CMIT recebe exposição "Estamos Juntos", desenvolvida pela ONGD Leigos para o Desenvolvimento

Abriu hoje (4 de Junho) ao público, no CMIT - Centro Municipal de Informação e Turismo, a exposição "Estamos Juntos", organizada ONGD Leigos para o Desenvolvimento, com o apoio do município arcuense.
Fundados em 11 de Abril de 1986, os Leigos para o Desenvolvimento são uma associação sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica canónica e civil, reconhecida oficialmente como uma Organização Não-Governamental de Cooperação para o Desenvolvimento (ONGD). Uma Associação Católica e uma obra de inspiração Inaciana, que partilha com os Jesuítas princípios e uma missão comuns.
Atualmente com projetos de Desenvolvimento em S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Timor e Portugal, atuam preferencialmente na área da educação formal, não formal e informal, na área da saúde, na área da capacitação de organizações da sociedade civil e na área da ação social e desenvolvimento comunitário.
A sua atividade "desenvolve-se através de voluntários LD que permanecem no terreno pelo período mínimo de um ano, privilegiando a relação, o conhecimento local e a simplicidade de meios, sendo assim criada a possibilidade do autodesenvolvimento das comunidades. Para além do tempo de missão, dos projetos e serviços desenvolvidos, os LD são, para os seus voluntários, uma "escola" de vivência intercultural, de respeito e valorização das diferentes culturas e de participação cívica." (Leigos para o Desenvolvimento)
Esta exposição surgiu no âmbito das comemorações dos 25 anos da organização e do lançamento do livro "Estamos Juntos - 25 anos, 25 contos", com o propósito de assinalar a data, construído a partir de 25 imagens de África e Timor Leste e dos textos de 25 autores convidados de todos os países onde os LD trabalham, que se inspiraram nas fotografias para escrever.
Criada com o apoio do designer José Santos, a mostra é composta por imagens do livro e excertos dos textos de forma a partilhar com todos as mensagens e poder levar o livro a viajar pelo país.
Presente na abertura da exposição esteve o Presidente da Câmara Municipal, Francisco de Araújo, que enalteceu o trabalho desenvolvido pela organização e manifestou o desejo de que a presença dela em Arcos de Valdevez contribua para o seu crescimento e popularidade.
Igualmente adiantou que o município estará sempre disponível para apoiar a sua causa porque "a solidariedade é um valor importante e são valores como estes que dão sentido à vida nos fazem mais homens".
Na apresentação deste livro e abertura de exposição houve ainda espaço para uma brilhante representação realizada a partir um trecho do livro, por uma voluntária da organização, para elucidar todos os presentes e os enquadrar melhor do conteúdo do mesmo.
A mostra estará patente ao público até ao próximo dia 15 de Junho.
Visitantes procuram cada vez mais a Porta do Mezio

A atividade e a procura pela Porta do Mezio para a realização de visitas ou outro tipo de encontros tem crescido exponencialmente, sendo prova disso os inúmeros pedidos de visitas por parte de Escolas, grupos de turistas, bem como de diversas entidades, que a elegem para a realização de colóquios, formações ou seminários.
Neste último mês de Maio, passaram por lá a Escola Secundária Infante D. Henrique - Porto e o Jardim de Infância de Tenões, Braga, com 51 alunos do ensino secundário e 26 participantes da pré-escolar, respetivamente, para fazerem o trilho do Mezio e visualizaram o documentário do PNPG;
De Coimbra veio um grupo composto por cerca de 20 pessoas, maioritariamente, professores aposentados, para realizarem uma visita guiada à Porta do Mezio, à exposição genérica sobre o PNPG e museu, bem como à aldeia típica do Soajo.
No dia 25 de Maio teve lugar a Atividade: O lobo ibérico. Esta iniciativa foi levada a cabo em parceria com a Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico e foi realizada pelos conhecidos jornalistas Anabela Moedas e Pedro Alarcão. Teve como principal objetivo a divulgação do lobo ibérico e contribuir para melhorar a imagem desta espécie tão importante e que tem sido alvo de uma perseguição sem tréguas ao longo de vários séculos. Contou com 27 participantes do Agrupamento de Escolas de Valdevez, do 1º ano do 1º ciclo.
Já no dia 26 de Maio a Unidade de Saúde Familiar de Valdevez escolheu o espaço para a realização de uma formação, que contou com 50 participantes, sobre "Prevenção da Obesidade nos Profissionais de Saúde".
Por último, no passado dia 28 de Maio (Dia do Eco-Escolas) a Porta do Mezio participou no Programa Eco-Escolas realizado no Agrupamento de Escolas de Valdevez, com uma campanha de sensibilização ligada ao meio-ambiente.
Este local encontra-se sempre disponível para apoiar grupos que queiram realizar trilhos, fazer visitas guiadas de estudo ou outro tipo de iniciativas.
A Porta do Mezio tem ainda para oferecer as atividades: A FLORESTA NO PNPG; OS ANIMAIS DO PNPG; UMA AVENTURA NO MEZIO; VISITA GUIADA AO NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO MEZIO; VISITA GUIADA À VILA DO SOAJO; TRILHO INTERPRETATIVO DO MEZIO; TRILHO INTERPRETATIVO DA FLORESTA; PERCURSO AO NÚCLEO MEGALÍTICO DO MEZIO; TRILHO INTERPRETATIVO "CAMINHOS DO PÃO, CAMINHOS DA FÉ"; TRILHO INTERPRETATIVO "DA TRAVANCA"; TRILHO INTERPRETATIVO "DE BOIMO; JOGOS TRADICIONAIS; PEDDY PAPER; CAÇA AO TESOURO; JOGOS SEM FRONTEIRAS; JOGOS INFANTIS e o PROGRAMA VIGILANTE DA NATUREZA.
5º TORNEIO A.R.C.PAÇÔ - ADRIEN realiza-se nos dias 9 e 10 de Junho no Estádio Municipal
Pela quinta vez consecutiva, o A.R.C.Paçô vai levar a cabo o "Torneio A.R.C. Paçô - Adrien Silva", a realizar nos próximos dias 9 e 10 de Junho no Complexo Desportivo da COUTADA em Arcos de Valdevez.
Este torneio tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e "nome" no seio desportivo, em geral, e futebolístico, em particular, sendo prova disso a boa recetividade das equipas convidadas - este ano participarão 30 equipas e 18 clubes, nacionais e estrangeiros.
Tal como no passado, o município arcuense continuará a fornecer todo o apoio logístico na realização desta iniciativa que se denomina de Adrien Silva devido ao facto deste jogador do Sporting se ter iniciado em Portugal na formação desta associação e a apoiar com diverso material desportivo.
Presidente da Câmara Municipal recebeu técnicos da Roménia nos Paços do concelho

No âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, programa sectorial Leonardo da Vinci, a Epralima - Escola Profissional do Alto Lima vai acolher uma média de 30 participantes provenientes da Roménia e Letónia e, como já vem sendo um hábito, o presidente da Câmara Municipal, Francisco de Araújo, disponibilizou-se a receber os 6 grupos distintos nos Paços do Concelho, para lhes dar as boas-vindas e apresentar o território.
Hoje, 5 de Junho, estiveram na Câmara Municipal dois grupos, acompanhados da docente Ceu Branco.
Um primeiro grupo era composto por 5 técnicos que operam a sua atividade nas autoridades públicas locais de Brasov, responsáveis pelo desenvolvimento de estratégias para o desenvolvimento sustentável e com a promoção, implementação e gestão de projetos de investimento público, que irão realizar um estágio, com a duração de 15 dias, na Câmara Municipal. Este estágio realizar-se-á no sentido de poderem conhecer as práticas e os procedimentos subjacentes ao processo de investimento público, tendo em conta os normativos europeus nesta área, permitindo-lhes aumentar o conhecimento em termos de coordenação e implementação da estratégia de desenvolvimento local e dos projetos de investimento público, assim como incorporarem alguns métodos e instrumentos de planeamento urbano e a promoção do desenvolvimento sustentável.
O outro, composto por 5 técnicos da escola "Grup Scolar Victor Jinga" de Brasov (Roménia), irá efetuar um estágio na ACIAB- Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca.
A organização da logística, bem como o acompanhamento dos participantes ao longo da sua estadia é da responsabilidade da Epralima.
Coletivo HEXA - Encontra-se patente ao público a exposição de pintura "Momentos separados"

Encontra-se patente ao público desde o passado 31 de maio, no Foyer do Auditório da Casa das Artes, a exposição de pintura "Momentos Separados", da autoria do coletivo Hexa.
Formado pelos pintores Mutes, Sónia Rodrigues, Zé Gomes, Cáca, Jú, e Fernando Cerqueira, este grupo trata-se, segundo o membro arcuense Mutes, de um "coletivo de pintura livre" que se "inspira nas vivências do dia-a-dia, onde cada artista se exprime, utilizando uma corrente pictórica diferenciada de cada um dos seus elementos. Não somos um coletivo de ficar presos a estereótipos de pintura, nem de seguir uma linhagem, pintamos por prazer próprio, construindo e vivendo todo o processo até que o resultado final seja satisfatório ao nosso olhar. A arte para nós é vista como uma forma de expressão onde cada elemento mostra um pouco de si, da sua forma de pensar, da sua forma de estar na vida, utilizando a pintura como forma de fazer passar a mensagem, utilizando cada artista os seus elementos inspirativos, que quando todos reunidos que nos levam a uma viagem, visualmente rica intensa de cor e formas".
O Presidente da Câmara Municipal, Francisco de Araújo, fez questão de estar presente na abertura desta mostra para manifestar o apoio ao grupo e demonstrar o orgulho que sente ao ver os arcuenses desenvolverem tão bem os seus talentos.
De acordo com um relatório da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, recentemente divulgado, a praia fluvial Pontilhão da Valeta, em Arcos de Valdevez, tem qualidade classificada como "má"…
Tal facto reporta-se aos resultados das análises efetuadas pela ARH-Norte durante na época balnear de 2011, designadamente resultados de Enterococos e de Escherichia coli, que supostamente apresentaram valores acima do limite permitido pela Lei.
Perante tal situação, e mal os primeiros resultados foram conhecidos, os serviços da Autarquia desencadearam um vasto leque de ações de fiscalização a montante da praia fluvial com o intuito de detetar a origem do foco ou focos poluidores que pudessem estar na origem de resultados como os que forma publicitados. Como é reconhecido, o rio vez a montante da praia fluvial é um rio despoluído, até porque se desconhecem pontos críticos onde possam ocorrer, mesmo que pontualmente, focos de poluição. De facto não existem infra-estruturas de saneamento como estações de tratamento ou estações elevatórias, nem tão pouco atividades industriais ou comerciais, que possam ser considerados potencialmente poluidores. Em face disso, procuraram-se nas margens do rio Vez e seus afluentes, eventuais ligações ilegais de saneamento ou mesmo vestígios de descargas de cisternas com carga potencialmente poluidora. Nada de anormal foi detetado apesar de aturado esforço de fiscalização, por terra e por barco, de forma a melhor inspecionar as margens.
Ao mesmo tempo que decorreu este esforço de monitorização das margens do rio Vez, desencadeou-se uma campanha de recolha de água ao longo do rio no sentido montante, de forma a identificar o limite a partir do qual não era detetado qualquer vestígio de contaminação. Os resultados das análises dessas amostras demonstraram níveis reduzidos de contaminação de Enterococos e de Escherichia coli, que não podiam justificar os resultados das análises na praia fluvial e concluiu que a contaminação, mesmo que reduzida, terminava em Cabreiro onde o rio Vez atravessava uma vasta área ardida. O arrastamento de grandes quantidades de cinzas com alguma carga fecal justificava os resultados verificados nas amostras de água recolhida pela autarquia mas de forma alguma podiam ser a causa da contaminação que os resultados da ARH-Norte anunciavam.
Perante tal facto, a Autarquia realizou, ela própria, na praia fluvial recolha de amostras para análise e os resultados não confirmaram os níveis de contaminação publicitados pela ARH-Norte. Acresce que a Administração Regional de Saúde do Norte. I.P. também realizou no mesmo período, analises na mesma praia fluvial e os resultados foram coincidentes com os da Autarquia.
Perante todos os factos relatados, designadamente ausência de focos de poluição, com exceção da lavagem de cinzas de uma área ardida com carga fecal, confirmada pelos resultados da bateria de amostras efetuadas ao longo do rio e para montante da praia fluvial, bem como a coincidência dos resultados efetuados pela autarquia e pela Administração Regional de Saúde do Norte. I.P que não confirmavam os valores apresentados pela ARH-Norte, permite-nos com alguma segurança afirmar que a classificação agora referida no relatório da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, não é coincidente com a realidade e é, por isso, injusta e desadequada da realidade. Acreditamos que erros na recolha das amostras da ARH-Norte, ou contaminação das mesmas após recolha, estiveram na base dos resultados que foram publicitados e que estão na origem da classificação de qualidade "má".
Coincidência ou não, após se constatar a tremenda disparidade entre os valores publicitados pela ARH-Norte e os detetados pelas análises das amostras efetuadas pela Autarquia e Administração Regional de Saúde do Norte. I.P. os resultados das análises da ARH-Norte passaram para níveis significativamente mais baixos e dentro dos limites legais para águas balneares.
Por tudo isto pode a Autarquia de Arcos de Valdevez tranquilizar os utilizadores desta praia fluvial quanto à boa qualidade da sua água e afirmar que estará mais atenta em 2012 no acompanhamento de todas as recolhas efetuadas pelas autoridades competentes, realizando nos mesmos dias e com recolhas nos mesmos locais, análises para comparação de resultados. De resto continuará a desenvolver campanhas de fiscalização e deteção de ligações ilegais ou descargas pontuais que possam, mesmo que pontualmente, fazer diminuir a excelente qualidade da água que sabemos ter ao longo do rio Vez.
O Município vai solicitar análises a duas entidades, uma pública e outra privada, a fim de avaliar os resultados.
Irão decorrer nos próximos dias 14 e 15 de junho de 2012 as I Jornadas Galiza Mais Perto, organizadas pelo Centro de Estudos Galegos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.
Informação Município de Arcos de Valdevez
|
EXPOSIÇÕES:
COLETIVO HEXA
"Mutes, Sónia Rodrigues, Zé Gomes, Cácá, Jú e Fernando Cerqueira são as pessoas que completam o coletivo de pintura (hexa). Este coletivo de pintura livre, inspira-se nas vivências do dia-a-dia, onde cada artista se exprime, utilizando uma corrente pictórica diferenciada de cada um dos seus elementos. Não somos um coletivo de ficar presos a estereótipos de pintura, nem de seguir uma linhagem, pintamos por prazer próprio, construindo e vivendo todo o processo até que o resultado final seja satisfatório ao nosso olhar". (Mutes)
Música/ Pop Rock:
2 de Junho
DARKO
Aos 23 anos, Zé Manel decide dar início a um novo capítulo na sua vida profissional com o projecto Darko, depois de se ter destacado durante oito anos como vocalista e letrista dos Fingertips.
Darko nasce da vontade de se expressar livremente, através das músicas e letras que foi acumulando ao longo dos anos. O resultado é a criação de um trabalho extremamente pessoal e transparente, intitulado "Borderline Personality Disorder". A primeira apresentação exclusiva do disco aconteceu a 6 de Junho de 2011, no Auditório dos Oceanos- Casino Lisboa; um concerto exclusivo para convidados e fãs, que tiveram o privilégio de ouvir as novas canções pela primeira vez. "Borderline Personality Disorder" foi gravado entre Junho e Dezembro de 2010 no RD Estúdios, em Setúbal, com produção de Rui David e co-produção de Zé Manel. Do projecto Darko fazem parte Jorge Oliveira (bateria), Jorge Loura (guitarras), José Reis (baixo) e Miguel Amorim (teclas), um magnífico grupo de músicos com quem Zé Manel conseguiu encontrar a receita ideal para "vestir" as suas canções.
Co-produções com escolas:
1 e 8 de Junho
MUSICAL: SATINE
(pré-venda e reserva de bilhetes a partir de 28 de Maio e 4 de Junho; preço único: €2,00)
Baseado no drama musical Moulin Rouge (2001) e no romance A Dama das Camélias de Alexandre Dumas Filho, um coletivo de alunos (11ºH e 11ºI) do Curso Profissional - Técnico de Apoio Psicossocial, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Valdevez, sobe ao palco para apresentar o projeto SATINE, coordenação e texto adaptado pelo professor José Barros, com encenação do professor Alexandre Martins e direção musical a cargo do professor Tiago Silva e formador André Gonçalves. O projeto insere-se no âmbito da intervenção cultural, social e educativa, contando, para o efeito, com a colaboração do corpo docente. Coprodução do Município/ Casa das Artes de AVV.
Cinema/ciclo:
CICLO DE CINEMA DINAMARQUÊS
Outras atividades/conferência/debate:
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO CONTEXTO EUROPEU
Iniciativa do Centro de Informação Europe Direct de Entre-Douro-e-Minho, representação da Comissão Europeia em Portugal e Embaixada da Dinamarca. Apoio do Município de Arcos de Valdevez.
CINEMA
3
30 e 1 de Julho
EXPOSIÇÕES:
Exposição de Fotografia
"Monumental Motion - A Cycling Life in the Capital of Denmark"
A exposição intitulada " Monumental Motion - A Cycling Life in the Capital of Denmark", é uma parceria entre o fotógrafo Mikael Colville-Andersen e o Ministério de Negócios Estrangeiros Dinamarquês. Esta mostra destaca 20 fotografias que definem uma vida em bicicleta na Cidade dos Ciclistas. Por mais de 4 anos, documentou a cultura da bicicleta na capital dinamarquesa e, surpreendentemente, ele é a primeira pessoa a fazê-lo com grande detalhe, em 125 anos de bicicletas. Com esta série fotográfica, Mikael Colville-Andersen pretende demonstrar a grande variedade de formas em que os habitantes de Copenhaga, de todas as idades e faixas salariais, usam a bicicleta nas suas vidas diárias.
Um dos maiores símbolos dinamarqueses é a cultura da bicicleta e a vasta rede de infraestruturas para bicicletas que se ergue como um legado vivo de vida sustentável.
Integrada no programa de atividades da presidência dinamarquesa da União Europeia.
Outras atividades/transmissão futebol
EURO 2012- CAMPEONATO EUROPEU DE FUTEBOL
9 de Junho
Alemanha - Portugal
17 de Junho
Portugal - Holanda
Restantes transmissões dependentes das fases de apuramento da seleção nacional.
|
 |
|
|