www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Ponte da Barca debateu o Turismo como fator de desenvolvimento regional

Os Paços do Concelho de Ponte da Barca foram ontem (11 de Abril) palco do 3º encontro da edição 2013 das "Quintas na Barca", numa sessão que colocou à mesa Melchior Moreira, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, e Francisco Calheiros, Presidente da Adril - Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima, para debater o Turismo como fator de desenvolvimento regional. A sessão de abertura esteve a cargo do Presidente da Câmara, Vassalo Abreu.

A natureza, a gastronomia, o património, os eventos, e outros fatores potenciadores do desenvolvimento local e regional, estiveram em destaque nesta sessão, para além do facto de Ponte da Barca estar inserida em pleno coração do Parque Nacional da Peneda Gerês e a "marca" Fernão de Magalhães, como diferenciadores de promoção turística deste concelho. É de salientar que os intervenientes foram unânimes no que se refere ao reconhecimento da qualidade da oferta turística de Ponte da Barca e no esforço que o atual executivo tem feito na promoção do seu território e na captação de investimentos, através da qualificação da oferta, do debate, da ligação entre os agentes económicos e de parcerias estratégicas."Atualmente impõe-se que façamos uma promoção conjunta, por forma a que consigamos reter os turistas entre nós e projetar-mo-nos enquanto território integrado", referiu na ocasião Melchior Moreira.

A criação de uma loja interativa de turismo, que Ponte da Barca, à semelhança de outras localidades, vai dispor em breve, foi também referida como sendo um projeto de alavancagem turística para a região porque toda a informação sobre a oferta turística passará a estar "em rede", ficando assim acessível em qualquer localidade.

A sessão terminou com um leque de perguntas colocadas pelo vasto público que assistiu à tertúlia. Modelos de Ensino e o seu contributo para o desenvolvimento debatidos no encerramento das Quintas na Barca a 18 de Abril

Os Modelos de Ensino e o seu contributo para o desenvolvimento vão ser debatidos no encerramento desta edição, a 18 de Abril, tendo como convidado Manuel Rocha Armada, Diretor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Municipio de Ponte da Barca


Arquivo Municipal de Ponte da Barca dotado com novos equipamentos

Aquisição de mobiliário e de sistema informático permitem uma melhor conservação da documentação

O arquivo municipal de Ponte da Barca dispõe, neste momento, de novos e modernos equipamentos, quer ao nível de mobiliário, quer de sistema informático, resultantes de uma candidatura que a Câmara Municipal submeteu em 2009 ao Programa Operacional Regional do Norte ON 2, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), num valor total de 188 mil euros, assegurando uma comparticipação na ordem dos 85%.

"Com os novos equipamentos conseguimos promover melhores condições de segurança e conservação dos documentos, mas é nossa intenção dar uma maior dimensão e dignidade àquele serviço, mudando para umas instalações mais condignas", salienta o autarca de Ponte da Barca, Vassalo Abreu, tendo em vista a intenção de instalar o arquivo municipal na Casa de Santo António do Buraquinho.

A referida candidatura contemplou, então, o apetrechamento a nível de equipamentos, apoio, implementação e desenvolvimento, o que veio possibilitar a realização de uma série de tarefas e prestação de diversos serviços que anteriormente não eram possíveis, destacando-se, a título de exemplo, a digitalização, que possibilitará, a médio-prazo, dispor on-line documentos de caráter histórico do município barquense. Um software que permite fazer a gestão da documentação que se encontre nas fase semi-activa e histórica foi outra das ferramentas adquiridas.

Houve também a preocupação de equipar o espaço físico das condições necessárias para a salvaguarda da documentação, tais como desumidificadores, mesa de higienização dos documentos, pastas de arquivo em polipropileno, que permitem uma maior proteção e preservação do arquivo histórico, cultural e administrativo do Município de Ponte da Barca.

Municipio de Ponte da Barca


Ponte da Barca mantém a Equipa de Intervenção Permanente

Rubricado acordo de colaboração com os Bombeiros de Ponte da Barca e a Autoridade Nacional de Protecção Civil

O município de Ponte da Barca, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca rubricaram um protocolo de colaboração, com vista à manutenção da Equipa de Intervenção Permanente (EIP). Esta equipa, constituída por 5 bombeiros, tem como objetivo assegurar o socorro à população em caso de incêndios, inundações, desabamentos, e em outros diversos acidentes e catástrofes. As despesas são suportadas pela ANPC e pela Câmara Municipal, sendo a Associação responsável pelo recrutamento, manutenção e gestão da equipa.

Recorde-se que a autarquia barquense foi a primeira do Distrito a apoiar este tipo de iniciativa.

Municipio de Ponte da Barca


"Quintas na Barca" - 3º Encontro debate o Turismo como vetor de desenvolvimento regional

Com a presença de Melchior Moreira, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R.

O Turismo como vetor de desenvolvimento regional é o 3º tema a debater no dia 11 de Abril, no âmbito das "Quintas na Barca", e terá como palestrante Melchior Moreira, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R.. A sessão tem início às 21h30, nos Paços do Concelho de Ponte da Barca.

Promovidos pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, estas sessões visam promover ciclos de debate informais sobre temas de importância local e global, contando com a participação de conceituados especialistas em vários domínios, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento do município.

O encerramento desta edição, a 18 de Abril, ficará a cargo de Manuel Rocha Armada, Diretor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, que vai colocar na mesa de debate os Modelos de Ensino e o seu contributo para o desenvolvimento.

Municipio de Ponte da Barca


"Barca Ativa" - Seniores em atividade física animaram a Praça da República

Projeto gratuito dirigido a toda a população vai repetir-se nas primeiras sextas-feiras de cada mês, até ao final do ano

A Câmara Municipal de Ponte da Barca, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde local, deu início no passado dia 5 de Abril, na Praça da República, ao "Barca Ativa", um projeto de grande simplicidade, que de uma forma gratuita e informal, pretende proporcionar atividade física a toda a população sénior do concelho.

Muitos foram os seniores que ao ritmo da música e dança coreografada pela professora Maria João Bastos se divertiram e, ao mesmo tempo, realizaram vários movimentos corporais importantes para a sua saúde.

Com uma regularidade mensal (primeiras sextas-feiras de cada mês até ao final do ano), todas as atividades, que vão variar ao longo das várias sessões e incluem, entre outras, dança e desporto, são acompanhadas por técnicos que utilizam a atividade física como estratégia na promoção e estímulo da mobilidade destes alunos.

"A população sénior do concelho tem uma expressão demográfica muito significativa, pelo que proporcionar a estas pessoas momentos de convívio e confraternização, que promovam a sua integração na vida social, tem sido uma preocupação constante da autarquia" referiu o autarca barquense, que considera esta iniciativa "importante para a dinâmica física mas também psicológica dos seniores barquenses. Queremos que se sintam confortáveis, divertidos, que saiam daqui satisfeitos e mais saudáveis", concluiu.

Convidamos, por isso, toda a população a participar nestas atividades cujos benefícios se traduzem em ganhos físicos, mas também psicológicos e sociais, contribuindo, acima de tudo, para um envelhecimento ativo.

Municipio de Ponte da Barca


Som de Cá - DC2 em concerto no Auditório Municipal

É com as DC2, projeto musical na área pop das barquenses Catarina Costa (vocalista), Daniela Maia (guitarrista) e Carlota Lacerda (guitarrista), que prossegue o projeto "Som de Cá", já no próximo Sábado, 13 de Abril, pelas 21h45, no auditório municipal.

Esta iniciativa, que vai na sua segunda edição, é promovida pela autarquia barquense com o intuito de apoiar a promoção dos projetos dos músicos barquenses. Até Junho vão ainda passar pelo palco barquense artistas como Maria do Céu, Miguel Fernandes, Luís Rocha, Scream for Revolution, para além dos workshops de musica rock e popular. Os espetáculos decorrem às 21h45 e o preço do bilhete é de 3€.

Municipio de Ponte da Barca


Câmara Municipal garante apoio financeiro de mais de 100 mil euros para obras nas freguesias de Oleiros, Vade S. Pedro, Crasto, Lindoso, Britelo e Boivães

Com o objetivo de transferir os meios financeiros necessárias à realização de algumas empreitadas, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Vassalo Abreu, assinou protocolos de colaboração com as Juntas de Freguesia de Vade S. Pedro, Britelo, Crasto e Boivães, e com a Associação "União Desportiva Recreativa e Cultural de Cidadelhe e a Fábrica Paroquial da freguesia de Oleiros.

As verbas disponibilizadas que perfazem mais de 100 mil euros, visam a execução de várias obras, designadamente:
" Construção de um muro no adro da Igreja de Oleiros;
" Pavimentação do largo da Igreja, sobrelargura no caminho municipal e execução de muros nos lugares de Zereiro, Cunha e Figueirinha, em Vade S. Pedro;
" Pavimentação do caminho de Vieira no lugar de Espinheira, em Crasto
" Pavimentação de passeio em redor do Centro Cívico de Cidadelhe, em Lindoso;
" Beneficiação do caminho de Cabecinhos, em Britelo;
" Beneficiação de caminhos de Fundo, Vale e Bárrio, em Boivães.

Municipio de Ponte da Barca

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais