A ETAP - Escola Profissional realizou, no decurso da Mostra de Ensino Profissional/Escola Aberta 2014, mais uma cerimónia de entrega de diplomas aos alunos que, no último ano letivo, terminaram cursos de educação e formação, cursos profissionais e formações modulares certificadas.
A cerimónia teve lugar no Auditório da Unidade de Formação de Viana do Castelo e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, da Gestora do POPH, Alexandra Vilela, dos Deputados do Círculo de Viana do Castelo, Jorge Fão e Eduardo Teixeira e ainda do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho.

Na abertura da Cerimónia o Diretor da Escola, José Luís Presa, saudou as individualidades presentes e sublinhou o facto de estarmos em presença de um momento em que se sublinha o êxito e o mérito alcançados pelos formandos da ETAP no ano letivo anterior o que é sempre motivo de grande satisfação.
Depois, historiou a trajetória da Escola em prol da valorização dos recursos humanos da região e deu conta de que esta é uma das escolas mais antigas do país, a primeira da Região Norte e a segunda a nível nacional, com muitos milhares de jovens e adultos já formados na Escola. Terminou dizendo que os municípios onde tem as suas unidades de formação e o Alto Minho, em geral, pode contar com a ETAP, no momento presente e no futuro.
Tomou a palavra de seguida o Presidente da Câmara de Viana do Castelo elogiando o papel da ETAP no município e na região alto-minhota e continuou expressando os parabéns aos alunos que nessa cerimónia iam receber os respetivos diplomas.
Pôs em destaque o papel das autarquias no campo da educação e formação e apelou ao Secretário de Estado para que continuasse a dar atenção às escolas e aos seus projetos educativos e formativos estando certo de que os seus resultados serão determinantes para o progresso da região.
Coube ao Secretário de Estado encerrar a Cerimónia de Entrega de Diplomas com uma referência especial ao seu Diretor que é, simultaneamente, presidente da ANESPO- Associação Nacional de Escolas Profissionais com o qual tem trabalhado nos últimos anos num clima de diálogo aberto e leal, embora, por vezes, defendendo pontos de vista diferentes.
Fez uma referência elogiosa ao trabalho desenvolvido pela Escola ao longo de quase 25 anos e prometeu dar mostras do reconhecimento do Ministério da Educação, no momento próprio.
Terminou dando os parabéns aos jovens e adultos que, de seguida, iriam receber os diplomas e desejou-lhes os maiores sucessos.
Depois de se proceder à entrega de diplomas aos formandos presentes, o Secretário de Estado procedeu à entrega do Diploma de Mérito atribuído ao Melhor Aluno(a) da Escola que este ano recaiu na aluna Ana Cláudia Barros Lima que por sua vez agradeceu à ETAP os momentos de familiaridade e de aprendizagem que lhe proporcionou.

A ETAP- Escola Profissional, com Unidades de Formação em Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Praia de Âncora, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença realizou, este ano, mais uma edição da Mostra de Ensino Profissional/Escola Aberta 2014.
O evento deste ano não fugiu à regra e constituiu um assinalável êxito.
Para além de ser visitado por centenas de alunos de outras escolas, a Mostra de Ensino Profissional/Escola Aberta 2014, contou, nos momentos mais marcantes, com a presença de várias individualidades, designadamente, o Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Engº José Maria Costa, o Presidente da ANQEP, Doutor Gonçalo Xufre e ainda com a presença do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Dr. João Grancho.
A Mostra de Ensino Profissional/Escola Aberta 2014 teve lugar no Pavilhão da Associação Industrial do Minho nos dias 2, 3 e 4 de Abril e cumpriu os objetivos propostos pela ETAP que visavam:
a) Concentrar num único espaço todas as ofertas formativas, atendendo a que, de outra forma, seria difícil aos alunos passarem por cada um dos espaços para se aperceberem do conjunto dos cursos oferecidos pela Escola;
b) Facilitar o acesso dos alunos das escolas, públicas e privadas, que terminam o 9º ano de escolaridade e pretendem prosseguir estudos um largo conjunto de informações sobre os cursos desenvolvidos na Escola;
c) Divulgar o projeto educativo e formativo da Escola junto das empresas, autarquias, operadores de formação, alunos, pais e encarregados de educação;
d) Proporcionar aos alunos e professores e comunidade em geral momentos de encontro e de convívio que ajudam a cimentar os elos de ligação entre os diferentes atores.
De acordo com a avaliação que foi feita no final do evento, a edição deste ano mostrou, mais uma vez, a dinâmica desta escola que é uma das maiores do país e, para além das ofertas formativas nas áreas e cursos destinadas aos alunos que terminam o 9º ano de escolaridade, divulgou ainda as ofertas para outros públicos, designadamente:
a) Jovens que se encontram a frequentar os últimos anos do ensino básico e que, frequentando cursos de educação e formação ou cursos vocacionais, pretendem terminá-lo com sucesso;
b) Adultos que pretendem frequentar formações modulares integradas no Catálogo Nacional de Qualificações.
A Mostra de Ensino Profissional deste ano contou com a presença dos técnicos dos dois CQEP aprovados pela ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional para as Unidades de Formação de Viana do Castelo e Valença para desenvolver atividades de orientação vocacional e certificação de competências e, ainda, com a presença do GIP - Gabinete de Inserção Profissional vocacionado, essencialmente, para responder às problemáticas da inserção profissional dos desempregados.
No último dia do evento teve lugar um convívio no recinto da Mostra que contou com a participação da comunidade educativa, em geral.