de utilização dos equipamentos nas vertentes competitiva, iniciação, escolar, recreativa, turística e adaptado a cidadãos com deficiência. Para tal, a Câmara Municipal vai construir equipamentos, ao abrigo do Centro de Mar, até Dezembro de 2012, que serão cedidos aos clubes por um período de vinte anos.

Em contrapartida, os clubes vão desenvolver actividades regulares de iniciação, formação e competição e participar nas provas de âmbito nacional e internacional; disponibilizar a instalação e material para o grupos do desporto escolar; desenvolver campos de férias escolares dirigidos a públicos do interior; cooperar com as Federações no acondicionamento e treino dos atletas; organizar, até 2020, um conjunto de provas náuticas de âmbito nacional e internacional; garantir o enquadramento técnico qualificado necessário ao desenvolvimento da actividade desportiva regular; e desenvolver actividades lazer/turismo.

Os equipamentos

Os projectos integram o projecto "Centro de Mar", aprovado no âmbito do Programa Operacional dos Factores de Competitividade - COMPETE do QREN e que integra o Cluster do Mar da região norte com investimentos globais a rondar os 17 milhões de euros em Viana do Castelo, tendo como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região.

O Centro de Mar vai, por isso, apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de actividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais e implica a construção de meios físicos como o Posto Náutico de Vela, Canoagem e Remo.

O equipamento dedicado à Vela, com um orçamento base de 1.9 milhões de euros, vai nascer na área do Campo d'Agonia e integrará um hangar e um equipamento social dedicado à vela para pessoas com mobilidade reduzida. Do projecto constam valências como ginásio, zona de apoio, salas de formação e ainda o arranjo de toda a envolvente.

No equipamento destinado à Canoagem, a situar na margem esquerda do rio Lima (Darque), estão previstos investimentos de 1.5 milhões de euros, com a construção de três pavilhões que proporcionarão melhores condições dos atletas e o alargamento da actividade para as escolas e turismo de lazer. Estas infra-estruturas ribeirinhas visam potenciar o uso desportivo do rio Lima, valorizando os clubes que vem, ao longo dos anos, divulgando as modalidades náuticas.

No Remo, onde serão investidos mais de 1.7 milhões de euros na requalificação e ampliação da antiga "Fábrica das Boinas" (Parque da Cidade), irá nascer o Posto Náutico de Remo para os clubes vianenses que irão poder ter outras condições, estando previstas instalações adequadas para os seus atletas. O projecto de execução integra pavilhões para o equipamento de remo, áreas administrativas e balneários e ainda uma sala de exposição dos troféus dos clubes, com larga história.


Saberes em Teia a partir de Setembro
em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete Cidade Saudável, vai promover, a partir de Setembro, o projecto "Saberes em Teia". O objectivo é criar oportunidades de troca de saberes entre participantes de diferentes gerações, numa tentativa de socialização da comunidade mais idosa de Viana do Castelo.

O projecto é direccionado a toda a população maior residente no concelho e surge como estratégia de participação e de sociabilização da comunidade, na tentativa de promover uma cultura intergeracional, com ganhos em saúde. Trata-se, por isso, da dinamização de momentos de partilha de saberes entre as diferentes gerações, denominados "Momentos Teia", pelo que, em cada sessão, deverá estar garantida a participação simultânea de pessoas de diferentes faixas etárias.

Por outro lado, sendo a base do projecto a partilha de saberes, qualquer participante poderá dinamizar um " Momento Teia", numa área do seu domínio. Pretende-se, também, que este projecto se afirme como um veículo de divulgação da oferta das actividades existentes no concelho e cuja frequência/prática possa contribuir para um estilo de vida saudável.

As actividades do projecto serão programadas e divulgadas semestralmente, de Setembro a Dezembro de 2011, estão já calendarizadas sessões de yoga, História de Arte, danças clássicas e Latinas, informática, gestão das sobras e conservação e restauro.

Actividades de Setembro a Dezembro de 2011:

Moradas:
(1) Avenida Rocha Páris 4900 - 887 Viana do Castelo
(2) Rua da Argaçosa 4900 - 394 Viana do Castelo
(3) Avenida do Atlântico 4900-348 Viana do Castelo
(4) Praça Dona Maria II nº 113 4900-489 Viana do Castelo
(5) Avenida Capitão Gaspar de Castro 4900-462 Viana do Castelo

Informação Município de Viana do Castelo

Festival Internacional de Folclore Alto Minho

A 15ª edição do Festival Internacional de Folclore decorre até ao dia 5 de Setembro. É organizado pela VianaFestas com a colaboração da Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho e apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do INATEL.

Reconhecido em 2006 pelo CIOFF, este festival tem acolhido grupos de diferentes países do mundo e percorrido um caminho de consolidação que tem permitido ganhar credibilidade, colocando Viana do Castelo no percurso dos mais importantes festivais internacionais de folclore da Europa. Os grupos participantes no ano de 2011 são: Chile, Polónia, Roménia, Escócia, Ucrânia e Letónia.

O Festival decorrerá em vários locais do concelho e distrito, realizando-se as principais Galas na Praça da República e no Teatro Municipal Sá de Miranda.

________________________________________

"Neil Armstrong Viaja de Ptolomeu a Einstein" e "Ecos Verdes"

No mês de Setembro o Centro Dramático de Viana levará à cena, no Teatro Municipal Sá de Miranda, pelas 21h30, nos dias 22, 23 e 24 de Setembro - "Neil Armstrong Viaja de Ptolomeu a Einstein" (Estreia, 106ª Produção), e nos dias 29, 30 de Setembro e 1 de Outubro - "Ecos Verdes" (105ª Produção).

Em "Neil Armstrong Viaja de Ptolomeu a Einstein", o texto, espaço cénico e encenação são de Castro Guedes e a representação de Ana Perfeito, Elisabete Pinto, Marta Moreira Lopes e Ricardo Simões. No final da peça, terá lugar um debate com um cientista astrofísico.

"Ecos Verdes", a partir da peça "O Gigante Verde" de Manuel Grangeio Crespo, com dramaturgia e textos de ligação, espaço cénico e encenação de Castro Guedes, conta com os actores Ana Perfeito, Elisabete Pinto, Marta Moreira Lopes, Ricardo Simões, Simão Luís e figuração de Adriel Filipe. Música executada ao vivo pela harpista Inês Vale.

________________________________________

Encontro Nacional de Enoturismo

Integrado no programa anual de "Viana do Castelo - Cidade do Vinho 2011", decorrerá nos dias 23 e 24 de Setembro, o Encontro Nacional de Enoturismo, no auditório do Castelo de Santiago da Barra.

Este Encontro conta com comunicações divididas por cinco painéis em torno das temáticas: Viana do Castelo "Cidade do Vinho 2011", Comunicação e Marketing, Enoturismo e Promoção Turística, Rotas de Vinhos e Valorização do Vinho.

A organização está a cargo da Câmara Municipal de Viana do Castelo e conta com a colaboração da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, do Turismo de Portugal e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Consultar programa específico.

________________________________________

Desfolhada à Moda de Perre

Nesta representação a realizar no dia 24 de Setembro, pretende-se dar a conhecer os usos e costumes relacionados com o ciclo do milho, desde o momento de virar o carro de bois, à desfolhada, passando pela malhada e pela limpeza no peneiro. Tudo está aqui reconstruído como reza a tradição. No final, à meia-noite, um grupo de rapazes cantam uma bela serenata… Um espectáculo a não perder.

A organização é da responsabilidade do Grupo Folclórico Danças e Cantares de Perre e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Junta de Freguesia de Perre.

Este ano a desfolhada decorrerá junto à Igreja Paroquial de Perre, às 22h00.