"Valença Na Objectiva"
Máquinas e Retratos Antigos em Exposição
O século XIX e XX, de Valença, está a ser retratado, na exposição "Valença na Objectiva", no Núcleo Museológico, na Fortaleza, até 23 de Outubro. Mais de 300 objetos, dos finais do século XIX e inicio do século XX, entre máquinas de fotografar e filmar, retratos, telas, postais e um estúdio dos anos 20 do século passado.
Do espólio em exposição destacam-se 24 Estojos, 98 Máquinas de Fotografar, 10 Máquinas de Filmar, 6 Máquinas de fole de madeira, 5 Livros sobre a história da Fotografia, 6 Tripés, 96 Retratos, 3 Couvetes de Revelação, 2 Ampliadores de citilene tipo comboio, 1 Ampliador de película, Sombra para flash, Cabeça eletrónica, Tripé da cabeça eletrónica e Máquina de galeria com tripé metálico. 36 imagens antigas de Valença, em tela, mostram a evolução do recinto amuralhado, da área urbana central, da ponte internacional ao longo de mais de 100 anos.
Esta exposição é uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença que conta com a colaboração do antiquário valenciano João Eduardo Teixeira, da Fotobrigadeiro e de imagens particulares de Maria de Jesus Silva, Vitor Salvador, entre outros.
Fátima Campos Ferreira e Pedro Giestas Apadrinham o Caldo Verde
A Câmara Municipal de Valença e a Adriminho convidam a jornalista e apresentadora Fátima Campos Ferreira e o ator Pedro Giestas para apadrinharem o Caldo Verde. O convite foi prontamente aceite por estas prestigiadas figuras do panorama televisivo português.
Fátima Campos Ferreira, que mantêm um forte elo de ligação com Valença, onde passou a sua infância, e o ator Pedro Giestas, apoiam a candidatura e, no próximo dia 7 de Setembro estarão presentes na grande cerimónia de encerramento, em Santarém.
Este prato, classificado na categoria das sopas, concorre às 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, uma candidatura que entra na região de Entre o Douro e Minho, e desenvolveu-se em parceria com ADRIMINHO (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho). Tem por objetivo divulgar e promover o património gastronómico nacional.
Bem posicionado em termos de votação, o Caldo Verde será considerado sempre de excelência para todo o Vale do Minho e uma das Maravilhas que o território tem para oferecer, independentemente dos resultados que venha a obter.
Informação Município de Valença
|
|
A Comissão de Festas de Valença do ano de 2011 entende que deve fazer o seguinte comunicado:
1º Agradecer ao artista José Cid o espetáculo da noite do dia 12 de Agosto. Foi do agrado de todos os presentes e sem dúvidas um concerto á José Cid.
2º Foram colocados camarins à desposição do cantor e do seu grupo, decorados e escrupulosamente limpos pelas Sr.ªs da Comissão de Festas.
3º No dia 13 de manhã as mesmas senhoras foram presenteadas com um espetaculo desolador e por isso mesmo, alertamos o referido artista e a população Portuguesa em geral.
4º No grupo há um iluminado que deixou um saco com fezes em cima do frigorifico. Garrafas de água cheias de urina e o papel higiênico usado para se limpar a um canto do referido camarim.
5º Pensamos que o dito cujo se esqueceu de levar para a sua palhota onde vive, o saco as garrafas e o papel. Lá, na palhota poderia ter comido o que cá deixou; ter bebido o conteudo das garrafas e ter-lhe-ia servido de guardanapo o papel higiênico que usou.
6º O José Cid não tem culpa, mas deve precaver-se, porque na nossa terra, dizemos que cesteiro que faz um cesto faz um cento.
Por falar na nossa terra dizemos nós:
Somos pobres, somos Provincianos, mas somos dignos e limpos.
Quem nos faz uma, seguramente que não chega a fazer segunda.
A Comissão de Festas do Concelho de Valença 2011
|
 |
|
|