www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Galiza e Norte de Portugal organizam certame de emprego

" JOB DAYS - 1º EVENTO TEMÁTICO DE EMPREGO TRANSFRONTEIRIÇO
" TERÇA-FEIRA | 1 JULHO | 10H00 (HORA LOCAL ES) | 9H00 (HORA PT)
" EDIFÍCIO ÁREA PANORÁMICA | RUA COLÓN | TUI

O Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal (AECT GNP) promove na próxima terça-feira, 1 de julho, em Tui, o primeiro Job Days, uma iniciativa de emprego que se distingue pelo facto de ser temática e acolher exclusivamente empresas que disponibilizam vagas e visitantes em situação de desemprego que procuram colocação.

Nesta edição dedicada ao setor metalomecânico, estão inscritas - até ao momento - 16 empresas (nove galegas e sete portuguesas), com 49 vagas disponíveis, e 124 candidatos a emprego, dos quais 16 portugueses, que desta forma têm a possibilidade de assinar, de imediato, um contrato de trabalho.

Os postos de trabalho em aberto respeitam a vagas para eletricistas, desenhadores mecânicos, programadores, soldadores, administrativos, fresadores, operadores de máquinas, engenheiros, comerciais e responsáveis de compras, entre outros. O número de vagas por empresa varia entre uma e sete.

A iniciativa, cujo programa (em anexo) inclui quatro debates, é organizada em parceria com a EURES (Rede Europeia de Emprego), a AIMMAP (Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal), a ASIME (Associación de Industriales Metalúrgicos de Galicia) e a Eurocidade Tui-Valença.

CCDR-N


CIM Alto Minho promove debate sobre o papel do Estado nas zonas de baixa densidade no horizonte 2014-2020

Consciente da importância fundamental das políticas de proximidade com os territórios e os seus principais agentes sociais e económicos para a pronta e eficaz resolução dos problemas e promoção das potencialidades do Alto Minho, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) vai promover o "Ciclo de Conferências "Alto Minho 2020": Por uma Nova Visão Territorial das Políticas Públicas 2014-2020". A primeira conferência terá lugar no próximo dia 1 de julho (terça-feira), a partir das 17h00, no Centro Cultural de Paredes de Coura. Subordinada ao tema "Alto Minho 2020: Por um Estado mais próximo nas zonas de baixa densidade", esta conferência irá contar com a presença do secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa.

O objetivo é contribuir para a qualificação do debate em torno da evolução e o impacto potencial das principais políticas públicas no Alto Minho no horizonte 2014-2020, desafiando, para o efeito, personalidades de reconhecida competência técnica a debaterem esta matéria, e promovendo o diálogo entre entidades institucionais, tecido empresarial, movimento associativo e demais atores locais e regionais, com o desígnio de identificar eixos, formas de atuação e oportunidades emergentes para o desenvolvimento coeso do território.

O programa da iniciativa inclui as intervenções de Eduardo Anselmo Castro, professor associado na Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro; Paulo Neves, presidente do Conselho Diretivo da Agência de Modernização Administrativa; Arlindo Cunha, ex-ministro da Agricultura e Ambiente e atual professor da Universidade Católica Portuguesa e Presidente da Região dos Vinhos do Dão; e Rui Solheiro, secretário-geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho, e Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, farão a abertura da conferência, e João Marrana, vogal executivo da Autoridade de Gestão do PO Norte/ CCDR-N, o encerramento.

O programa completo da conferência e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em www.cim-altominho.pt.

CIM Alto Minho


EMPREGO VOLTOU A CRESCER APÓS MAIS DE CINCO ANOS EM QUEDA

Após cinco anos com variações homólogas sempre negativas, o emprego regional, no Norte do país, beneficiou de uma inversão de tendência, registando, no primeiro trimestre de 2014, um crescimento de 1,5% em termos homólogos, impulsionado sobretudo pelas indústrias transformadoras. Ao mesmo tempo, a taxa de desemprego voltou a descer, tal como nos três trimestres anteriores, fixando-se agora em 15,8%. Estes e outros elementos são revelados pela edição referente ao primeiro trimestre de 2014 do boletim Norte Conjuntura, publicado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O relatório destaca, ainda, o facto de as exportações de mercadorias da Região do Norte terem sofrido uma desaceleração, embora mantendo uma evolução positiva, com um crescimento nominal de 4,8% no primeiro trimestre de 2014 (que compara com 6,9% no trimestre anterior). O crescimento das exportações regionais foi impulsionado, sobretudo, pelas vendas de produtos tradicionais, como o vestuário, o mobiliário e o calçado.

Por outro lado, os níveis de incumprimento bancário das empresas e das famílias da Região do Norte voltaram a subir neste primeiro trimestre, enquanto o financiamento bancário à economia regional continuou a reduzir-se. No final do trimestre, o crédito vencido representava 12% do financiamento bancário às empresas da Região do Norte (indicador que, a nível nacional, se situava em 13,3%). Tudo isto ocorre num contexto deflacionário, pois no primeiro trimestre deste ano os preços no consumidor desceram 0,5% face ao trimestre homólogo do ano anterior.

CCDR-N


Feira Internacional de Artesanato - 28 de Junho a 06 de Julho

PORTO E NORTE DE PORTUGAL PRESENTE EM LISBOA NA FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO (FIA - 2014)

A TPNP-ER vai estar presente na Feira Internacional de Artesanato (FIA), a realizar de 28 de Junho a 06 de Julho na FIL - Lisboa, com uma dinâmica promocional que se projeta muito além do Artesanato, refletindo a identidade cultural e turística do Porto e Norte de Portugal.

Estamos perante uma Feira líder na Península Ibérica e 2ª a nível Europeu com mais de 100 000 Visitantes das classes A, B e C, incluindo turistas internacionais que visitam Lisboa no Verão, registando na última edição os seguintes indicadores de desempenho: 526 expositores dos quais 158 estrangeiros; 27 Países e 30 000 m2 de àrea ocupada.

A FIA 2014 contará com uma forte presença do Porto e Norte de Portugal que fará uma promoção em escala dos seus produtos e serviços representativos das realidades locais e relevantes em termos identitários de toda a região Norte.

Destaque para um conjunto de ações de animação: Pauliteiros de Miranda do Douro; Banda de Instrumentos de Barro e Banda do Galo de Barcelos; Rancho Folclórico das Padeirinhas de UL (Oliveira de Azeméis); Queimada das Sextas-Feiras 13 (Padre Fontes - Montalegre); Rancho Folclórico da Casa dos Arcos em Lisboa; Recriação Histórica do Festival do Ouro Romano (Vila Pouca de Aguiar); Rancho Folclórico da Casa de Ponte de Lima em Lisboa; workshops de Artesanato promovidos pela Direção Regional de Cultura do Norte, assim como uma diversificada panóplia de ações que refletem a memória coletiva do Porto e Norte de Portugal.

Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R.


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais