www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

O EMPREENDEDORISMO NÃO TEM FRONTEIRAS. OS BONS RESULTADOS TAMBÉM NÃO.

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA PROMOVEM 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS EMPREENDEDORES

Numa altura em que todos falam de empreendedorismo, há quem faça acontecer. Do lado de cá, a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC] deu o primeiro passo ao criar o Projeto Integrado Individual, uma inovação na oferta formativa nacional que consiste genericamente numa atividade letiva que acompanha o aluno desde o primeiro ano até ao terceiro, onde este vai construir um projeto global para - no final da sua licenciatura - ter uma empresa/negócio pronto a ser implementado. Do lado de lá, a Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Santigo de Compostela [FCEE-USC] reconheceu a valia da iniciativa e disponibilizou tempo e espaço para a realização do evento, onde imperou a vontade de trocar saberes e experiências. O resultado só podia ser um sucesso.

Foi neste contexto que, nos passados dias 21 e 22 de Março, a ESCE-IPVC e FCEE-USC promoveram o 1º Encontro Internacional de Jovens Empreendedores, que levou a Santiago de Compostela mais de 150 participantes entre docentes e discentes portugueses e espanhóis. A sessão de abertura contou com as presenças de Rui Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Viana; João Paulo Vieito, Diretor da ESCE-IPVC; e Jorge Mendes, Presidente da Câmara de Valença. A representar a entidade anfitriã marcaram presença, Emilia Vásquez Rozas, Decana da FCEE-USC; e Ovidio Rodeiro Tato, Diretor Geral de Juventide e Voluntariado da Xunta de Galicia.

Entre oradores e formadores de reconhecido mérito internacional, testemunho de antigos discentes e partilha ide informação, de práticas e de espectativas, os alunos da ESCE-IPVC apresentaram os seus projetos empreendedores, fruto do trabalho desenvolvido em contexto académico. Para além dos cinco vencedores, todos ganharam motivação, conhecimento, experiência, divertimento e, claro, a convicção de que o 2ª Encontro é já uma certeza.

ESCE/IPVC


AIMinho envolve seis Associações do Norte em projeto que apoia a modernização de 150 empresas

Internacionalização/exportação, inovação, eficiência energética e/ou marketing e logística

São seis as entidades que a Associação Industrial do Minho (AIMinho) selecionou para, no âmbito do Projeto QI PME Norte - do qual é entidade gestora com delegação de competências do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), apoiar a modernização e o aumento da competitividade de mais 150 empresas da região Norte, envolvendo cerca de 750 quadros profissionais.

O QI PME, que vai na 5.ª edição, tem tido um impacto profundo na modernização e no aumento da competitividade das empresas do Norte de Portugal. Nos últimos cinco anos, o projeto apoiou 17.673 profissionais em 1.729 empresas, através da realização de 69.256,50 horas de formação e 204.112 horas de consultoria em várias áreas determinantes para o sucesso do negócio.

As entidades beneficiárias selecionadas, e que vão intervir em 25 empresas cada, são: a União das Associações Empresariais da Região Norte (UERN), a Assoc. Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, a Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR), a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, S.A. (ADRAVE), a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim (AEPVZ) e a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão (ACIF).

O QI PME Norte tem como objetivo contribuir para o aumento dos níveis de competitividade das pequenas e médias empresas (PME), através de uma intervenção integrada nos domínios da estratégia global da empresa e nas suas práticas de gestão de recursos humanos, com base em metodologias de formação-ação individualizadas.

As empresas irão beneficiar de uma intervenção integrada de formação e consultoria em duas áreas estratégicas, que serão identificadas no decorrer do diagnóstico realizado nas empresas. Essas áreas podem ser otimização de processos, internacionalização/exportação, inovação, eficiência energética e/ou marketing e logística.

O QI PME combina, assim, momentos de intervenção-ação na empresa, através do desenvolvimento de um diagnóstico e da definição do plano de ação. Posteriormente, é feita a implementação do plano, articulando sessões de consultoria com ações de formação inter ou intra empresa, para empresários dirigentes e colaboradores das empresas intervencionadas.

O QI PME Norte - Qualidade e Inovação é promovido pela AIMinho na região Norte, enquanto Organismo Intermédio, com delegação de competências técnicas, administrativas e financeiras, relativas à Tipologia de Intervenção "Formação-Ação para PME", enquadrada no Eixo 3 do POPH, conferida pelo Contrato de Delegação de Competências assinado com o Programa Operacional Potencial Humano.

AIMinho


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais