www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Desfile "Vestir a Crise"
Eurocidade Valença Tui

Este desfile terá como tema "Vestir a crise" e tem como objectivo passar a mensagem que em tempo de crise é possível vestir bem e de forma acessível. Integra o projecto Eurocidade Valença/Tui e conta com a colaboração do município de Valença, a participação de 5 lojistas espanhois e 6 portugueses, Dj ao vivo e desfilará a miss republica portuguesa 2012.

O desfile realizar-se-á na Fortaleza de Valença, em frente ao Municipio, no dia 21 de abril de 2013.

A organização está a cargo de duas alunas, Filipa Lourenço e Susana Ribeiro, do curso profissional nível IV de Técnico de Marketing e está integrado na prova final de curso e decorrer na ETAP - Escola Profissional, unidade de formação de Valença.

Alunas da ETAP (Filipa Lourenço e Susana Ribeiro)


Trilho Pedestre "Entre Mosteiros" em Valença
A Montanha, os Mosteiros, o Rio Minho ...

A Câmara Municipal de Valença vai promover uma caminhada no trilho pedestre "Entre Mosteiros", com a distância de 11,92 Km's, no próximo sábado, 13 de Abril.

O ponto de encontro será o Mosteiro Beneditino de Ganfei, às 9h00, estando programada o início da caminhada para as 9h30 e o tempo estimado para o percurso é de 4h30, com chegada ao mesmo local.

O trilho Entre-Mosteiros constitui um itinerário de interligação com a ecopista permitindo a visita a dois emblemáticos mosteiros - o de Ganfei e o de Sanfins. Este percurso foi elaborado com recurso a variantes, de forma a permitir o acesso a todo o tipo de visitantes.

O primeiro ponto de interesse é claramente o Convento Beneditino de Ganfei e a sua cerca. A igreja românica, de três naves, remontará já ao século VII e será possível de visitar.

O percurso segue pela encosta norte do Monte do Faro, percorrendo os primeiros lugares da freguesia de Ganfei terra onde nasceu São Teotónio, o primeiro santo português. Já na encosta excelentes panoramas para a Fortaleza de Valença e a cidade galega de Tui.

O trilho entra nas vastas matas de pinheiros da encosta do Monte do Faro até atingir a cerca da quinta do Mosteiro de Sanfins. No local a imponente igreja românica, do século VII e as ruínas do velho mosteiro. Daqui o percurso desce para freguesia de Verdoejo passando pelas gravuras rupestres da Barreira, pelo Pelourinho do antigo Couto Monástico de Sanfins até atingir a Ecopista. Deste ponto o percurso desenvolve-se até Ganfei na Ecopista com oportunidade para apreciar os edifícios singulares das estações e apeadeiros de Verdoejo e Ganfei.

O ponto mais alto atingido o a Fonte Seca com 310 mts de altura.

Municipio de Valença


Valença Incentiva Jovens a Plantar Arvores

A Câmara Municipal de Valença comemorou a entrada da Primavera, com uma campanha de sensibilização, de caráter pedagógico, nas escolas básicas do 1º ciclo e jardins de infância, no âmbito da educação ambiental para a preservação do ambiente.

Sementes de pinheiro manso, acondicionadas em caixas reutilizadas e concebidas a partir de rolos de papel higiénico, com o bilhete de identidade desta árvore, foram distribuídos nas escolas valencianas a todos os alunos dos jardins de infância e do 1º ciclo do ensino básico. Uma "Joaninha" que decorava esta caixa, pretendeu chamar a atenção para este inseto que se encontra ameaçado e que no entanto, é benéfico para a natureza.

Estimular o gosto e o respeito pela natureza, junto das jovens gerações, bem como despertar a consciência coletiva para a importância de preservar e viver em harmonia com o meio ambiente foram os grandes objetivos da iniciativa.

Para Jorge Salgueiro Mendes "estas iniciativas visam, essencialmente, a sensibilização dos mais pequenos para a preservação da floresta e do meio ambiente e em simultâneo, familiariza-los com as espécies autóctones da nossa região".

Municipio de Valença


Casa Mortuária de Friestas

Na freguesia de Friestas está a decorrer a construção da Casa Mortuária, num investimento de 74 628 euros, financiados em 60 mil euros pela Câmara Municipal e a demais verba suportada pela Junta de Freguesia. A obra decorre a bom ritmo prevendo-se a sua conclusão até ao início do verão.

O novo equipamento localiza-se na rua da Calçada, junto à Igreja Paroquial e próximo do Cemitério da freguesia, em pleno centro de Friestas, com todas as comodidades de acesso.

A nova sala de velório terá 90 metros quadrados e será complementada com sala de apoio e instalações sanitárias, com todas as condições de dignidade que estas cerimonias merecem.

A Casa Mortuária é mais um equipamento coletivo da freguesia, pelo que a sua utilização, será facultada a toda a população residente na área geográfica desta freguesia, bem como a todos os friestenses que vivendo noutras localidades aqui queiram ser velados.

Jorge Salgueiro Mendes, considera "Friestas vai ter um espaço que permitirá realizar os atos fúnebres com mais dignidade".

Municipio de Valença


Tasquinhas "Sabores da Aldeia"
na Fortaleza de Valença

A Câmara Municipal de Valença promove a Feira Gastronómica - Tasquinhas - "Sabores da Aldeia", no fim de semana de 12 a 14 de abril, na Coroada - Fortaleza.

Durante três dias as tasquinhas apresentam os sabores mais genuínos de Valença. Os enchidos e o presunto, acompanhados da tradicional broa de milho, as pataniscas, o bolo do tacho, o anho assado no forno, os rojões, o cozido à portuguesa, a feijoada, a sopa à lavrador, o arroz de sarrabulho, o bacalhau, o arroz malandro, os queijos, as belouras, as moelas, os bolinhos de bacalhau, a bola, a orelha de porco e o caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, bem como a doçaria tradicional e os bons vinhos verdes locais são um convite irresistível a descobrir os sabores e encantos da gastronomia tradicional valenciana.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença, com a colaboração das juntas de freguesia e associações do concelho, que se empenham em mostrar o riquíssimo património gastronómico, tradicional, característico de cada uma delas.

Três dias em que o ambiente será o ideal para almoçar, jantar, petiscar e deliciar-se com vários pratos tradicionais, e ainda divertir-se com o variadíssimo programa de animação popular, que complementará esta atividade.

Esta é uma oportunidade unica para fazer um roteiro gastronómico singular e genuino pelos sabores mais tradicionais de Valença.

Para Jorge Salgueiro Mendes, "as tasquinhas vão recordar os sabores antigos dos tempos dos nossos pais e avós, promovendo e recuperando receitas antigas. Este será um cartaz que dinamizará Valença, afirmando a nossa gastronomia, cultura, comércio e turismo".

PROGRAMA

12 DE ABRIL
19h00 Inauguração Oficial
21h30 Grupo Popular "Pequenos Minhotos"
13 DE ABRIL
11h30 Abertura do Recinto
15h00 Animação Itinerante
21h00 Grupo de Cordas "6tás9"
22h30 Grupo Popular "Sons do Minho"
14 DE ABRIL
11h30 Abertura do Recinto
11h30 Arruada de Bombos (Amigos do Bombinho e Bombos de Gondomil)
15h00 Encontro de Folclore Local

Municipio de Valença



Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais