O Município de Melgaço organiza, entre os dias 26 e 28 de Abril, mais uma edição da famosa Festa do Alvarinho e do Fumeiro, um evento que atrai anualmente ao concelho milhares de visitantes, oriundos de diversos pontos do país e também de Espanha.
O evento, cujo recinto ocupa uma área de aproximadamente 5.000 m2 cobertos, conta com a participação de 30 produtores de Vinho Alvarinho da Sub-região de Monção e Melgaço, 9 produtores de Fumeiro, 4 de doçaria e licores, e ainda 18 outros expositores locais de artesanato, institucionais e de animação turística, entre outros.
Para além da compra/prova de produtos, e da animação musical, os visitantes poderão participar em diversas actividades paralelas, gastronómicas, nas tasquinhas e nos restaurantes aderentes, de desporto natureza e aventura, como rafting, caminhadas ou parapente, e ainda assistir, durante a tarde de Domingo, à emissão, em directo, do programa da TVI "Somos Portugal".
Alvarinho exclusivo da Sub-Região
Os expositores de Vinho Alvarinho presentes na Festa apresentam produtos exclusivos da Sub-Região de Monção e Melgaço, entre os quais diferentes tipos de Vinho Verde Alvarinho, colheitas tardias, espumantes e aguardentes, novas e envelhecidas.
A exclusividade do micro-clima da Sub-região aliada ao conhecimento e à inovação, aplicados à casta Alvarinho e aos processos de criação, marcam a singularidade e unicidade dos produtos aqui apresentados.
Fumeiro local certificado
O fumeiro tradicional de Melgaço - presunto, salpicão, chouriças de carne e de sangue - foi distinguido, a nível nacional, com a certificação de IG-Indicação Geográfica, publicada em Diário da República de 20 de Novembro de 2012.
Esta certificação, que visa informar e proteger o consumidor relativamente à proveniência dos produtos, vem finalmente reconhecer as qualidade e singularidades do fumeiro de Melgaço.