www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

ELEITA EM 1976

PRIMEIRA ASSEMBLEIA MUNICIPAL VAI REUNIR EM ALMOÇO-CONVÍVIO NO ' 25 DE ABRIL "

" Não se preocupem com o local onde sepultar o meu corpo. Preocupem-se é com aqueles que querem sepultar o que ajudei a construir !... " ( Capitão Salgueiro Maia )

Os deputados eleitos democraticamente para a primeira Assembleia Municipal de Viana do Castelo vão reunir-se num almoço/convívio no dia 25 de Abril, ao qual estarão presentes, também, os membros que fizeram parte do Executivo. Embora as Eleições tivessem decorrido em finais de 1976, só a 28 de Fevereiro do ano seguinte seria dada a posse nos Paços de Concelho perante a presença do então Governador Civil, Dr. Alberto Oliveira e Silva. Logo na primeira sessão, foi eleita a Mesa da AM que foi presidida por Manuel Rodrigues de Freitas (PPD), secretariado por Carlos Fernandes Vaz (FEPU/APU), Manuel António Torres Gomes (PS) e Jorge Gonçalves da Cruz (CDS). A Comissão Organizadora - que conta com elementos representativos de cada partido político ou coligação - pretende alargar esta efeméride não só aos presidentes das Juntas de Freguesia de então, mas também aos outros membros que foram eleitos localmente mesmo que não tivessem assento directo na Assembleia Municipal. Dado que na altura serão lembrados aqueles que já faleceram, a Comissão Organizadora faz questão de lançar um apelo para igualmente se fazerem representar nos seus familiares. A todos será entregue no convívio uma simbólica recordação como testemunho da sua participação cívica em prol da construção e consolidação do poder local autárquico.

" Os tempos eram outros, de uma enorme militância em torno de Ideais que cada um defendia com enorme convicção, não havia senhas de presença nem mesmo para os presidentes de Juntas que tinham de se deslocar desde as suas freguesias quando os meios de transportes e a rede viária em nada se assemelham aos dos dias de hoje, e muito menos recebiam ordenados, mas nada disso os demovia a fazerem parte da História. Havia um alto sentido de Servir, de Missão ou, como hoje se diz, de Cidadania ", fazem questão de lembrar os promotores deste " reencontro de memórias ". E acrescentam com um visível brilho nos olhos, num misto de saudade e sorriso: " As primeiras sessões decorreram nos antigos Paços do Concelho, na Praça da República, e posteriormente no auditório da Associação Nuno Álvares Pereira.

O ambiente já era agitado em termos políticos pelo fervor com que todas as bancadas partidárias defendiam e esgrimiam as suas análises, tudo isto perante um público acalorado e que algumas vezes contestava e manifestava de forma ruidosa e exasperada as intervenções dos deputados municipais, o que criava enormes dificuldades para a Mesa pôr ordem na sala. Quando se previam que as sessões aquecessem mais um pouco pelos temas a debater, notava-se nas proximidades um reforço policial em carrinhas estrategicamente estacionadas mas que, felizmente, nunca foi obrigado a intervir ".

Da Comissão Organizadora fazem parte os então deputados municipais de todas as áreas políticas como Elder Carvalho, Luís Gonzaga, Amândio Passos Silva, Nicolau Veríssimo, Manuel Rodrigues Freitas, Manuel Ribeiro, Valdemar Carvalhido e Manso Preto.

As inscrições ( 15,00 € por pessoa ) deverão ser feitas directamente na Ourivesaria Freitas ( 966 369 911 / 258 801230 ) ou Nicolau Veríssimo ( 917 559 877 ).


Apresentação pública da Revista Estudos Regionais

No próximo dia 15 de abril, o Centro de Estudos Regionais apresenta o oitavo número, da segunda série, da Revista Estudos Regionais. O lançamento público decorrerá no Navio-Hospital Gil Eannes, às 17.30 horas. A apresentação estará a cargo do diretor e da coordenadora científica da revista, sendo antecedida por uma intervenção proferida pelo Dr. Manuel Fernandes Moreira, reconhecido historiador vianense.

A revista Estudos Regionais é uma publicação de periodicidade anual, editada pelo Centro de Estudos Regionais há mais de trinta anos, que conta com a colaboração de investigadores de diferentes áreas no domínio das Ciências Sociais e Humanas. A edição, referente ao ano em curso, foi dirigida por José Carlos Loureiro, estando a coordenação científica a cargo de Glória Solé. O número é temático, sendo dedicado à relação da região com o mar. Reunem-se, em aproximadamente 260 páginas, estudos, artigos e recensões da autoria de Alberto Pereira de Castro, Albino Ramalho, Ana Novais, António Matos Reis, Armando Borlido, Aurora Rego, Carlos Branco de Morais, Diana Ratola, Frederico Carvalho Dias, Gonçalo Fagundes Meira, Glória Solé, Henrique Rodrigues, Horácio Faria, José Carlos Loureiro, Luísa Rocha, Maria João Canadas, Maria Marta Lobo de Araújo e Sara Pinto. O design da revista é da responsabilidade de Rui Carvalho. A publicação recebeu o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste. A sessão de apresentação é pública.

Centro de Estudos Regionais


IPDJ RECEBE A "EXPOSIÇÃO LUSO-GALAICOS INTERNACIONAL DE PINTURA"

A Galeria de Exposições do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) - Loja Ponto JA de Viana do Castelo tem patente ao público, até ao final do mês de abril, a "EXPOSIÇÃO LUSO-GALAICOS INTERNACIONAL DE PINTURA".

Esta exposição coletiva realiza-se no âmbito do Programa Iniciativa e Criatividade, que visa a dinamização das instalações do IPDJ e ao mesmo tempo o propósito de aproximar gerações através do envolvimento de artistas consagrados na sensibilização dos jovens para a criatividade artística, como foi o caso. ,

A Mostra conta com 31 obras de pintura, de artistas plásticos oriundos vários pontos de Portugal e também de outros países.

No dia de inauguração, que se realizou no passado dia 29 de março, estiveram presentes vários autores, os quais apresentaram os seus trabalhos e explicaram as técnicas utilizadas nos mesmos. Mais uma vez, o Chanceler Comissário Internacional de Artes para a Europa, Dr Kim Molinero, também presente neste evento, realçou a parceria com o IPDJ, no âmbito do programa Iniciativa e Criatividade na divulgação das Artes e Letras.

Esta exposição pode ser visitada de segunda a sexta feira, das 09h00 às 18h00, até ao dia 30 de abril.

Instituto Português do Desporto e da Juventude


CIAB: Assinatura do protocolo de adesões plenas no Municpio de Viana do Castelo

O Município de Viana do Castelo, em cooperação com o Ministério da Justiça via DGPJ (Direção-Geral da Política de Justiça), a DGC (Direção-Geral do Consumidor), a AEVC (Associação Empresarial de Viana do Castelo), a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e ainda com o CIAB - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo), assinam no próximo dia 11 de Abril, pelas 14h00, na sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, sita na Alameda 5 de Outubro, em Viana do Castelo, tendo em vista a concretização da Campanha de Adesões Plenas dos agentes económicos do concelho de Viana do Castelo

A campanha que agora iniciamos faz parte de um projeto piloto que nasceu 2004. Desde essa data que tem vindo a implementar projetos semelhantes em vários dos municípios (Amares, Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Montalegre, Ponte da Barca, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde).

No final de 2013 tinham concretizado a adesão mais de dois mil estabelecimentos provenientes dos municípios da área de abrangência territorial do CIAB (Amares, Arcos de Valdevez, Barcelos, Braga, Esposende, Caminha, Melgaço, Montalegre, Monção, Ponte da Barca, Paredes de Coura, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Valença, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Nova de Cerveira e Vila Verde).

A presente Campanha visa fomentar a arbitragem voluntária como um instrumento privilegiado para a resolução de conflitos de consumo, face à complexidade, morosidade e custos dos tribunais judiciais. Os agentes económicos do concelho de Viana do Castelo que aderirem à arbitragem do consumo demonstram estar mais atentos à qualidade dos seus bens e serviços, transmitindo uma imagem de confiança e qualidade aos consumidores, de uma forma simples e rápida, comprometendo-se a solucionar os eventuais conflitos que possam surgir, através do recurso à mediação, conciliação e arbitragem.

As vantagens de adesão plena para as empresas são:
1 - Transferência da gestão da conflitualidade;
2 - Processo gratuito;
3 - Rapidez na resolução dos processos

O facto de o processo ser decidido por uma entidade independente e imparcial garante maior objectividade na sua resolução e caso o consumidor não tenha razão faz desaparecer o argumento "… sei que sou suspeito mas o senhor não tem razão."
4 - Argumento de venda
5 - Sinal de modernidade
6 - Diminui a tendência para a prepotência e o abuso, arma concorrencial face aos restantes estabelecimentos (diferenciação), nomeadamente face às grandes superfícies
7 - Indicador de qualidade, empresa mais atenta à qualidade dos bens e serviços produzidos
8 - Garantia de resposta às questões colocadas pelos clientes
9 - Focalização nos clientes
10 - Aumento da confiança dos clientes
11- Maior satisfação da clientela (Objetivo final)
12 - Processo revogável a todo o tempo

ciab


ABERTAS AS CANDIDATURAS À PORTA 65 JOVEM

Decorre de 22 de abril a 23 de maio de 2014 a 1ª fase de candidaturas ao Programa Porta 65 Jovem. O Programa Porta 65 Jovem é um programa que apoia o arrendamento de habitação para residência permanente por parte dos jovens, atribuindo uma percentagem de valor da renda como subvenção mensal.

Podem concorrer todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (no caso de casais jovens um dos elementos pode ter até 32 anos), e ainda os jovens em coabitação, sendo beneficiadas as candidaturas que englobem menores e pessoas com deficiência. Devem ainda ser titulares de um contrato de arrendamento celebrado no âmbito do NRAU (Lei nº 6/2006, de 27 de fevereiro), ou do regime transitório previsto no seu título II do capítulo I; não usufruírem cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação; nenhum dos jovens membros do agregado ser proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional; nenhum dos jovens membros do agregado ser parente ou afim do senhorio.

As candidaturas têm de ser feitas on-line em http://www.portaldahabitacao.pt, e os candidatos devem ter em atenção ao preenchimento dos rendimentos com base na Declaração de IRS ano anterior.

Para mais informações e apoio às candidaturas, os interessados podem dirigir-se às Lojas Ponto JA do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P, que no distrito de Viana do Castelo se situam em: IPDJ - Loja Ponto JA de Viana do Castelo, Rua do Poço, 16/26; Loja Ponto JA de Arcos de Valdevez, Casa das Artes no Jardim dos Centenários e Loja Ponto JA de Ponte de Lima, Escola da Avenida, Avenida António Feijó.

Instituto Português do Desporto e da Juventude



Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais