www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Ministro do Ambiente visitou empresa de Viana do Castelo

O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, esteve hoje em Viana do Castelo para visitar a unidade de geradores e mecatrónica e a fábrica de pás de rotor da ENERCON. Na visita, o autarca José Maria Costa lembrou a importância da empresa e do porto de mar enquanto infraestrutura de apoio à exportação desta empresa.

Na visita, José Maria Costa sublinhou que este é um projeto âncora regional e nacional que atraiu já novos investimentos e novas empresas instaladas entretanto no Parque Empresarial de Lanheses. De acordo com o edil, neste momento a ENERCON é uma empresa exportadora de Viana do Castelo e recordou o Ministro do Ambiente da necessidade de melhorar os acessos ao porto de mar para facilitar as exportações desta unidade empresarial.

De sublinhar que a ENERCON, uma das empresas que mais contribui para as exportações portuguesas, já investiu, desde 2006, em Viana do Castelo, mais de 120 milhões de euros, com a construção das três unidades industriais (a fábrica de pás de rotor, a fábrica de torres de betão e a fábrica de geradores e mecatrónica) e criou mais de 1.700 postos de trabalho diretos e gera cerca de 200 milhões de euros em atividade económica anual.

Este investimento foi apoiado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo no âmbito do programa de incentivos e isenção de taxas com vista à fixação de empresas e criação de postos de trabalho, uma política desenhada de forma a cumprir objetivos claros como a estruturação do cluster das energias renováveis e da fileira da economia do mar, assim como outras fileiras.

Isto porque, desde 2010, a Câmara Municipal tem vindo a implementar um conjunto de medidas, incentivos e programas como isenções e redições nas taxas de licenciamento, IMT e disponibilidade de crédito para propiciar a afirmação e consolidação empresarial do concelho.

Municipio de Viana do Castelo


Projeto de Intervenção Comunitária promove atividades para crianças de Alvarães

O Presidente da Câmara e a vereadora da ação social estiveram hoje no Centro Escolar de Alvarães, onde está a ser dinamizado um ATL para 52 crianças do primeiro ciclo do ensino básico durante as férias da páscoa. Esta iniciativa integra o projeto de intervenção comunitária que agrega a autarquia e a Junta de Freguesia de Alvarães.

A visita do autarca serviu sobretudo para dar a conhecer o projeto, que integra diversas ações para diferentes públicos-alvo, nomeadamente as crianças em idade escolar, mas também com a criação de diversas valências como uma loja social ou um espaço de convívio de idosos que em breve começará a funcionar na antiga escola primária da Costeira.

Em Alvarães, 52 alunos a frequenta o primeiro ciclo estão a ter atividades de ocupação de tempos livres onde se incluem atividades desportivas, expressão plástica e música.

Já em Vila Franca, mas em parceria entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e o CLDS+ (Contrato Local de Desenvolvimento Social +), programa que está a ser desenvolvido pelo Gabinete de Apoio à Família, decorre outro ATL envolvendo 19 crianças, quatro das quais da freguesia da Montaria.

A oferta deste tipo de resposta as freguesias mais afastadas da cidade insere-se nos objetivos previstos no Plano de Desenvolvimento Social e da Saúde 2013-2016, em cujo processo de elaboração foram vários os professores de diferentes agrupamentos de escolas do concelho a sinalizar a dificuldade dos pais que trabalham em encontrar uma ocupação para os seus educandos nos períodos de férias escolares.

Municipio de Viana do Castelo


Museu de Artes Decorativas está a comemorar noventa anos

O Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, que está a assinalar os seus noventa anos com um ciclo de conferências, recebeu recentemente a visita de Franklin Pereira, professor e investigador para falar sobre "Viana do Castelo no roteiro dos couros artísticos desde o século XVI".

A iniciativa comemorativa vai prosseguir agora com novas conferências sobre faiança a 17 de maio e sobre mobiliário no cruzamento de culturas a 21 de junho por Isabel Fernandes, investigadora, e Paula Oliveira Carneiro, Conservadora do Museu Nacional Soares dos Reis. De notar que todos os temas abordados estão diretamente relacionados com a riqueza e com o acervo deste museu, a comemorar noventa anos.

O Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo está instalado num solar urbano edificado em 1724, situado no Largo de São Domingos. Em 1730, o edifício foi adquirido pela família Barbosa Teixeira Maciel, ficando a ser conhecido pela "Casa dos Barbosa Macieis". Trata-se de um edifício de linhas barrocas, embora com elementos clássicos, como os frontões triangulares que encimam as janelas, onde sobressai o brasão dos Teixeira Barbosa Maciel.

No seu interior, destacam-se três salas com alizares de azulejos a azul e branco, uma pequena capela/oratório com retábulo de talha barroca e paredes decoradas a azulejos historiados assinados pelo mestre Policarpo de Oliveira Bernardes. A coleção do museu é constituída por peças de arqueologia, numismática e heráldica e possui a mais numerosa e diversificada coleção de faianças portuguesas do século XVII e XVIII, designada de "louça azul", de fabrico de Lisboa e Coimbra.

Especial destaque também para as faianças da Fábrica de Darque e para o núcleo de mobiliário indo-português, desenho e pintura dos séculos XVII e XVIII.

Municipio de Viana do Castelo


Performances de João Ricardo em Viana do Castelo

João Ricardo de Barros Oliveira vai apresentar, nos dias 11 e 12 de Abril, a performance "CHÁ:VENA WORKESTRASOM", um concerto para chávena, galão, pires e colher na Praça da República, às 17h00. O evento, que integra a programação da Páscoa Doce, é o segundo do artista, que já apresentou "CACTUS SONORUS CACTUSWORKESTRA" para crianças no passado fim de semana.

As performances começaram no passado sábado e domingo com um concerto para cacto, cabide e crina de cavalo, uma atividade para crianças e continua no próximo fim de semana com nova performance na Praça da República, no âmbito da programação da Páscoa Doce de Viana do Castelo.

João Ricardo de Barros Oliveira, natural de Viana do Castelo, trabalha entre Portugal e Alemanha, Berlim, onde centraliza o desenvolvimento da sua atividade de músico-escultor plásticÓsonoro. Dedica-se predominantemente à criação de novos sons instrumentais. A dimensão da sua obra chega desde esculturas até à conceção de novos instrumentos musicais e objetos sonoros, construídos a partir de objetos recuperados do lixo.

A criação de objetos esculturais capazes de produzir sons com identidade própria, que nunca estão prontos e evoluem sempre para novas e inusitadas sonoridades, a partir de "objects trouvés" tem sido a sua cruzada de mais de década e meia de experimentação estética e sonora.

Colaborou com diversos artistas portugueses e estrangeiros, participou em numerosos festivais internacionais de música, dirigiu workshops para crianças e seniores sobre construção de instrumentos a partir do lixo, apresentou a sua música na rádio e televisão na Noruega, Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Áustria e nos E.U.A compôs música para filmes de Anna Hoegh Krohn, no qual também atuou como protagonista.

Municipio de Viana do Castelo


Médicos de Família de Viana do Castelo vão promover projetos de promoção de vida saudável

A vereadora com o pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a responsável pelo Gabinete Cidade Saudável reuniram hoje com os médicos coordenadores e equipas das unidades de saúde com o objetivo de divulgar e promover três dos principais projetos do Gabinete Cidade Saudável, que visam a promoção de estilos de vida saudável.

A reunião juntou à mesma mesa representantes das Unidades de Saúde Familiares Gil Eannes, Tiago de Almeida, Atlântico e Arquis Nova e das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados de Viana do Castelo, Darque, Barroselas e Santa Marta e pretendeu dar a conhecer aos profissionais de saúde três grandes projetos do Gabinete Cidade Saudável e que agora serão divulgados junto dos utentes.

Em causa estão os projetos ABC da Caminhada, que se traduz na disponibilização de um pedómetro de forma a permitir que as pessoas em idade adulta saibam se dão os dez mil passos diários necessários para atingir os parâmetros da OMS para se considerar ativo; o PAF 65, ou seja, o acesso de técnicos de reabilitação ao domicílio a pessoas com mais de 65 para as capacitar e dar competências que lhes permitam a autonomia nas atividades da vida diária (os técnicos são disponibilizados no âmbito do projeto de voluntariado empresarial com uma bolsa de horas atualmente a cargo do Hospital Particular de Viana e que se espera em breve vir a alargar a outras empresas); e o Programa de Treino Cognitivo, destinado a maiores de 55 anos sem défices cognitivos ou com défices muito ligeiros e que passa por dez sessões presenciais com um psicólogo onde são realizados exercícios para treino da mente e que permitem a manutenção da capacidade cognitiva.

Municipio de Viana do Castelo


"Rostos dos Estaleiros Navais" até 18 de Maio no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo

O Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo tem patente até 18 de Maio a exposição "ENVC - Rostos dos Estaleiros Navais" de Egídio Santos. Trata-se de um conjunto de fotografias feitas em Viana do Castelo nos anos 90, a que se juntam uma reportagem durante as duas manifestações da empresa em Dezembro passado.

A exposição, patente na galeria do Museu com entrada pela Rua General Luís do Rego, mostra o maior estaleiro naval de Portugal e um dos maiores da Europa Ocidental e os rostos, sonhos e lutas de quem passou pela empresa. A exposição é composta por trinta imagens que mostram momentos diversos de um dia de trabalho dos Estaleiros e ainda por imagens realizadas nas manifestações de 7 e 13 de Dezembro de 2013, que transmitem a tristeza e desilusão que assolou toda a comunidade de Viana do Castelo ao saber da decisão de fechar os ENVC, despedindo a totalidade dos trabalhadores.

As fotografias são da autoria de Egídio Santos. Nascido no Porto em 1970, tirou o curso de Fotografia da Escola Superior Artística do Porto. Trabalhou em diversos jornais e publicações, com destaque para o Independente, o Jornal de Negócios e a Exame. Colabora atualmente com diversas entidades e instituições e tem trabalhos publicados em trinta livros, tendo participado em mais de vinte exposições individuais e coletivas.

Está representado nas coleções do Centro Português de Fotografia e Museu do Douro.

Municipio de Viana do Castelo


Presidente da Câmara recebeu reitores da Rede Eureca

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, recebeu os reitores de diversos países que estão em Viana do Castelo a convite do Instituto Politécnico para o VII Encontro Internacional Red Eureca, que tem como objetivo a constituição da Associação Internacional Alianza Eureca, uma associação euro-latina-americana que integra diversos países como Honduras, Guatemala, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Franca Portugal e Espanha.

Numa sessão no salão nobre da Câmara Municipal, o autarca enalteceu o trabalho desenvolvido pelo IPVC no âmbito da internacionalização da oferta educativa e também nas parcerias com universidades estrangeiras. José Maria Costa, na sua intervenção, desafiou as universidades a desenvolver projetos conjuntos no âmbito do mar, atendendo à grande semelhança entre Portugal e outros países em setores como a logística e portos, a poluição marítima, a biologia marinha e o aproveitamento dos recursos energéticos do mar.

O autarca referiu ainda que a cooperação entre instituições universitárias, empresas e autarquias são cada vez mais fatores decisivos para a competitividade dos territórios. José Maria Costa convidou os reitores presentes a apostar na cooperação com a região Norte pois esta é uma das mais dinâmicas do ponto de vista do empreendedorismo e também da cooperação em matéria de investigação e de projetos reconhecidos internacionalmente.

No final do seu discurso, José Maria Costa disponibilizou a autarquia, com este encontro, a ser parceira em futuras ações ou projetos que promovam uma cooperação internacional com vantagens mútuas para os territórios.

A Associação nasce do projeto " Red Eureca", enquadrado e financiado pelo programa Alfa III da União Europeia, que contou com a participação de instituições da Nicarágua, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Panamá, França, Espanha e Portugal (IPVC, tem como objetivo promover a capacitação dos empreendedores e a melhoria da formação das instituições de ensino superior dos países centro americanos alvo do projeto, a fim de promover e contribuir, também, para o desenvolvimento social e económico do Estados da América Central, através do trabalho realizado com a Rede de Universidades Europeias e da América Central.

As sinergias entre as universidades responsáveis pela execução do projeto Red Eureca, liderada pela Universidade Carlos 3 de Madrid, e a necessidade de reforçar, desenvolver e potenciar os resultados do projeto Red Eureca, levou a que os parceiros do projeto mostrassem intensão de manter e intensificar a rede, promovendo a criação da Associação "Alianza Eureca" que tem como objetivo promover, consolidar e disseminar os resultados do projeto acima identificando, alavancando novas linhas de trabalho conjunto como uma forma de contribuir a sustentabilidade da rede e para o desenvolvimento dos membros da Associação.

Municipio de Viana do Castelo


Comunidade Portuária preocupada com ausência de identificação da acessibilidade rodoviária ao porto de mar

A Comunidade Portuária, a Administração Portuária e a Câmara Municipal de Viana do Castelo voltaram a reivindicar a importância dos acessos rodoviários ao porto de mar de Viana do Castelo junto ao Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações e do Presidente da CCDR-Norte. A posição foi tomada depois de conhecido o documento do governo sobre as prioridades das infraestruturas e dos transportes em Portugal.

A reivindicação para que sejam considerados e priorizados os acessos rodoviários ao porto de Viana do Castelo surge depois de um encontro para analisar o documento aprovado pelo governo sobre as prioridades para os setores marítimos e portuários e tem em conta o facto de o porto comercial ser um porto exportador e ser estratégico para um crescente aumento das exportações na região do Minho.

Lembre-se que esta infraestrutura marítimo-portuária tem uma capacidade instalada para movimentar cerca de 900.000 toneladas de carga por ano, é o elemento âncora para o desenvolvimento da região de Viana do Castelo e se assume como a plataforma de internacionalização do tecido económico desta região, sendo fator de atratividade de novas empresas e indústrias para o Alto Minho.

Os acessos rodoviários são fundamentais para o reforço da capacidade operacional e para garantir o crescente aumento de movimento do porto comercial de Viana do Castelo, em especial nas exportações, derivado da dinâmica comercial da EUROPAC (fábrica de papel), ENERCON (fábrica de aerogeradores eólicos), da atividade da nova fábrica de cabos marítimos EURONET e ainda da carga e descarga de diversos graneis sólidos, lembram os responsáveis que agora reclamam junto dos governantes a ausência de qualquer investimento nos acesso rodoviários ao porto de mar.

Municipio de Viana do Castelo


Centro Cultural recebe Open de Portugal em Remo Indoor 2014

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, no próximo sábado, o Open de Portugal em Remo Indoor / Campeonato e Regata Nacional de Remo Indoor 2014. Trata-se de uma organização da Viana Remadores do Lima e da Câmara Municipal de Viana do Castelo que irá juntar cerca de quinhentos atletas, entre eles dois atletas olímpicos.

Estão inscritos mais de quatrocentos atletas de todo o país e trinta da Galiza, sendo que as competições têm início às 10 horas. No período da manhã disputam-se as provas nas categorias de Promoção, Universitário, Masters e ainda de Atletas Portadores de Deficiência. No período da tarde, a partir das 14:00 horas são disputadas as provas Jovens (Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis), seguindo-se os Juniores e Seniores, sendo que o final do campeonato está previsto para as 17:30 horas.

Entre os atletas estarão os Bi-Olímpicos Fraga e Mendes e irão disputar o respetivo título de campeão nacional, sendo que se pretende que o Remo em Portugal conquiste maior notoriedade e dimensão.

Municipio de Viana do Castelo


Projeto Voluntariado Empresarial junta 39 empresas no apoio a instituições sociais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e 39 empresas de Viana do Castelo assinaram ontem 111 protocolos no âmbito do projeto dedicado ao Voluntariado Empresarial sob o lema "Quem ama cuida". O projeto, lançado em 2012, visa suprir as necessidades de instituições do concelho com os serviços prestados voluntariamente por empresas e tem vindo a crescer em número desde o seu lançamento.

O projeto pretende ser um espaço de aproximação entre competências das empresas e as necessidades das instituições particulares de solidariedade social e associações do concelho onde foram detetadas diversas necessidades que vão do simples bolo de aniversário das crianças institucionalizadas ou do corte de cabelo à manutenção de viaturas ou de equipamento informático. Para suprir estas necessidades, várias empresas do concelho associaram-se ao projeto e estão a fornecer a sua boa vontade, mão-de-obra e conhecimentos neste voluntariado empresarial.

No primeiro ano, foram 27 as empresas, mas agora são 39, incluindo inicialmente cabeleireiros, pastelarias, concessionários automóveis, ginásio, gabinetes de design, óticas, uma rádio, informática e uma empresa de ajudas técnicas, a que se juntam agora uma loja de roupa, uma loja de calçado, duas clínicas oftalmológicas, seis clínicas dentárias e duas farmácias.

Ontem, na sessão de assinatura de protolocos, o Presidente da Câmara agradeceu às empresas pela sua atitude solidária e de coresponsabilidade social demonstrada no apoio às instituições. José Maria Costa referiu ainda estar muito sensibilizado com a iniciativa já que, apesar das dificuldades económicas que as empresas atravessam atualmente, não deixaram de dar resposta positiva e solidária às instituições que contribuem com o seu trabalho para construção de um mundo melhor para as crianças e jovens que estas instituições apoiam.

Refira-se que esta iniciativa inovadora em Portugal permite também melhorar o conhecimento das instituições sociais e facilita outras formas de colaboração solidária, sendo que a autarquia desenvolveu, a este propósito, outra iniciativa de colaboração das empresas através de "outdoors solidários" em que empresas e colaboradores participaram, durante um dia, em trabalhos de beneficiação, pintura e decoração em instituições ligadas à infância e à juventude.

Municipio de Viana do Castelo


Executivo visitou União de freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã

O executivo municipal visitou as freguesias da União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã e reuniu com os seus representantes das três freguesias com o objetivo de conhecer projetos e necessidades e dar a conhecer as próximas ações da Câmara Municipal.

A visita começou com uma reunião de trabalho entre executivos onde foram analisadas as dificuldades existentes na sequência da nova reorganização das freguesias, bem como dos projetos e propostas que o executivo municipal está a desenvolver no âmbito do próximo quadro de fundos comunitários. Os responsáveis pela União de Freguesia, por seu lado, identificaram a rede viária, o abastecimento de água e a requalificação de equipamentos de utilização coletiva como grandes desafios para os próximos anos.

O executivo visitou depois as obras em curso nas freguesias, nomeadamente a ampliação do cemitério de Subportela, as obras da Avenida da Igreja de Portela Susã e as obras do Centro Cívico de Deocriste. No final da visita, o executivo reuniu com os párocos, os representantes das comissões fabriqueiras, dirigentes associativos e membros da Assembleia de Freguesia para abordar assuntos de interesse para todas as partes, tendo o Presidente da Câmara informado sobre o trabalho que está a ser desenvolvido na preparação de projetos e candidaturas para o próximo QREN, sendo que as associações apresentaram também um conjunto de necessidades e pedidos de intervenção dirigidas ao executivo municipal e da própria freguesia.

Recorde-se que estas visitas estão enquadradas num conjunto que o executivo está a efetuar pelas freguesias do concelho para aferir de projetos e necessidades e identificar ações futuras, nomeadamente para candidaturas a fundos comunitários no âmbito do próximo quadro de referência.

Municipio de Viana do Castelo

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais