Jornal Digital Regional
Nº 591: 9/15 Jun 12
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

NOVO "INATEL CERVEIRA HOTEL" CONSTITUI UMA OFERTA DE EXCELÊNCIA E ÚNICA NA REGIÃO

O "Inatel Cerveira Hotel", um complexo de quatro estrelas resultante da requalificação profunda da anterior unidade, onde foram investidos cerca de seis milhões de euros, já abriu as portas. Na inauguração, Vítor Ramalho, presidente da Fundação INATEL, disse que esta é uma oferta única na região e o presidente da Câmara de Cerveira considerou que estão "criadas as condições para que esta história de sucesso, feita da união entre Vila Nova de Cerveira e a INATEL, se prolongue por muitos e bons anos".

A intervenção no que foi o antigo centro de férias durou pouco mais de um ano e caraterizou-se perla implementação de um projeto ambicioso, moderno e consonante com o que são hoje as exigências de uma unidade hoteleira de elevada qualidade, ao nível das quatro estrelas.

Mas, para além das instalações, o "Inatel Cerveira Hotel" beneficia ainda de uma localização de excelência, como sublinhou José Manuel Carpinteira: "este complexo hoteleiro de excelente qualidade, com uma envolvente fantástica, vai contribuir para estimular o desenvolvimento de um turismo de património cultural e paisagístico".

"Está de parabéns o Conselho de Administração da Fundação INATEL, e agradecido o município de Vila Nova de Cerveira, pela excelência do investimento realizado. Vila Nova de Cerveira é um destino com vocação turística que gosta de receber e sabe receber. E este 'Inatel Cerveira Hotel' é hoje parte integrante desse património intangível que constitui a imagem deste concelho", disse ainda o autarca.

Por sua vez, Vítor Ramalho salientou que as obras de requalificação vieram tornar o "Inatel Cerveira Hotel" "impar", quando comparado com outras unidades da na região, pelos serviços que oferece, mas também pela sua localização, muito próxima do rio. Destacou a oferta de qualidade e revelou que uma das estratégias traçadas para esta unidade passa pela aposta na Galiza, aproveitando a grande proximidade e as boas relações entre Vila Nova de Cerveira e aquela região de Espanha.

A unidade tem 100 quartos e suites, oferecendo ainda três quartos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, bar, restaurante, salão de congressos e eventos e piscina.

O antigo centro de férias foi construído na segunda metade da década de 80 do passado século, em terrenos cedidos graciosamente pela autarquia e "este complexo turístico marca de forma muito significativa este concelho, constituindo uma mais-valia extraordinária no processo de desenvolvimento socioeconómico que temos vivido em Vila Nova de Cerveira", concluiu José Manuel Carpinteira.

Na inauguração participaram diversas individualidades, entre elas João Montenegro, adjunto de Passos Coelho e em sua representação; Júlio Meirinhos, administrador do Turismo do Porto e Norte e o cônsul de Espanha, José Luís Pera Pardina.


III FESTIVAL CURTAS GASTRONOMIA HOJE E AMANHÃ COM DESAFIOS CULINÁRIOS

Depois de um primeiro dia em que o realizador Lauro António esteve em destaque, o III Festival Curtas Gastronomia de Vila Nova de Cerveira prossegue hoje com desafios culinários às escolas. Amanhã são os restaurantes do concelho a mostrar do que são capazes, dando largas à imaginação e à criatividade, no fabuloso mundo dos paladares.

O III Festival Curtas Gastronomia arrancou no final da tarde de ontem, com uma sessão de apresentação, na Biblioteca Municipal, em que intervieram os três promotores e produtores: Câmara Municipal Vila Nova de Cerveira, a SEG | Food Communication e a ETAP-Escola Profissional.

Coube ao presidente da Câmara dar as boas-vindas aos convidados e lançar um repto à participação de todos nesta festa do cinema e da gastronomia, para todos os sentidos.

José Manuel Carpinteira destacou a importância deste evento para o concelho e para a comunidade cerveirense, realçando a excelente adesão da restauração concelhia, que percebeu a oportunidade da iniciativa, agarrando esta plataforma da melhor maneira e aceitando o desafio da inovação.

Interveio também o diretor da ETAP - Escola Profissional, José Luís Presa, que abordou a importância de proporcionar estas experiências aos estudantes, contribuindo para uma formação realista, vocacionada para um mercado exigente e que fomente o espírito empreendedor.

Coube a Octávio Costa, sócio da SEG | Food Communication, explicar o significado do tema escolhido para esta terceira edição: "Cinema Cru", revelando que a ideia partiu de um conjunto de chefes de renome internacional, alguns pertencendo a restaurantes detentores das exclusivas estrelas Michelin. Cansados dos produtos tradicionais, incluindo os de luxo, os chefes isolaram-se em locais mais inóspitos, à procura de ingredientes alternativos que permitissem levar mais longe a criatividade gastronómica.

Depois de uma visita às três exposições que acompanham o Festival, a noite prosseguiu com cinema, e com a exibição de "Manhã Submersa", que contou com a presença do seu realizador, Lauro António. Pela noite dentro, Fernando Alvim assumiu os comandos e a animação não faltou.

O tema do III Festival Curtas Gastronomia - "Cinema Cru" - está hoje no seu auge, com as escolas a darem o seu melhor e a surpreender. De manhã foram os mais pequenos a mostrar que têm "mãos para a massa" e à tarde são os estudantes do ensino profissional a conduzir as ementas. A ETAP desafiou outras escolas, participando nos desafios alunos de Vila Verde, Esposende, Monção, Melgaço e Paredes de Coura.

Amanhã é a vez dos restaurantes: "Nós de cá" é a expressão-chave. Participam os restaurantes Abrigo das Andorinhas, Momento's, Braseirão do Minho, Quinta da Estação, O Telheiro, Luso-Galaico, Adega Real, Casa do Lau e O Lavrador.

Ainda hoje, mais para o fim da tarde, pelas18h30, há "esperanto na gastronomia", na Biblioteca. Às 21h30 é a vez do cinema molotov e a noite fecha com projeções de curtas-metragens.

PROGRAMA

10 junho (domingo)
10h00 - Mercado km zero - Terreiro - Prove Adriminho
10h00 - Mercado km zero - Terreiro - produtores regionais Informiño
10h00 - Nós de cá - Terreiro - Restaurante Abrigo das Andorinhas
10h45 - Nós de cá - Terreiro - Restaurante Momento's
11h00 - Docerveira - Fonte da Vila - Musgo azul / S. Pedro
11h30 - Nós de cá - Terreiro - Restaurante Braseirão do Minho
14h30 - Nós de cá - Terreiro - Restaurante Quinta da Estação
15h15 - Nós de cá - Terreiro - Restaurante O Telheiro
15h30 - Prova sensorial sobre cafés - Fonte da Vila - Cafés Marçoa
16h00 - Nós de cá - Terreiro - Restaurante Luso-Galaico
16h45 - Nós de cá -Terreiro - Restaurante Adega Real
17h30 - Nós de cá - Terreiro - Restaurante a Casa do Lau
18h15 - Nós de cá - Terreiro - Restaurante O Lavrador
19h00 - Livecooking tradição - Terreiro - Lígia Santos (vencedora master chef)
22h00 - Projeções curtas-metragens - Terreiro - ESG / 16.ª Bienal de Cerveira


CERVEIRA RECEBE FINAL REGIONAL DE MINIBASQUETE NO DIA 10 DE JUNHO

O encerramento da XI Tournée Distrital de Minibasquete vai decorrer em Vila Nova de Cerveira, no próximo dia 10 de junho, no Parque de Lazer do Castelinho, com o início dos jogos marcado para as 10h00. A organização é da responsabilidade da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Esta prova desportiva contará com a presença de cerca de 250 atletas, crianças dos 8 aos 12 anos de idade, incluindo os seus treinadores/monitores, de 10 clubes, pertencentes a oito dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo.

A cerimónia de entrega de prémios está prevista para as 16h00, com a presença do presidente da Associação Basquetebol Viana do Castelo.


FESTIVAL DE FOLCLORE DO ALTO MINHO, DIA 17 DE JUNHO, EM CERVEIRA

O tradicional Festival de Folclore do Alto Minho vai ter lugar no próximo dia 17 de junho, em Vila Nova de Cerveira, com a participação de uma dezena de ranchos pertencentes a vários concelhos do Alto Minho. A organização é da responsabilidade do Rancho Folclórico e Etnográfico de Reboreda e conta com o apoio da Câmara Municipal.

O programa tem início pelas 10h00, com o hastear das bandeiras e uma receção nos Paços do Concelho. Uma hora mais tarde haverá uma missa na Igreja Matriz e, ao início da tarde, os dez ranchos desfilam pelo Centro Histórico da Vila. O Festival propriamente dito, com as atuações, tem início previsto para as 15h00, no Auditório Municipal.

Os ranchos participantes são, para além do anfitrião, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Reboreda, (Vila Nova de Cerveira), os de S. Paio de Arcos (Arcos de Valdevez); Paço Vedro Magalhães (Ponte da Barca); Grupo Pinheiros (Monção); Folclórico de Ganfei (Valença); Grupo Sandiães (Ponte de Lima); Grupo C. Paredes de Coura (Paredes de Coura); Folclórico de Paderne (Melgaço); Grupo Barroselas (Viana do Castelo) e Orfeão de Vila Praia de Âncora (Caminha).

Informação Município de Vila Nova de Cerveira

Património Cultural e Paisagístico de Caminha e Vales do Minho e Lima