www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Viana do Castelo reforça política de Reabilitação Urbana no Centro Histórico

A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou o período de discussão pública da Operação de Reabilitação Urbana do Centro Histórico, de acordo com o Regime Jurídico de Reabilitação Urbana e procurando, desta forma, intervir neste espaço territorial de forma integrada e abrangendo a reabilitação do edificado, das infraestruturas e dos equipamentos.

Esta ação agora desenvolvida surge na sequência da publicação da Área de Reabilitação Urbana e tem como objetivos requalificar e revitalizar o tecido urbano, atrair e fixar população para o Centro Histórico, atrair e dinamizar o tecido económico do Centro Histórico, contribuir para a preservação e valorização do património construído, reforçar a atração turística e a oferta cultural dos serviços.

Neste sentido, este novo instrumento - ORU - propõe um conjunto de procedimentos de gestão orientados para a simplificação e para a pro-atividade relativamente aos proprietários e empreendedores e visa também a animação cultural e artística da cidade.

A ORU do Centro Histórico tem igualmente associado um programa de ação e um quadro de investimentos públicos e privados com a discriminação das fontes de financiamento disponíveis e os incentivos nacionais e municipais para as respetivas intervenções.

Desta forma, o Município de Viana do Castelo pretende reforçar e ampliar as intervenções já realizadas nos últimos três anos em que a Área de Reabilitação Urbana foi delimitada, promovendo desta forma a melhoria do estado de conservação do edificado e também a dinamização do espaço público do Centro Histórico.

De referir, a propósito, que entre 2010 e 2015 foram investidos cerca de 20 milhões de euros no que toca ao investimento público, sendo que no investimento privado o valor rondou os 18 milhões de euros.

Neste momento, o Centro Histórico de Viana do Castelo tem onze unidades de alojamento turístico, estando neste momento três novos "hostels" em fase de obras, com capacidade para 60 novas camas.

Em curso, estão igualmente obras de reabitação em 30 edifícios no Centro Histórico e, no período entre 2010 e 2015, as operações de reabilitação cresceram 54 por cento, representando 20 por cento de todo o licenciamento do concelho e representando, assim, uma das melhores a nível nacional e muito superior à média nacional, que se cifra nos 8 por cento.

Relativamente a edifícios no Centro Histórico, existem 141 a necessitar de intervenções moderadas e 39 a precisar de intervenção urgente.

Para apoiar estas intervenções, o Município de Viana do Castelo candidatou-se ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do Portugal 2020, procurando desta forma ter apoios financeiros para intervenções públicas e privadas.

O período de discussão pública termina a 23 de Março.

Municipio de Viana do Castelo




Autarca de Viana do Castelo evidencia trabalho das associações e clubes desportivos

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o vereador do Desporto, Vítor Lemos, assinaram ontem os protocolos de apoio à atividade desportiva com os clubes e associações do concelho. Na reunião de trabalho e convívio com cerca de 70 entidades desportivas, o autarca aproveitou para elogiar o trabalho desenvolvido e que se salda na valorização do desporto concelhio.

A reunião de trabalho, que incluiu um momento de convívio, serviu para abordar diversas questões, designadamente a política de apoio, os eventos desportivos, os investimentos futuros e para a assinatura de protocolos de apoio à atividade regular desportiva e à formação e realização de atividades desportivas pontuais. Ao todo, foram protocolados cerca de 400 mil euros para apoios, protocolos e eventos de dezenas de associações de Viana do Castelo.

No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu o trabalho dos dirigentes desportivos dos vários clubes e associações presentes, assim como o trabalho e dedicação dos que apostam no desporto em Viana do Castelo. José Maria Costa valorizou sobretudo o trabalho no apoio à formação dos jovens, o apoio à camada mais nova dos clubes, onde Viana do Castelo tem forte tradição e onde a aposta é grande.

José Maria Costa referiu ainda que muita da visibilidade nacional e internacional de Viana do Castelo se deve à qualidade e reputação do movimento associativo que, ao promover o desporto promove também a cidade de Viana do Castelo.

Municipio de Viana do Castelo




Viana do Castelo recebeu reunião da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico

Viana do Castelo acolheu, ontem, a reunião da direção da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico. Na ocasião, foi preparado o encontro anual da Associação, designadamente as temáticas a abordar, que passarão pela mobilidade e pela gestão do centro histórico enquanto espaço urbanístico.

A sessão de trabalho ficou assim marcada pelas temáticas do encontro dos cerca de cem municípios que integram a associação e que querem ver abordados temas transversais a todos os centros históricos, designadamente a mobilidade no que toca às políticas de estacionamento, qualificação dos centros históricos e hierarquias de acesso.

De lembrar que a Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico foi fundada em Lamego em de 1988. Conta com uma centena de autarquias inscritas, todas preocupadas com a defesa, com a valorização, com a revitalização e com a animação dos seus núcleos urbanos históricos.

São membros da APMCH os municípios portugueses que possuam zonas históricas, independentemente de serem já ou não classificadas como centros históricos e, que por deliberação autárquica, declarem aderir à instituição, sem distinções do tipo de aglomerado - cidade ou vila - nem da localização da zona ou das zonas históricas nesses aglomerados. Neste momento, a Associação, cuja sede nacional se fixou em Lamego, possui delegações regionais em Almeida e em Lagos.

Municipio de Viana do Castelo




CMIA de Viana do Castelo promove "Ciência para Todos"

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo vai promover, já a partir de Março, a primeira edição do "Ciência para Todos" com o intuito de estimular na comunidade escolar e também o público em geral o interesse pela ciência. Subdividido em três temáticas diferentes ao longo do ano (Montanha, Rio e Mar), o evento arranca com ateliês científicos e oficinas de aprendizagem no CMIA e de palestras nas escolas dinamizadas por investigadores.

Ao longo do mês de Março, os visitantes do CMIA irão encontrar na sala do moinho de maré diversas experiências científicas interativas relacionadas com a Floresta, de acesso gratuito, de modo a divulgar o avanço cientifico-tecnológico educacional nesta temática. Assim, na semana entre 14 e 18 de março, a autarquia promoverá a deslocação de turmas do concelho aos referidos ateliês, sob marcação prévia junto do CMIA.

No dia 19 de março será dinamizada uma oficina de aprendizagem para o público em geral acerca da temática dos Líquenes, organismos que facilmente são encontrados associados a árvores e que são bioindicadores, por excelência, da qualidade do ar de um ecossistema. Esta oficina de aprendizagem será composta por uma componente teórica e por uma saída de campo para identificação e recolha de exemplares com posterior observação à lupa para sua identificação e análise.

Para além deste conjunto de atividades, o CMIA irá desenvolver também um evento designado "Rostos da Ciência" que consiste em levar investigadores a escolas do concelho nestas três áreas - mar, rio e montanha. No mês de abril, mais concretamente no dia da Terra, irá realizar-se a primeira palestra sobre o tema da floresta direcionada para o ensino secundário com o objetivo de despertar na comunidade escolar a curiosidade pelos nossos recursos florestais, motivando-os para a ciência em geral e para a investigação, em particular, como ferramenta de trabalho e do conhecimento capaz de auxiliar a gestão dos ecossistemas.

Municipio de Viana do Castelo





12.ª BTT XCO Vila Franca (Taça de Portugal XCO)

Vila Franca recebe prova internacional pontuável para os Jogos Olímpicos

A freguesia de Vila Franca, em Viana do Castelo, é palco de uma prova internacional nos dias 12 e 13 de março. A prova - XII BTT XCO de Vila Franca - GNAUK - 1ª prova da Taça de Portugal XCO - Categoria Internacional C2 - que conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi apresentada ontem em conferência de imprensa e é pontuável para o apuramento dos Jogos Olímpicos.

Organizada pelos Amigos do Desporto da ACRVF, com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Franca, da autarquia vianense, da Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP/FPC) e da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), a prova irá juntar cerca de meia centena de atletas de todo o mundo, uma vez que esta é uma prova pontuável para o apuramento para os jogos olímpicos.

A prova disputa-se em conformidade com os Regulamentos UCI (provas internacionais) e UVP/FPC, sendo o colégio de comissários a única entidade responsável pela aplicação dos mesmos e destina-se exclusivamente aos atletas com licença desportiva de competição, para todas as categorias de ambos os sexos (Cadetes, Juniores, Sub-23, Elites e Masters).

Este grande evento desportivo será realizado num circuito que terá como base a a freguesia de Vila Franca, desde o espaço envolvente do Adro da Paróquia de S. Miguel aos trilhos mais sinuosos da encosta do Monte de Roques. O percurso será o mais cuidado, atrativo e com surpresas para que o espetáculo e divertimento estejam garantidos.

O XII BTT XCO de Vila Franca - GNAUK assume-se como um empolgante desafio dirigido aos amantes da modalidade do BTT e promete animar todos os que irão participar e aqueles que dedicadamente estarão a apoiar e assistir.

Municipio de Viana do Castelo




Eventos desportivos animaram concelho no fim de semana de 20 e 20 Fev

Viana do Castelo acolheu, durante o fim de semana, um conjunto de eventos desportivos no âmbito do Centro de Mar e da esgrima, numa demonstração de Viana do Castelo como cidade de eventos desportivos. Assim, Viana do Castelo acolheu a Regata Internacional de Fundo de Remo, uma etapa do Circuito de Bodyboard do Norte 2016, a quinta prova de apuramento regional de Vela e o Campeonato Nacional de Cadetes.

Na Regata Internacional de Fundo de Remo participaram 305 atletas, tendo o Campeonato Nacional de Cadetes em esgrima decorrido no Centro Cultural de Viana do Castelo e juntado mais de 200 atletas. Na Praia do Cabedelo, o Surf Clube de Viana juntou cerca de 90 atletas para uma etapa do circuito de bodyboard e, na vela, o Rio Lima foi palco da quinta prova de apuramento do campeonato de vela, com a presença de 70 atletas.

Também durante o fim de semana, cerca de meia centena de motards visitaram Viana do Castelo, tendo o Presidente da Câmara e o vereador do desporto recebido uma delegação de cerca de meia centena de motards da Harley Davidson Porto Chapter.

Municipio de Viana do Castelo




Presidente da Câmara nos 50 anos do Grupo de S. Paulo da Cruz, em Barroselas

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na sessão de abertura das Comemorações dos 50 anos do Grupo de S. Paulo da Cruz, em Barroselas. Na ocasião, o autarca aproveitou para elogiar o movimento associativo, em especial o Grupo de S. Paulo, conhecido pela sua dinâmica cultural e desportiva.

No seu discurso, José Maria Costa aproveitou para elogiar o movimento associativo concelhio enquanto embaixador de Viana do Castelo e uma das suas maiores riquezas, sendo essencial na produção cultural e desportiva do concelho. Sobre o Grupo de S. Paulo da Cruz de Barroselas, o autarca enalteceu o seu papel dinamizador na região do Vale do Neiva e lembrou o carisma dos seus fundadores.

Na sessão, onde também participou o vereador Vítor Lemos, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu o trabalho de meio século de existência, designadamente no que toca à formação no atletismo, no futebol, na etnografia e no folclore e no teatro, entre outros.

De sublinhar que o Grupo S. Paulo da Cruz (GSPC) foi fundado em 1966, em Barroselas, pelo P. João Bezerra, Missionário Passionista, sendo uma Associação de fiéis, cultural-recreativa e social, com várias sectores, designadamente folclore, coral, teatro, desporto, e juventude. Um dos seus lemas é "manifestar a amizade nos vários ambientes através da vivência da fraternidade cristã e solidariedade social" e ainda "experimentar a beleza de conviver em grupo para testemunhar as alegrias do Amor de Deus", sendo que é hoje uma expressão cultural e social do carisma e espiritualidade Passionista.

Municipio de Viana do Castelo

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais