www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Remadores Juventude de Cerveira
em grande plano na 8ª Regata Internacional Ponte da Amizade

1º Lugar no Shell de oito juv.masc.
1º Lugar no Quadri-Scull juv. Dem.(4x)
1ºLugar no Skiff inic. Fem. (1X)

Decorreu no passado domingo, dia 7 de abril, em Vila Nova de Cerveira, a 8ª Regata Internacional Ponte da Amizade, uma das regatas mais importantes do calendário Nacional da Federação Portuguesa de Remo, nos escalões de infantis, iniciados e juvenis, organizada pela Juventude de Cerveira.

A realização, pelo oitavo ano consecutivo, da Regata Internacional Ponte da Amizade, vem confirmar mais uma vez, não apenas o êxito que constituiu a realização das edições anteriores, mas também, e acima de tudo, a excelência deste singular evento desportivo.

À imagem dos anos anteriores esta regata pautou-se pela excelente organização, bem como pelo seu bom nível competitivo, ao que não é alheio o facto de terem participado perto de 500 jovens remadores em representação de 21 clubes (11 portugueses e 10 espanhóis) e mais de 200 tripulações que cruzaram as águas do Rio Minho e proporcionaram na parte da tarde de domingo empolgantes finais em quase todos os tipos de barcos e escalões.

O tempo inconstante apenas afetou as condições do rio no final da manhã e inicio da tarde, tendo a organização sido forçada a cancelar 4 provas dos escalões infantis, devido às más condições climatéricas, nomeadamente o vento que se fez sentir e a forte ondulação da água.

Durante a manhã tiveram lugar as eliminatórias, ficando a tarde reservada para as finais, onde os aficionados puderam assistir a empolgantes finais em quase todos os tipos de barcos e escalões. A emoção e incerteza quanto aos vencedores foram uma constante, o que animou os espectadores que assistiam na margem.

A equipa da casa (ADCJC) fez-se representar por 22 jovens remadores, que merecem evidência pelo facto de todos se terem classificado para as finais, com destaque especial para as equipas de Skiff (1x) Iniciada fem, Quadri-Scull (4x) Juvenil masc e o Shell de 8 com timoneiro (8+) Juvenil Masc, pois sagraram-se vencedoras das respetivas provas. A Juventude de Cerveira foi, o clube com mais vitórias, conquistando três medalhas de primeiro lugar, duas de segundo e uma de terceiro lugar.

Nas duas últimas provas do dia estiveram em disputa os Troféus para o 4x Juvenil Feminino e para o 8+ Juvenil Masculino. Estes troféus foram criados para galardoar o clube que vença a respetiva prova por 3 vezes consecutivas ou por 5 vezes alternadas.

As vitórias nesta edição sorriram pela primeira vez à Juventude de Cerveira, que de forma brilhante conseguiu bisar, na prova feminina e na prova masculina, feito este nunca alcançado em simultâneo por nenhum clube presente em edições anteriores. Uma vez que nenhuma destas equipas o fez pela 3ª vez consecutiva, ou 5ª vez alternada, teremos que aguardar pelas próximas edições para encontrar um vencedor.

No balanço final de mais uma edição da Regata Internacional Ponte da Amizade, fica a certeza de que, apesar dos crescentes desafios ao nível da obtenção de apoios financeiros, o evento foi um enorme sucesso. Adicionalmente, o interesse manifestado por todos quantos se deslocaram a Vila Nova de Cerveira em voltar em edições futuras vem também confirmar que vale a pena continuar a apostar na realização desta Regata Internacional.

Por último, a Juventude de Cerveira (ADCJC), agradece ao Município de Vila Nova de Cerveira, o apoio inestimável à realização deste evento, sem o qual não seria possível a sua realização, aos patrocinadores e a todos os colaboradores envolvidos na organização, sem os quais não seria possível atingir o elevado nível organizativo inerente a um evento desta dimensão.

ADCJC


LOJA SOCIAL DE CERVEIRA APOIOU DEZENAS DE FAMÍLIAS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO

A Loja Social de Vila Nova de Cerveira, a funcionar desde 7 de dezembro último em instalações próprias, apoiou dezenas de famílias carenciadas no primeiro trimestre do ano. O balanço dos últimos meses aponta para uma procura crescente: foram entregues mais de 100 cabazes de alimentos e distribuídos bens de todo o tipo. O impacto positivo da Loja Social junto da comunidade é indiscutível.

Assim, no que diz respeito ao Banco de Alimentos, entre 1 de janeiro e 31 de março, foram distribuídos 111 cabazes a 88 famílias, que abrangeram um total de 266 pessoas. Estes números traduzem-se também na distribuição de um total de 3915 bens alimentares.

A par deste serviço, foram várias as famílias que visitaram a Loja da Roupa e o Cantinho do Bebé, que disponibiliza roupa, utensílios e ainda equipamento na área da puericultura. Da análise efetuada a esta valência concluiu-se que foram beneficiados 48 agregados familiares, num total de 150 pessoas.

Para a vereadora Sandra Pontedeira, "considerando o contexto atual, e atendendo a que esta resposta social implica essencialmente a gestão da solidariedade de todos, cujos custos diretos de funcionamento são pouco expressivos, este serviço destaca-se como um exemplo de boas práticas em matéria de intervenção social na comunidade".

A vereadora destaca ainda que a avaliação da execução do primeiro trimestre é um incentivo a "uma constante procura da melhoria do nosso desempenho com um objetivo sempre em mente: servir eficaz e eficientemente esta comunidade. Cumpre-me agradecer publicamente o empenho e dedicação dos voluntários e o apoio desinteressado de particulares e instituições que diariamente contribuem com alimentos, roupa e/ou outros equipamentos para a Loja Social".

O município de Cerveira abriu esta Loja Social tendo em vista a população carenciada. As instalações foram remodeladas e adaptadas às novas funcionalidades. A Loja está instalada num edifício adquirido pela autarquia, expressamente para acolher este espaço, assim como os serviços de ação social municipais.

Os primeiros resultados mostram que os objectivos definidos inicialmente estão a ser cumpridos, já que a Loja Social de Vila Nova de Cerveira visa promover e contribuir para a melhoria das condições de vida dos indivíduos e famílias do concelho em situação de vulnerabilidade económica, ajudando a suprir necessidades básicas imediatas.

Municipio de Vila Nova de Cerveira


XXIV FEIRA DO LIVRO DE VILA NOVA DE CERVEIRA DE 19 A 21 DE ABRIL

A XXIV Feira do Livro de Vila Nova de Cerveira vai decorrer entre os dias 19 e 21 deste mês de Abril. A organização é da Biblioteca Municipal e o evento acontece, este ano, num mês inteiramente dedicado aos livros. É Festa do Livro e da Leitura, que está a acontecer desde o passado dia 2, Dia Internacional do Livro Infantil, com programação diversificada para todos os públicos. A Feira do Livro traz novidades literárias, conversas com escritores, espetáculos e concertos. Findo o programa oficial, no dia 21, a Festa ainda continua, a bem dos livros e da promoção da cultura e dos bons hábitos.

A XXIV Feira do Livro de Vila Nova de Cerveira terá como áreas principais a Biblioteca Municipal e espaços contíguos. O horário, nos dias de sexta-feira e sábado, vai das 10h00 às 23h00. No último dia, domingo, o certame decorre entre as 14h30 e as 18h00.

Durante todo o mês, na Festa do Livro e da Leitura, em que se inclui a Feira do Livro, o município de Vila Nova de Cerveira conta com a parceria de várias associações e escolas: Associação Convento de San Payo; Associação Poética de Todas as Artes - Porta XIII; Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira - UNISÉNIOR; Escola profissional - ETAP; Colégio de Campos; EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira e Academia de Música Fernandes Fão.

FEIRA DO LIVRO
PROGRAMA
Sexta, 19 de Abril

Vídeoconferência com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez
Descrição: Videoconferência com a Maria Teresa Maia Gonzalez, escritora de livros infanto juvenis
Programa: Sessões dirigidas aos alunos do 8º ano e ensino profissional
Organização: Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, com apoio técnico da Escola Profissional - ETAP
Local: Auditório da Biblioteca Municipal
Horário: 1ª sessão - 09h15; 2ª sessão - 10h30

adVERSUS - Espectáculo Poético de Largo Espectro
Descrição: Associação Artística Andante
Programa: Sessão dirigida ao público geral
Organização: Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira
Local: Auditório da Biblioteca Municipal
Horário: 21h30

Hora do Conto
Conta uma vez, conta outra vez….
Descrição: Pantaliona conta histórias na Biblioteca
Organização: Serviço Educativo da Associação Convento de San Payo
Horário: 11h00

Sábado, 20 de Abril
Poesia à la carte
Descrição: Associação Artística Andante
Programa: Sessão dirigida ao público geral
Organização: Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira
Local: Terreiro
Horário: 11h45 às 13h15

Performance poética Afinal o Caracol… para bebés dos 6 meses aos 3 anos acompanhados pelos pais
Descrição: máximo 25 bebés, mediante inscrição prévia gratuita
Produção: Associação Artística Andante
Duração: 25 min.
Organização: Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira
Local: Auditório da Biblioteca Municipal
Horário: 16h00

À conversa com o escritor Ruben Marks
Descrição: Livro: "A exaltação do corpo, do silêncio e do amor: poemas dedicados a José Rodrigues"
Programa: Sessão dirigida ao público geral
Organização: Associação Cultural Convento San Payo
Local: Auditório da Biblioteca Municipal
Horário: 18h00

Concerto DARKO
Descrição: Darko é o novo projecto de Zé Manel, ex-vocalista e letrista dos Fingertips
Programa: Sessão dirigida ao público geral
Organização: Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira
Local: Cineteatro
Horário: 21h30

Domingo, 21 de Abril
Lançamento do Livro "As extraordinárias aventuras de Janin - Trapen, o monstro transportador", de Paulo Dias (Chiado editora)
Descrição: Escritor Paulo Dias
Programa: Sessão dirigida ao público geral
Organização: Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira
Local: Auditório da Biblioteca Municipal
Horário: 15h00

Concerto "Rodízio de Instrumentos Musicais"
Descrição: Academia de Música Fernandes Fão
Programa: Sessão dirigida ao público geral
Organização: Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira
Local: Terreiro
Horário: 15h30



Municipio de Vila Nova de Cerveira

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais