Jornal Digital Regional
Nº 551: 3/9 Set 11
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Programa Solarh: Mais duas famílias barquenses beneficiadas

A Câmara de Ponte da Barca continua, através de vários projectos, a investir no apoio social aos mais desprotegidos garantindo-lhes melhores condições de vida. Neste domínio, e à semelhança do que tem vindo a ser feito, a autarquia procedeu à assinatura de mais dois contratos de recuperação de habitação degradada ao abrigo do programa Solarh, nas freguesias de Ruivos e Vila Nova de Muía. O programa Solarh, que consiste no apoio financeiro sob a forma de empréstimo sem juros para a recuperação de habitações degradadas, tem permitido ajudar diversos núcleos familiares com parcos recursos financeiros que de outra forma não conseguiriam viver numa habitação condigna.

Recorde-se que este processo, acessível a todas as pessoas economicamente mais desfavorecidas que sejam proprietários da sua habitação há pelo menos cinco anos, é gerido pela autarquia através do apoio na concepção dos projectos de recuperação, na elaboração das respectivas candidaturas e no acompanhamento técnico das obras.

Informação Município de Ponte da Barca

JSD promove petição pela Afirmação e Valorização do Jovem Atleta Português - Ponte da Barca subscreve petição nacional!

Portugal é reconhecido internacionalmente pela qualidade dos seus atletas nas mais diversas modalidades.

Nos escalões de formação, ombreamos com qualquer selecção e somos uma equipa com presença constante nas várias competições internacionais, com prestações sempre meritórias, como é o recente exemplo da participação portuguesa no Mundial de Futebol Sub-20 realizado na Colômbia.

O atleta português é uma das mais-valias nacionais que temos e que urge ser valorizado.

Têm sido, ao longo da história portuguesa, os atletas portugueses aqueles que mais têm contribuído, pelas suas prestações e pelos seus triunfos, para a afirmação do nosso país no contexto internacional.

No entanto, constatamos que muitas equipas desportivas que militam nos principais escalões em Portugal, nas diversas modalidades, alinham muitas vezes uma maioria, senão totalidade de atletas estrangeiros. Fenómeno este, ainda mais preocupante, por se alastrar perigosamente aos escalões de formação, colocando em causa a evolução do jovem atleta português.

Por exemplo, no campo do futebol, que naturalmente assume mais mediatismo, constata-se que, de acordo com o estudo sobre a utilização de jogadores nacionais e estrangeiros, promovido pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), confirma-se a aposta em jogadores estrangeiros, concluindo-se que na época 2010/2011, aumentou o número de estrangeiros na I Liga (42% portugueses) (58% estrangeiros).

Ora, sabendo que a aposta em atletas estrangeiros em detrimento de atletas nacionais, prejudica a evolução e a afirmação do potencial dos jovens atletas portugueses e tendo em conta que Portugal precisa de importar menos e valorizar mais o trabalho feito no nosso país e os talentos que vamos produzindo.

Propõe-se a adopção de um urgente e amplo debate na sociedade portuguesa, envolvendo a Assembleia da República, o Governo e os agentes desportivos, nomeadamente, clubes, atletas, dirigentes e respectivas federações, no sentido de serem encontradas soluções e implementadas medidas que valorizem os jovens atletas e levem as equipas portuguesas a incluírem nos seus plantéis um maior número de atletas de nacionalidade portuguesa.

Este debate deve naturalmente abordar a importância do desporto e do exercício físico na formação integral dos nossos jovens e na promoção de hábitos de vida saudáveis, assim como, a aposta efectiva na promoção do desporto nas escolas por intermédio de um maior envolvimento dos estabelecimentos de ensino e dos vários agentes educativos, passando por criar condições para promover o estatuto do atleta-estudante e propondo outras medidas que devam ser implementadas em prol de novas gerações cada vez mais activas e saudáveis.

Vicente Moura (Presidente do Comité Olímpico Português); Cândido Barbosa (o grande ciclista português); Pedro Roma (ex capitão da Académica de Coimbra); Ulisses Pereira (Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Andebol); Rui Gomes da Silva (Vice-Presidente do Benfica); José Guilherme Aguiar (conhecido adepto do Futebol Clube do Porto e ex Director Executivo da Liga de Clubes); Ricardo Mestre (vencedor da Volta a Portugal em bicicleta); Reinaldo Ventura (Capitão da equipa de hóquei do FC Porto, 10 vezes campeão nacional e uma das principais estrelas da nossa Selecção Nacional de hóquei em patins); Filipe Santos (Capitão da Equipa de Hóquei Patins do FC Porto, 10 vezes campeão nacional e atleta da selecção); Diana Gomes da Silva (jovem piloto de aviões, é mais nova mulher do mundo a fazer acrobacia aérea e a única na Península Ibérica); Tiago Sousa (campeão nacional da Jetski) e Bruno Barracosa (Presidente da Federação Portuguesa de Desporto Universitário - FADU e responsável pela participação portuguesa nas últimas universíadas) são alguns dos muitos nomes que subscrevem esta petição da Juventude Social Democrata!

Associa-te a esta causa, subscrevendo a petição (http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N13333) ou através no site da JSD Ponte da Barca (www.jsdpontedabarca.blogspot.com)

JSD Ponte da Barca