Jornal Digital Regional
Nº 287: 29 Abr a 5 Mai 06 (Semanal - Sábados)
Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.



SCCAMINHENSE VENCEU REGATA INTERNACIONAL DE ORIO

A tripulação A do Sporting Club Caminhense venceu a Regata Internacional de Orio, disputada no passado dia 30 no rio com o mesmo nome, no País Basco, e a equipa B, composta por atletas ligeiros e juniores, em representação da Associação de Remo de Viana do Castelo, obteve a 7ª posição.

Apenas clubes bascos tinham conquistado este importante troféu, sendo que o Orio já vencera em onze ocasiões e o Hondarrabia na última edição, em que o Caminhense participara pela primeira vez e deixara uma excelente impressão, ao obter o 3ºlugar.

Com uma imensa mole humana a assistir à regata, composta por três provas de 1.000 metros cada uma (eliminatórias com quatro mangas, meias-finais e Final), as embarcações não chegaram a pisar terra depois de embarcarem e em menos de uma hora, as regatas estavam terminadas, mantendo a assistência entusiasmada e presa à competição.

O Caminhense classificou-se em 2º lugar na Eliminatória (uma posição que lhe interessava de modo a vir a competir na pista 1, nas meias-finais que venceu) e, em final emocionante, conseguiu levar de vencida os triunfadores de 2005 (Hondarribia) por seis centésimas de diferença, classificando-se o Orio em 3º e o Bordeaux, de França, na 4ª posição.

MÉRITO DOS ATLETAS E BOA ESTRATÉGIA

João Santos, treinador dos seniores do clube, estava entusiasmado com esta vitória internacional, perante os melhores clubes do país vizinho.

Conforme já tinha declarado ao C@2000 e publicado nesta edição, iriam tentaram fazer, no mínimo, o mesmo que no ano anterior, mas "as coisas proporcionaram-se" e o triunfo foi alcançado.

Boina Basca oferecida a cada um dos remadores vencedores

Referiu que em relação ao Orio (campeão de Espanha em 2005), três dos seus melhores atletas tinham ido remar para os Astilleros, razão pela qual os sus próprios dirigentes admitiam que seria mais acessível ao SCC lutar pelo 2º ou 1º posto, como veio a suceder.

Contudo, os vencedores do ano anterior (Hondarribia), voltaram a apresentar-se na máxima força, mas "a nossa equipa respondeu bem dos 500 metros para a frente, conseguindo ultrapassar os adversários", declarando que o segredo da vitória fora "o mérito dos atletas e a boa estratégia delineada", dado que passavam à meia-final dois barcos da cada.

"Jogámos na primeira eliminatória por atingir o 2º lugar para nos dar o acesso à melhor pista, meia final esta que acabou por ser uma final antecipada, devido ao sorteio que fizeram e que pretendia facilitar a vida à equipa da casa".

"A final correu bem e ao incrementarmos o ritmo" à medida que a prova evoluía, foi decisivo no triunfo ao fim de 1.000 metros.

"É UM ESPECTÁCULO IR ASSITIR ÀQUELA REGATA!"

João Santos destacou a grande quantidade de espectadores e o ambiente criado no "Ayuntamiento" que recebeu os vencedores, os quais vieram até à varanda, com boinas bascas na cabeça e empunhando o troféu em cristal perante a multidão, aclamando-os, e onde "nem faltou uma banda de música" a animar a festa do remo.

Este técnico verde-e-branco destacou o acolhimento impecável que os organizadores lhes concederam, tal como a excelente organização evidenciada no decorrer das provas.

Embora admitindo que esta vitória foi mais um bom estímulo para o Nacional de Velocidade, não quer confiar, porque "já estamos a atingir um patamar muito elevado e eu não queria que os atletas se acomodassem e vamos ter de treinar muito para conseguirmos atingir os nossos objectivos", avisou.

Actualização: (2/05/06 21h)

Tempos Finais de Regata
Clube Tempo Diferença
Caminhense 02:56,25
Hondarribia 02:56,51 0:00,26
Orio 02:38,37 0:02,12
E.N Bordeaux 02:59,00 0:02,75

Actualização: (3/05/06 18.34h)

ROTA DOS LAGARES DE AZEITE DO RIO ÂNCORA
Autor
Joaquim Vasconcelos
Ambiente
Animação
Cultura
Desporto
Distrito
Educação
Empresas
Freguesias
Galiza
Justiça
Óbitos
Pescas
Política
Roteiro
Tribuna
Turismo
Saúde
Sucessos
MEMÓRIAS
DA
SERRA D'ARGA
Autor
Domingos
Cerejeira