Mercê das obras realizadas por administração directa no edifício dos Paços do Concelho, foi inaugurado na manhã do Dia de Corpo de Deus o novo posto de Turismo desta vila.
Ocupará todo o rés-do-chão da antiga câmara, com ligação à Torre do Relógio e mantendo uma sala multi-media de divulgação turístico-cultural do concelho já existente aquando da abertura deste ex-libris caminhense ao público, na qual os turistas poderão apreciar e escolher os pontos a visitar.
Paulo Pereira, vereador do turismo, conferiu importância ao facto de terem sido os trabalhadores camarários ("rentabilização dos recursos humanos") a realizar as respectivas obras e recordou uma velha aspiração do ex-presidente da RTAM, Francisco Sampaio: - a mudança do posto de turismo para este local.
O vereador fez referência à presença da delegação de Pontault-Combault em Caminha (dentro de um processo de geminação existente há cerca de 30 anos), enquanto que Júlia Paula fez questão de salientar a passagem por Caminha e presente neste acto, do prefeito do município de S. Gonçalo de Rio Abaixo, Brasil, integrante da Rede de Municípios pela Cultura, que se encontra em Portugal, na cidade de Serpa, noutro processo de geminação ao qual Caminha também aderiu aqui há anos.
JP aproveitou para anunciar que acabara de ser assinado um protocolo de amizade e cooperação com a Câmara de Empresários desse município brasileiro com 12.000 habitantes, mostrando-se esperançada no sucesso empresarial desta cooperação.
A autarca elogiou igualmente os funcionários que recuperaram o edifício "sem grandes custos para a autarquia", bem como teve palavras de gratidão para com o seu chefe de Gabinete, João Silva, pela sua dedicação a este projecto "virado para a nossa sala de visitas (Terreiro)".
Tornar Caminha um "concelho atractivo" e "vocacionado para o turismo", será o legado de Júlia Paula, a qual anunciou que no dia 24 de Julho (Dia do Foral Velho, de D. Dinis) anunciará o destino do interior do 1º andar deste imóvel, mas que já se sabe ir servir como sala de reuniões da assembleia municipal, enquanto que nas dependências a norte, já se encontram instaladas as réplicas em pedra de diversos monumentos do concelho, da autoria do artesão Augusto Estima.
Foral com 500 Anos
Também se encontra patente até final de Julho, no Museu Municipal, com entrada gratuita, a reprodução e tradução de todos os folios do "Foral Novo", outorgado a Caminha por D. Manuel, em 1 de Julho de 1512.
O documento original só estará disponível mediante marcação prévia nos serviços do Museu Municipal.
Acompanham esta mostra os trabalhos realizados no âmbito desta temática pelos alunos de 2º ciclo de História da EB 2,3/S de Caminha, através dos estudos levados a cabo nesta disciplina, sob orientação dos respectivos professores.