JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Projeto GEMCAT distingue 8 empresas da região transfronteiriça com as melhores práticas ao nível da conciliação profissional e pessoal e de igualdade de oportunidades

A empresa NQDA, de Viana do Castelo, ganhou o prémio melhor iniciativa na Região Norte de Portugal na modalidade "Reconhecimento de Igualdade de Oportunidades".

No âmbito da 2ª edição da convocatória transfronteiriça para o reconhecimento de empresas com um histórico notável na implementação de políticas de conciliação e igualdade, enquadrado no projeto GEMCAT - Geração de Emprego de Qualidade Transfronteiriço cofinanciado pelo programa INTERREG V - Espanha-Portugal (POCTEP), já são conhecidas as 8 empresas vencedoras. A empresa NQDA, de Viana do Castelo, ganhou o prémio melhor iniciativa na Região Norte de Portugal na modalidade "Reconhecimento de Igualdade de Oportunidades".

Um dos principais objetivos desta convocatória pública é tornar visíveis as empresas que, através das suas políticas e sistemas de gestão, desenvolvem atividades responsáveis em matéria de conciliação da vida profissional, familiar e pessoal e igualdade de oportunidades, evidenciando assim o seu empenho ativo na sociedade.

No âmbito desta iniciativa foram rececionadas no total 44 candidaturas da região transfronteiriça (Galiza, Castela e Leão, Extremadura e Norte de Portugal), tendo sido distinguidas nesta 2ª edição 8 empresas, duas de cada região ou Comunidade Autónoma que compõe o projeto GEMCAT, uma por cada modalidade de reconhecimento. As empresas vencedoras desta 2ª edição são:

Reconhecimento de Conciliação Vida Profissional e Pessoal
" Melhor iniciativa na Região Norte de Portugal - Balanças Marques de José Pimenta Marques, Lda (Braga);
" Melhor iniciativa na Comunidade Autónoma da Galiza - APPLUS+;
" Melhor iniciativa na Comunidade Autónoma da Extremadura - GRAN HOTEL DON MANUEL, SL;
" Melhor iniciativa na Comunidade Autónoma de Castela e Leão - GRUPO ASPASIA IBECON 2003 S.L.

Reconhecimento de Igualdade de Oportunidades
" Melhor iniciativa na Região Norte de Portugal - NQDA (Viana do Castelo);
" Melhor iniciativa na Comunidade Autónoma da Galiza - GALÁUREA AYUDA A DOMICILIO;
" Melhor iniciativa na Comunidade Autónoma da Extremadura - S.C.L. NTRA. SRA. DEL PRADO;
" Melhor iniciativa na Comunidade Autónoma de Castela e Leão - QUESERIAS ENTREPINARES, SAL.

A cerimónia de entrega dos prémios transfronteiriços decorreu no dia 5 de novembro em Valladolid, na Junta de Castela e Leão, integrada no Fórum de Diálogo Social sobre o sector automóvel.

CIM Alto Minho



Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez apresenta a nova imagem no lançamento do Vinhão 2019

A Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez no próximo sábado, 9 de novembro, irá apresentar a nova coleção NAPERÃO e dar a conhecer a forma como irá continuar a surpreender o mundo.

A Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez cuida há décadas de um património vitícola e cultural ímpar, localizado num território singular, atravessado pelos rios Lima, Vade e Vez, bem no coração da Região dos Vinhos Verdes. Fiel ao princípio "A Origem Conta" prepara-se para lançar o seu vinho mais emblemático: o Adega Ponte da Barca Vinhão da colheita 2019, mesmo a tempo do S. Martinho e dos magustos.

O evento realiza-se entre as 16h e as 18h do dia 9 de Novembro, no Solar do Vinhão, (Ponte da Barca) contando com a presença de várias individualidades da vida política e empresarial do Norte de Portugal e dos distribuidores e parceiros da Adega.

Os convidados poderão contar com algumas surpresas durante o evento, nomeadamente a prova do primeiro vinho da Adega com a nova imagem da coleção Naperão e a degustação de Trufas de chocolate com o vinho Vinhão, dentro de uma linha de chocolates artesanais que a Adega está a desenvolver com a Sim Chocolates de VN Famalicão.

Os produtos e a nova imagem são um convite a fazer uma viagem no tempo, para reavivar as memórias de infância e os sabores do chocolate e do vinho do tempo dos nossos avós.

Uma percentagem das verbas angariadas no dia na venda do vinho serão doadas à Fundação AMA - Perturbações do Espetro do Autismo, entidade que desempenha uma importante intervenção local junto de crianças com aquela perturbação e com a qual a Adega tem uma colaboração já do passado.

O vinho ocupa um lugar muito especial na história da humanidade!

A Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez reinventa e valoriza a história, adaptando, renovando e valorizando cada vinho com o sabor dos tempos!

Patrícia Silva




Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais