www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email


Vão participar atletas de quatro continentes

II TRIATLO LONGO DE CAMINHA VAI DECORRER NO DIA 6 DE JULHO

Vai ter lugar em Caminha, no próximo dia 6 de julho, o II Triatlo Longo. A organização da prova é da responsabilidade da Associação Triatlo de Caminha (ATC), em parceria com a Câmara Municipal de Caminha e a Federação de Triatlo de Portugal.

A Prova realizar-se-á no concelho de Caminha na distância "Half Ironman" (1,9km Swim, 90km Bike e 21km Run). Trata-se de uma prova do Campeonato Nacional de Grupos de Idade de Triatlo Longo, estafetas e open, que contará para o apuramento do Campeonato da Europa de Triatlo Longo.

O percurso é num formato em circuito aberto, único porque junta rio, mar, pinhal do Camarido e percurso ao longo da costa de Caminha/Moledo até Vila Praia de Âncora) e montanha. A prova de natação decorrerá no Rio Minho.

Além de se desenrolar num local único, a altura do ano é considerada ideal para começar a temporada e preparar provas mais longas. A temperatura média nos últimos seis anos tem sido de 22 graus exteriores e 18 graus na água. Outro ponto forte é que o Triatlo Longo de Caminha é dos mais exigentes a nível mundial porque apresenta um acumulado de 1600 m na bicicleta e uma corrida em piso lento (terra batida e por vezes areia). Será uma prova de grande exigência, que vai promover consequentemente o espetáculo.

O evento terá cobertura televisiva em direto, a ter lugar na RTP2, no programa desporto 2 com a duração aproximada de 25 minutos.

Participarão atletas de renome e oriundos dos quatro continentes.

Condicionamentos de trânsito e estacionamento

Em virtude da realização do II Triatlo Longo de Caminha, torna-se necessário efetuar temporariamente o corte e condicionamento de trânsito e estacionamento automóvel, no dia 06 de Julho, entre as 7h30h e as 16h00, nas freguesias de Caminha, Vilarelho, Venade, Argela, Dem, Arga de São João, Arga de Baixo, Vilar de Mouros, Moledo e Vila Praia de Âncora, como se indica:

Caminha
o Estrada Nacional EN13, na rotunda junto ao Ferry-Boat;
o Rua de S. João;
o Praça Conselheiro Silva Torres;
o Rua da Corredoura;
o Largo Sidónio Pais.

Vilarelho
o Estrada Nacional EN301, em toda a extensão nos limites da freguesia.

Venade
o Estrada Nacional EN301, em toda a extensão nos limites da freguesia.

Argela
o Estrada Nacional EN301, em toda a extensão nos limites da freguesia.
o Estrada Nacional EM526, em toda a extensão nos limites da freguesia.

Dem
o Rotundas de Acesso à autoestrada A28
o Estrada Nacional EM526, em toda a extensão nos limites da freguesia.

Arga de São João
o Estrada Nacional EM552, em toda a extensão nos limites da freguesia.

Arga de Baixo
o Estrada Nacional EM552, em toda a extensão nos limites da freguesia.

Vilar de Mouros
o Rotunda de acesso à autoestrada A28 - Nó de Argela
o Estrada Nacional EN301, em toda a extensão nos limites da freguesia.
o Estrada Nacional EM526, em toda a extensão nos limites da freguesia.

Moledo
o Avenida 25 de Abril
o Rua Manuel Afonso
o Estrada Real
o Av. de Santana

V. P. Âncora
o Rua do Caído
o Av. do Campo do Castelo
o Lg. do Portinho
o Av. Dr. Ramos Pereira
o Rua 31 de Janeiro
o Rua 5 de Outubro

O evento percorrerá também o Caminho Municipal CM1043, a Estrada Municipal EM552 e a Estrada Municipal EN301, na freguesia de Covas, do concelho de Vila Nova de Cerveira.

Gabinete de Informação ao Munícipe


Moledo foi palco de mais uma reunião descentralizada, um bom momento de abertura e de diálogo, em que a intervenção dos munícipes constitui a ordem do dia

RIBEIRA DAS PRECES É UMA POTECIALIDADE ESCONDIDA QUE VAI MERECER A ATENÇÃO DA CÂMARA

Valorizar as potencialidades escondidas da Ribeira das Preces foi um dos desafios lançados ontem por Miguel Alves na freguesia de Moledo, durante a reunião descentralizada: "a Ribeira das Preces é um veio de riqueza. Nós não conhecemos o seu potencial e pode ser um motivo importante de atração de Moledo". O autarca revelou que o assunto poderá vir a ser avaliado do ponto de vista técnico e assegurou que a Câmara tudo fará para reunir um conjunto de especialistas que possam contribuir para transformar este recurso numa nova centralidade da freguesia.

Decorreu na quarta feira mais uma reunião pública descentralizada, desta feita na Junta de Freguesia de Moledo e Cristelo, que contou com a presença de Miguel Alves e restante executivo, presidente da Junta de Freguesia de Moledo e Cristelo e muitos munícipes das duas freguesias. Esta reunião contou com a inscrição de sete munícipes que intervieram, colocando variadas questões.

Sobre as reuniões que estão a levar o executivo a todas as freguesias do concelho, o presidente da câmara reiterou a sua importância: "são um bom momento de descentralização, de abertura e de diálogo. Estas reuniões permitem-nos ficar a saber quais os reais problemas e desafios das freguesias, as preocupações e motivações das pessoas. Dão-nos uma melhor visão sobre o território e sobre aquilo que é necessário fazer. Sabemos que nem todas as pessoas têm acesso aos jornais, internet, reuniões de câmara, assembleias municipais, reuniões com o executivo - esta é mais uma forma das pessoas chegarem ao executivo".

Também Joaquim Guardão, presidente da Junta de freguesia de Moledo e Cristelo, referiu a importância destas reuniões descentralizadas para as populações: "estas reuniões descentralizadas vão trazer uma proximidade entre quem decide e as nossas gentes, dando-lhes o momento, com esta iniciativa, de expressarem os seus problemas, as suas preocupações, mas também levantarem ou apresentarem questões e soluções, que muitas veze nos passam desapercebidas".

O autarca de Moledo e Cristelo reconheceu publicamente a colaboração e a prontidão do executivo camarário em acorrer à solução dos problemas causados pelas intempéries que se fizeram sentir no último inverno: "(…) não poderei deixar de salientar e agradecer a disponibilidade do executivo, facultando-nos com prontidão os serviços do Município. Logo após terem tomado conhecimento das situação, deslocaram para as zonas afetadas homens e equipamentos necessários, a fim de auxiliarem e colmatarem os danos (…)".

Joaquim Guardão aproveitou também a presença de Miguel Alves para elencar as obras prioritárias e outros problemas das duas freguesias: Ecopista Cristelo - Moledo, limpeza das linhas de água, Mata Nacional do Camarido, resíduos urbanos, beneficiação de vários arruamentos, Ribeira das Preces, águas pluviais, edifício da AMIR e sinalização foram algumas das preocupações deixadas pelos moledenses e cristelenses.

Sobre as intervenções dos munícipes, Guilherme Lagido, vereador da Câmara Municipal, realçou o seu contributo: "são alertas úteis porque nos permitem um contacto mais próximo com os problemas que os munícipes têm e que muitas vezes não chegam a quem está na Praça Calouste Gulbenkian".

Miguel Alves referiu-se à Ribeira das Preces como um potencial a ser explorado. O autarca abordou as suas potencialidades, realçando que pode vir a ser outro dos pontos de atratividade da freguesia de Moledo: "há um trilho escondido que é muito interessante se o pudermos recuperar", e acrescentou "existe uma memória descritiva daquilo que se pode vir a fazer".

A limpeza das linhas de água foi uma questão levantada por vários munícipes. Guilherme Lagido referiu a importância deste trabalho e explicou a necessidade de sensibilizar os munícipes para esta matéria.

Sobre os resíduos urbanos, o vereador referiu que o Município está disponível para em conjunto com a Junta de Freguesia relocalizar os pontos de recolha nos locais mais adequados.

O estado em que se encontra a Mata Nacional do Camarido também foi assunto de debate. 'Guilherme Lagido informou que é uma das preocupações do Instituo da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e que está prevista uma intervenção.

O estado de conservação edifício da AMIR e a necessidade premente de uma intervenção foi uma das matérias levantados. Miguel Alves concordou com a necessidade de se intervir no local e realçou a capacidade da instituição em produzir atratividade e atividade, bem como o seu contributo à cultura e ao associativismo de Moledo e do Concelho.

A última das intervenções recolocou em discussão um empreendimento, a Quinta de Santana, em Moledo, licenciado pelo anterior executivo e que em parte se encontrará em pleno domínio público marítimo. O munícipe informou que já remeteu o assunto para o Ministério do Ambiente, deixando fortes críticas ao executivo anterior.

Gabinete de Informação ao Munícipe


Duques de Bragança vão ser recebidos nos Paços do Concelho

PORTUGAL REAL 100% ALTO MINHO ENCERRA DOMINGO EM CAMINHA

No âmbito da 2ª edição do Portugal Real 100% Alto Minho, Caminha vai receber a visita da Família Real Portuguesa, no próximo domingo, dia 29 de junho. Da agenda faz parte uma receção solene, uma visita à Torre do Relógio e um percurso pelo Centro Histórico de Caminha.

O Portugal Real 100% Alto Minho é uma iniciativa da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e vai decorrer de 27 a 29 de junho no distrito de Viana do Castelo.

Para assinalar a visita institucional do Duque De Bragança, o Município organizou várias atividades: às 10h00 terá lugar a receção solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho; às 10h30, está agendada uma visita guiada à Torre do Relógio; às 11h00 realizar-se-á um percurso pelo Centro Histórico de Caminha e às 13h00 terá lugar o almoço.

A acompanhar o Duque De Bragança estarão a Senhora Dona Isabel de Herédia, e previsivelmente os três filhos do casal, Dom Afonso de Santa Maria, Príncipe da Beira, Dona Maria Francisca e Dom Dinis.

Dom Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança é filho dos Duques de Bragança, Dom Duarte Nuno, Neto de D. Miguel I, Rei de Portugal e Dona Maria Francisca de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, trineta do Imperador D. Pedro I do Brasil, também conhecido como D. Pedro IV de Portugal.

É Presidente Honorário e membro de diversas instituições, tais como: membro do Conselho Supremo dos Antigos Alunos do Colégio Militar e Presidente Honorário do Prémio Infante D. Henrique.

O Duque De Bragança está ligado por laços familiares a várias Casas Reais da Europa, nomeadamente: Luxemburgo, Áustria-Hungria, Bélgica, Liechenstein, Itália, Espanha, Roménia, Sérvia, Bulgária Thurn e Taxis, Bourbom Parma, Loewenstein etc.

Casou a 13 de Maio de 1995, com a Senhora Dona Isabel de Herédia, e é pai de: Dom Afonso de Santa Maria, Príncipe da Beira, Dona Maria Francisca e Dom Dinis.

Gabinete de Informação ao Munícipe


PRAIAS DO CONCELHO HASTEIAM BANDEIRAS AZUL DA EUROPA, PRAIA ACESSÍVEL E QUALIDADE DE OURO SÁBADO

Este sábado arranca oficialmente a época balnear no concelho de Caminha. A Câmara Municipal de Caminha vai assinalar o momento sábado, dia 28 de junho, com a cerimónia do hastear das bandeiras Azul da Europa, Praia Acessível e Qualidade de Ouro nas praias galardoadas. A cerimónia tem início na Praia do Forte do Cão, em Âncora, pelas 10 horas.

As bandeiras Azul da Europa, Praia Acessível e Qualidade de Ouro atestam que o concelho de Caminha tem praias de excelência capazes de proporcionar "a quem visita o concelho umas férias de excelência", como referiu ontem Miguel Alves, durante a visita do secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, às praias de Moledo e de Vila Praia de Âncora.

Assim, o périplo pelas quatro praias do concelho inicia-se na Praia do Forte do Cão, em Âncora, onde serão hasteadas as bandeiras Azul da Europa e Qualidade de Ouro, da Quercus. A cerimónia do hastear das bandeiras vai ser complementada com a ação de sensibilização "A lata de quem polui morde mais que um caranguejo", realizada em parceria com a SUMA.

Na praia de Vila Praia de Âncora, a cerimónia terá lugar às 10h45. Aqui será içada a Bandeira Praia Acessível.

Em Moledo, a ação está marcada para as 11h30. Esta praia vai ostentar as Bandeiras Azul da Europa e a Qualidade de Ouro.

O périplo pelas praias termina na Foz do Minho, em Caminha, onde serão hasteadas as três bandeiras: Azul da Europa, Praia Acessível e Qualidade de Ouro.

Recorda-se que o galardão Bandeira Azul da Europa é atribuído, pela Associação Bandeira Azul da Europa, anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiente. O galardão Praia Acessível, praia para todos é atribuído pela Agência Portuguesa do Ambiente às praias que reúnam as condições necessárias para as pessoas com mobilidade reduzida. E a bandeira Praias com

Qualidade de Ouro 2014 é um galardão atribuído pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, às praias do país cujas águas balneares apresentem melhores resultados em termos de qualidade.

Câmara promove atividades de educação ambiental durante a época balnear

Para além das qualidades naturais que valem por si, durante a época balnear, os frequentadores das praias da Foz de Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão têm à disposição um programa de atividades de educação ambiental: proteção do borrelho-de-coleira-interrompida a realizar no sábado dia 28 de junho, na Praia do Forte do Cão; ação de limpeza e sensibilização "A importância dos sistemas dunares", que terá lugar a 5 de julho, nas praias do Forte do fão e na de Vila Praia de Âncora; percurso pedestre "Por entre o Mar e a Montanha" a realizar no dia 19 de julho na praia da Foz do Minho; "A lata de quem polui Morde mais que um caranguejo" a realizar nos dias 28 de junho, 1 e 2 de julho, e 19 e 20 de agosto nas quatro praias do concelho; a atividade de educação ambiental em movimentos "Vaivém oceanário" a realizar nos dias 5 e 6 de julho, na praia de Caminha, nos dias 7 e 8 de julho, em Moledo e nos dias 9 e 10 de julho em Vila Praia de Âncora.

Gabinete de Informação ao Munícipe


VILA PRAIA DE ÂNCORA ACOLHE CERTAME DE 25 A 29 DE JUNHO

FESTA DO MAR E DA SARDINHA ARRANCOU NA QUARTA-FEIRA

Arrancou esta quarta-feira, dia 25 de junho, a Festa do Mar e da Sardinha em Vila Praia de Âncora. De cariz popular, este certame é o primeiro do "verão 5 estrelas". Mostra de produtos do mar, a gastronomia, animação e exposições vão marcar esta edição do certame.

O "verão 5 estrelas" no concelho de Caminha começou esta semana, com a Festa do Mar e da Sardinha. As cinco estrelas para o mês de julho continuam com "Viagens à Terra Nova", "ArtBeerfest", "Entre Margens" e "Feira Medieval".

O objetivo da Festa do Mar e da Sardinha é valorizar o potencial turístico do património marítimo, com destaque para as atividades, serviços e produtos ligados ao mar.

Para além das conservas, da cozinha gourmet e da Feira do Livro, já anunciadas, esta edição da Festa do Mar e da Sardinha apresenta outras novidades: o peixe que será servido à mesa dos restaurantes dentro do espaço será fornecido apenas pela Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora; a presença da Chef Margarida Bessa Rego e ainda a apresentação da Festa da Lagosta, que decorre em A Guarda de 5 a 7 de julho.

Este evento relacionado com o Mar aposta em 4 áreas: gastronomia, mostra dos produtos do mar e da sardinha, exposições e animação.

A gastronomia, considerada a grande atração do certame, vai exibir os mais variados pratos confecionados com produtos do mar, com destaque para a Sardinha e para as conservas. Para além do bom peixe, também não faltarão provas de vinho loureiro, showcookings e demonstrações gastronómicas a cargo de pescadores locais e da Chef Margarida Bessa Rego. É ainda de realçar que a animação ao almoço e ao jantar também está garantida. O Grupo de Danças e Cantares Genuínos da Serra d'Arga, a Academia de Música Fernandes fão e as concertinas farão a diferença nas horas das refeições.

A mostra dos produtos do mar e da sardinha é outro dos pontos a salientar. Apresentação gastronómica dos produtos do mar e da sardinha, venda de produtos e serviços relacionados com o mar e artesanato do mar compõem a mostra. Nos serviços destaca-se a escola de surf e nos produtos as conservas e a doçaria. A mostra de artesanato vai exibir o artesanato do concelho de Caminha e do concelho de A Guarda, com destaque para as miniaturas de barco, caraterísticas do concelho de Caminha e as redeiras de A Guarda.

As exposições são outras das apostas do certame. Na zona envolvente ao Portinho estarão patentes várias exposições: na sede da Associação de Pescadores, no Campo do Castelo, poderá ser visitada a mostra "As raízes da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora", no Forte da Lagarteira a exposição "Embarcações Tradicionais e instrumentos de pesca" e no espaço do evento a exposição "As Artes de Mar".

Para além dos serviços e produtos ligados ao mar, a Festa do Mar e da Sardinha vai contar com uma Feira do Livro, onde o visitante pode adquirir as mais variadas publicações relacionadas com o mar e outras temáticas.

Se a gastronomia promete, a animação não fica atrás. Durante os cinco dias, a animação é constante. Pelo palco da Festa do Mar e da Sardinha vão passar os Sons do Minho, os Metacarpus, os Alpaca, o projeto "Fuga", o Grupo de Danças e Cantares Genuínos da Serra d'Arga, a Academia de Música Fernandes Fão, a Associação Vira a Bombar, o Grupo de Bombos S. Gonçalo de Dem, o Grupo de Bombos de Gondar, o Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora, o Orfeão de Vila Praia de Âncora, o Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora, Cantares Tradicionais da SIRA, Grupo Juvenil de Dem e Cantares Tradicionais de Orbacém. Além da música, o visitante ainda pode experimentar gratuitamente o batismo em Kayak no Rio Âncora, a cargo da Minhaventura.

Na abertura, dia 25 de junho, às 22 horas, destaca-se a Mostra de Danças, Cantares e Trajes do Portinho, apresentada pelo Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora.

No dia 26, às 22 horas, é de realçar os Cantares D`Outrora, com a atuação do Grupo de Cantares Tradicionais da Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense, dos Cantares Tradicionais do Grupo Juvenil de Dem e dos Cantares Tradicionais de Orbacém.

No dia 27, vai decorrer um grande espetáculo de música popular com a atuação dos Sons do Minho, pelas 22 horas.

O Orfeão de Vila Praia de Âncora vai animar a noite do dia 28 com o espetáculo Do Mar á Montanha, Abaneras e danças regionais.

A Festa do Mar e da Sardinha vai encerrar com a "Noite Jovem" com a atuação dos grupos: Alpaca, Fuga e Matacarpus.

Informação Adicional:

PROGRAMA
25 de junho| 18h00 às 24h00
26 a 29 de junho | 10h00 às 24h00
Campo do Castelo, Vila Praia de Âncora

MOSTRA DOS PRODUTOS DO MAR E DA SARDINHA
- Apresentação Gastronómica dos Produtos do Mar e da Sardinha
- Venda de produtos e serviços associados ao Mar
- Artesanato do MAR

EXPOSIÇÕES
- As raízes da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora |Sede da Associação de Pescadores | Campo do Castelo, Vila Praia de Âncora
- Embarcações tradicionais e instrumentos de pesca | Forte da Lagarteira, Vila Praia de Âncora
- As Artes do Mar, Ateliê e Exposição | Recinto do evento

FEIRA DO LIVRO
Participação de Rafael Capela -Alfarrabista e das livrarias Baunilha e Chocolate

Animação às refeições - 12h30/14h30
Grupo de Danças e Cantares Genuínos da Serra D'Arga
Academia de Musica Fernandes Fão
Concertinas

ANIMAÇÃO

QUA DIA 25 de JUNHO
18h00 - Quarteto de Sopros da Academia de Musica Fernandes Fão.
19h00 - Prova de Vinho Loureiro de João Portugal Ramos, com o apoio de Active Brands
22h00 - Mostra de Danças, Cantares e Trajes do Portinho, apresentada pelo Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora.

QUI DIA 26 de JUNHO
11h30 - Os Sabores do Mar - "Prova um Hambúrguer diferente", por Margarida Bessa Rego.
19h00 - Oficina "Os produtos da Nossa Costa na Economia Doméstica", por Margarida Bessa Rego
22h00 - Cantares D`Outrora, com o Grupo de Cantares Tradicionais da Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense, Cantares Tradicionais do Grupo Juvenil de Dem e
Cantares Tradicionais de Orbacém.

SEX DIA 27 de JUNHO
11h30 - Mimos do Mar - "Faz os teus Douradinhos", por Margarida Bessa Rego
19h00 - Apresentação da Festa da Lagosta e da cozinha Marinheira, mostra dos pratos e showcooking, com a presença do Alcalde de A Guarda.
22h00 - "SONS DO MINHO" a música Popular num grande espetáculo de entretenimento.

SAB DIA 28 de JUNHO
10h00 - 12h00 - Batismo em Kayak no rio Âncora (gratuito) | MinhAventura.
11h30 - Showcooking - A Tradicional "Caldeirada à Pescador" confecionada por um pescador local
18h00 - ENCONTRO DE BOMBOS (Grupo de Bombos de S. Gonçalo de Dem, Associação Recreativa e Cultural, Vira a Bombar, Grupo de Bombos de Gondar e Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora)
19h00 - Showcooking - Sardinha de Conserva, "O conservadorismo da conserva versus o futurismo da gastronomia molecular", a cargo de "Abel Narciso Jorge S.A, UniLoja Supermercados, com a colaboração de Rui Pedro Lima
22h00 - Do Mar à Montanha, Abaneras e Danças Regionais, pelo Orfeão de Vila Praia de Ancora.

DOM DIA 29 de JUNHO
10h00 - 12h00 - Batismo em Kayak no rio Âncora (gratuito) | MinhAventura
11h30 - Showcooking - O Tradicional "Arroz de Tranchos" confecionado por um pescador local
19h00 - Showcooking - Sardinha fresca "Sardinha da Nossa Costa, fresca e sem espinhas"- Experiência gastronómica inovadora com apontamentos em gastronomia molecular
A cargo de "Abel Narciso Jorge S.A, UniLoja Supermercados, com a colaboração de Rui Pedro Lima
22h00 - Noite Jovem com os grupos "Alpaca", projeto "Fuga" e "Metacarpus"

Gabinete de Informação ao Munícipe


SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE VISITOU PRAIAS DE MOLEDO E DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

O Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, esteve na praia de Moledo no dia 24 de junho, seguindo depois para a praia de Vila Praia de Âncora. A visita deste membro do Governo teve a ver com as obras já realizadas nas duas praias e com os trabalhos ainda a levar a cabo, sendo esta uma boa oportunidade para verificar no terreno os bons resultados de um grande esforço, que vai permitir uma época balnear dentro da normalidade.

As intempéries do último inverno causaram estragos profundos, a que foi possível dar resposta rápida e eficaz, tendo a Câmara Municipal conseguido sensibilizar o Governo para a necessidade de uma resposta pronta, sob pena do verão ficar comprometido, uma vez que as praias são determinantes para a economia do concelho. Caminha está a ser um grande exemplo de eficácia e de boas práticas. As empreitadas quer em Moledo quer em Vila Praia de Âncora foram das primeiras a ser lançadas e a avançar no país.

Recorda-se que as obras na praia de Moledo começaram a 16 de maio e o paredão já está devidamente reconstruído. Também na praia de Vila Praia de Âncora, as obras de regularização do leito do rio estão concluídas.

Gabinete de Informação ao Munícipe


Agenda Cultural Caminha - mês de junho

Gabinete de Informação ao Munícipe


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais