www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Fernando Tordo e Uxia atuam em Caminha

CÂMARA DE CAMINHA ASSINALA OS 40 ANOS DE ABRIL COM MÚLTIPLAS ATIVIDADES

A Câmara Municipal de Caminha vai comemorar os 40 anos de Abril com a organização de um programa cultural diversificado, que visa destacar os 40 anos de Democracia em Portugal. Assim, de 21 a 30 de abril, estão agendadas exposições que avivam as memórias de Abril, apresentação do livro "Lembro-me" de João Pedro Mésseder, concertos que ecoam os sons da liberdade com Uxia, Fernando Tordo, ateliês, cinema, documentários e peças de teatro.

O 25 de Abril de 1974 é um marco de viragem na história de Portugal contemporâneo. Com a Revolução de Abril abriu-se um novo capítulo na história do nosso país. Portugal libertou-se da ditadura e iniciou o caminho da construção da democracia e da consolidação do poder autárquico.

Exposições, duas delas inéditas: "Imagens de Abril em Caminha", "40 Artistas, 40 Obras. 40 anos de Abril" e "Jornais de Abril", concertos: Uxia, Fernando Tordo, Academia de Música Fernandes Fão, Orfeão de Vila Praia de Âncora e alunos da Escola Básica de Vila Praia de Âncora e da EB2,3/S de Caminha; teatro com o grupo "O Fantocheiro"; ateliês e cerimónias oficiais, são alguns dos momentos que vão marcar os 40 anos da "Revolução dos Cravos" em Caminha.

A apresentação do livro "Lembro-me" de João Pedro Mésseder vai marcar o início das comemorações dos 40 anos de Abril. A sessão de apresentação do livro vai decorrer no dia 21 de abril, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Caminha.

No dia 22 de abril, às 17 horas, inaugura a exposição "Imagens de Abril em Caminha", na Galeria de Arte Caminhense. A mostra é composta por fotografias cedidas por caminhenses que retratam vários momentos passados em Caminha: o período Pós 25 de Abril e 1º de Maio, a primeira tomada de posse da Comissão Administrativa Pós 25 de Abril, presidida pelo arquiteto Horácio Benvindo da Silva e o primeiro aniversário do 25 de Abril, marcado pela atuação de Sérgio Godinho no Terreiro. Esta exposição estará patente até ao dia 29 de abril.

O dia 24 de abril vai ser marcado pela inauguração da exposição de pintura e artes plásticas "40 Artistas, 40 Obras. 40 anos de Abril", na Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora. Esta exposição é composta por 40 obras, de 40 artistas que aceitaram o desafio do Município de Caminha para participar nas comemorações dos 40 anos da Revolução de Abril. Assim, a mostra reúne 40 trabalhos dos artistas: Álvaro Torres, Ana Maria Garcia, António Nunes, António Peres, António Porto, Cândida Mota, Carlos Antunes, Conceição Ruivo, Dina Souza, Fernanda Lima, Flôr Rocha, Francisco Liquito, Graziela Teixeira da Mota, Guilherme Garrido, Isa Dora Cruz Castella, João António Branco Pinto, João Luís Marrocos Fernandes, João Santos, João Vilas, Joaquim Vasconcelos, José Lima Monteiro Barros, José Luís Pais, José Manuel Rocha Pereira, Júlio Capela, Kim Molineiro, Lurdes Rodrigues, Madalena Macedo, Manuel Lima, Maria Manuela Morais Martins, Mário Garrido, Mário Rebelo de Sousa, Mário Rocha, Mário Vasconcelos, Martine Costa, Miguel Rocha, Paulo Barreto, Paula Matos, Ricardina Silva, Ricardo Tavares e Victor Alves. Trata-se de uma exposição inédita, que estará aberta ao público até dia 22 de junho. A cerimónia de inauguração está agendada para o dia 24, às 18 horas.

Nesse dia, às 11 horas, os alunos da Escola Básica de Vila Praia de Âncora e da EB2,3/S de Caminha vão protagonizar o concerto "Cantar a Liberdade", no auditório da Escola EB2,3/S de Caminha. Trata-se de uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais.

Às 21h30, o Auditório do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora vai servir de palco ao Concerto Coral do Orfeão de Vila Praia de Âncora, que vai entoar canções de Zeca Afonso; Adriano Correia de Oliveira e Fernando Lopes. Esta iniciativa é organizada pelo Orfeão de Vila Praia de Âncora e conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.

No dia 25 de abril, as comemorações oficias dos 40 anos de Abril começam cedo.

Às 9h30, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora, vai decorrer o hastear solene da Bandeira Nacional, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e Banda Musical Lanhelense.

Às 10h30, terá lugar na Praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, o hastear solene da Bandeira Nacional, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Caminha e Banda Musical Lanhelense.

Às 11 horas, vai decorrer uma sessão solene do 40º aniversário do 25 de Abril. Esta sessão solene também vai decorrer na Praça Calouste Gulbenkian, em Caminha.

Às 12h30, no Museu Municipal de Caminha, inaugura a exposição "Jornais de Abril", do Museu Nacional de Imprensa. Esta mostra reúne os principais jornais portugueses publicados quer no 25 de Abril de 1974, quer nos dias seguintes, reportando os tempos conturbados da Junta de Salvação Nacional e de formação do governo após a queda do fascismo.

A partir das 15 horas, na Praça Conselheiro Silva Torres, vai ter lugar o ateliê "Liberdade", organizado pela União de Freguesias de Caminha e Vilarelho.

Às 15h30, no Parque Dr. Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, é possível assistir ao espetáculo pelo Ensemble de Cordas da Academia de Música Fernandes Fão.

Às 17 horas, vai ser exibido o documentário coletivo da RTP "Memórias do 25 de Abril, Portugal 1974-1975", com comentários de Paulo Torres Bente e Joaquim Diabinho, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. Esta iniciativa é organizada pela União de Freguesias de Caminha e Vilarelho.

Este dia histórico termina com o concerto pela cantora galega Uxia, a partir das 21h30, no Largo Calouste Gulbenkian, em Caminha. Uxia sobe ao palco acompanhada por Carlos Blanco.

Fernando Tordo vai subir ao palco do Valadares, Teatro Municipal de Caminha, no dia 26 de abril, às 22 horas. Os bilhetes custam 10 euros e já estão à venda nos postos de turismo de Caminha e de Vila Praia de Âncora.

No dia 27, às 16 horas, com a apresentação da peça "Vejam bem. Na sala há 5 meninas", pelo Grupo de Teatro "O Fantocheiro", no Valadares, Teatro Municipal de Caminha.

As comemorações dos 40 anos de Abril terminam a 30 de abril com a exibição do filme "A sombra dos Abutres", de Leonel Vieira, às 21h30, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha.

Gabinete de Informação ao Munícipe


Espetáculo integra-se nas comemorações dos 40 anos de Abril

FERNANDO TORDO SOBE AO PALCO DO VALADARES, TEATRO MUNICIPAL DIA 26

Fernando Tordo vai subir ao palco do Valadares, Teatro Municipal de Caminha, no dia 26 de abril, às 22 horas. Este concerto integra as comemorações dos 40 anos de Abril que o município vai promover para assinalar os 40 anos de Democracia em Portugal. Os bilhetes já estão à venda na Câmara Municipal de Caminha e nos Postos de Turismo de Caminha e de Vila Praia de Âncora.

Fernando Tordo começou a cantar aos 16 anos. Compôs algumas das músicas mais emblemáticas do cancioneiro da língua portuguesa com o poeta José Carlos Ary dos Santos entre elas: "Tourada", "Estrela da Tarde", "Lisboa Menina e Moça", "Cavalo à Solta", "Balada para os Nossos Filhos" e "O Amigo que eu canto". Os seus temas são cantados por intérpretes como Carlos do Carmo, Mariza, Carminho, Amor Electro, Simone de Oliveira entre outros. Venceu também o Festival RTP da Canção em 1973 com "Tourada" e em 1977 com "Portugal no Coração". É considerado uma figura tutelar da música Portuguesa pela extensão e originalidade da sua obra.

No Valadares, Teatro Municipal, o músico, compositor e intérprete Fernando Tordo vai entoar clássicos de Abril. Os bilhetes custam 10 euros e já se encontram à venda na Câmara Municipal de Caminha e nos Postos de Turismo de Caminha e de Vila Praia de Âncora. Para além de Fernando Tordo, também a cantora e compositora galega Uxia e o Orfeão de Vila Praia de Âncora vão assinalar os 40 anos de Abril em Caminha com a realização de concertos alusivos à temática.

É de realçar que, de 21 a 30 de abril, o Município de Caminha vai assinalar os 40 anos de Abril com exposições: "Imagens de Abril em Caminha", "40 artistas, 40 obras. 40 anos de Abril" e "Jornais de Abril"; com concertos; com apresentação de livros; com ateliês e com as comemorações oficiais que incluem cerimónias de hastear da bandeira em Vila Praia de Âncora e em Caminha e uma Assembleia Municipal extraordinária.

Gabinete de Informação ao Munícipe


Nesta edição da Maior Mesa de Páscoa do País a organização espera atingir os 500 metros de comprimento

A MAIOR MESA DE PÁSCOA DO PAÍS VAI ENCHER AS RUAS DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

Na terceira edição, a Maior Mesa de Páscoa do País vai ter cerca de meio quilómetro de comprimento. No dia 19 de abril, as ruas de Vila Praia de Âncora vão encher com 500 metros de mesa recheados dos melhores produtos gastronómicos e de artesanato. Entre as 10 horas e as 19 horas, os visitantes vão poder surpreender-se com a maior mesa de páscoa que alguma vez viram, em Portugal. Esta é uma iniciativa organizada pelo Movimento de Empresários do concelho de Caminha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

No ano passado, a Maior Mesa de Páscoa do País contou com mais de 400 metros de comprimento. Este ano, a organização espera chegar aos 500 metros, ou seja, meio quilómetro de comprimento. A mesa vai estender-se pelas ruas 5 de Outubro e 31 de Janeiro e pela Praça da República.

Os visitantes vão poder encontrar os melhores produtos tradicionais. Dos doces aos salgados, passando pelo bom vinho, até pelo artesanato, são várias as escolhas. É possível provar e comprar os produtos mais saborosos. Além das delícias gastronómicas, a organização tem prevista uma vasta animação.

Quanto aos interessados em participar nesta iniciativa, devem fazer a inscrição até ao dia 13 de abril nos postos de turismo de Vila Praia de Âncora e Caminha e no Hotel Meira. Por agora, somam-se já muitos inscritos tanto do concelho como de outras localidades.

Gabinete de Informação ao Munícipe


Para assinalar a data, o Município vai promover visitas guiadas ao Centro Histórico de Caminha

CAMINHA ASSINALA O DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS DE 12 A 19 DE ABRIL

A Câmara Municipal de Caminha vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2014, de 12 a 19 de abril, com a realização de visitas guiadas ao Centro Histórico de Caminha. No dia 13, vai decorrer a Visita Estaleiro - Aberto à Igreja Santa Casa da Misericórdia de Caminha, uma iniciativa do Atelier Samthiago e que faz parte da programação oficial da Direção Geral do Património Cultural.

Sob o tema Lugares de Memória, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2014, que se realiza a 18 de abril, visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

De modo a assinalar a data, a Câmara Municipal vai promover visitas guiadas ao Centro Histórico de Caminha. É de salientar que nos dias 11 e 17 de abril as visitas guiadas apenas se realizam mediante marcação, através do número 91 23 00 222 ou do email: museu@cm-caminha.pt. Os participantes vão visitar alguns dos monumentos e lugares mais emblemáticos da vila de Caminha, tais como: a Torre do Relógio, a Rua Direita, o Terreiro e a Igreja Matriz.

No dia 13 de abril, a partir das 10h30, e para enriquecer ainda mais as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Caminha, o Atelier Samthiago em colaboração com o GECoRPA - Grémio do Património, vai organizar uma Visita Estaleiro - Aberto à Igreja Santa Casa da Misericórdia de Caminha. A visita tem como tema a Conservação e Restauro do Património Histórico e Artístico da Igreja. Os participantes terão oportunidade de acompanhar a execução dos trabalhos de conservação e restauro da talha e da pintura da Igreja. A inscrição é gratuita, mas obrigatória. Os interessados em participar deverão inscrever-se até dia 11 de abril, através do email geral@samthiago.com ou do telefone 258825385.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.

Gabinete de Informação ao Munícipe


A sessão de apresentação vai decorrer dia 21 de abril, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Caminha

"LEMBRO-ME" DE JOÃO PEDRO MÉSSEDER VAI SER APRESENTADO DIA 21 DE ABRIL EM CAMINHA

A Biblioteca Municipal de Caminha vai acolher a apresentação do livro 'Lembro-me', de João Pedro Mésseder no dia 21 de abril, às 21h30. Esta iniciativa integra a atividade "Sabe quem ouve" e decorre no âmbito do "Abril…Livros 1000", que a Câmara Municipal está a promover durante este mês.

"Abril…Livros 1000" está a marcar o mês de abril em Caminha. Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se realizam a 2 e a 23 de abril, está a decorrer um conjunto de iniciativas para todas as idades, desde o bebé ao idoso, que visam a promoção do livro e da leitura.

João Pedro Mésseder é o pseudónimo literário de José António Gomes. O escritor nasceu no Porto em 1957 e do seu currículo constam vários livros. Publicou livros de poesia como A Cidade Incurável (1999), Ordem Alfabética (2000), Fissura (2000, Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho), Espuma (2001) e À Noite as Estrelas Descem do Céu (2002). É ainda autor de livros ilustrados para crianças: Versos com Reversos (1999, nomeado pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil para a "Lista de Honra do IBBY" de 2000), De que Cor é o Desejo? (2000), A Couve, as Calças e o Burro (2004) e Não Posso Comer Sem Limão (2004).

Em 'Lembro-me' "o autor remete-nos para um exercício de memória. A memória de alguém que, em 25 de Abril de 1974, tinha acabado de fazer 18 anos. Dirige-se, desta forma, a um público já nascido e crescido num país onde as liberdades democráticas são uma realidade - cada vez mais ameaçadas, é certo, apesar de duramente conquistadas pela luta do povo ao longo de quarenta e oito anos de ditadura salazarista e machista".

Gabinete de Informação ao Munícipe


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais