Jornal Digital Regional
Nº 591: 9/15 Jun 12
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

"Sabores do Alto Minho": projetos do Curso de Artes Gráficas da ETAP - Escola Profissional

Concluiu-se mais um ciclo de formação do Curso de Técnico de Artes Gráficas na ETAP, unidade de formação de Viana do Castelo.

No dia vinte e três de Maio, realizaram-se as Provas de Aptidão Profissional, cujo tema este ano foi "Sabores do Alto Minho". Cada aluno teve que selecionar um restaurante da sua área geográfica, tendo subjacente a criação de uma logomarca, aplicada ao manual de normas gráficas, e ainda a criação de um desdobrável promocional, promovendo um dos seus pratos típicos, passando pela técnica de off-set. E para finalizar foi selecionado um produto de merchandising: o avental impresso com a logomarca na técnica serigráfica.

O júri, foi constituído por um representante da APIGRAF, Sr. Mário Jorge, e da empresa "Gráfica Casa dos Rapazes" Sr. Miguel Antunes, entidades que avaliaram os trabalhos apresentados, onde foram evidenciadas as competências adquiridas pelos alunos, através dos trabalhos realizados.

Lídia Fernandes e Valdemar Porto - Diretores de Curso de Técnico de Artes Gráficas
ETAP - Escola Profissional


ETAP, we are print

A longa tradição das artes gráficas na ETAP - escola profissional tem vindo a ser cada vez mais reconhecida pelo mundo empresarial. A indústria gráfica tem sido o grande suporte da formação dos nossos jovens alunos, através da realização de estágios profissionais, bem como da sua pertinente colaboração na defesa das provas de aptidão profissional nesta área de formação promovida pela nossa escola.

Tendo em conta esta clássica e salutar relação, a ETAP foi presenteada pela APIGRAF, consagrando ao melhor aluno do curso técnico de artes gráficas a fantástica oportunidade de visitar a maior feira internacional dos Print media, a Drupa, sediada na colossal metrópole alemã Dusseldorf.

Durante dois dias a melhor aluna do curso técnico de artes gráficas da unidade de formação de viana do castelo, acompanhada pelo coordenador desta unidade visitaram a Drupa, fizeram parte dos 400.000 visitantes deste evento, dos 2000 portugueses que se deslocaram para visitarem cerca de 2000 expositores oriundos de 50 países, distribuídos em 19 pavilhões e 160.000m2 de inovação, novas tecnologias e tendências de impressão, juntando os melhores do setor e todo o Know-how da indústria dos Print-media.

Adorei esta oportunidade que a APIGRAF me proporcionou, é fantástico sentir como o poder da comunicação pode mudar por completo a nossa forma de pensar. Durante os dois dias em que visitei a Drupa, vi e senti o que são realmente as artes gráficas.

(Anabela Araújo Rodrigues, aluna do curso técnico de artes gráficas da ETAP - escola profissional).


Concurso da Primavera Education Challenge - Técnico de Gestão da ETAP conquista o 2º lugar

Durante o mês de maio, alguns alunos da turma Técnico de Gestão, 11º ano da Unidade de Formação de Viana do Castelo da ETAP - Escola Profissional participaram num concurso denominado "Primavere Education Challenge", cujo intuito era que os alunos desenvolvessem todo um conjunto de atividades relacionadas com a empresa e com o produto que a mesma desenvolve.

A PRIMAVERA Business Software Solutions dedica-se ao desenvolvimento e comercialização de soluções de gestão e plataformas para integração de processos empresariais num mercado global, disponibilizando soluções para as Pequenas, Médias, Grandes Organizações e Administração Pública.

Este concurso tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento complementar da formação académica de estudantes ao nível do Ensino Secundário, Profissional ou Superior dos mercados onde a PRIMAVERA tem implementado o projeto PRIMAVERA Education: Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Tem ainda como objetivo premiar a vertente académica e conhecimento do software de gestão da PRIMAVERA e a da própria empresa apresentados pelos grupos que participem na iniciativa, promovendo uma maior interligação entre as escolas e o mundo empresarial.

No desenrolar deste concurso os alunos depararam-se com três desafios. O primeiro consistiu em desenvolver um logótipo a cerca do concurso, cujo objetivo era, depois de colocado na página da Primavera no facebook, obter o maior número de likes, correspondendo cada like a um ponto. O segundo desafio era preencher um questionário sobre a empresa em questão, sendo o último desafio uma simulação empresarial, submetendo-se à avaliação do júri.

O prémio para o primeiro vencedor seria uma viagem a Londres, contudo, este grupo de trabalho não conseguiu atingir o primeiro lugar, embora tenham ficado num honroso segundo lugar, visto que eram 18 equipas.

Cláudia Lima | Eduardo Pereira | Simone Caçador | Márcia Marrafeiro


ETAP participa na sessão de leitura
"Ler prejudica gravemente a ignorância"

A ETAP - Escola Profissional de Vila Nova de Cerveira participou na sessão de leitura "Ler prejudica gravemente a ignorância", da responsabilidade do escritor José Fanha, que durante uma hora deliciou os alunos com divertidíssimos poemas de autores de língua portuguesa. A ação decorreu no 1 de Junho, âmbito da XXIII Feira do Livro de Vila Nova de Cerveira e teve como destinatários os alunos do ensino secundário das escolas do concelho.

Cumprindo o programa, no final do dia tiveram lugar as atuações de beatbox por Armando Romano, aluno do curso de Fotografia, e do animado Teatro das Vogais da ETAP de Cerveira, constituído por Bruno Malhão, Kevin Ribeiro e Luís Lagadouro, alunos, respetivamente, dos cursos de Informática de Gestão, Fotografia, Comunicação e Publicidade, com o apoio técnico de Diogo Laginha, aluno de Informática de Gestão.

ETAP - Escola Profissional
Vila Nova de Cerveira


ETAP-Escola Profissional - FEIRA TRADICIONAL
SABORES & COSTUMES

Integrado no âmbito da disciplina da área de integração, as turmas de Técnico de Gestão e Audiovisuais de 11º ano da Unidade de Formação de Viana do Castelo da ETAP - Escola Profissional dinamizaram uma feira tradicional. A ideia era promover as diferentes regiões do país, as diferenças culturais que caracterizam o nosso Portugal.

Os alunos organizaram-se em grupos de trabalho e pesquisaram o que mais caracteriza cada região, desde o património, à localização geográfica, às manifestações culturais, terminando com a apresentação de diferentes iguarias gastronómicas que embelezaram as "barraquinhas de cada região". De norte a sul do país, de Bragança a Faro, apreciaram-se várias especialidades, tais como os maravilhosos pastéis de Chaves, a famosa sericaia e os chouriços alentejanos, as queijadas de Sintra e muitas mais delícias que fizeram o gostinho dos mais gulosos. Foi realmente uma iniciativa fantástica! A repetir!

Ângela Oliveira - Professora de Integração
ETAP - Escola Profissional


CURSO DE FOTOGRAFIA DA ETAP CONQUISTA 2º PRÉMIO NO CONCURSO "DESAFIO VÍDEO ALTO MINHO 2020"

Promovido pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM) realizou-se o Concurso Escolar Desafio Alto Minho 2020, no qual a ETAP - Escola Profissional participou na categoria "Desafio Vídeo Alto Minho 2020", dirigida ao ensino secundário e profissional e que tinha como objetivo fomentar nos alunos a reflexão crítica e a projeção de um futuro desejável para a região.

O Curso Técnico de Fotografia (11º ano) da ETAP de Vila Nova de Cerveira conquistou o 2º prémio anunciado no dia 5 de Junho, numa cerimónia organizada pela CIM no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.

Foi com grande entusiamo que o grupo de alunos composto por Diana Meira, Armando Romano, Cátia Ferreira e Andreia Rodrigues receberam o prémio do trabalho de vídeo que, num singular argumento, expõe uma visão futurista da região do Alto Minho.

Patrick Esteves - Diretor de Curso de Fotografia
ETAP - Escola Profissional


ETAP PRESENTE NA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "OLHOS QUE COMEM" DO FOTÓGRAFO ALFREDO CUNHA

A ETAP- Escola Profissional participou, com os alunos dos cursos de Fotografia e Comunicação, na palestra que marcou a abertura ao público da exposição "Olhos que comem" e que contou com a presença do próprio autor, o fotógrafo Alfredo Cunha.

A palestra, inaugurada pelo presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Eng.º José Manuel Vaz Carpinteira, revelou-se um momento singular e interativo de partilha de conhecimentos de um fotógrafo que tem por lema "olhar para ver, ver para compreender" e que se interessa sempre por registar um bom instantâneo, seja de momentos que marcam a história, seja do quotidiano, como podemos observar na exposição.

Ao longo da palestra Alfredo Cunha, acompanhado por Fernando Ricardo, também fotojornalista, abordaram as experiências no mundo da fotorreportagem, esclarecendo e motivando os alunos para o prosseguimento de objetivos de vida, ética profissional e realização pessoal.

A exposição marcou o início da 3ª edição Curtas Gastronomia 2012 e está patente ao público na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Patrick Esteves - Diretor de Curso de Fotografia
ETAP - Escola Profissional