|
Centro da Vila com nova organização do trânsito
A partir do próximo mês de Julho, o centro histórico e a zona envolvente de Vila Nova de Cerveira vão sofrer algumas alterações de trânsito. A nova regulamentação, elaborada pela Comissão Municipal de Trânsito e aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo desta quarta-feira, favorece uma maior mobilidade.
Liderada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Vitor Costa, e após a realização de um conjunto de reuniões, esta Comissão elaborou uma proposta final que reuniu um forte consenso entre os seus representantes.
De um modo geral, as alterações a implementar já a partir de julho visam conceder uma maior mobilidade a Vila Nova de Cerveira, contribuindo para a dinamização do comércio local, numa época de grande afluência de turistas e, em consequência, de tráfego.
Após aprovação na Câmara Municipal, o executivo pretende agendar um encontro com todos os comerciantes locais, no sentido de explicar em pormenor as alterações previstas, nomeadamente o sistema de controle de estacionamento em alguns pontos da vila, cujos benefícios, resultantes da assinatura da Carta da Amizade com Tomiño, serão extensivos aos residentes de ambos Concelhos.
Recorde-se que esta Comissão Municipal de Trânsito de Vila Nova de Cerveira não é nova, mas a atual autarquia decidiu, no início do ano, alargá-la a todo o concelho e, em cada freguesia, além dos representantes de âmbito geral, incluir o presidente da respetiva Junta de Freguesia.
Municipio de Vila Nova de Cerveira
Férias de Verão no Aquamuseu do Rio Minho dedicadas à luz solar
Dinamizando a interação com a população mais jovem de Vila Nova de Cerveira, o Aquamuseu do Rio Minho volta a proporcionar, entre os dias 8 e 11 de julho, uma série de atividades pedagógicas para crianças dos 7 aos 13 anos, integradas no programa para as Férias de Verão. O tema é "A luz solar, suas propriedades e perigos".
Ao longo de quatro dias, as crianças são desafiadas a conhecer a razão pela qual a luz solar é importante para os seres vivos, assim como alguns dos perigos a que estão sujeitos, nomeadamente as caraterísticas dos raios solares, os perigos dos raios ultravioletas, como proteger-se da luz do sol e a produção de energia através da luz solar. As sessões decorrem entre as 14h30 e as 17h30.
Para mais informações e inscrições nestas atividades deverá ser contactado o Aquamuseu do Rio Minho, através do telefone 251708026 ou do endereço de e-mail: aquamuseu@cm-vncerveira.pt
Municipio de Vila Nova de Cerveira
X DANCERVEIRA: Entre quinta e domingo, a 'vila das artes' recebe tributo à dança
Uma década a dançar. O maior festival internacional de dança do Norte de Portugal e Espanha arranca esta quinta-feira, em Vila Nova de Cerveira. A X edição fica marcada por uma reconhecida homenagem a todos os participantes que contribuíram para que este evento seja único.
Ao longo de quatro dias de dança, o evento conta com espetáculos, workshops, aulas livres, dinâmicas formativas e lúdicas que homenageiam os participantes veteranos, escolas, companhias e ex-alunos da ADEIXA - Associação de Dança do Eixo Ibero Atlântico que participaram consecutivamente no DANCERVEIRA ao longo destes 10 anos.
O evento, organizado pela ADEIXA - Associação de Dança do Eixo Atlântico, conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
O formato continua a ser multifacetado e transversal a todas as idades. Durante as manhãs decorrem os workshops com professores convidados e, para o período da tarde, estão agendadas as aulas de dança e espetáculos ao ar livre no "Dançando Na Água", no Parque do Castelinho.
O DANCERVEIRA, o único festival não competitivo em Portugal e Norte de Espanha, mantém nesta X edição os mais de mil bailarinos oriundos da Península Ibérica e cerca de seis mil pessoas a assistir.
A diretora artística, Liana Fortuna Rigon, faz um balanço muito positivo de 10 anos de trabalho que resultaram num evento de referência nacional e internacional, com uma geração inteira de bailarinos que iniciaram a sua trajetória neste palco. A maioria dos participantes são oriundos da Península Ibérica e, desde há dois anos, também se fazem representar outras partes da Europa e do Mundo, com a presença brasileira a ser a mais marcante.
O trabalho incessante da ADEIXA junto de escolas, companhias e bailarinos tem contribuído para o sucesso desta atividade. O futuro do DANCERVEIRA é garantido por uma nova geração de bailarinos que surge a cada ano e pelo facto de se ter afirmado e consolidado como o grande impulsionador da dança no Norte de Portugal e Espanha.
Municipio de Vila Nova de Cerveira
Repositório Genealógico Nacional vai disponibilizar registos do Arquivo Municipal
A autarquia cerveirense e a Universidade do Minho (UM) acabam de formalizar um protocolo de cooperação científica e técnica, com o intuito de organizar os registos paroquiais de baptizados, casamentos e óbitos do Município numa base de dados central, no âmbito do Repositório Genealógico Nacional.
A UM é a instituição de acolhimento deste repositório e está, neste momento, a encetar parcerias institucionais, umas já em funcionamento, outras a serem concretizadas, para alimentar esta base que visa fornecer aos historiadores da Família e da Sociedade e a outros cientistas sociais, uma estrutura de suporte para o cruzamento com outras fontes nominativas, sejam paroquiais ou civis, com vista à compreensão de dinâmicas familiares e sociais plurisseculares.
Com este protocolo vigente por dois anos, o Arquivo Municipal de Vila Nova de Cerveira passa a integrar esta base. A Universidade do Minho disponibiliza uma base de dados para que os arquivos possam introduzir on-line os registos de que dispõe.
As fontes que Vila Nova de Cerveira vai trabalhar versam o período entre os séculos XVI e XX, algumas presentes no Arquivo Municipal, mas a grande maioria armazenadas no Arquivo Distrital de Viana do Castelo.
A diretora do Arquivo Municipal cerveirense explica que há um crescente interesse de historiadores e até de pessoas comuns na procura de serviços no campo da genealogia, com o propósito de construir as suas árvores genealógicas. Salomé Oliveira não tem dúvidas de que este acordo vem dar a resposta que faltava para criar estes espaços de diálogo importantes para a compreensão da dinâmica das populações.
Embora se compreenda do alcance científico e social de uma base de dados genealógica integrada, as virtualidades do Repositório Genealógico não podem ser totalmente perspetivadas. Há que contar com a dinâmica gerada pela abertura ao mundo dessa informação, pois emigrantes em países de acolhimento de portugueses de uma ou várias gerações podem vir a incorporar outros dados vitais e unir Portugal a uma diáspora de meio milénio.
Municipio de Vila Nova de Cerveira
Autarquia descentraliza atendimento ao público pelas freguesias
Privilegiando uma gestão de proximidade, baseada no humanismo e no bem-estar e qualidade de vida dos munícipes de Vila Nova de Cerveira, a Câmara Municipal aperfeiçoou o serviço de atendimento ao público tornando-o mais personalizado e consubstanciado na deslocação quinzenal de um técnico municipal às freguesias.
Esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos a efetuar, preenchimento de requerimentos e outra documentação, informações complementares, entre outros. Estes são alguns dos serviços que o técnico destacado disponibiliza aos cerveirenses interessados.
Apesar de estar numa fase inicial, este apoio está a ser bem acolhido pela comunidade, com uma afluência significativa e um feedback positivo. A autarquia incentiva a população a descobrir e aproveitar as vantagens desta nova ferramenta que contribui para a eliminação de barreiras no acesso à informação.
O atendimento descentralizado decorre, de 15 em 15 dias, nas instalações das juntas de freguesias, de acordo com o horário estabelecido com os autarcas locais.
Municipio de Vila Nova de Cerveira

MÉDICO PUBLICA LIVRO DE POEMAS
O conhecido médico Nelson Rodrigues, nascido no Canadá e que desde os 3 anos dividiu a sua vida pelos Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Viana do Castelo, com licenciamento no Porto, vai lançar um livro de poemas com o pseudónimo de Luís Lenso. A obra do ' Primeiro Canto ' é iniciativa da Chiado Editora e será apresentada pelo conceituado escritor Luandino Vieira no próximo sábado, pelas 16,00 horas, na Porta Treze ( Associação Poética de Todas as Artes ), em Vila Nova de Cerveira.
Nelson Rodrigues foi o principal responsável do Centro de Saúde de Darque e actualmente é director do internato médico de medicina geral da ULSAM (Hospital Distrital de Viana do Castelo) e é presidente do Conselho Distrital da Ordem dos Médicos desde 2008. Para além de um vasto currículo profissional, este clínico é um dos fundadores da Polaris (Associação de Astronomia vianense) e membro da Sociedade Portuguesa dos Escritores e Artistas Médicos.
|