Jornal Digital Regional
Nº 551: 3/9 Set 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Feiras Novas "Romaria de Noite e de Dia"
De 9 a 12 de Setembro

De 9 a 12 de Setembro as Feiras Novas de Ponte de Lima elevam a cultura através do folclore, das tocatas de concertina, dos concertos de bandas de música, dos concursos pecuários e dos sublimes cortejos que de ano para ano atraem milhares de forasteiros.

Nos dias que antecedem o arranque oficial das Feiras Novas, realiza-se na noite de quarta-feira, dia 07 o Encontro Concelhio de Concertinas, no Largo de Camões, a partir das 22 horas. De acordo com a organização esperam-se mais de duas centenas de tocadores de concertina.

A noite de quinta-feira, dia 08 conta com actuação da Banda de Estorãos e da Banda Musical de Aboim da Nóbrega, no Largo de Camões. Sexta-feira, dia 09 - Noite da Música, a partir das 20h30, no Jardim do Paço do Marquês ecoam os sons da Guitarra Portuguesa, com o Grupo Magina Pedro que apresenta Fados e Baladas de Coimbra.

Pelas 21h00, na Expolima realiza-se pela primeira vez, o Torneio Internacional das Feiras Novas em Horseball - "Liga dos Campeões de Horseball".

Ao Largo de Camões regressa a música popular, com o Grupo da Portela, a partir das 21h15, enquanto na Alameda de S. João animam os Cantares ao Desafio. Seguem-se as actuações das Bandas de Música de Moreira do Lima e de Rio Mau.

Mas para além do som das Bandas de Música, do ribombar dos Bombos dos Grupos de Zés Pereiras e das Concertinas, que se farão ouvir ao longo de todas as festividades, outros grandes momentos compõem estas tradicionais festas do Concelho Limiano.

O Cortejo Etnográfico, no sábado às 16 horas, apresenta uma mostra de usos costumes e tradições. É uma demonstração única de cada freguesia do Concelho. Destaque ainda para o tradicional Concurso Pecuário, que se realiza durante a manhã de sábado e da concentração dos Zés Pereiras e Gaiteiros, ao meio-dia no Largo de Camões.

Na Expolima decorre ao longo da tarde, a Corrida de Passo Travado e às 21h00 a final do Torneio "Liga dos Campeões de Horseball".

A noite de sábado - Noite das Rusgas vive-se ao som da Concertinas e do Folclore.

O Cortejo Histórico "Ponte de Lima: 40 anos de Cortejo Histórico" sai à rua no domingo às 16h30 apresentando-se como uma realização colectiva no qual todo o Concelho se empenha, retratando a genuinidade do seu valioso património histórico.

As noites são vividas ao som dos concertos das bandas de música, no Largo de Camões, das tocatas de concertina em cada esquina, do fogo de artifício e do Festival de Folclore, cheio de cor, alegria e sons populares, pelos Grupos de Folclore do Concelho, a realizar em dois palcos, instalados nas duas margens do Rio Lima, no campo do Arnado e na Alameda de S. João, no domingo a partir das 19 horas.

Pelas ruas a animação será uma constante com a Bandinha da Alegria. Espectacular sessão de fogo de artifício à 01h00 encerra mais uma noite das Feiras Novas.

Na segunda-feira, dia dedicado às celebrações religiosas em honra de Nª Srª das Dores, a majestosa procissão percorre as principais ruas do Centro Histórico a partir das 16h30 horas.

As bandas de música despedem-se das Feiras Novas com o Hino de Ponte de Lima, num concerto no Largo de Camões, às 19h00. A noite de segunda-feira conta com a irreverência dos estudantes num espectáculo de Tunas a partir das 21h00, seguindo-se o espectáculo musical com o Grupo "Arco Íris" no Largo de Camões. A sessão de fogo de artificio à 00h30 é o último momento do programa oficial das Feiras Novas 2011.

Participe, assista ao vivo à maior exposição das tradições locais, nas Feiras Novas a "Romaria de Noite de Dia".


Informação sobre as Feiras Novas

A Associação Concelhia das Feiras Novas informa a população em geral que, estabeleceu um acordo com os empresários das diversões para estarem presentes nas Festas de 2011, após a Associação do sector ter considerado "que lamenta alguns comportamentos que possam ter sido adoptados por alguns empresários no decurso do procedimento de atribuição de lugares" comprometendo-se a "sensibilizar no futuro os associados que tenham uma postura compreensiva e tranquila com os promotores, Associação Concelhia das Feiras Novas.

Desde que restabelecida a normalidade a Associação Concelhia das Feiras Novas agradece toda a compreensão e apoio da população e da Câmara Municipal de Ponte de Lima neste processo, e garante o maior empenhamento para realizar umas Festas ainda melhores, cumprindo o grande desejo de todos os limianos e dos milhares de visitantes que apreciam as Feiras Novas.


ALBERGUE DE PEREGRINOS CHEGA AOS 10000 PEREGRINOS

O Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima recebeu ontem, dia 24 de Agosto, a Peregrina para pernoitar registada com o número 10000.

Aberto desde o dia 17 de Julho de 2009, esta estrutura, a funcionar todos os dias do ano para receber os Peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela e a Fátima, atinge assim uma dezena de milhar de Peregrinos a pernoitar, aos quais se devem juntar as muitas centenas que procuram o Albergue apenas para carimbar a Credencial do Peregrino, optando por ficar alojados em estruturas hoteleiras e similares tradicionais em Ponte de Lima e nas redondezas.

No ano de 2010, em que se celebrou o Ano Santo Compostelano, procuraram o Albergue 5876 Peregrinos - 4502 para pernoitar e 1374 para carimbar a Credencial do Peregrino, ou seja, em trânsito.

Contudo, no presente ano, contra todas as expectativas por se não tratar de Ano Santo e preverem-se diminuições, o número de Peregrinos tem aumentado de forma notória.

No primeiro semestre deste ano, pernoitaram no Albergue de Peregrinos 2450 Peregrinos e transitaram (carimbaram a Credencial do Peregrino) 707 Peregrinos, perfazendo um total de 3157 Peregrinos, antes do início da época de maior afluência de Peregrinos - Julho, Agosto e Setembro.

Atente-se ainda que, de Janeiro a Junho de 2010 (Ano Santo) pernoitaram no Albergue 1637 Peregrinos. No mesmo período do presente ano foram 2450 Peregrinos, como se disse, representando uma diferença, para mais, de 813 Peregrinos - um aumento superior a 49,66%.


CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO
ÓLEO ALIMENTAR USADO

Numa parceria entre o Município de Ponte de Lima e a Resulima, S. A. será desenvolvida uma campanha de sensibilização ambiental nos próximos dias 29 e 30 de Agosto na vila de Ponte de Lima. Esta campanha tem como objectivo sensibilizar a população para a importância da separação dos óleos alimentares usados e a sua correcta deposição no oleões. No recinto da feira, no centro histórico da vila e nas grandes superfícies comerciais serão distribuídos funis à população, apelando a que os óleos alimentares usados sejam depositados em garrafas ou garrafões de plástico e em seguida colocados nos oleões. Posteriormente o óleo alimentar usado será recolhido e encaminhado para reciclagem, nomeadamente para produção de biodiesel, dando-se desta forma o devido encaminhamento a este resíduo.

Informação Município de Ponte de Lima

ARH DO NORTE, IP ESTÁ ATENTA E A MONITORIZAR O EVOLUIR DO PROBLEMA DE EUTROFIZAÇÃO NO LIMA

No seguimento da publicação de diversas notícias na comunicação social que dão conta da possível contaminação das águas do rio Lima por cianobactérias, a Administração da Região Hidrográfica do Norte, IP (ARH do Norte, IP) esclarece que a qualidade da água no troço português do rio Lima não está, para já, posta em causa, de acordo com as mais recentes observações.

Os processos de eutrofização de massas de água resultam de um enriquecimento em nutrientes - em especial de fosfatos e de azoto - na massa de água, o qual potencia o crescimento de um conjunto selectivo de organismos designados por cianobactérias. Essa disfunção na massa de água decorre, em regra, de práticas agrícolas de adubação excessiva (permitindo uma lixiviação para a massa de água), ou descargas de águas residuais urbanas não tratadas. O processo de eutrofização ocorre, em especial, em massas de água acumuladas reservatórios e albufeiras de barragens.

Este fenómeno é, infelizmente, habitual e recorrente em todo o mundo e, desde logo, também em Portugal em diversas albufeiras. Os blooms algais ocorrem ciclicamente, em especial no Verão e, por razões de aumento da temperatura, de dias sem precipitação e vento, podem ser atingidos picos que, em regra, ocorrem durante duas ou três semanas. O perigo para a saúde pública ocorre quando as cianobacterias morrem e libertam toxinas acumuladas que, em concentração superior a um determinado valor, pode causar problemas em contacto directo ou por ingestão. Importa notar que não é vulgar que a concentração de toxinas constitua um efectivo problema, mas existe um potencial que não pode ser menosprezado e, por isso, importa monitorizar devidamente.

A ARH do Norte, IP está, em conjunto com a Confederação Hidrográfica do Minho-Sil e a Águas do Noroeste (empresa responsável pela captação e abastecimento público), a acompanhar esta situação, que se iniciou na albufeira de Las Conchas, na Galiza, tendo, inclusive, enviado uma equipa técnica ao Touvedo e ao Lindoso para melhor avaliar a situação. O rio Lima tem sido monitorizado e os valores até agora obtidos estão abaixo dos limiares que podem ser perigosos para a saúde. As entidades gestoras de água (Águas do Noroeste) também estão alerta para esta situação e os processos de tratamento permitem remover eventuais presenças destes compostos, assegurando que não é colocada em risco a saúde pública.

Face aos resultados de monitorização que está a desenvolver, a ARH do Norte, IP colocará, caso necessário, avisos em todas as praias fluviais para evitar o contacto directo por uso balnear.

ARH do Norte

Hotel Axis Ponte de Lima acolhe obra de João Santos

O hotel Axis Ponte de Lima tem patente, até 15 de Setembro, a exposição "Registo do tempo e do homem na paisagem". Da autoria de João Santos, a mostra aborda plasticamente as implicações nas vivências do homem de elementos como o tempo e natureza e, simultaneamente, a marca que a intervenção humana deixa no meio envolvente.

João Santos, residente em Caminha, é artista plástico, ilustrador e designer gráfico, tendo já participado em inúmeras mostras individuais e colectivas. A presença da sua obra em Ponte de Lima está integrada no projecto cultural "4 elementos, 5 sentidos", promovido pelo Grupo Axis Hotéis & Golfe. Entrada gratuita.


Axis Golfe comemora 16º aniversário com a realização da Taça Fundação

Campo de golfe de Ponte de Lima, primeiro projecto do Grupo Axis Hotéis & Golfe, é um dos marcos da modalidade no norte do país

O Axis Golfe, campo de golfe de Ponte de Lima, assinala no próximo sábado, dia 3 de Setembro, o 16º aniversário, com a realização da Taça Fundação/Delta. Em 1995, surgia o primeiro campo de golfe do Alto Minho que constituiu um forte incentivo à prática da modalidade no norte do país e no fluxo de turistas adeptos daquele tipo de desporto.

O torneio anual é já um marco para sócios e convidados do Axis Golfe, oriundos de vários sectores de actividade. João de Deus Pinheiro, ex-comissário europeu, e o empresário Manuel Serrão são algumas das personalidades que constam dos mais de cem participantes da prova.

O torneio tem início às 10h00 e será disputado em 18 buracos "Stableford", com e sem handicap, nas categorias Net e Gross. Quem estiver interessado em aprender os primeiros passos para a prática de golfe pode participar na Clínica de Golfe promovida pelo Grupo Axis Hotéis & Golfe.

O evento conta, após a entrega de prémios, com um jantar de confraternização no Restaurante Olival, espaço integrado no Axis Golfe. Os convidados poderão ainda desfrutar de animação pela noite dentro, com a promoção da DJ Golf Party.

O Grupo Axis Hotéis & Golfe integra, além do Axis Golfe, seis unidades hoteleiras: Axis Vermar, Axis Ofir, Axis Porto, Axis Ponte de Lima, Axis Viana e Basic Braga. Com um crescimento sustentado, o grupo tem apostado em investimentos contínuos na região norte, com a abertura, desde 2008, de uma unidade por ano.

Grupo Axis Hotéis