Jornal Digital Regional
Nº 592: 16/22 Jun 12
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Atleta Inês Fernandes
à Conquista da Europa

A atleta valenciana Inês Fernandes vai participar no 6º Campeonato da Europa Open de Atletismo I.N.A.S., em Gavle, na Suécia, entre 14 e 18 de Julho. A atleta valenciana, mais medalhada de sempre, parte à conquista de mais um europeu, já com tempos que lhe garantem a participação nos Jogos Para-olímpicos.

Inês Fernandes, antes da partida, foi recebida nos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara, tendo Jorge Mendes oferecido uma t-shirt estampada, com o seu nome e os símbolos de Valença. Uma oferta que pretende, segundo Jorge Mendes, inspirar e incentivar a atleta nas suas provas.

Inês Fernandes integra a seleção nacional e vai disputar, na Suécia, provas de disco, dardo, martelo e peso, com tempos que a colocam entre as melhores candidatas ao pódio.

Com um ritmo imparável a atleta valenciana prepara-se já, também, para conquistar a Holanda, entre 18 e 29 de Julho, com a participação no 3º Campeonato da Europa de Atletismo, em Stadskannal, na modalidade peso.

As marcas conquistadas permitem já a Inês Fernandes uma presença garantida nos 14ºs Jogos Para-olímpicos que decorrerão entre 29 de Agosto e 9 de Setembro, em Londres, na Grã Bretanha.

Inês Fernandes é a atleta valenciana mais medalhada de sempre com um vasto palmares. Dos mais recentes feitos destaca-se uma medalha de ouro e consagração como campeã da Europa de Pista Coberta de Lançamento de Peso, na Finlândia, com a marca 11.91 metros.

Do curriculum de Inês Fernandes fazem parte já medalhas de prata no lançamento de peso e do martelo feminino, no Campeonato do Mundo do ano transato, bem como o título de vice-campeã do mundo em atletismo, nas provas realizadas na cidade brasileira de Fortaleza em 2007.


Intervenção na Ecopista e Marginal do Rio Minho

A Câmara Municipal de Valença está a proceder à limpeza integral do piso e áreas circundantes da Ecopista do Rio Minho e da Marginal da Senhora da Cabeça.

Estas intervenções estão a ser realizadas por meios próprios, através da Equipa de Sapadores Municipais de Valença, permitindo à autarquia economizar largos milhares de euros relativamente aos anos anteriores.

A autarquia valenciana vai proceder, em breve, também, à correção do passadiço da Marginal da Senhora da Cabeça.

A Câmara Municipal está empenhada na valorização das vias verdes através da dinamização da prática de jogging, caminhadas, ciclo-turismo, skate e patins em linha. Ao longo do ano são desenvolvidas várias atividades desportivas e de lazer de modo a fomentar as práticas de vida saudável.

A Ecopista do Rio Minho é um "corredor" verde lúdico e desportivo com uma excelente taxa de frequência de portugueses e espanhóis, bem como de turistas de outras nacionalidades que demandam a região.

Esta Ecopista já foi reconhecida como a quarta melhor via verde da Europa, na categoria turismo no IV European Greenways Award, pelas características inigualáveis e pelo seu sucesso além fronteiras.

A valorização da Ecopista do Rio Minho e da Marginal da Senhora da Cabeça é um dos grandes objetivos do município valenciano, potenciando as suas valências e avançando com o seu prolongamento.


Recuperação da Casamata das Portas do Sol

A Câmara Municipal de Valença está a proceder a uma intervenção de fundo na Casamata abobada do Revelim das Portas do Sol, recuperando a identidade desta estrutura militar da Fortaleza de Valença.

A intervenção está a incidir na cúpula da estrutura abobadada da casamata, com a impermeabilização da mesma. No seu interior todos os elementos estranhos à sua construção original foram retirados, nomeadamente, o piso em cimento, intervenção que decorreu, também, na esplanada exterior. Com os lajeados antigos retirados das obras de requalificação do interior da Fortaleza a Câmara Municipal colocou no piso no exterior da casamata, mais de acordo com as marcas e enquadramento histórico do espaço.

A Casamata, constituída por duas salas, encontra-se na boca do Revelim das Portas do Sol, conhecido pela designação "cofre" e era uma obra defensiva de proteção a uma das principais portas de entrada na Fortaleza.

A par destas intervenções a Câmara Municipal está a proceder à requalificação do passeio da avenida de Cristelo, na boca de entrada para o parque de estacionamento da avenida. Na área das Portas do Sol e zonas envolventes a autarquia está a fazer uma intervenção ao nível das condutas de águas pluviais que estavam completamente obstruídas e sem intervenção há muitos anos.

Este conjunto de intervenções enquadram-se na preocupação constante de restituir a autenticidade e originalidade a todos os pormenores da Fortaleza de Valença.

Informação Município de Valença