www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Roubada escultura do Memorial aos Heróis de Ultramar. Autarquia apresenta queixa à GNR

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está indignada com o desaparecimento da escultura em bronze em homenagem aos militares mortos durante a Guerra Colonial, roubada na madrugada de quarta-feira. Lamentando esta situação, o executivo procedeu de imediato às diligências necessárias junto das autoridades competentes.

O presidente do executivo cerveirense condena este episódio de vandalismo, que apresenta indícios de não ser um caso isolado no concelho, alertando para a necessidade destas práticas serem combatidas com o intuito de travar este tipo de criminalidade.

Fernando Nogueira explica que a Câmara Municipal apresentou queixa na GNR contra desconhecidos, aguardando pelo desfecho da investigação.

Denominada de 'vila das artes', Cerveira dispõe de várias esculturas espalhadas em espaços públicos, as quais vão ter uma vigilância mais apertada.

Neste momento, a autarquia vai ponderar a reposição da escultura recorrendo à colaboração da Fundação Bienal de Cerveira para encontrar uma solução de substituição. No entanto, e até pela sucessão de assaltos que envolvem o bronze, será equacionada uma obra com outro tipo de materiais.

O memorial aos militares do concelho falecidos na Guerra Colonial foi inaugurado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, a 01 de Outubro de 2008, na Avenida dos Heróis do Ultramar. A obra é da autoria de Manuel Sousa Pereira.

É constituído por um monumento em granito contendo os nomes dos militares cerveirenses, para além de uma escultura em bronze, a representar um homem com uma postura heróica, com um peso aproximado de 300 quilogramas.

Municipio de Vila Nova de Cerveira


ADCJC logrou 4 prémios no pódio da 9ª REGATA INTERNACIONAL "PONTE DA AMIZADE"

Vila Nova de Cerveira acolheu no passado domingo, 6 de abril, uma das regatas mais importantes do calendário Nacional da Federação Portuguesa de Remo, nos escalões de infantis, iniciados e juvenis, organizada pela Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira (ADCJC). Falamos da Regata Internacional Ponte da Amizade que, após 9 edições, se afirma como uma das provas mais importantes, a nível das camadas jovens, no panorama ibérico. No total, cruzaram as águas do Rio Minho 450 jovens remadores, em representação de 18 clubes (10 portugueses e 8 espanhóis) e mais de 200 tripulações.

Durante a manhã decorreram as eliminatórias, ficando a tarde reservada para as finais. A equipa da casa (ADCJC) fez-se representar por 21 jovens remadores, entre os 9 e os 15 anos, que lograram a conquista de quatro lugares no pódio:

- 1x Juvenil Masculino - André Marques - 2º lugar;
- 4x Juvenil Masculino - David Cerqueira, Nuno Ferreira, João Carvalho e Nuno Gonçalves - 2º lugar;
- 1x Juvenil Feminino - Cláudia Figueiredo - 1º lugar;
- 1x Iniciado Masculino - José Leal - 2º Lugar.

Nas duas últimas provas do dia estiveram em disputa os Troféus para o 4x Juvenil Feminino e para o 8+ Juvenil Masculino, que foram criados para galardoar o clube que vença a respetiva prova por 3 vezes consecutivas ou por 5 vezes alternadas. O Clube Naval Infante D. Henrique (Valbom) venceu, assim, o 8+ masculino e o Viana Remadores do Lima (Viana do Castelo) o 4x Juvenil Feminino. Uma vez que nenhuma destas equipas o fez pela 3ª vez consecutiva, ou 5ª vez alternada, apenas nas próximas edições se poderá encontrar um vencedor.

A ADCJC agradece ao Município de Vila Nova de Cerveira o apoio inestimável à realização deste evento, aos patrocinadores e a todos os colaboradores envolvidos na organização.

ADCJC


ESG presente no Workshop Internacional de Archi'terre na Argélia

Á semelhança das edições anteriores, a Escola Superior Gallaecia (ESG), sedeada em Vila Nova de Cerveira, vai participar na III edição do Workshop Internacional de Arquitetura de Terra, em Argel, na Argélia, de 20 a 25 de Abril de 2014. É o único estabelecimento de ensino representante de Portugal.

O Workshop, promovido no âmbito da Chair Unesco-Arquitetura de Terra e Sustentabilidade, contará com a participação de três estudantes e uma docente da ESG (Portugal), bem como de estudantes da Universitàt di Cagliari (Itália) e das Faculdades de Arquitetura e Engenharia da Argélia.

O encontro, organizado pelo Ministério da Cultura Argelino, vai decorrer na Faculdade de Arquitetura de Argel, estruturado por uma conferência internacional e por oficinas práticas. Do programa acrescem três dias para visita à região denominada dos 'Oasis' em Taghit, no Beni-Abbas.

"É uma oportunidade única que os alunos da ESG têm a possibilidade de aproveitar graças às várias parcerias que temos vindo a promover com a Faculdade de Arquitetura de Argel", explica Mariana Correia, Presidente do Conselho de Direção da ESG.

As despesas de viagem, estadia e refeições são financiadas pelo Ministério da Cultura Argelino, com a condição dos participantes selecionados colaborarem ativamente em todas as atividades do evento.

Municipio de Vila Nova de Cerveira


Obra do Nobel da Língua Portuguesa, José Saramago, no palco do Cineteatro para reflexão

"Quem quer ser Saramago?", é o nome do espetáculo que será apresentado no Cineteatro de Vila Nova de Cerveira, no dia 24 de abril, integrado no programa de atividades de mediação da leitura e extensão cultural da XXV Feira do Livro.

Como num jogo, o público em geral e alunos do ensino secundário são levados, através do universo da escrita de José Saramago, com avanços e recuos, ultrapassando uma dificuldade aqui, a fazer uma descoberta ali.

"Quem quer ser Saramago?", representa uma viagem contra a crueldade, a humilhação e a mentira, guiada pela "Voz" e pela obra do único Nobel da Língua Portuguesa, com destino a um mundo mais digno, justo e verdadeiro.

Ao longo de 50 minutos, a ANDANTE, Associação Artística, eleva a obra de José Saramago, salientando que, "agora mais do que nunca, as suas palavras ajudam-nos a compreender, a lutar e a ultrapassar os tempos conturbados em que vivemos".

A estreia deste espetáculo decorreu, na quinta-feira, 10 de abril, com a Casa dos Bicos, em Lisboa, a sede da Fundação José Saramago, a receber lotação esgotada.

Em Vila Nova de Cerveira, prevê-se uma grande afluência para este espetáculo agendado para dia 24 de abril, pelas 21h30, no Cineteatro.

"A grande e decisiva arma é a ignorância. É bom que eles nada saibam, nem ler, nem escrever, nem contar, nem pensar, que considerem e aceitem que o mundo não pode ser mudado, que este mundo é o único possível, tal como está, que só depois de morrer haverá paraíso", José Saramago, in 'Levantado do Chão'.

Municipio de Vila Nova de Cerveira


Aluno apresenta espetáculo de dança solidário em prol da Érica Galan

"Olhos Solidários - Érica Galan". Este é o nome do evento organizado por um aluno da ETAP - Escola Profissional, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, agendado para o próximo domingo, 13 de abril, com o objetivo de angariar fundos para a menina Érica Galan, portadora da doença "Fibrose Cística".

Trata-se de um espetáculo de dança, enquadrado na Prova de Aptidão Profissional do curso de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade da ETAP - Escola Profissional, unidade de formação de Vila Nova de Cerveira, do aluno Micael Araújo.

Este evento de caráter social vai decorrer no Cineteatro de Vila Nova de Cerveira, pelas 15h00, e conta com apresentação de Elisabete Rodrigues, Miss República Portuguesa 2012 e Miss Mundo Portugal 2013 e Francisco Vilhena, apresentador do canal de televisão "mvm".

Para além do apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, "Olhos Solidários - Érica Galan" envolve também a colaboração dos grupos de dança Adeixa e Citius Fit.

A "Fibrose Cística" é uma doença genética hereditária, causado por um gene defeituoso que faz com que o corpo produza um líquido anormalmente denso denominado "muco". Este acumula-se nas passagens respiratórias dos pulmões, no pâncreas ou em outras áreas do corpo, o que posteriormente resulta em problemas respiratórios e em infeções pulmonares graves. É uma das doenças pulmonares mais comuns em crianças e jovens adultos.

O aluno Micael Araújo, a ETAP - Escola Profissional e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira convidam o público a participar neste evento solidário e, de alguma forma, ajudar esta nobre causa.

Municipio de Vila Nova de Cerveira



Centro Municipal de Atletismo recebe atleta Olímpico de lançamento do disco e outros grupos para estágios

Fruto de excelentes e ímpares condições, o Centro Municipal de Atletismo (CMA) de Vila Nova de Cerveira tem sido muito solicitado para acolher estágios de vários grupos de atletas nacionais e internacionais que aproveitam para melhorar as suas performances e resultados pessoais. Ambiente natural e tranquilo é caraterística procurada.

Durante os próximos tempos, o atleta Olímpico de lançamento do disco, Frank Casañas Hernandez, vai usufruir das instalações do CMA para preparar a sua participação na IAAF Diamond League, que arranca no próximo dia 08 de Maio em Doha no Qatar.

Também entre os dias 13 e 22 de Maio, Vila Nova de Cerveira receberá a visita de um grupo com cerca de 40 atletas e treinadores franceses, da região de Paris. O estágio decorrerá no referido Centro Municipal e a estadia será no Cerveira INATEL, sito paredes meias com aquela infraestrutura desportiva.

Estas férias da Páscoa vão ainda ser aproveitadas pelos lançadores do S.C. Braga e por um grupo de treino do professor Rui Luís Leitão Carvalho, da Maia, para um período de estágio de quatro dias no concelho cerveirense.

A Pista Municipal de Atletismo, localizada numa área ribeirinha da localidade num espaço fronteiro ao INATEL e próximo da "Ponte da Amizade" e Praia da Lenta, é constituída exclusivamente por sectores ligados ao lançamento (peso, disco, martelo e dardo).

Municipio de Vila Nova de Cerveira


Câmara e comerciantes colocam criatividade e 'Judas na rua'

Há para todos os gostos e feitios, e estão em todo o lado. Tradição da Semana Santa, os 'judinhas' voltam a estar expostos nas ruas, montras, prédios e edifícios de Vila Nova de Cerveira, entre 11 e 22 de abril, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal e Comédias do Minho com os vários estabelecimentos comerciais.

Esta exposição em espaços públicos representa a criatividade e a boa disposição dos Cerveirenses, convidando o público que visita o concelho a assistir ao espetáculo de teatro emblemático que se realiza no sábado de Aleluia.

'Judas na rua' é uma iniciativa que procura dinamizar o comércio local, através da implementação de estratégias capazes de cativar clientes, contribuindo para dar uma 'lufada de ar fresco' às caixas registadoras dos comerciantes, neste período pascal. Aos proprietários dos estabelecimentos comerciais cumpre transformarem a sua criatividade em montras apelativas, centrando as atenções no 'judinhas'.

Atelier de Construção de 'Judinhas'

De 14 a 18 de abril, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Comédias do Minho associam-se para mais um Atelier de Construção de 'Judinhas', a decorrer nos Jardins da Biblioteca Municipal entre as 14h00 e 18h00.

São utilizados materiais reciclados para a construção destas figuras, e todos podem participar, independentemente da idade.

Estes coloridos bonecos serão, posteriormente, recolhidos pelas Comédias do Minho, no sábado que antecede a Páscoa, para também integrarem o espectáculo do centro histórico, cumprindo-se o ritual de brandir uns 'judinhas' ao mesmo tempo que Judas é queimado, atraindo muitas pessoas, de todo o Minho e Galiza.

Antes da 'Queima de Judas' é lido um Testamento que deixa à Vila uma série de conselhos e críticas de acontecimentos da nossa sociedade.

Municipio de Vila Nova de Cerveira


ADCJC logrou 4 prémios no pódio da 9ª Regata Internacional 'Ponte da Amizade'

Vila Nova de Cerveira acolheu no passado domingo, 6 de abril, uma das regatas mais importantes do calendário Nacional da Federação Portuguesa de Remo, nos escalões de infantis, iniciados e juvenis, organizada pela Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira (ADCJC). Falamos da Regata Internacional 'Ponte da Amizade' que, após 9 edições, se afirma como uma das provas mais importantes, a nível das camadas jovens, no panorama ibérico. No total, cruzaram as águas do Rio Minho, 450 jovens remadores, em representação de 18 clubes (10 portugueses e 8 espanhóis) e mais de 200 tripulações.

Durante a manhã decorreram as eliminatórias, ficando a tarde reservada para as finais. A equipa da casa (ADCJC) fez-se representar por 21 jovens remadores, entre os 9 e os 15 anos, que lograram a conquista de quatro lugares no pódio:

- 1x Juvenil Masculino - André Marques - 2º lugar;
- 4x Juvenil Masculino - David Cerqueira, Nuno Ferreira, João Carvalho e Nuno Gonçalves - 2º lugar;
- 1x Juvenil Feminino - Cláudia Figueiredo - 1º lugar;
- 1x Iniciado Masculino - José Leal - 2º Lugar.

Nas duas últimas provas do dia estiveram em disputa os Troféus para o 4x Juvenil Feminino e para o 8+ Juvenil Masculino, que foram criados para galardoar o clube que vença a respetiva prova por três vezes consecutivas ou por cinco vezes alternadas. O Clube Naval Infante D. Henrique (Valbom) venceu, assim, o 8+ masculino e o Viana Remadores do Lima (Viana do Castelo) o 4x Juvenil Feminino. Uma vez que nenhuma destas equipas o fez pela 3ª vez consecutiva, ou 5ª vez alternada, apenas nas próximas edições se poderá encontrar um vencedor.

Municipio de Vila Nova de Cerveira


Autarquia organiza I Bienal Internacional de Artes e Ofícios. Inscrições abertas

Após aprovação do Regulamento, já se encontra aberto, até 30 de junho, o período para apresentação de candidaturas para a I Bienal Internacional de Artes e Ofícios (BIAO) de Vila Nova de Cerveira, a decorrer entre 09 e 17 de Agosto, no Fórum Cultural. Inscrições decorrem no Posto de Turismo ou na ERTPNP.

Trata-se de um evento que procura recuperar uma tradição dos anos 80 praticada no concelho, e que se realizava de forma intercalada com as primeiras Bienais de Arte: O objetivo é promover e divulgar o artesanato, enquanto valor cultural e fator de dinamização da atividade económica.

Para além de artesãos das diferentes regiões do país, incluindo Açores e Madeira, a participação estende-se também a um grupo de artesãos da vizinha Galiza, através de parcerias com o artesanato de Espanha. Prevê-se ainda a representação de artesãos franceses da região de Chagny, bem como de outros países europeus.

A I BIAO aborda três núcleos distintos: o institucional reservado a determinadas entidades autárquicas e de carácter associativo; a mostra e venda, onde os expositores podem divulgar o seu trabalho e vender as suas obras; e o saber e fazer, com espaços onde os artesãos vão poder trabalhar ao vivo e as pessoas vão poder assistir e experimentar, por exemplo trabalhos do ciclo do linho ou da olaria, entre outros.

Ao longo dos dias deste certame, prevê-se igualmente a realização de pequenos workshops e de algumas formações mais específicas. Paralelamente, haverá animação subjacente, sobretudo com música tradicional.

A participação na Bienal Internacional de Artes e Ofícios deverá ser precedida de inscrição no Posto de Turismo de Vila Nova de Cerveira ou na Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em Requerimento disponibilizado pela Câmara Municipal, onde conste a identificação do artesão e o tipo de artesanato, além de outros elementos solicitados. A entrega deve ser feita até 30 de junho.

Na seleção dos artesãos inscritos é valorizado o tipo de artesanato, com base nos materiais utilizados e criatividade do artesão, sendo ainda dada prioridade aqueles que possuem Carta de Artesão.

Municipio de Vila Nova de Cerveira


Sável é rei nos restaurantes do concelho durante a Semana Santa

Debulho de Sável, Sável frito e de Escabeche. Estas são as três variedades de confecionar este peixe, ex-libris da gastronomia de Vila Nova de Cerveira, integradas na iniciativa 'Sabores com Tradição - O Debulho de Sável', e que podem ser degustadas entre 12 a 19 de abril, nos restaurantes aderentes do concelho.

Em tempo de Quaresma é feito o culto ao Peixe e, em Cerveira, a gastronomia tradicional é secular e tem sabor a rio. O Sável é muito apreciado, devido às suas caraterísticas e por ser um prato com muita tradição.

Numa organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, à mesa dos restaurantes aderentes são esperadas muitos visitantes, sobretudo, do outro lado do rio Minho.

Francisco Sampaio, ilustre e prestigiado gastrónomo, Juiz da Confraria dos Gastrónomos do Minho, ex-Presidente da extinta Região de Turismo do Alto Minho, docente e investigador, escreveu numa das suas crónicas de gastronomia: "Com a chegada da Primavera, dá-se a aparição do SÁVEL, o peixe símbolo do rio Minho, pelo seu valor sócio-económico, a sua história, a etnografia e a gastronomia. Era a espécie básica, que tanto alimentava a comunidade piscatória como lhe servia de suporte económico. A rede utilizada na apanha do sável era o algerife e os pescadores distribuíam-se pelas conhecidas cobradas (onde se realiza, em frente a Gondarém, o tradicional Lanço da Cruz na Segunda-Feira de Páscoa), chegando mesmo cada cobrada a apanhar num dia milhares de sáveis.

Uma pequena parte dos sáveis capturados era para os pescadores, cabendo à mulher a tarefa de o comercializar, indo rogá-lo de porta em porta, cortado às postas. Na maioria das vezes, os compradores preferiam as postas maiores, com mais "carne", ficando as vendedeiras com as partes "menores" do sável - a cabeça, o rabo, o deguladouro (posta junto à cabeça), as postas mais pequenas e as ovas.

Como a necessidade aguça por vezes o engenho, havia que se encontrar uma forma de aproveitar as partes do Sável menos requisitadas, chegando-se assim ao Debulho com que se alimentavam, hoje considerado um "verdadeiro pitéu".

Restaurantes aderentes: Abrigo das Andorinhas | Braseirão do Minho | Cantinho dos Amigos| Casa Lau | Central | Costa Verde | Glutão | Lavrador | Luso Galaico | D. Maria | Sol Nascente

Municipio de Vila Nova de Cerveira



Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais